Com o objetivo de amparar crianças e jovens participantes do projeto Operação Sorriso, que entre outubro e novembro forneceu atendimento cirúrgico a menores carentes portadores de fissuras labiopalatais no interior do Ceará e outros locais das regiões Nordeste e Norte, a Rede de Mobilização Social do Ceará – COEP/CE promoveu a arrecadação de materiais de higiene pessoal, alimentos e roupas para o acolhimento dessas pessoas e de suas famílias enquanto estiveram na cidade de Fortaleza. Foram operadas 89 meninas e meninos e mais de 200 pessoas foram atendidas.
A sensibilização para as doações foi feita por meio do Mobcidadania, uma estratégia lançada pela Rede Mobilizadores para incentivar o desenvolvimento de ações coletivas ou de mobilização social que visem enfrentar problemas sociais e comunitários, melhorar a qualidade de vida e defender direitos.
A definição das ações coletivas a serem realizadas e da estratégia a ser adotada são debatidas em grupos criados no Facebook. Por meio de reuniões virtuais, os integrantes do grupo decidem o que é preciso para colocar as ideias em prática. Todo o processo é registrado pelo administrador do grupo na página do Mobcidadania (www.mobilizadores.org.br/mobcidadania) e todos os participantes e demais interessados podem acompanhar o desenvolvimento das atividades no site.
Irene Lima, secretária-executiva do COEP/CE, falou à Rede Mobilizadores sobre a arrecadação das doações e sobre uma outra mobilização que já está em curso, a campanha Natal pela Vida. Confira na entrevista.
Rede Mobilizadores – Qual proposta o grupo “Ação e Cidadania: Lar Amigos de Jesus” desenvolveu por meio do Mobcidadania e como surgiu a ideia?
R.: A proposta era arrecadar material de higiene pessoal, vestuários e alimentos para atender a crianças e jovens e, ainda, seus familiares, que vieram do interior do Ceará e de outros diversos locais do Nordeste da região Norte, com o objetivo de se submeter a cirurgias reparadoras de fissuras labiopalatais através da Operação Sorriso Brasil, uma ação formada por voluntários das diversas áreas de saúde do Brasil e do exterior. As crianças e jovens portadoras dessa deficiência são, em sua maioria, de baixo poder aquisitivo.
Rede Mobilizadores – A iniciativa obteve quais resultados?
R.: Recebemos doações de creme e escova dental, antisséptico bucal sem álcool, sabonetes, papel higiênico, sabão líquido para lavagem de roupas, alimentos e vestuários.
Rede Mobilizadores – Com o fim da campanha de apoio à ação Operação Sorriso, realizada de 25 de outubro a 10 de novembro, o grupo, hoje com 42 participantes, continua? Vocês pretendem ampliar o grupo e realizar mais atividades de mobilização? Se sim, quais são os planos?
R.: Sim, o grupo vai continuar. Mas, algumas pessoas tem dificuldades de inserir as informações na página do grupo. Talvez, por ser um jeito novo de fazer o COEP funcionar. Pretendemos sim dar continuidade ao grupo criando outras ações, que venham colaborar com o Lar Amigos de Jesus, uma vez que eles têm necessidade de tudo, inclusive de voluntários que realmente possam desenvolver ações de interesse e necessidade das crianças e jovens portadores de câncer, outras que se submetem a transplantes de órgãos e necessitam de alimentação exclusiva. Quem vive de doação necessita de parceiros diários.
Rede Mobilizadores – Quais foram as maiores dificuldades para realizar a campanha, como superaram os desafios e qual foi a maior lição para o grupo?
R.: As dificuldades foram muitas: existem pessoas com restrições em participar de grupos no facebook; não acreditam em ações realizadas através de redes; tem medo de se expor; fazem doações e não querem aparecer, entre outras desculpas.
Para superar algumas dessas dificuldades a secretaria do COEP/CE fez diversas ligações, pegou doações de porta em porta e solicitou aos dirigentes das associadas, que estimulassem seus funcionários a participar da campanha.
Rede Mobilizadores – Uma nova campanha, a Natal pela Vida – COEP/CE, já está em curso no Mobcidadania. Qual é a expectativa desta campanha e como as pessoas interessadas podem participar?
R.: Convidamos mais de 170 pessoas, a maioria está no grupo, criamos um evento, fizemos contato telefônico e estamos esperando retorno. A perspectiva é de que os/as participantes do grupo comecem a se comunicar o mais rápido possível. Geralmente, na segunda quinzena de dezembro as pessoas estão mais sensibilizadas com a chegada do Natal.
Os interessados podem participar por meio do grupo, dizendo o que podem e como querem fazer as doações, convidando os amigos e colegas de trabalho a realizarem doações e, se não tiverem e-mail ou estiverem inscritos, podem ligar para a Secretaria do COEP/CE, através dos telefones (85) 9 9988-6975 ou (85) 3273-3062.
A nossa expectativa é que todas as pessoas se sintam sensibilizadas com a chegada do Natal, pensem no grande número de crianças que nunca receberam um presente e façam sua doação. Atendemos a mais 1.500 crianças e jovens de baixa renda nas Comunidades COEP/CE.
Entrevista concedida à Sílvia Sousa
Editada por Eliane Araújo