Segundo o Unicef, dos 21 milhões de adolescentes brasileiros, apenas 0,013% cometeu atos contra a vida. Por outro lado, os homicídios de adolescentes já representam 36,5% das causas de morte por fatores externos no país, enquanto para a população total corresponde a 4,8%. Mais de 33 mil brasileiros de 12 a 18 anos foram assassinados entre 2006 e 2012.
Diante desta realidade, você acha que a redução da maioridade penal é a solução para a diminuir a violência no Brasil?
- Sim. (62%, 87 Votos)
- Não. (38%, 54 Votos)
Total: 141

Que triste que diante de fatos gritantes contra nossos adolescentes ainda muitos se coloquem a favor da diminuição da maioridade penal.
É uma falta de conhecimento e de sensatez imaginar que reduzir maioridade penal poderia diminuir a criminalidade no Brasil. Da mesma forma que é completamente descabido imaginar que a prisão resolve todos os problemas de violência.
Devemos analisar alguns pontos antes pensar que jogar na prisão poderia diminuir a criminalidade:
1º – A maioria dos jovens delinquentes vive em que meio social?
2º – Qual a cultura que possuem?
3º – Qual a estrutura familiar que possuem?
E não pretendo ao mencionar estes quesitos justificar criminalidade, mas apenas analisar causas que facilitam e induzem.
Vejamos, um jovem de periferia, sem cultura, filhos de pais viciados e de uma estrutura familiar em ruinas tem um ambiente propicio para a criminalidade.
E quando falamos em crimes devemos entender que o crime sempre existiu e sempre vai existir, desde os primórdios e está em todas as camadas sociais, tanto na horizontal quanto na vertical, porém, nas baixas camadas a incidência é muito maior em razão da densidade populacional e da divulgação na mídia, o que não ocorre com criminosos de famílias abastadas.
Não se pode acabar com o crime, mas pode-se combate-lo, e como combater o crime?
Ora, combatendo suas origens que são: a vida desumana em pardieiros do racismo, da fome, da miséria, da desnutrição profunda, da falta de cultura, da deficiência pre-natal, da lesão cerebral congênita, da toxicomania, do alcoolismo, da violência doméstica, da corrupção que gera todas as causas anteriores, e da violência social, da intolerância, enfim, as causas são muitas, e tudo o que vemos e ouvimos é a mídia praticadas por um grupo de jornalistas tendenciosos e pseudo defensores de uma corrente de lei e ordem, apregoando que Leis e prisões resolveriam tudo, mas se esquecem de falar em combate real de causas.
Assim, antes de se falar em reduzir maioridade penal, devemos falar em aumentar o combate à corrupção, aumentar o número de Escolas de período integral, combater a miséria, dar condições dignas aos nosso jovens, e ai sim, pensar em punir verdadeiramente os criminosos congênitos, sejam ricos ou pobres, porque no contexto atual, somente jovens delinquentes das periferias e de famílias miseráveis seriam jogados em prisões, enquanto os de famílias abastadas permaneceriam livres…
E antes de criticarem meu comentário, é preciso lembrar que que a imprensa não dá destaque a crimes praticados por filhos de milionários, como os que atropelaram e mataram pessoas dirigindo seus ferraris, porshes alcoolizados e fugiram sem prestar socorro às vítimas.
Também não falam de filhos de famílias abastadas que praticam diversos crimes nas escolas, até estupros, e jamais são mostrados na telinha das TVs…
Mas se fosse um filhos de qualquer um de nos, seria exposto e chamado de “vagabundo” pelos falastrões de plantão que, ou “estavam lá” ou pedem “ajuda ai pô” a ferrar teus filhos.
Acho qui só a redução da maioridade penal não vai ajudar a diminui a violência no brasil,temos que fazer com que esses jovens voltem a estudar e ter mais valorização na ária de trabalho.
Impressionante! Mesmo com a chamada, digamos até, tendenciosa e favorável a não redução da maioridade penal, a maioria esmagadora vota e acha que a redução da maioridade penal é a solução para diminuir a violência. Será que todos entenderam a pergunta?
boua trade pesual ivanido docitiolimoal gostaria de peguta avc cidava para traze estabizador nomesoiasol doimoal
sim porque o maiores faz o crime e preso e os de menores vai e faz o mesmo é não acontecer nada
NÃO É A SOLUÇÃO MAS PODE SER UMA DELAS.
As pessoas estão iludidas por esse sistema Brasileiro, onde a corrupção é o problema maior nesse país, que país esse? que corruptos estão governando nossa pátria? Na minha opinião a solução para reduzir a violência no Brasil não vai ser a redução da maioridade penal, e sim a valorização da juventude, e que realmente precisa de ajuda, pois quele que um dia foi ladrão foi uma criança com sonhos. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
diante de tantas questões que atinge nosso pais acredito eu que a diminuição de maioridade não será a solução, mantendo esse código penal sem ser comprido como se deve e com tantas lacunas que faz com que a impunidade seja tão visível, uma boa reforma no código penal brasileiro incluindo mais penas rígidas e o seu comprimento deve de mudar essa situação. E a construção de novos presídios para que os menores infratores possa ser reabilitado.
Pq violencia ta tendo de mais no Brasil tem q acabar.