Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Entrevistas

Ubiraci Santos
Participação, Direitos e Cidadania

Mobilizador quer incentivar cultura e turismo na região Nordeste de Amaralina (BA)

11 de janeiro de 2016

O mobilizador Ubiraci Santos, da Bahia, criou um grupo no Mobcidadania denominado Turismo & Economia Criativa, com o objetivo de desenvolver ações de cultura e turismo na região do Nordeste de Amaralina, que envolve os bairros de Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Chapada do Rio Vermelho e Vale das Pedrinhas, em Salvador, na Bahia.

O MobCidadania é uma estratégia lançada pela Rede Mobilizadores para incentivar o desenvolvimento de ações coletivas ou de mobilização social que visem enfrentar problemas sociais e comunitários, melhorar a qualidade de vida e defender direitos.

A definição das ações coletivas a serem realizadas e da estratégia a ser adotada são debatidas em grupos criados no Facebook. Por meio de reuniões virtuais, os integrantes do grupo decidem o que é preciso para colocar as ideias em prática. Todo o processo é registrado pelo administrador do grupo na página do Mobcidadania (www.mobilizadores.org.br/mobcidadania) e todos os participantes e demais interessados podem acompanhar o desenvolvimento das atividades no site. 

Nessa entrevista, Ubiraci fala um pouco sobre as propostas do grupo que pretende atuar em benefício dos cerca de 100 mil habitantes residentes na região do Nordeste de Amaralina, que sofrem com a ausência de políticas públicas.

Apesar das dificuldades, a região é um dos maiores celeiros artísticos de Salvador, contando com grupos de capoeira, artesanato, teatro, hip-hop, street dance, balé afro, grupos carnavalescos, além de escritores, poetas e compositores.

 

Rede Mobilizadores – Qual sua proposta para o Mobcidadania? 

R.: Nós pretendemos reunir pessoas envolvidas no trade turístico para discutir possibilidades criativas para o desenvolvimento local da região do Nordeste de Amaralina, em Salvador, na Bahia, levando em conta aspectos sociais, turísticos, econômicos e ambientais e a promoção do ser humano da localidade.

 

Rede Mobilizadores – Quais suas expectativas em relação a essa proposta? 

R.: Das muitas expectativas, a mais relevante diz respeito à implantação da Cultura do Turismo e da Economia Criativa na região do Nordeste de Amaralina, uma vez que esta localidade já é um referencial na questão cultural.

 

Rede Mobilizadores – O grupo já pensou em algumas ações para desenvolver? Quais? 

R.: A ideia é realizar dois seminários envolvendo a sociedade civil e a gestão pública para discutir e aprovar ações que visem a inclusão da região do Nordeste de Amaralina nas políticas públicas relacionadas ao turismo e à Economia Criativa. Pensamos, ainda, em realizar uma oficina para instrumentalizar os representantes de grupos culturais da região do Nordeste de Amaralina sobre as duas temáticas, visando a obtenção de recursos financeiros e estimular o empreendedorismo social.

 

Rede Mobilizadores – Que estratégias vocês pretendem usar para atrair novas pessoas para o grupo?

R.: Pretendemos usar as redes sociais, a exemplo do Facebook, além de carro de som. Pensamos também em utilizar as rádios comunitárias da localidade para atrair mais interessados.

 

Rede Mobilizadores – Você já trabalhou com iniciativas sociais/ ambientais em outros momentos? Em caso afirmativo, o que fez?

R.: Sim. As principais ações realizadas por mim são nas áreas de identidade afrobrasileira e turismo (www.memorialafro.tk); Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador (www.comseasalvadorba.tk); e Cultura na Região do Nordeste de Amaralina – (www.concultnordeste.tk). O nosso grupo no Facebook pode ser acessado no endereço: (https://www.facebook.com/groups/turismocriativo).

 

Entrevista concedida a: Eliane Araujo 

Editada por: Sílvia Sousa

 

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Estão desmontando o Sistema de Segurança Alimentar, diz ex-presidente do Consea
  • Jovem moradora do Semiárido retrata em poesia sua relação com a água
  • Comunidade do semiárido alagoano se une para instalar internet
  • Comunidade de Barreiros (PB) se une para enfrentar efeitos da escassez de água
  • Interação entre universidades e organizações pode fortalecer comunidades
  • Formação de qualidade para o trabalho é desafio para jovens de periferias

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários

Um comentário sobre “Mobilizador quer incentivar cultura e turismo na região Nordeste de Amaralina (BA)”
  1. israel FERNANDO says:
    15/03/2016 às 11:15 am

    Eu gostaria de viver em um Brasil em que se pudesse, sim, manter manter certos locais tombados ao patrimônio público e da humanidade, mas com condições de se viver no local, pois em muitos destes locais usado inclusive para ganhos capitais não há sequer implantação de rede de saneamento, os grandes do turismo e os políticos ganham muito com a miséria alheia e poe as crianças locais como pedintes e muitas vezes escravos da prostituição, traficantes e afins.

    Responder


Apoiadores


Realizador