Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Entrevistas

Participação, Direitos e Cidadania

Biblioteca Mobilizadora já tem acervo inicial garantido

23 de novembro de 2015

Acesso à leitura e valorização da cultura local é o que vai ter na biblioteca comunitária do povoado piauiense Itaizinho-Paulistana. A partir da campanha de arrecadação de livros promovida pela jovem comunitária Railka Sá, a meta inicial dos 500 livros já foi alcançada e é motivo de comemoração. No entanto, a campanha não vai parar e as doações continuam para esta que é mais uma das boas iniciativas cadastradas no Mobcidadania.

O Mobcidadania é uma estratégia lançada pela Rede Mobilizadores para propor o desenvolvimento de ações de mobilização social em busca de melhorias e para a promoção da cidadania.

A sensibilização das pessoas acontece a partir de grupos criados virtualmente, pelo facebook, quando as atividades coletivas são elaboradas e colocadas em prática de verdade. Todo o processo é registrado pelo grupo participante e pode ser acompanhado na página do Mobcidadania, no endereço eletrônicowww.mobilizadores.org.br/mobcidadania.

Saiba mais na entrevista concedida por Railka Sá.

 

Rede Mobilizadores: Qual a proposta do seu grupo para o Mobcidadania?

R.: A nossa proposta é promover uma campanha para arrecadação de livros novos e usados de literatura para a montagem da Biblioteca Mobilizadora. Iremos montar na sede da associação, local onde já funciona o Telecentro Comunitário. A biblioteca mobilizadora servirá para instruir e formar os nossos jovens, além de incentivar a leitura entre nossas crianças, uma vez que os jovens na comunidade não tem o hábito da leitura e nem estímulo e subsídios para tal.

Rede Mobilizadores: Quais suas expectativas em relação a essa proposta?

R.: Estou bem otimista em relação a nossa ação. Nosso intuito inicial era arrecadarmos 500 livros de todos os gêneros literários e já conseguimos. Agora queremos aumentar nosso acervo. Mas será necessária muita divulgação e empenho para doarem os livros. E é claro o apoio e incentivo que o COEP está nos dando, além de outros apoiadores e parceiros dessa iniciativa fundamentais para o desenvolvimento da biblioteca mobilizadora. Esse projeto trará grandes avanços para nossa comunidade como organização, cooperação, interação, formação e incentivo literário entre nossos jovens para conhecerem melhor seus gostos e talentos. E o mais bonito de se ver é o engajamento, comprometimento e animação dos jovens da comunidade em relação ao projeto.

Rede Mobilizadores: O Grupo Biblioteca Mobilizadora, formado por jovens do povoado Itaizinho-Paulistana, já pensou em algumas ações para desenvolver? Qual?

R.: Sim. Estamos buscando parceiros para doarem as prateleiras e mesas necessárias para o conforto dos nossos futuros leitores. E pretendemos aumentar a nossa rede de contatos, quanto mais gente souber da iniciativa, maior será o número de doações espontâneas que surgirão, através de panfletos por toda a cidade, pois nem todas as pessoas que podem ter de fato livros para doarem não estão no nosso grupo online ou até mesmo na internet. Depois de montada a biblioteca, pensamos em transformar o espaço, não só em um cantinho de leitura, mas também de arte, dança e teatro. O objetivo é trazer os jovens da rua para a associação, para se envolverem mais na cultura local e poderem viajar nesse mundo da leitura e imaginação. E também para darmos continuidade a arrecadação de livros que não pode parar, essencial para o aumento do acervo e crescimento da biblioteca em todos os aspectos.

Rede Mobilizadores: O que será feito com os livros que forem arrecadados?

R.: Quando estivermos com a quantidade estimada de livros será a montada a tão sonhada biblioteca que todas anseiam, e com muita animação vai ser aberta a biblioteca que servirá para mobilizar e incentivar a criançada e a juventude. Iremos receber todos os públicos. Em breve planejaremos como funcionará todo o esquema de empréstimos e horários de funcionamento, e os voluntários que vão cuidar e zelar pela nossa biblioteca.

Rede Mobilizadores: O grupo de vocês tem hoje 110 participantes. Qual foi sua estratégia para atrair estas pessoas? Você pensa em trazer novos integrantes para o grupo?

R.: Primeiramente a divulgação, que é de suma importância para o cumprimento da ação. Eu pude colocar alguns amigos de diversos lugares que pudessem está colaborando e apoiando a nossa iniciativa.  As solicitações só estão chegando e pretendo receber mais integrantes para o grupo, que ajude na divulgação e doando livros, é claro. As pessoas não param de me procurar pedindo informações de endereços e locais para a entrega dos livros.

Entrevista concedida à Sílvia Sousa

Editada por Eliane Araújo

 

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Estão desmontando o Sistema de Segurança Alimentar, diz ex-presidente do Consea
  • Jovem moradora do Semiárido retrata em poesia sua relação com a água
  • Comunidade do semiárido alagoano se une para instalar internet
  • Comunidade de Barreiros (PB) se une para enfrentar efeitos da escassez de água
  • Interação entre universidades e organizações pode fortalecer comunidades
  • Formação de qualidade para o trabalho é desafio para jovens de periferias

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários

Um comentário sobre “Biblioteca Mobilizadora já tem acervo inicial garantido”
  1. Rita Ramos says:
    13/12/2016 às 4:39 pm

    Silvia, não estou conseguindo acessar a Biblioteca do Curso de Vídeo de Bolso!

    Responder


Apoiadores


Realizador