Um número crescente de organizações, entidades e empresas estão atuando na área social, desenvolvendo os mais diversos tipos de projetos. Mas qual o impacto dessas iniciativas na vida da comunidade? Para avaliar isso é fundamental contar como ferramentas que possibilitem aferir se os objetivos de um projeto social foram alcançados, em que aspectos os avanços são mais tímidos e se existem metas que não foram atingidas. Esse tipo de avaliação depende da construção de bons indicadores, como nos explica nessa entrevista Rogéria Nunes, coordenadora de programas de intervenção territorial do Centro de Promoção da Saúde ? CEDAPS, com larga experiência na elaboração, implementação e avaliação de projetos sociais.
Mobilizadores COEP – O que são indicadores sociais?
R. Indicadores sociais são parâmetros para a aferição dos objetivos e resultados esperados de um projeto. Eles podem ser quantitativos ou qualitativos e devem ser verificáveis objetivamente. Eles são uma espécie de sinalizador, e buscam expressar algum aspecto da realidade sob uma forma que possamos observar ou mensurar. Baseiam-se na identificação de uma variável ? ou seja, algum aspecto que varia de estado ou situação ? que consideramos capaz de expressar um fenômeno que nos interessa. Por exemplo, se estamos desenvolvendo um trabalho de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis com adolescentes numa comunidade X, alguns dos indicadores que podemos utilizar são: número de adolescentes e jovens que estão buscando a unidade de saúde de referência; aumento da participação dos jovens em ações comunitárias de prevenção; aumento do número de jovens que buscam preservativos na unidade de saúde referenciada. A partir desses dados, podemos avaliar os resultados de nossa intervenção.
Mobilizadores COEP – Qual a importância dos indicadores sociais na avaliação dos resultados de um projeto social?
R. Em projetos sociais, os indicadores são essenciais para detalhar em que medida os objetivos foram alcançados, dentro de um prazo delimitado de tempo e numa localidade específica. São fundamentais para identificar as mudanças decorrentes durante o processo de trabalho/ intervenção previstos em um projeto; fornecem informações relevantes e em quantidade que permitem a análise e a tomada de decisão. Pretende-se, com este processo, avaliar se os resultados do projeto estão sendo atingidos e se os objetivos geral e específico estão sendo alcançados. Para a avaliação dos resultados é necessário que os indicadores apresentem suficiência e coerência para o alcance dos objetivos propostos pelo projeto e que sejam verificáveis e tangíveis. Os resultados orientam a ação proposta e devem ser passíveis de serem compreendidos por todos, e não apenas por especialistas.
Mobilizadores COEP – Quando pensamos em indicadores, tendemos a imaginar algo quantitativo. Existem indicadores qualitativos, que captam os resultados não-mensuráveis de uma iniciativa social? O que garante a credibilidade desses dados?
R. Em se tratando projetos sociais é imprescindível que sejam considerados tanto indicadores quantitativos, que procuram focar processos traduzíveis em termos numéricos, quanto qualitativos, que estão relacionados aos processos onde é preferível utilizar referências de grandeza, intensidade ou estado. A validação destes dados se baseia na forma de captar a informação, utilizando-se como instrumentos os depoimentos, os registros decorrentes das observações e as entrevistas com questões semi-abertas que possibilitam que o entrevistado dê seu depoimento, sua opinião. A credibilidade se dá através dos registros documentados durante o processo de avaliação e, dependendo da forma como estes são revelados, devem ser resguardados de forma a preservar a identidade dos informantes. Os resultados qualitativos são muito importantes para a avaliação de projetos sociais, pois os dados numéricos nem sempre são capazes de captar e revelar mudanças de atitude, comportamento, ações de cooperação, auto-estima, entre outras tão essenciais à construção de novos ideários de vida por parte dos envolvidos.
Mobilizadores COEP – O que é fundamental para a criação de bons indicadores sociais?
R. Para a elaboração de bons indicadores é fundamental conhecer o projeto em seus objetivos geral, específicos, resultados e metas previstas. Não há como se construírem indicadores sem um pleno conhecimento do que se pretende alcançar ao final do processo de trabalho. Também é imprescindível que este processo de criação seja realizado de forma participativa, construído com base no diálogo e na negociação entre os diferentes atores envolvidos, para que, de fato, venha incidir em resultados que contribuam efetivamente para um processo avaliativo. É necessário considerar que cada um possui valores próprios e atribui para si uma missão ou papel na resolução dos problemas que visa solucionar, adotando um enfoque particular sobre que dimensões o projeto deve abordar e criando expectativas sobre o ganho e o aprendizado que terá com ele. Conhecer a realidade local onde o projeto está inserido para que se possa estabelecer uma relação dialógica com os atores envolvidos no processo também faz parte do processo e considerar as diferentes formas de compreensão da realidade social é fator fundamental para que as organizações percebam as causas, conseqüências e possíveis soluções que decorram dos resultados esperados com a realização de seus projetos. Como são dimensões complexas da realidade, processos não-lineares ou progressivos, demandam um conjunto de indicadores que apreendam algumas de suas manifestações indiretas, “cercando” a complexidade do que pretendemos observar.
Mobilizadores COEP – Como é o processo de criação dos indicadores sociais? Quem participa desse processo?
R.O fundamental para que haja êxito no processo avaliativo é que ele seja construído de forma participativa, envolvendo todos os sujeitos que estarão envolvidos no processo, ou seja: financiador, organização executora, moradores, parceiros. Os indicadores são criados com base nos objetivos e metas propostas, de forma que, para ser válido, é necessário que meçam ?o que se pretende medir?. Só se pode estimar a validade de um indicador com base em conhecimentos sobre a temática. Muitas vezes, é necessário se definir mais de um indicador para dar conta do objetivo e do resultado que se quer avaliar. Assim, é necessário estabelecer meios e fontes de verificação, como a observação participante, registros, entrevistas, depoimentos, registros fotográficos, entre outros, além de buscar dados secundários disponíveis e confiáveis. Um indicador deve expressar o que quer valorizar levando em conta o objetivo e os resultados previstos, ou seja:
· Estabelecer um parâmetro absoluto ou relativo
· Estabelecer uma condição que expressa um nível de qualidade
· Definir um período de tempo
· Definir um território
· Definir o público que se pretende alcançar
.É importante que saibamos que os indicadores se referem aos aspectos tangíveis e intangíveis da realidade. A diferença fundamental entre estes dois aspectos é que os tangíveis são os facilmente observáveis e verificáveis de forma quantitativa ou qualitativa, como renda, escolaridade, saúde, organização, legislação, etc. Os intangíveis são aqueles que só podemos captar parcial e indiretamente, como algumas manifestações, a exemplo de auto-estima, liderança, poder e cidadania.
Observamos que a construção de indicadores , na maioria das vezes, é sempre feita de forma técnica, porém não se consegue dentro do prazo estabelecido, uma mensuração de dados quantitativos e qualitativos que expressem a veracidade do desenvolvimento do projeto. Acredito que ainda nos falta habilidade e entendimento para extrair bons indicadores que possibilitem ver as particularidades de cada projeto trabalhado, principalmente nas mudanças de “enxergar” o mundo.
Apenas gostaria de manifestar o apreço que tenho pelo COEP e mais: agradecer a oportunidade de desfrutar de um material tão bom como o que nos foi fornecido neste grupo.
Parabens a todos que trabalharam para a realização deste evento.
Identifico, conforme o texto, que o fundamental para a construção de indicadores que realmente possibilitem o acompanhamento do projeto social é o conhecimento dos objetivos e metas do projeto, bem como de todos os atores envolvidos, sem o qual não há como avaliar o resultado das ações implementadas.
Um grande vício que possuimos é o de não avaliarmos corretamente os projetos. Por vezes isto é resultado de uma cultura que só busca avaliar os resultados positivos – esquecendo que os pontos negativos nos fazem crescer; e por outro lado trata-se de falta de preparo (conhecimento) técnico mesmo.
Rede
Mobilizadores
Amigos,
Se você está inscrito no Treinamento sobre “Construção de Indicadores Sociais”, deixe seus comentários e ou perguntas no nosso mini-fórum.
Clique em:
http://mobilizadores.org.br/coep/usuario/ForumTopicos.aspx?cdForum=108&cdGrupo=12
encontrei muita dificuldade em poder definir bem o que é indicador, e graças as leituras e as opiniões dos colegas tudo pode se esclarecer.
um abraço a todos
Analisando o texto é fundamental para construção de indicadores que realmente possibilitem o acompanhamento do projeto social, pois atraves deles percebemos as mudanças de comportamento, valores e atitudes.
A coleta de dados sobre os indicadores sociais, quantitativos e qualitativos (mensuráveis) e os imensuráveis, é fundamental durante todo o processo da realização do projeto. Sem esses dados fica impossível saber se as metas propostas para atingir os objetivos específicos estão sendo atingidas, e poder corrigir possíveis erros que estejam acontecendo, para que no final o objetivo geral seja alcançado.
Venho acompanhando a discussão e lendo os materiais e gostaria de receber algumas orientações quanto a caracterização de variavéis para construção de indicadores citado como exemplo: um Programa de Promoção e defesa dos Direitos Humanos que tem como objetivo promover ampla mobilização viabilizando a internalização da temáticados Direitos Humanos.
Também não consigo acessar o texto quatro elementos da avaliação.
Como já foi abirdado o tema é fundamental para avaliar a nossa prática e sabermos qual rumo na busca de melhores resultados
Como já foi dito é de grande importância ter clareza quanto ao objetivo do projeto a ser realizado para que se trace os indicadores, porém através de experiências com projetos nas comunidades Coep muitas vezes durante sua implantação observei que tratando de um assunto específico pôde-se trabalhar outros que não estavam previstos principalmente por se utilizar de metodologias participativas, gostaria de saber o que fazer neste caso?
Edla Monteiro
Gostaria de parebenizá-los pelo excelente banco de informações para nossas consultas. Gostaria ainda, de poder receber infomações sobre projetos aprovados e meio de conseguí-los, esclareço que também sou membra do COMSEA – Conselho de Segurança Alimentar em Petrolina -Pe.
Não consigo acessar o texto os quatro elementos da avaliação. Poderia me ajudar?
A implementação de indicadores sociais em um projeto é de grande importância, devida a possibilidade de mensuração dos resultados alcançados, bem como de alternativas que podem ser inseridas na vigência do projeto.
Os indicadores sociais são ferramenta fundamental na avaliação e acompanhamento dos projetos desenvolvidos. Contribuem para ampliar a eficácia dos projetos e demosntram a preocupação real com resultados. A ação não se dá apenas com base na filantropia mas calcada na busca de resultados e melhorias na comunidade. Muito boa, objetiva e esclarecedora a entrevista!
Denise Costa
O planejamento é fundamental para a implementação de qualquer projeto. No entanto, os indicadores de resultados facilitam muito na observação ou na mensuração dos resultados. Possibilitando observarmos com clareza se os objetivos estão sendo alcançados e se os resultados estão sendo atingidos. Este foram alguns aspectos que observei no texto.
Falar hj de indicadores sociais se torna essencial, já que é a partir deles que observamos e avaliamos o que realmente um Projeto social requer e quer alcançar. POis é apartir dos indicadores sociais que avaliamos a nossa prática e avaliamos também todo o processo do Projeto em questão.
Os indicadores sociais reflectem como se disse as mudancas de comportamento, valores e actitudes como resultado da intervancao do projecto. Deve reflectir ainda e, isto serve como gabarito para medicao do impacto, o indice de satisfacao do grupo-alvo e beneficiarios (directos e indirectos) e as melhorias resultantes (antes, durante e depois) no tecido socio-economico da comunidade local.
Como foi abordado por todos acima, já demonstra a importancia dessa construção dos indicadores sociais, vai identificar também se o projeto foi bem construido para se ter um resultado positivo, uma falha no projeto pode trazer um resultado quantitativo e qualitativo negativo. Parabens pelo texto da pergunta do mobilizadores COEP e da resposta da Rogeria foi bem clara e objetiva.
Concordo com Nilvane. O estabelecimento de indicadores ainda precisa ser melhor entendido, principalmente por aqueles que efetivamente implementam o projeto.
Vejo, às vezes, o estabelecimento de indicadores quantitativos que buscam dar um caráter de grande impacto social ao projeto mas que na prática dificilmente são verficados e alcançados.
CARO MOBILIZADOR,
SE VOCÊ ESTÁ INSCRITO NO TREINAMENTO SOBRE “CONSTRUÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS”, DEIXE SEU COMENTÁRIO / QUESTÃO NO NOSSO MINI-FÓRUM.
Clique em:
http://mobilizadores.org.br/coep/usuario/ForumTopicos.aspx?cdForum=108&cdGrupo=12
AS PERGUNTAS DEIXADAS NESTE ESPAÇO – DA ENTREVISTA – SÃO BEM VINDAS, MAS NÃO SERÃO CONSIDERADAS PARA A ENTREGA DOS CERTIFICADOS