Em abril, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 4148/08, que acaba com a obrigatoriedade de os produtos apresentarem em seus rótulos informações sobre organismos geneticamente modificados (OGM), os chamados transgênicos, em sua composição.
Com a nova proposta, apenas produtos que apresentarem mais de 1% de transgênicos em sua composição final precisam ser rotulados com “contém transgênico”.
Você é a favor desta mudança?
- Não. (85%, 311 Votos)
- Sim. (15%, 56 Votos)
Total: 367

É um direito de todos saberem o que estão consumindo pois isso influenciará diretamente em suas vidas. O processo pode iniciar-se com apenas 1% porém esse número pode depois começar a aumentar e quem estará seguro de que aquele produto não apresenta mais de 1%. Esta mudança pode influenciar diretamente na saúde das pessoas e causar sérios problemas tanto a lomgo como a curto prazo.
Basta traços de algum componente para uma pessoa alérgica manifestar reação. Então porque menos de 1% é aceitável? Como consumidores temos o direito de saber a composição dos alimentos que compramos como temos o direito de escolha.
acho que devemos sabe o que consumimos pois é muito importante para o nosso bem estar
É uma involução, retrocesso, temos o direito de saber o que estamos consumindo.
Já sabemos que os alimentos transgênicos não são seguros.
É definitivamente perverso pensar o quanto uma bancada patrocinada pelo agronegócio é capaz de fazer em nome do dinheiro e poder colocando em risco a população que consome esses produtos de baixa qualidade nutricional e agora de origem desconhecida do procedimento de produção de tal commoditie e do processo produtivo. Devemos problematizar o porquê de termos chegado até esse ponto?A expropriação promovida pelos mesmos financiadores e o Estado omisso que investe pouco na agricultura familiar (não aquela das famílias que criam impérios)e promove o uso de tecnologias que cada vez mais criam muitas terras para poucas pessoas.
Acho que todos os produtos tem que ser rotulados para que os consumidor sabá o que esta consumindo
Acho um absurdo tirar a liberdade de escolha do consumidor sobre o consumo de transgênicos, mesmo que sua presença seja abaixo de 1%.
Que país é este??? Quem são os responsáveis por estas decisões???
Sou contra simplesmente pelo fato de que é direito do consumidor ter conhecimento da composição do produto. Sofremos da falta de informação nos rótulos. A escolha deve ser do consumidor, não do fabricante!
Cada dia que passa fico mais indignada com essa DITADURA essa é a palavra vivemos em uma
DITADURA. Estou cansada de procurar a tal (democracia )?
Como as pesquisas sobre transgênicos na alimentação humana não foi terminado (ainda há muito para estudar), não consumo qualquer produto que traga em seu rótulo este produto. (óleos, biscoitos, etc).
Como poderemos preservar nossa saúde e de nossa família sem a informação?
Acredito que o governo deveria ser o primeiro a preocupar-se com a informação, principalmente a que “modifica” o humano!
Como poderemos nos defender de produtos industrializados, já não bastam o ar, a água e outras contaminações?????
Não sou especialista no assunto. Sou uma consumidora que quer o melhor para mim mesma e para todos os brasileiros. Não concordo com a retirada do rótulo que indica a presença de transgênicos, mesmo inferior a 1%. Qual o interesse de os produtores da BBB não informarem? Se a presença de transgênico é pequena, qual o problema de informarem? Considero o direito – Constitucional – à informação um direito de todos. Um produto tem 1% de transgênico, mas nós consumimos vários produtos com esse 1%, o que no total, dá um percentual com prejuízos à nossa saúde. Alguém aí falou na bancada BBB, no que concordo. E acrescento um outro significado Ao Bala, Boi, Bíblia, que caracteriza o Congresso brasileiro – Bancada, Belzebu, Brazil – com z mesmo e muita sacanagem explícita ao vivo e em cores.
Pessoal, eu não sou a favor dos transgênicos, mais infelizmente eles são nossa realidade. Estou falando aqui como profissional tanto da área do meio ambiente como biotecnológico. Temos que pedir sim o esclarecimento das informações sobre esses produtos mais acima de tudo conhecer como identificar. Vamos esclarecer as pessoas, mostra não somente falar que é ruim, mais esclarecer se você como “formador de opiniões”não busca, acaba caindo no censo comum e qual será seu argumento? Que transgênico causa câncer?
Devemos entender o processo, esclarecer as pessoas, lutar por informações claras, fazer nosso papel como profissionais, levar a informação para todos.
Vamos lutar por alimentos mais saudáveis, por técnicas mais de acordo com nossas realidades, pela valorização de nossos alimentos e cultura. Mais vamos fazer tudo isso sando nosso conhecimento pois as informações estão ai basta saber usa-las para termos um mundo mais saudável e sem riscos.
ABSURDO. A impressão que tenho é que ao invés de evoluirmos estamos parecendo “caranguejo” (andando para trás).Para o produtor a maior maravilha do mundo, já para os alérgicos e intolerantes uma decepção e incerteza nas opções e escolhas em como se alimentar.
É um absurdo o que a bancada do BBB (Bala, Boi e Bíblia – nada contra a Bíblia, mas a bancada está se valendo da boa fé das pessoas para defender seus próprios interesses, não os de Deus) está fazendo na condição de representante do povo!
Defender seus próprios interesses às custas de prejudicar toda a sociedade brasileira com retrocessos que nos remetem a séculos passados.
Um absurdo total.
As empresas se valem de parlamentares ligados ao agronegócio para tentar aprovar no Congresso Nacional leis com o intuito de reverter a obrigatoriedade de rotulagem ou, ao menos, suavizá-la, como essa, mencionada pela rede Mobilizadores. Se houver relaxamento agora, inicia-se um processo de desvalorização deste tema, que considero hoje, muito importante para a saúde dos brasileiros.
Este é mais um absurdo cometido pelos medíocres legisladores deste país! Não tenho dúvidas que ai a corrupção esta determinando também. Temos que nos conscientizar que as leis passam primeiros pelos conglomerados MULTINACIONAIS e posteriormente é escolhido qual dos políticos corruptos vai encaminhar para a aprovação Á BANDIDADA ESTABELECIDA NA CASA DE ALIBABÁ…
Para pessoas alérgicas a um determinado componente, poucas quantidades já são suficientes para ‘ativar’ a alergia.
Acredito e sou a favor de que se mantenham sim as informações de transgênicos no rótulo.
Acredito que todos os produtos em respeito ao consumidor devem ser rotulados de maneira transparente. Em relação aos alimentos trangênicos também devem ser impresso na rotulagem dos produtos a letra “T” independente da quantidade de sua composição final.
As pessoas precisam saber o que estão consumindo.
porque as pessoas precisam saber oque estão consumindo e quais os seus componentes.