Segundo dados da ONU, apenas 50% das mulheres em idade economicamente ativa participam do mercado de trabalho, contra 76% dos homens. Além disso, as mulheres ganham 23% menos em relação aos homens.
Você já sofreu algum tipo de discriminação no trabalho por ser mulher ou conhece alguém que tenha sofrido?
- Sim. (81%, 161 Votos)
- Não. (19%, 38 Votos)
Total: 199

Sim, atualmente sou acadêmica do curso de agronomia, no decorrer do próprio curso, os colegas por serem a maioria homens, desprezam nossa capacidade, como se eles soubessem mais e a maioria diz que não tem trabalho para as mulheres nessa área, que não somos capazes, por exemplo, de administrarmos uma propriedade ou uma lavoura. Sendo que, ao longo do curso, as mulheres se destacam mais por serem muito mais dedicadas do que os homens.
Sim, exercia a mesma função que um grupo de rapazes tinha e também trabalhava em igualdade de serviço, porém o meu salário era menor…enfim, considerava uma descriminação, porque nas atividades era tudo igual e porque no reconhecimento não?! sair do trabalho logo que tive certeza e levei minha insatisfação da situação para a direção, nada foi feito para mudar, somente aceitaram meu pedido de demissão. isso precisa ser muito divulgado e provocado para que vá se moldando. Falta de Respeito com as mulheres, seres humanos trabalhadores na mesma proporção dos direitos.
Infelizmente, diante de todos os avanços ainda vivemos e sentimos na pele esta grande injustiça… Não faz sentido que mulheres capacitadas e em idade produtiva sejam humilhadas no mercado de trabalho pelo único fato de serem mulheres.
sim, sempre a Mulher é discriminada…..
Sim, pois são discriminadas em cada lugar que cheguem, parece que não há espaço para ela foram da cozinha.
Bom dia.
Infelizmente a pesquisa conceitua a realidade que nós mulheres vivemos no mercado de trabalho em nosso país.
Mas, igualmente à outras lutas, devemos ergue nossas cabeças e abraçar a luta por igualdade de gênero, e a valorização de nós mulheres nesse país, que em sua população a maioria é formada por mulheres, trabalhadoras,que pagam impostos, e etc.
Sim, pois o Brasil tem um tradicionalismo, a cultura brasileira que é machista aos extremos, houve sim transformações, mas muito pouco, todas as mulheres deveriam ir a luta, para conquistar seus espaços e direitos.
Sim. Infelizmente. Avançamos um pouquinho só, mas a realidade ainda se apresenta revoltante e desafiadora. Trata-se de um aspecto conceitual e cultural. A consciência do homem e da própria mulher na sua maioria, é de se ver como inferior, frágil e incapaz, tornando-se presa fácil da descriminação e do racismo institucional; principalmente se ela for negra e de meia idade. Tenho 59 anos,negra, qualificação permanente, mas fora do mercado de trabalho desde 2010. Mas não baixo a cabeça. Atualmente faço palestras motivando, conscientizando e estimulando mulheres a buscarem o espaço que é seu por direto, assumindo uma postura ativa perante aos desafios. Precisamos em primeiro plano vencer o preconceito na nossa mente. Assim avançaremos com maior confiança.
Eu Conheço algumas mulheres que já sofreram discriminação e até assédio, INCLUSIVE POR MULHER COM GARGO DE CHEFIA, um verdadeiro ABSURDO! Eu particularmente acho NOJENTO e me manifesto contra, já até me indispus varias vezes com atitudes deste naipe! Já fiz muito inimigo, não estou nem ai! não cultivo amizades desacerbadas que se comportam desta forma… é o “tipo” de gente igual à políticos da atualidade no Brasil e no mundo…
É triste em meio a tantas inovações e avanços isso ainda acontecer, porém já fui vitima deste tipo de discriminação e por incrível que pareça a menos de quinze dias, me senti muito mal, chorei muito … isso me fez muito mal, minha sorte que dei a volta por cima e estou mais forte que nunca… mas quando acontece a gente fica sem chão.