Entrevistamos a mobilizadora Daniela de Oliveira que vem participando ativamente de Rede Mobilizadores COEP e deseja iniciar o tratamento dos animais do seu sítio, em Tanguá, com homeopatia. Futuramente, elapretende produzir ervas-medicinais. Nesta entrevista ela conta como surgiram estas idéias além das dificuldades enfrentadas na implementação estes projetos.
Mobilizadores Coep – Como surgiu a motivação em tratar os animais do seu sítio com homeopatia?
R. Surgiu a partir do desejo de não utilizar mais medicamentos agressivos, que destróem a fauna e a flora e certificar o sítio para a produção de plantas medicinais e aromáticas.
Mobilizadores Coep – Quais são os resultados esperados?
R. Eu espero conseguir que meus animais fiquem em bom estado, que o controle de ecto e endoparasitas seja efetivo e que o sítio continue a ser um local onde os animais se sintam bem, enquanto a produção acontece equilibradamente.
Mobilizadores Coep – Em sua região, você conhece outros produtores que já iniciaram o uso da homeopatia no tratamento de animais?
R. Não conheço ninguém ainda naquela região, mas os produtores locais mais envolvidos com a agricultura e as estruturas de apoio têm interesse em saber como se dá essa experiência; ou seja, é possível motivá-los se eu tiver bons resultados.
Mobilizadores Coep – Quais as dificuldades você vem enfrentando para dar inicio a esse tipo de tratamento?
R. Encontrar informações é difícil; muitas pessoas do local não acreditam neste tipo de tratamento e procuram me desmotivar o tempo todo.
Mobilizadores Coep – Fale-nos um pouco sobre o interesse em iniciar uma produção de ervas-medicinais.
R. Sempre tive muito interesse pela medicina alternativa. Estive na China no ano passado e pude observar que os chineses parecem ser muito mais saudáveis que nós, a começar pela aparência e pela alimentação, que é muito variada e cheia de verduras e frutas. Lá, as pessoas utilizam muitíssimo as ervas medicinais para a cura e profilaxia de doenças. Como percebi que no sítio há muitas delas que crescem naturalmente, comecei a pesquisar e estou criando um projeto para começar a aplicar esses conhecimentos reunidos.
Daniela, eu tembém tenho interesse emplantar no sitio ervas medicinais, com o objetivo não só de cuidar de animais, mas também ajudar as pessoas idosas e especiais.
Estou começando um curso de fitoterapia na herbarium, que custa 60,00 feito pela internet .(www.fhsp.org.br). Talvez possa lhe ajudar no seu projeto.
Eu me coloco a sua disposição para conversarmos melhor a respeito do seu projeto.
Reconheço que tem muita gente para atrapalhar e desmotivar a gente, mas nós sabemos que na vida sempre iremos encontrar este tipo de pessoa e temos que agradecer a Deus, por elas existirem e fazerem com que cada dia mais tenhamos forças para superar estes obstáculos.
Tenho um sitio e pretendo assim que conhecer melhor as técnicas, fazer plantações de várias ervas medicinais.
Podemos somar nossas experiências.
Aguardo contato.
Norma (21-25284644)
Conte comigo.