No Brasil, segundo o IBGE, cerca de um terço da população entre cinco e nove anos está acima do peso ideal. A principal causa dessa epidemia de obesidade, segundo dados da OMS, é a ao aumento da oferta de alimentos energéticos, com muitas calorias.
Que medida prioritária as escolas deveriam adotar para contribuir para a redução da obesidade infantil e promover a alimentação saudável?
- Promover educação alimentar continuada. (48%, 113 Votos)
- Aumentar a oferta de alimentos saudáveis na merenda escolar. (27%, 62 Votos)
- Proibir a venda de produtos alimentícios não saudáveis nas cantinas escolares. (24%, 55 Votos)
- Outra. Comente. (1%, 3 Votos)
Total: 233

A educação alimentar é fundamental para que nossas crianças cresçam saudáveis. Não basta que ações sejam desenvolvidas apenas nas escolas, mas nos lares, também. São dois mundos que devem ter o mesmo saber quanto à alimentação saudável.
Portanto, concluo que a fámília tem que se envolver nos projetos que combatem a obesidade.
Boa tarde, neste domingo de pascoa…
Acredito que a educação é uma possibilidade real de mudanças, especialmente mudanças culturais, transformando o cidadão consumista sem critérios, para uma cidadão conciente…Que muda a sua vida e a vida de uma sociedade…vamos voltar a comer…”comida de verdade”…”como ato político”.
Quando se promove uma alimentação balanceada as crianças desde bebês se percebe uma diferença, o problema é que muitos pais/mães pela praticidade da vida moderna fazem o contrário.Por outro lado a escola também deve propiciar alimentos que dizem respeito a infância ou adolescência.
Quando se promove uma alimentação balanceada as crianças desde bebês se percebe uma diferença, o problema é que muitos pais/mães pela praticidade da vida moderna fazem o contrário.Por outro lado a escola também deve propiciar alimentos que dizem respeito a infância ou adolescência.Não é tarefa fácil reeducar-se na forma de se alimentar numa sociedade onde o saudável é o refrigerante.
Bem o que poderíamos fazer, primeiro nossas crianças precisão ser educada a se alimentar melhor começar em casa, a escola e extensão de nossas casas
Ações de educação nutricional devem fazer parte do cotidiano das escolas, comunidade, igrejas, e associações devem se unir e criar estratégias para cada vez mais promover a alimentação saudável da comunidade, prevenindo a obesidade e contribuindo para uma alimentação escolar agradável e prazerosa.
A escola pode atuar de diversas formas, desde a proibição de alimentos não saudáveis na cantina escolar, bem como o incentivo e a implantação dos alimentos saudáveis. Ofertando aulas práticas de plantações de alimentos, palestras educativas e envolvendo a família nesta contribuição para o fortalecimento desta medida também no lar da criança.
Promover educação alimentar continuada é o melhor caminho a curto prazo para parar o crescimento de adolescentes e adultos obesos no futuro próximo. É preciso que a escola se aproxime da família com oficinas com o tema RISCOS DOS ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS.
Você tem razão Marcos Felix verifica-se que alguns alimentos são pouco aceitos pelas crianças
e fica evidente a necessidade de uma intervenção por parte da escola e da família a fim de
estimular a aceitação e o ideal seria de forma lúdica através de oficina a escola poder educar e demonstrar a importância dos alimentos saudável, trabalhando alunos, pais e professores, todos envolvidos pelo mesmo objetivo, com essa união e trabalho continuado resultados serão positivos.
Boa tarde!
Acho que proibir à venda seria bom, mas ainda acredito da Educação Continuada como melhor estratégia para diminuir o consumo de alimentos industrializados e aumentar o consumo de frutas e hortaliças.
Estudos recentes têm mostrado que há grande influência da publicidade de alimentos nas escolhas alimentares especialmente direcionadas às crianças. E é de real interesse das grandes corporações esse público pois são investidas cifras gigantescas em marketing incisivo com intuito de abarcar os pequenos consumistas. É um grande desafio que se apresenta nesta conjuntura, e uma das estratégias seria justamente a promoção de educação alimentar continuada. Dessa forma teríamos cidadãos conscientes e aptos a realizarem melhores escolhas independente do ambiente o qual estivessem inseridos.
denunciar irregularidades , através de órgãos competentes abuso ao incentivo , de publicações inadequadas sobre alimentação de crianças.
Devemos adotar uma corrente como ao do combate ao tabagismo , dando bons exemplos de uma alimentação adequada capaz de transformar-se em vida saudável .
A promoção da educação alimentar continuada deve partir da familia com incentivo de uma vida mais prolongada e saudável .
Deve-se aumentar a oferta de alimentos saudáveis, na merenda escolar através de programas sociais , que incentivem uma melhor qualidade de vida .
Vejo que uma forma seria informar através de cartazes , em sala de aula a necessidade de comer alimentos saudáveis , trazendo uma ideia , de conscientização , de uma vida saudável .
Realmente a escola tem um papel fundamental na vida de todos nós, principalmente nas crianças abaixo de três anos que já vão aprendendo desde cedo a se alimentarem corretamente, através do ensino e da prática de uma alimentação saudável.Esse conteúdo também deve ser repassado aos pais, através de apostilas e reuniões.
O controle alimentar é fundamental para a saúde de todos. Se tratando de alimentação escolar, fica ainda mais fácil, pois os alunos são instruídos a se alimentar da forma correta e saudável. Um bom acompanhamento nutricional também ajuda a evitar diversas doenças e a diminuir a obesidade mundial.
Quis dizer educado, e não educando. Obrigado pela compreensão.
Com certeza, a educação alimentar continuada deve ser priorizada, porém complementando o incentivo do aluno na constante práticas de modalidades esportivas conforme suas apreciações e perspectivas, ou seja, um educador físico visualiza muito bem que tipo de esporte satisfaz a um determinado educando, daí, cabendo ao corpo docente o fiel incentivo compartilhado. Felicidades.
Somente com educação nutricional continuada podemos minimizar os agravos da má alimentação. Através de oficinas culinária , brincadeiras dos sentidos e roda de conversa poderemos transmitir as informações as crianças, ensina-las que educação nutricional se aprende todo dia.
Boa noite
Precisamos está atento a alimentação que nossas crianças estão consumindo.
Esse tipo de campanhas deveria acontece em todos território nacional.
Devemos nos mobilizar em pro desse tipo de problema que tanto preocupa todos nós.
A melhor forma de educar em relação à alimentação, é conscientizando os alunos quanto aos benefícios da introdução de alimentos saudáveis e funcionais na dieta diária. Até porque, não adianta proibir a cantina de vender frituras ou alimentos industrializados se ao sair do ambiente escolar o educando terá contato direto, no mundo exterior, com outra realidade. Além disso, o estudante bem orientado atuará como multiplicador dos bons hábitos alimentares em casa e junto à sociedade.
Aumentar a oferta de alimentos saudáveis na merenda escolar, bem como promover a educação alimentar continuada, deveria ser trabalhado não só nas escolas como dentro das casas, uma reeducação alimentar geralmente traz grandes benefícios. As escolas ainda insistem em promover nos seus cardápios comidas ultra processadas como é o caso de suco em caixa, biscoitos recheados, macarrão instatânio, etc… Quando deveria servir suco in natura, frutas, legumes, ou seja, reeducar o hábito alimentar dos alunos.
Mônica Oliveira
Boa noite,
Acredito que se as crianças não tiverem acesso na escola por comida industrializada, terão que mudar os hábitos junto com as modificações que a escola fará que é de oferecer alimentação saudável e promover a reeducação alimentar.