A comunidade de Riacho de Pedra, situada no município pernambucano de Cumaru, está sem posto de saúde há quatro anos e nem todos os moradores têm condições de buscar atendimento no centro do município ou em cidades vizinhas. Para tentar amenizar o problema, os integrantes do grupo “Prestação de serviços sociais – saúde e estética” do MobCidadania promoveram diversas ações na comunidade, como palestras sobre saúde, e testes de glicose e aferição de pressão.
O MobCidadania é uma estratégia lançada pela Rede Mobilizadores para incentivar o desenvolvimento de ações coletivas ou de mobilização social que visem enfrentar problemas sociais e comunitários, melhorar a qualidade de vida e defender direitos.
A definição das ações coletivas a serem realizadas e da estratégia a ser adotada são debatidas em grupos criados no Facebook. Por meio de reuniões virtuais, os integrantes do grupo decidem o que é preciso para colocar as ideias em prática. Todo o processo é registrado pelo administrador do grupo na página do Mobcidadania (www.mobilizadores.org.br/mobcidadania) e todos os participantes e demais interessados podem acompanhar o desenvolvimento das atividades no site.
Nessa entrevista, o administrador do grupo, Dyovany Otaviano relata as ações executadas e conta que a mobilização estimulou mais moradores a se envolveram em ações comunitárias. ?
Rede Mobilizadores – Qual foi a proposta do seu grupo no MobCidadania?
R.: A proposta do nosso grupo foi “Prestação de Serviços Sociais – saúde e estética”. A escolha desta ação mobilizadora deu-se em função da falta de atendimento médico em nossa comunidade, devido ao fechamento, há quatro anos, do posto de saúde. Muitos moradores não têm disponibilidade para deslocar-se para o centro da cidade ou para cidades vizinhas para receber atendimento médico.
Rede Mobilizadores – Quais os principais resultados obtidos?
R.: Conseguimos realizar uma palestra na qual a população teve acesso à informação com relação às temáticas drogas e câncer de próstata, ministradas, respectivamente, por uma psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma enfermeira chefe do Posto de Saúde da Família (PSF) da cidade. Conseguimos, também, realizar teste de glicose e aferição de pressão com o apoio de um grupo de 12 agentes de saúde do município. Além disso, a comunidade teve acesso a tratamentos estéticos como pintura de unha, escova e cortes de cabelo, masculinos e femininos. Durante as atividades foram oferecidas frutas, salada de frutas, bolachas integrais e promovidas apresentações culturais com crianças e jovens da comunidade.
Com estes resultados, a comunidade fortaleceu-se ainda mais com relação à mobilização, à coletividade, ao interesse em buscar mais melhorias. Assim, a partir desta primeira ação mobilizadora foram realizadas mais cinco ações na comunidade (“Riacho de Pedra + limpa”; “Doe um livro e transforme uma comunidade”; “Torneio de Futebol Beneficente”; “Nosso Lixo é Luxo” e “Riacho de Pedra + Verde”), contemplando assim, os demais eixos da proposta do MobCidadania: Erradicação da Miséria e Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade.
Rede Mobilizadores – Qual a estratégia de mobilização que você utilizou? As redes sociais facilitaram? Por quê?
R.: As redes sociais ajudaram muito, pois, em paralelo a reuniões presenciais na comunidade, tivemos a oportunidade de discutir e votar em ações a serem desenvolvidas, marcar encontros, entrar em contato com os palestrantes e demais colaboradores, como também divulgar a atividade e sua programação para demais membros da comunidade e comunidades circunvizinhas. Também colamos cartazes em vários pontos da comunidade para atrair mais pessoas.
Rede Mobilizadores – O que você diria para uma outra pessoa que tem interesse em desenvolver ações semelhantes, mas que ainda não deu o primeiro passo?
R.: Acredito que o MobCidadania nos permitiu enxergar os problemas e as dificuldades da nossa comunidade e, de forma coletiva, buscamos soluções para melhorá-la. Diria para pessoas que têm interesse em desenvolver ações semelhantes e ainda não começaram, que atividades como esta são bastante positivas e importantes para o desenvolvimento da comunidade, pois quando todos se unem em prol de uma causa comunitária, todos tendem a ganhar com isso; além do mais, fortalece-se o poder de mobilização e o trabalho coletivo.
Nossas ações deram tão certos e os resultados foram tão positivos para a comunidade, que estamos e estaremos dando continuidade às ações que já foram realizadas, assim como, a novas iniciativas que estão surgindo. Acho que se cada comunidade realizar pequenas ações mobilizadoras, coletivas e cidadãs terá, com certeza, cada vez mais, qualidade de vida e desenvolvimento. E todos nós teremos um mundo melhor!
Entrevista concedida a: Eliane Araujo
Editada por: Sílvia Sousa
primeira mento quero parabenizar a jovem Dyovany pela iniciativa que vem desenvolvendo em sua comunidade e parabenizar toda família riacho de pedra pelo trabalho que vem desenvolvendo e falar que o projeto que eles fizeram para o bem estar de toda família, como fazer palestra com os agentes de saúde e enfermeiro para trazer mas medico para todos a suas famílias da comunidade e muito importante. também como na limpeza da comunidade isto tudo fazem vcs ficar unidos e trabalhar mas pela comunidade riacho de pedra.