De acordo com Maria da Conceição Peres Young Pessoa, pesquisadora da Embrapa, alguns fatores ainda emperram o trabalho com Educação Ambiental no país. Dentre eles, cita a falta de informação em linguagem acessível e motivadora e a falta de acesso de boa parte da população ao material didático já disponível sobre o tema.
Segundo a pesquisadora, éfundamental estimular uma maior discussão e participação da população sobre as questões ambientais. Mas isso só será possível quando as pessoas se sentirem mais confiantes para falar sobre o tema e forem capaz de identificar práticas para suas necessidades ambientais locais.
A proposta da ?Coleção Jogos Ambientais da Ema? é justamente oferecer à população brasileira, em especial a crianças do Ensino Fundamental e a adultos engajados em programas de boas práticas agrícolas, acesso ao tema numa linguagem acessível e atrativa. A coleção, composta por sete cartilhas, um jogo de dados chamado “Ambiente” e um CD de músicas, propicia uma visão integrada e sistêmica da questão ambiental.
Para facilitar a integração entre os temas das cartilhas, foram criados personagens em massinha de modelar para cada volume em especial: A ?Turma da Ema?. Cada vez que um tema é mencionado, seu personagem aparece também.
Leia a entrevista com Maria da Conceição Peres Young Pessoa, uma das organizadoras e responsáveis pela Coleção, juntamente com Vera Lucia Ferracini.
Mobilizadores COEP – Quais as maiores dificuldades para se trabalhar a educação ambiental com crianças, jovens e adultos hoje no país?
R.: A Política Nacional de Educação Ambiental (EA) definida pela Lei Federal nº 9795, de 27 de abril de 1999, orienta os princípios, os objetivos, as linhas de atuação e as estratégias de implementação da EA – instrumento pelo qual “o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade?.
Um dos principais objetivos da EA consiste em contribuir para a compreensão da complexidade do ambiente em suas dimensões ecológica, econômica, social, cultural, política, ética e tecnológica, de maneira a sensibilizar a coletividade quanto à importância de sua organização e participação na defesa de todas as formas de vida. Pretende-se, assim, incentivar a mobilização dos cidadãos a partir do reconhecimento das causas e das conseqüências dos impactos socioambientais que afligem o planeta, buscando satisfazer as necessidades fundamentais da humanidade, ao mesmo tempo em que são respeitados os direitos de as gerações futuras terem acesso a um ambiente saudável.
Diante do apresentado, apesar do grande avanço com a inclusão do tema transversal ?meio ambiente? nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e das conquistas de alguns projetos de educação ambiental no país, a falta de informação (correta e em linguagem acessível e estimulante para motivar a continuidade no aumento de conhecimento sobre o tema ? ou o maior acesso da população aos materiais didáticos já disponibilizados) e de maior número de lideranças (com credibilidade da população local) que estimulem e participem do processo de aprendizagem do cidadão brasileiro no tema ?Meio ambiente? são os grandes limitantes para a efetiva educação ambiental de crianças, jovens e adultos.
Textos técnicos com poucos exemplos e imagens, ou com pouca retratação de problemas da população brasileira, tornam-se pouco atrativos para uma maior gama de público que acaba perdendo o interesse por não compreender termos/conceitos ou por não se identificar com os exemplos apresentados no material que tem em mãos. Além disso, o preço dos materiais impressos no país e o fato de a informação não estar concentrada em apenas um deles dificultam o acesso à informação escrita já disponível. Talvez, por essa razão, ?meio ambiente? ainda seja percebido pela maioria da população sem o enfoque holístico e sistêmico que possui. Assim, mesmo que, mais recentemente, venha sendo registrada uma maior exposição na mídia de temas ambientais (como ?lixo?, ?mudanças climáticas?, ?fauna?, ?flora?, ?segurança alimentar?, ?segurança dos alimentos?, necessidade de ?preservação dos recursos hídricos?, entre outros), ainda falta mostrar mais claramente como todos esses temas interagem entre si.
Existe a necessidade de motivar maior discussão e participação da população, que somente será alcançada quando ela se sentir mais confiante para falar sobre o tema ?meio ambiente? e capaz de identificar práticas adaptadas às suas necessidades ambientais locais.
Mobilizadores COEP – Diante deste cenário, o que é preciso para aumentar o nível de conscientização ambiental da população e estimular mudanças em seus hábitos?
R.: A educação é transformadora e motivadora da mudança de comportamento humano. Porém, é importante ressaltar que a aprendizagem propriamente dita depende de cada um. É um processo influenciado por fatores emocionais e por experiências construídas ao longo da vida. E a capacidade de relacionar estas experiências às novas situações a que uma pessoa é exposta torna-se significante para a mudança efetiva de seu comportamento. Assim, educação é um processo que vai além da apresentação de informação, do acúmulo de conhecimento ou do nível social, mas que se enraíza na construção de um processo de aprendizagem do ?aluno? enquanto ser humano (seja criança, jovem ou adulto).
Por essa razão, existe a necessidade de material didático que motive o rápido aprendizado da questão ambiental e que esteja acessível à população, e isso nem sempre significa disponibilizar textos na internet ou joguinhos eletrônicos. Estes também são importantes, mas devemos lembrar que ainda existem pessoas que não têm acesso a computador e à internet. Elas devem ser motivadas por meios que fomentem ações coletivas, tais como participação em jogos, o cantar músicas, entre outros, e não apenas individuais. Temos que lembrar que existem pessoas com necessidades especiais, que igualmente necessitam de informação, tais como aquelas apresentadas em textos em linguagem braile, por exemplo, trabalhando a inclusão em todos os níveis para formar cidadãos conscientes e motivados a agir.
Mobilizadores COEP – Quais os objetivos da coleção ?Jogos Ambientais da Ema??
R.: O objetivo principal da elaboração da coleção foi viabilizar material de educação ambiental em linguagem acessível à maioria da população brasileira, prioritariamente com foco no Ensino Fundamental. A ideia foi contribuir para a efetiva e duradoura transformação social, no que se refere às ações ligadas aos direitos pela educação, capacitação profissional, inclusão social e criação de cidadãos mais informados, conscientes sobre sua participação social e atuantes no espaço onde vivem.
A coleção considera também atividades agropecuárias e suas implicações para o meio ambiente, favorecendo o processo de conscientização sobre as questões ambientais, com ênfase para a necessária mudança de comportamento e de mobilização para atitudes proativas centradas no desenvolvimento sustentável.
Foi desenvolvida como uma das atividades do Projeto de Educação Ambiental da Embrapa Meio Ambiente, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Jaguariúna (SP) e por ele utilizada em vários municípios da região de Campinas. Posteriormente, foi utilizada em atividades de vários outros projetos da Embrapa, tais como Projeto Embrapa-Escola; Projeto de Educação Ambiental, Gasoduto Campinas-Rio de Janeiro ? municípios de Paulina, Jaguariúna, Campinas, Morungaba e Itatiba; Projeto Minibilbiotecas itinerantes, entre outros.
Mobilizadores COEP – Quantas cartilhas integram a coleção? Quais os temas abordados em cada uma delas?
R.: A coleção contém sete cartilhas que, de forma geral, abordam os temas: água; solo; árvores/florestas; lixo/reciclagem; qualidade de vida; ar; e fauna. Cada uma delas apresenta interrelação com os temas das demais cartilhas, propiciando uma visão integrada e sistêmica da questão ambiental, seja pela leitura, músicas, jogos, poesias e imagens.
Foram criados personagens da ?Turma da Ema? (Ema, Fito, Mico, Tatu, Pipa, Escovinha de Dentes, a Árvore e o Lixinho), associados aos temas. Cada vez que o tema é citado, o personagem aparece junto dos textos ou imagens do material. As imagens foram feitas de diferentes formas (massa de modelar, fotografias, desenhos, imagens montadas no computador), e as músicas do CD apresentam ritmos diferenciados, possibilitando, que o material prenda a atenção de crianças e adultos por diferentes estímulos, entre eles o visual e o auditivo.
Os temas das cartilhas foram escolhidos levando em conta as principais preocupações ambientais do cidadão brasileiro, a experiência dos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente em diversos projetos de temas ambientais, incluindo mais especificamente os resultados práticos nas comunidades obtidos pelo Projeto de Educação Ambiental liderado pela Dra Valéria Hammes. Também foi levada em conta a necessidade de material para uso em sala de aula pelos professores (no que se refere às demandas do tema transversal meio ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais).
Infelizmente, não tivemos recursos financeiros para lançar toda a coleção de uma vez. O CD de músicas de temas ambientais e as cartilhas ?Água sempre presente na vida? (no.1) e ?Nosso amigo solo? (no.2), juntamente com os personagens da turma da Ema (criados em massa de modelar) e o material de apoio foram lançados na Conferência Nacional do Meio Ambiente/Conferência Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente, em 29/11/03 em Brasília (DF). Em maio de 2004, nas festividades do aniversário da Embrapa, mais especificamente da ?Feira Ciência para Vida?, houve o lançamento da cartilha ?Qualidade de vida: nutrição, higiene e segurança dos alimentos? (no.5) e do Jogo ?Ambiente? (jogo externo aos apresentados nas cartilhas que permeia todos os temas da coleção). As demais cartilhas da coleção, ?Nós, as árvores e as florestas? (no. 3), Lixo: qual será a herança que vamos deixar?? (no. 4), ?O ar que respiramos e o que estamos fazendo com o nosso ambiente?? (no. 6) e ?Vida de bicho: a fauna e o meio ambiente no Brasil? (no. 7) , que contaram com a parceria da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), foram lançadas no aniversário da Embrapa Meio Ambiente, também em outubro de 2004.
Mobilizadores COEP – A coleção conta com algum outro material além das cartilhas?
R.: Como já apresentado, a coleção conta com um CD de músicas de temas ambientais e com um jogo externo chamado ?Ambiente?, além dos personagens da ?Turma da Ema?. Quando foi lançada, fizemos também outros materiais como ponteiras de lápis com os personagens, botons, adesivos, bonés ? material que teve uma grande aceitação, inclusive dos adultos, mas que não tivemos como continuar produzindo por falta de recursos para atender à demanda.
Mobilizadores COEP – A coleção é voltada a que público? Que fatores influenciaram na definição do público-alvo?
R.: Inicialmente, a coleção pretendia atingir crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Entretanto, da forma como foi elaborada, a coleção além de ser um material de informação ambiental também apóia a prática de jogos ambientais que poderão ser utilizados por crianças nas escolas, em família ou em atividades lúdicas, ou por adultos engajados em programas de sistemas de gestão ambiental e de boas práticas agrícolas do campo à mesa (como o Programa Alimento Seguro- segmento campo – Convênio Senai/Sebrae/Embrapa).
A definição do público, prioritariamente Ensino Fundamental I ( 1º ao 5 ano), deu-se em função do salientado por especialistas em educação, que afirmam dar-se também nessa fase a maior capacidade de a criança absorver, através de diferentes estímulos, conceitos que apoiarão sua aprendizagem intelectual, emocional e artística, estruturando uma base sólida para a consolidação do seu processo educacional por toda a vida. Desse modo, a formação de cidadãos críticos e atuantes, agindo no seu espaço, depende da apresentação adequada de material de educação ambiental que estimule as informações ambientais, a sociabilidade, os desafios e a concentração, para o ensino básico/fundamental.
Além disso, também foi consultado o nível de escolaridade predominante (adulto e infantil) na população brasileira, tomando por base informações do Censo 2000/IBGE. Constatou-se maior concentração nos ensinos básicos e fundamental. Assim, a coleção (CD e cartilhas), elaborada com foco no público de Ensino Fundamental I, atenderia não só aos alunos/professores, mas também às comunidades e famílias assistidas por projetos de responsabilidade social, educação ambiental, grupos religiosos, ONGs, empresas, entre outros.Mobilizadores COEP – O que fundamentou a elaboração de cada cartilha?
R.: Cada cartilha temática foi redigida com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, cobrindo assim as necessidades dos professores no que se refere apresentação de um material único que contemplasse suas necessidades prementes para a temática “meio ambiente”. Deve ser lembrado que o tema meio ambiente tem que ser trabalhado por diferentes disciplinas concomitantemente, o que aumentou não somente a demanda por material destinado aos professores como também a alunos.
As cartilhas também apresentam ilustrações diferenciadas (em massa de modelar, desenhos, cenários computacionais, dobraduras, fotos), prendendo a atenção do leitor na e possibilitando ao professor estimular o uso dessas técnicas de ilustração em sala de aula. Redigida por diferentes autores sem a preocupação com um padrão único, o texto quebra a monotonia e a formalidade de estilos, ampliando o vocabulário do leitor, apresentando diferentes formas de linguagem e possibilitando a compreensão da interdisciplinaridade temática existente na questão ambiental, facilitando também a exploração do assunto pelo professor em sala de aula.
Focada no tema transversal meio ambiente, cada cartilha trata do seu tema específico relacionando-o aos demais apresentados pelas outras cartilhas. Assim, facilita-se a percepção do enfoque integrado de temas. A criação dos personagens (um para cada cartilha) e uma personagem principal [Ema] – todos personagens em massa de modelar (material bem familiar às crianças em suas atividades escolares), também teve por objetivo facilitar a integração do material. À medida que o tema do respectivo personagem é citado no texto ou em imagens inseridas no material, ele aparece ao lado, como forma de ressaltar aos olhos do leitor a interrelação entre os temas.
A coleção apresenta jogos específicos no tema principal, explorados de forma a serem utilizados pelos professores ou pais em atividades lúdicas, para que percebam se o conteúdo apresentado foi efetivamente internalizado pelas crianças. Os jogos favorecem atividades de aprendizado relacionadas à matemática, imaginação, memória, convivência social, resgate de valores éticos (perder/ganhar), entre outros. Estas últimas são atividades imprescindíveis para a geração de cidadãos que saibam conviver em sociedade de forma harmônica e civilizada.
Para facilitar o repasse das informações, estimulando a temática ambiental em aulas de música e de expressão corporal ou em corais, foi elaborado um CD de músicas ambientais da coleção. Oito músicas repassam aspectos e conceitos citados nas cartilhas, possibilitando ao público mais adepto a estímulos musicais a recepção da informação.
Mobilizadores COEP – Qual a metodologia usada para trabalhar os temas das cartilhas?
R.: No início do trabalho, não tínhamos um método formal, propriamente dito, a ser seguido, mesmo porque a criação da coleção não foi proposta como um projeto. Contávamos com quase nenhum recurso financeiro para elaborar o material e, assim, optamos por conquistar voluntários entre os funcionários, parentes/amigos e estagiários da Embrapa Meio Ambiente, para o trabalho (textos, desenhos, poesias, jogos, diagramação, imagens, gravação dos CDs, entre outros).
Entretanto, tivemos que nos organizar e, assim, priorizamos os temas, definimos conteúdo, fornecemos um roteiro mínimo, fizemos algumas reuniões de nivelamento e deixamos as pessoas livres para deixar fluir a criatividade e a vontade de ?se ver no material?.
Mobilizadores COEP – Alguma cartilha teve uma aceitação/repercussão maior do que as outras? Em caso positivo, por quê?
R.: Todas as cartilhas tiveram grande aceitação, porém a cartilha sobre a água [que aborda noções sobre a importância da preservação da natureza e o uso racional dos recursos hídricos], foi a de maior repercussão em função das tiragens realizadas após a sua publicação, que apoiaram demandas externas quase que imediatamente (Campanha da Fraternidade ?Água fonte de vida? (2004) e Semana de Ciência e Tecnologia realizada pelo MCT em 2005 (também sobre tema água).
Mobilizadores COEP – Como professores e escolas devem fazer para adquirir o material?
R.: As solicitações das cartilhas da Ema podem ser feitas diretamente à Embrapa Informação Tecnológica:
por telefone: (061) 3340 9999 ou (061) 3448 4236 com o Sr Claudimar; ou
pela internet: no site http://livraria.sct.embrapa.br/liv2/buscaProduto.do colocar em ?Busca?, a palavra ?Jogos? .
SAC da Embrapa Meio Ambiente: sac@cnpma.embrapa.br que direcionará a solicitação à Embrapa Informação Tecnológica.
No site http://livraria.sct.embrapa.br/liv2/buscaProduto.do, podem ser resgatados os códigos de cada uma delas, valores e solicitada a compra. No caso de um volume grande do material, a tiragem pode ser negociada diretamente pelo telefone com o Sr. Claudimar.
O CD de musicas de temas ambientais e o Jogo Ambiente não estão à venda por falta de patrocínio para reprodução. Continuamos gravando alguns CD´s, apenas para atender a pequenas demandas, aqui mesmo na Embrapa Meio Ambiente.
Entrevista do Grupo Promoção da Educação Concedida à: Renata Olivieri Editada por: Eliane Araujo