O projeto “Sinal Livre – Andar com responsabilidade é andar seguro” abriu inscrições para as escolas públicas de Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro interessadas em participar do processo seletivo e serem parceiras da iniciativa. A ação tem o objetivo de difundir boas práticas para estimular o engajamento e a conscientização das pessoas para uma locomoção mais segura.
O projeto tem entre seus objetivos educar jovens de escolas nas comunidade ao redor dos estádios onde acontecerão os jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014 e oferecer a eles uma formação para que se tornem multiplicadores das atitudes positivas. Outro foco é engajar a população e torcedores durante os jogos e influenciar políticas públicas promovendo a troca de informações entre as comunidades ao redor dos estádios e entidades responsáveis pela mobilidade urbana local.
A iniciativa visa também reconhecer boas práticas por meio do lançamento do Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana para incentivar projetos na área. A atuação do Sinal Livre será baseada em três temáticas: a mobilidade verde, fluidez e segurança no trânsito. Além disso, o projeto contempla questões relativas ao comportamento individual, seja do motorista no trânsito, do pedestre, dos ciclistas, motociclistas ou dos usuários de transporte público.
Também faz parte do projeto a plataforma online www.projetosinallivre.com.br que servirá de banco de boas práticas, onde estarão disponíveis materiais produzidos pelos jovens das comunidades, além de cursos de ensino a distância com conteúdos especiais para cada agente que compõe a mobilidade urbana em uma cidade – ciclistas, pedestres, motoristas, taxistas, etc.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site www.projetosinallivre.com.br.