A rotulagem nutricional dos alimentos auxilia o consumidor na escolha consciente de alimentos saudáveis. Porém, apesar do avanço, ainda é possível se deparar com informações que podem induzir à interpretação equivocada do consumidor.
Você compreende os rótulos nutricionais dos alimentos?
- Não. (91%, 107 Votos)
- Sim. (29%, 34 Votos)
Total: 118

A rotulagem precisa melhorar muito, principalmente na identificação de transgênicos, OGM e produtos químicos utilizados.
Lamentavelmente não lemos rotulagem, assim como também não lemos bulas de remédio e manuais de operações de aparelhos.
No caso de rotulagem nutricional, os termos utilizados são tão somente entendidos entre os profissionais da área.
Muitos produtos compramos, não por indicação medica, mas por dicas de parentes, amigos e de academias.
Muitas das vezes estamos consumindo produtos que não estão indo de encontro com nossa necessidade e sim pelo fato de apenas “consumir também”. Hoje os produtos nutricionais, a grande maioria, vem em embalagens bonitas, com design atrativo e com enorme facilidade de aquisição. Desculpem-me o desabafo. Saudações à todos os participantes. Abraços. Saul.
NAO. As informações usam muitos termos técnicos.
Bom dia !
O governo através de sua ferramentas, deveria fiscalizar mais, para o brasileiro ter uma saúde satisfatória, com isso o Estado, teria menos gastos, e investiria em saúde comunitária.
Vera Regina M. Silveira
NA VERDADE, NEM LEIO MUITO ROTULOS MAIS COMPREENDO A IMPORTANCIA E DE CONHECER O QUE ESTAR INGERINDO POR ISSO SOFRO TANTO COM ALIMENTAÇÕES INAUDEQUADRAS ..POR FIM E ME PERDOE NAO ACREDITO FIAMENTE O QUE ROTULOS OU OUTROS PRODUTOS EXPOEM QUE EXISTE NO PRODUTO
Procuro me informar a respeito para ler as informações nos rótulos. Mesmo assim, encontro dificuldades com alguns termos, por serem mais técnicos. Estranho encontrar componentes químicos de medicamentos. Em vários casos, tenho dificuldades de ler os rótulos tanto devido o tamanho, tipo e côr de letra, como ao colorido da embalagem, mesclada com metalizado. O reflexo impossibilita a leitura. Há incoerências é ter um produto dito natural e saudável junto com colorido ou aromatizado artificialmente. Além da rotulagem nutricional, é necessário se atentar aos ingredientes, pois muitos desconhecem a quantidade decrescente do produto. Por exemplo: água, açucar, suco,… é diferente de açucar, água, suco,… donde em um tem mais água e no outro tem mais açucar.
Desenvolvi depois de adulta uma alergia a certos alimentos industrializados. É raro encontrar rótulos que identificam todos os aditivos químicos presentes nos alimentos processados. Exemplo clássico é a presença do corante tartrazina, que desencadeia reações alérgicas em asmáticos. A maioria dos refrigerantes contém essa substância que em alguns países já foi até proibida. Agora pasmem: até em medicamentos em forma de comprimido ela está presente.
Eu entendo porque sou nutricionista, mas acho muito difícil para a população. As informações devem vir, ao menos os principais nutrientes, em representação gráfica de alerta.
Compro o que minha nutricionista recomenda.
Rotulo com linguagem mais explicativa e com uma letra escrita para maior visualização.
As letras não são grandes o suficiente para que eu me interesse em ler.