Já estão abertas as incrições para o edital da Global Partnership for Social Accountability (Parceria Global para a Participação e Controle Social), um programa do Banco Mundial. A iniciativa oferece apoio a projetos da sociedade civil e de governos para atuarem em conjunto a fim de resolver desafios críticos de governança em países em desenvolvimento.
No Brasil, a GPSA busca programas de mecanismos sociais de prestação de contas de OSCs que abordem um ou mais dos seguintes temas: desenvolvimento e implementação de mecanismos sociais de prestação de contas para monitorar a provisão de educação; desenvolvimento e implementação de mecanismos de controle social para o monitoramento da provisão de serviços de Ouvidoria; desenvolvimento e implementação de mecanismos de controle social para monitorar a implementação da Lei de Acesso à Informação.
Os projetos a serem apresentados devem ter duração estimada de três a cinco anos, de forma a permitir o apoio continuado e estratégico aos mecanismos sociais de prestação de contas. Neste edital, o GPSA irá financiar iniciativas entre 400 mil a 800 mil dólares. No entanto, propostas com valores abaixo também serão consideradas na avaliação.
O prazo para envio das propostas (em inglês) é 12 de agosto. Os interessados em concorrer devem acessar o site do edital e fazer a sua inscrição. O regulamento em português também está disponível.
Com informações do Gife