Na avaliação do coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, uma das conclusões mais importantes do relatório da CNV é a confirmação de que as violações foram praticadas de forma sistemática pelo Estado e não por ações individuais.
Você acha que as violações de direitos humanos praticadas por segmentos da polícia brasileira se dão em função da herança da ditadura?
- Não. (51%, 20 Votos)
- Sim. (49%, 19 Votos)
Total: 39

Hoje no Brasil a própria polícia é vitima de violações dos direitos humanos, quanto mais os cidadãos civis, há no Brasil uma inversão total de valores, onde o assassino que acaba com uma família recebe tratamento de vítima e a vítima é totalmente ignorada, direitos humanos hoje, tem na maioria da população uma imagem negativa, graças a atitudes de seus representantes no governo que dão apoio incondicional a assassinos e nada a vítima. Por isso eu acho que as violações partem dos próprios representantes dos “Direitos humanos”, que de humanos não tem nada.
sim porque a forma de pensamento vem desde a ditadura militar, tempo em que os direitos humano eram ignorados
Muita coisa é resultado de nossa cultura de discriminação, machismo , autoritarismo
Madejesus
sim, eu acho que existe tanta coisa errada nesse mundo e u que vimos é muito preconceito e pessoas não tendo seus direitos de cidadão, então isso pode ser sim uma herança da ditadura, mais não justiça essa politica suja que estamos vivendo hj no mundo atual.
Existe pessoas que assume postura diferente ao que seus comandantes ensinam, e são varios fatores que o fazem assim, pois a corrupção no brasil esta no DNA e ai mediante ao salário acham que com a farda podem fazer o que quizerem, e vemos ai coisas absurdas, mais acho que a ditadura e passado.
A ditadura militar deu a oportunidade para indivíduos enrustidos e de má índole, cuja prepotência foi balizada pelo sentimento de superioridade com relação á vítima, geralmente imobilizada e sem oportunidade de reação, de se manifestarem de uma maneira totalmente covarde e vil.
A violência praticada pela polícia brasileira, embora eu entenda que marginal tenha que ser tratado como marginal até que ele prove que está de acordo com a sociedade, tem um viés baseado na certeza da impunidade. Temos também que entender que DIREITOS HUMANOS todos nós temos.
A violação dos direitos humanos está muito, mas muito além do tema, antecede e ultrapassa a época ditatorial.
A herança da violência, em todos os sentidos, é resultante dos conflitos das relações sociais. Estas relações constituem-se em particularidades de poderes e necessidades.A dita frase ” quem pode mais chora menos” é pertinente quando se discute direitos.
E quem chora é porque perdeu, e se perdeu é porque teve o seu direito violado de alguma forma ou sentido. As condições de desigualdade afetam diretamente as classes empobrecidas e marginalizadas. Portanto vincular somente a ditadura a violação de direitos é querer discutir de modo simplório algo muito mais aprofundado.
Não esqueçamos as guerras, as lutas de classes de raça e credo…nem tudo é ditadura!
Tania Dantas – Schroeder – SC
Em parte sim, em parte não.
A polícia, até pouco tempo, era formada por pessoas com nível educacional mínimo, submetida a rigoroso treinamento em quartéis, onde a força e a rigidez de alguns princípios militares, advindos da época da ditadura, talvez ainda sejam ensinados.
Mas, hoje, conhecemos policiais estudiosos, dentro e fora das corporações, atuantes nas comunidades e nas universidades. Chegando inclusive a fazer mestrados e doutorados.
Mudanças aconteceram, outras ainda são necessárias
sim , porque uma coisa puxa outra então desde u tempo ditadura, mudou sim algumas coisas mais muitas coisas estão sendo igual no nosso Brasil por ex: a escravidão existe muito pessoas sendo escravizada, apesar de ter mudado as leis de codicos.
Não. Porque,no final dos ultimos seculos , teve muitas mudanças e acrescimo de leis e codicos .