O Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, um dos braços das Organizações das Nações Unidas – ONU, está com dois editais abertos para financiamento de projetos nas temáticas de escravidão e tortura. O apoio varia de 15 mil a 100 mil dólares, cerca de 48 mil a 320 mil reais. Os dois editais abertos têm como nome Fundo Voluntário de Combate às Formas Contemporâneas de Escravidão e o Fundo Voluntário para as Vítimas de Tortura e têm objetos e focos distintos.
No primeiro edital tem como foco projetos de organizações que atuem que atuem contra escravidão tradicional; servidão; trabalho forçado; trabalho infantil; casamento precoce e forçado; venda de esposas e viúvas; tráfico de órgãos; escravidão sexual; exploração comercial sexual de crianças em conflitos armados e outras violações que envolvam características de posse, controle e violência.
Já no segundo, podem participar organizações que tenham experiência em projetos de promoção de reabilitação para vítimas de tortura e parentes, como OSCs, centros de reabilitação, fundações, associações de vítimas, hospitais públicos e privados e clínicas.
As inscrições podem ser realizadas em inglês, francês ou espanhol, e até o dia 01 de março.
Acesse para mais informações: edital 1 e edital 2.
Fonte: ABCR