Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Entrevistas

Participação, Direitos e Cidadania

Comunidade de Cacimba Cercada (AL) se une para melhorar telecentro comunitário

14 de dezembro de 2015

Adriano Adão Ferreira, da Comunidade de Cacimba Cercada, situada no município de Mata Grande, em Alagoas, está mobilizando os demais moradores para melhorarem a utilização e o funcionamento do telecentro comunitário. Instalado com o apoio do projeto Comunidades Semiárido – desenvolvido pelo COEP Nacional em diversas comunidades do semiárido nordestino -, o telecentro é utilizado por jovens e adultos da comunidade. Como alguns equipamentos estão precisando de reparos, o objetivo do grupo é unir os moradores, especialmente os jovens, para o conserto das máquinas e estimular o uso das instalações por um número maior de moradores.

Iniciativas como a de Adriano Adão fazem parte da proposta do Mobcidadania, uma estratégia lançada pela Rede Mobilizadores para incentivar o desenvolvimento de ações coletivas ou de mobilização social que visem enfrentar problemas sociais e comunitários, melhorar a qualidade de vida e defender direitos.

A definição das ações coletivas a serem realizadas e da estratégia a ser adotada são debatidas em grupos criados no Facebook. Por meio de reuniões virtuais, os integrantes do grupo decidem o que é preciso para colocar as ideias em prática. Todo o processo é registrado pelo administrador do grupo na página do Mobcidadania (www.mobilizadores.org.br/mobcidadania) e todos os participantes e demais interessados podem acompanhar o desenvolvimento das atividades no site. 

 

Rede Mobilizadores – Qual sua proposta para o Mobcidadania? 

R.: Nós queremos mobilizar as pessoas da nossa comunidade para que participem das ações propostas em benefício de todos. Nesse momento, nossa intenção é melhorar a utilização e funcionamento do telecentro comunitário.

 

Rede Mobilizadores – Quais suas expectativas em relação a essa proposta? 

R.: Estimular maior interesse dos moradores da comunidade em relação às atividades planejadas pelo grupo, que têm como propósito contribuir para o desenvolvimento comunitário.

 

Rede Mobilizadores – O grupo já pensou em algumas ações para desenvolver? Quais? 

R.: O grupo propôs atuarmos para melhorar a utilização e funcionamento do telecentro comunitário e fortalecer a associação de moradores. Nós queremos recuperar alguns computadores para que mais pessoas possam utilizar o telecentro.

 

Rede Mobilizadores – Que estratégias vocês pretendem usar para atrair novas pessoas para o grupo?

R.: Primeiramente, temos estimulado os integrantes do grupo que possuem perfis nas redes sociais a começarem a postar sobre as ações desenvolvidas. Acreditamos que, assim, outras pessoas poderão se interessar em participar do grupo, por o acharem importante e atrativo. Também temos mostrado os fatos ocorridos na comunidade, o que permite que, além de dar suas opiniões, as pessoas possam se juntar e trabalhar para resolver os problemas em comum.

 

Entrevista concedida a: Eliane Araujo 

Editada por: Sílvia Sousa

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Estão desmontando o Sistema de Segurança Alimentar, diz ex-presidente do Consea
  • Jovem moradora do Semiárido retrata em poesia sua relação com a água
  • Comunidade do semiárido alagoano se une para instalar internet
  • Comunidade de Barreiros (PB) se une para enfrentar efeitos da escassez de água
  • Interação entre universidades e organizações pode fortalecer comunidades
  • Formação de qualidade para o trabalho é desafio para jovens de periferias

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador