A jornalista Âmbar de Barros, uma das fundadoras da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), nos fala nessa entrevista sobre a importância central da comunicação como uma forma de os promotores de projetos e iniciativas nas área social prestarem contas para a sociedade. Atualmente, Âmbar de Barros coordena o escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em São Paulo, que é parceiro do Programa ?Escola da Família?, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. O objetivo dessa iniciativa é fazer com que escolas permaneçam abertas à população também nos finais de semana.
Mobilizadores COEP – O que deve motivar a divulgação de um projeto ou iniciativa na área social?
R. O princípio da divulgação deve ser o de informar à sociedade o motivo pelo qual determinado projeto é relevante e capaz de fazer a diferença na vida das pessoas. Ao serem criados, os projetos precisam pensar em ferramentas de comunicação capazes de atingir seu público, precisam ter visibilidade. É importante começar a fortalecer mais e mais no Brasil o princípio do que se chama accountability, de prestação de contas para a sociedade, e é este princípio que deve nortear a comunicação dos projetos na área social. Isso vale tanto para o que for divulgado na mídia ? incluída a grande imprensa, os veículos especializados, websites ? quanto para uma comunicação mais direta entre o projeto e seus parceiros ou beneficiários.
Mobilizadores COEP – A imprensa pode colaborar para a resolução dos problemas sociais? De que forma?
R. Sem dúvida. A imprensa tem o dever de acompanhar a execução orçamentária de projetos que o governo diz serem prioritários; precisa ir até à população para ver a qualidade da prestação de serviços de saúde, educação, distribuição de renda. Encontrar especialistas que lancem discussões sobre a melhor forma de resolver determinado problema. Mas o principal papel da imprensa é o de fiscalizar o que vem sendo feito no setor e apontar soluções criativas capazes de se tornar políticas públicas.
Mobilizadores COEP – Do final da década de 1990 aos dias de hoje, o espaço oferecido na imprensa a iniciativas sociais foi muito ampliado. Mas cresceram, numa escala ainda maior, as tentativas de divulgação de projetos sociais. Como você avalia esse cenário hoje? Onde tivemos maiores avanços e quais os principais desafios?
R. As equipes que gerenciam projetos precisam estar sintonizadas com a demanda e a linguagem da mídia, caso queiram ter visibilidade. Precisam inserir elementos de comunicação na estrutura das iniciativas e, sobretudo, possuir ferramentas de monitoramento e avaliação capazes de auferir o impacto do projeto na sociedade.
Mobilizadores COEP – O que é fundamental para que organizações que atuam na área social desenvolvam um bom trabalho de comunicação?
R. Pensar a comunicação desde o momento em que o projeto é criado. Inserir suas ferramentas e estratégias desde o primeiro momento, gerando, dessa forma, um processo pró-ativo de comunicação. E acreditar que o que fazem é para o bem de todos e portanto deve ser público e publicizado.
Mobilizadores COEP – Se você tivesse que citar alguns bons exemplos de trabalho de comunicação desenvolvido por organizações que atuam na área social, quais citaria e por quê?
R. A Andi ? Agência de Notícias dos Direitos da Infância – mas sou suspeita, porque sou a fundadora desta ONG. Então, além da Andi, cito a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, o Sou da Paz, o Viva Rio, o Projeto Axé, na Bahia, WWF, SOS Mata Atlântica, ISA (Instituto Sócio Ambiental), Ação Educativa (links abaixo). Todos eles têm em comum clareza de sua missão, convencimento da importância da mídia como aliada de suas causas, produzem conhecimento, têm ótimo relacionamento com os jornalistas. Construíram, ao longo dos anos, uma relação de confiança com diferentes parceiros, têm credibilidade por isso tornaram-se fonte de informação.
Andi ? http://www.andi.org.br/Fundação Abrinq ? http://www.fundabrinq.org.br/Sou da Paz ? http://www.soudapaz.org/Viva Rio ? http://www.vivario.org.br/Projeto Axé ? http://www.projetoaxe.org.br/WWF ? http://www.wwf.org.br/SOS Mata Atlântica ? http://www.sosmatatlantica.org.br/ISA ? http://www.socioambiental.org/Ação Educativa – http://www.acaoeducativa.org.br/
Concordo com a entrevistada. Ela pontua o caminho que as ongs e tambem os projetos
sociais devem seguir em busca da credibilidade e da visibilidade. O papel da imprensa
é de fundamental importancia para a transparencia dos processos de gestão das instituições.
Não tenho conhecimento da divulgação ORÇAMENTÁRIA pela imprenssa escrita/falada ou por qualquer outro meio de comunicação dos projetos sociais desenvolvidos pelas ONGS e Associações.
O acesso a informação orçamentária é de extrema importância, daria transparencia e credibilidade na alocação dos recurso disponibilizados.
Adorei a entrevista! A jornalista deixou bem claro que passar credibilidade à todos é primordial. Sobre a divulgação orçamentária, talvez algumas empresas/projetos
sentem-se inibidos de prestar contas a sociedade, que na verdade seria uma tolice pois a transparência é característica de confiabilidade e clareza.
boa tarde a todos
Brazoes,adorei sua mensagem!
mas poderia me explicar melhor “projetos tímidos”
O processo de comunicaçao é miot importante para a captaçao de recursos (humanos , financeiros) e para fazer a prestaçao de contas com a sociedade sim e esse process de comunicaçao quando bem explorado pode trazer bons frutos paras instituiçoes. Porém tem-se que capacitar os membros da ONG sobre essa ferramenta, bem como capacitar os proffisionais da comunicação para o bom entendimento de um projeto social.
Gostei muito da entrevista e dos links relacionados! Concordo com a jornalista Âmbar em relação ao papel da imprensa de colaborar com a resolução dos problemas sociais e acrescento ainda o enfoque ambiental, estreitamente ligado ao social. Assim, acredito que as questões socioambientais podem ser abordadas de forma informativa e reflexiva pela imprensa, de forma a colaborar com a resolução ou minimização dos problemas que vivemos, seja através da divulgação, acompanhamento ou denúncia.
comcordo com o que ela falou , mais não conheco nenhum caso da impressa de acompanhar a execução orçamentaria de um projeto, pois não faz ainda parte de nossa cultura
Concordo plenamente com o exposto acima.
É fundamental a transparência das informações, desde que realizada de forma responsável.
A prestação de contas aos parceiros é de suma importância, aumenta a credibilidade.
É uma pena que a imprensa ao divulgar projetos sociais terminam dando dimensão menor a projetos tímidos.
Achei importante a resposta de como a impressa pode fiscalizar as ações sociais so não vejo isso acontecer com frequencias quano a impressa divulga ações elas já estão acontecendo ou já aconteceram e as divulgações sempre tem um elemento politico por traz das ações.
Vejo a divulgação das ações das organizações como uma ferramenta de prestaçao de contas com sociedade em geral e como uma ferramenta de interação e avaliação do desempenho das mesmas tanto para um como para outro. O seja com a divulgação das ações e possivel fomentar uma discursão com a sociedade sobre a eficacia das mesmas.
É essencial a comunicação de projetos, pois somente assim será possível o acesso da comunidade aos projetos e seu acompanhamento. Como o princípio da divulgação é informar, não se tem outra alternativa, para tornar consciente as pessoas do que a divulgação. O fato de não termos cultura ou de que não é nossa cultura determinadas atitudes, não pode ser óbice para nos capacitarmos em qualquer área, pois somente com atitudes é que poderemos nos qualificar.
A informação sobre os projetos, deve ser ampla pelos canais da tecnologia da informação, mas creio que deve ser bem fundamentado.
No caso de associações, creio que vale a pena divulgar a documentação necessária e os orgãos de cadastramento, competentes que podem ajudar.
È IMPORTANTÍSSIMO UMA BOA DIVULGAÇÃO DE QUALQUER PROJETO SOCIAL. a SOCIEDADE PRECISA SABER DO QUE ESTÁ ACONTECENDO POR TRAS DOS BASTIDORES DAS ONGS E OUTRAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS E PUBLICAS EM TERMOS DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.
UMA BOA DIVULGAÇÃO, PODE ATRAIR BONS PARCEIROS E PESSOAS VOLUNTARIAS INTERESSADAS PELOS PROJETOS.
as informações são felizes do ponto de vista da exigencia atual principalmente com relação a divulgação dos projetos e os resultados (impactos) dentro da sociedade. penso que os profissionais de terceiro setor precisam está mais informados e ousando mais nessa direção. Acrescentaria a essa lista de de instituições de responsabilidade social o C.C.F- Brasil(fundo Cristão para criança). instituição que desenvolve programas e está atuando em varias parte do Brasil e do mundo. muito boa a entrevista. Nós do terceiro setor precisamos ganhar maior visibilidade.