Com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis e promover a abertura de novos mercados de comercialização para os empreendimentos da agricultura familiar, o governo federal lançou a campanha Brasil Orgânico e Sustentável.
A campanha consiste em inserir os produtos orgânicos, da agricultura familiar, em pontos de degustação, canais de venda direta, participação em eventos de projeção nacional e internacional, sempre com a marca Brasil Orgânico e Sustentável.
A primeira grande inserção dos agricultores familiares será na Copa do Mundo de 2014. As 12 cidades brasileiras que irão sediar o evento esportivo terão produtos orgânicos e sustentáveis antes, durante e após o evento. O governo pretende deixar como legado uma cadeia produtiva mais estruturada.
Nesta entrevista, a engenheira agrônoma e assessora do gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Laura Souza, falou à Rede Mobilizadores sobre a campanha.
Rede Mobilizadores – Qual é o objetivo da campanha Brasil Orgânico e Sustentável?
R.: A campanha tem como objetivo principal promover o consumo de produtos orgânicos e da agricultura familiar através do incentivo ao consumo de produtos saudáveis e sustentáveis. Com ela, pretende-se organizar a oferta, sensibilizar a demanda e aumentar o nível de conhecimento por esses produtos pelo consumidor final.
Rede Mobilizadores – Redes de agricultores familiares poderão comercializar produtos em pontos de venda nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Quais os critérios de seleção e até quando estarão abertas as inscrições?
R.: Os critérios de seleção para os empreendimentos da agricultura familiar participarem dos Quiosques Brasil Orgânico e Sustentável são: possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)[1], pessoa física ou jurídica; ter em seus produtos um dos selos apoiados pela campanha, como exemplo, Orgânicos do Brasil, Aqui Tem Agricultura Familiar, Comércio Justo ou Indicação Geográfica. As inscrições vão até o dia 14 de fevereiro de 2014.
Rede Mobilizadores – A campanha terá outras ações para estimular a sustentabilidade e o consumo de alimentos saudáveis e orgânicos?
R.: A campanha estará na Feira da Associação Paulista de Supermercados que acontece em maio, em São Paulo, com um estande institucional. Também participará da Bio Brasil Fair, que é a maior feira de orgânicos da América Latina.
Durante os dias da Copa, além dos quiosques, a campanha irá distribuir kits de lanches com produtos orgânicos e sustentáveis aos voluntários do Ministério do Esporte, nas 12 cidades-sede.
A proposta é que ela seja uma campanha permanente de estímulo ao consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis. E que aproveite as Olímpiadas de 2016 para realizar mais ações de promoção e divulgação da ideia.
[1] http://comunidades.mda.gov.br/portal/saf/institucional/aeclaracaoaptidaopronaf
Entrevista para o Eixo de Erradicação da Miséria
Concedida a: Sílvia Sousa
Editada por: Eliane Araujo