A ONU abriu as inscrições para o Prêmio das Nações Unidas na área dos Direitos Humanos 2013. O Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos informou que está buscando indicações para homenagear pessoas ou organizações que tenham alcançado importantes conquistas nessa área.
Prêmio
A homenagem é feita a cada cinco anos. O prêmio foi entregue pela primeira vez há mais de quatro décadas para comemorar o aniversário de 20 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A alta comissária da ONU, Navi Pillay, afirmou que o prêmio é uma demonstração da gratidão da comunidade internacional pelos esforços dos vencedores para promover a Declaração Universal.
Homenageados
Entre os nomes dos que já receberam o prêmio estão, os ex-presidentes da África do Sul, Nelson Mandela e dos Estados Unidos, Jimmy Carter. Alguns receberam homenagem póstuma, como foi o caso do líder civil americano Martin Luther King e do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que era o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos quando morreu num atentado em Bagdá, no Iraque, em 2003. Entre as organizações condecoradas, estão a Anistia Internacional e a Cruz Vermelha.
Prazo
O prêmio foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 1966 e entregue, pela primeira vez, em dezembro de 1968. O prazo final para as indicações é 5 de julho. A cerimônia de entrega vai acontecer em Nova York, em 10 de dezembro, data que marca o aniversário de 65 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Com informações da Rádio ONU.