Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Entrevistas

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Comunidade de Barreiros (PB) se une para enfrentar efeitos da escassez de água

26 de outubro de 2018

[Publicado originalmente em 06 de junho de 2016]

Os moradores da comunidade de Barreiros, situada no município paraibano de Cajazeiras, tem convivido, nos últimos cinco anos, com chuvas abaixo da média. Com o objetivo de encontrar buscar formas de conservar esse recurso, os moradores criaram um grupo no MobCidadania e desenvolveram várias ações para conscientizar a comunidade e economizar água. 

O MobCidadania é uma estratégia lançada pela Rede Mobilizadores para incentivar o desenvolvimento de ações coletivas ou de mobilização social que visem enfrentar problemas sociais e comunitários, melhorar a qualidade de vida e defender direitos.

A definição das ações coletivas a serem realizadas e da estratégia a ser adotada são debatidas em grupos criados no Facebook. Por meio de reuniões virtuais, os integrantes do grupo decidem o que é preciso para colocar as ideias em prática. Todo o processo é registrado pelo administrador do grupo na página do Mobcidadania (www.mobilizadores.org.br/mobcidadania) e todos os participantes e demais interessados podem acompanhar o desenvolvimento das atividades no site.

Nessa entrevista, Nalri Pereira, administradora do grupo no MobCidadania, conta a experiência de sua comunidade. 

 

Rede Mobilizadores – Qual foi a proposta do seu grupo no MobCidadania? 

R.: Em reunião com os comunitários discutimos os principais problemas da comunidade de Barreiros. Como já havíamos realizado atividades relacionadas ao meio ambiente e o bem estar, como um dia de coleta seletiva do lixo e a plantação de mudas por toda a comunidade, decidimos que o próximo passo seria falar sobre a água e sua escassez. A comunidade vem enfrentado grandes dificuldades em relação à água, pois os últimos cinco anos foram de chuvas abaixo da média, causando o esvaziamento dos reservatórios.

 

Rede Mobilizadores – Quais os principais resultados obtidos? 

R.: Depois de expostas as ideias, resolvemos fazer uma palestra falando sobre a importância da água. O objetivo era buscarmos possíveis soluções e discutir o que cada um poderia fazer para preservar a pouca água que ainda nos restava. Visitamos os principais reservatórios da comunidade para ver a real situação. Chegamos à conclusão de que a falta de água para o consumo não era causada apenas pela escassez de chuvas, mas também pelo uso excessivo e inadequado, pela falta da preservação das árvores, principalmente ao redor dos açudes, e pela poluição.

Os moradores relatavam que às vezes usavam a água para molhar o terreiro como forma de evitar a poeira excessiva, alguns tinham grama, que necessita de muita água para manutenção, outros lavavam carros e motos. Decidimos que era preciso ter um controle sobre isso e que nos esforçaríamos para usar a água para o que realmente fosse importante.

Portanto, o primeiro resultado obtido foi a conscientização dos comunitários, que também perceberam que somente trabalhando juntos e cada um fazendo a sua parte é que poderíamos reduzir o desperdício e a poluição das águas. Sabemos que a seca é um fenômeno natural e que nós sertanejos temos que encontrar a melhor forma de conviver com ela.

 

Rede Mobilizadores – Qual a estratégia de mobilização que você utilizou? As redes sociais facilitaram? Por quê? 

R.: A principal forma de mobilização na comunidade ainda são as reuniões da associação, onde todos se encontram e discutem as pautas sugeridas. Outra forma de divulgação utilizada é a rádio difusora, onde são dados avisos de importância e toda a comunidade pode escutar. As redes sociais sem dúvida facilitaram a mobilização, pois é uma forma prática de comunicar e divulgar o que está sendo feito pra várias pessoas, e também permitiram a quem não tem muita disponibilidade de tempo se manter sempre informado, podendo contribuir com suas idéias. A comunidade de Barreiros tem uma página criada especialmente para divulgar essas ações e está sempre interagindo com os moradores e ex-moradores da comunidade que têm interesse em acompanhar o desenvolvimento da comunidade.

 

Rede Mobilizadores – O que você diria para uma outra pessoa que tem interesse em desenvolver ações semelhantes, mas que ainda não deu o primeiro passo? 

R.: O trabalho coletivo é um trabalho árduo, mas, sem duvida, é muito gratificante. Sabemos que para viver em comunidade é importante pensar no bem estar coletivo, discutir os problemas e procurar as soluções juntos. Desenvolver uma ação sozinho é muito difícil, por isso precisamos unir forças para lutarmos por melhorias e estarmos sempre abertos às ideias de todos, pois se todos se unirem as tarefas serão mais prazerosas. Diria pra essa pessoa que o primeiro passo é divulgar e mobilizar, buscar o maior número de pessoas interessadas e sempre motivá-las a nunca desistir. As ações comunitárias são de grande importância para todos e, a cada ação realizada, a comunidade se fortalece e cresce. Os resultados positivos são um motivo de satisfação e um incentivo a sempre buscarmos mais. Dos resultados negativos temos sempre que tirar um aprendizado, o importante é nunca desanimar.

 

Entrevista concedida a: Eliane Araujo 

Editada por: Sílvia Sousa

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Estão desmontando o Sistema de Segurança Alimentar, diz ex-presidente do Consea
  • Jovem moradora do Semiárido retrata em poesia sua relação com a água
  • Comunidade do semiárido alagoano se une para instalar internet
  • Comunidade de Barreiros (PB) se une para enfrentar efeitos da escassez de água
  • Interação entre universidades e organizações pode fortalecer comunidades
  • Formação de qualidade para o trabalho é desafio para jovens de periferias

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários

Um comentário sobre “Comunidade de Barreiros (PB) se une para enfrentar efeitos da escassez de água”
  1. Neta says:
    19/06/2016 às 2:00 pm

    parabéns pela iniciativa pois isso vem sendo problema quase em todas comunidade essa escassez de água mas vcs estão fazendo um belo trabalho na comunidade. parabéns a todos

    Responder


Apoiadores


Realizador