Moradora do Distrito Tabuleiro, região Semiárida do município alagoano de Água Branca, Jailma Feitosa teve a ideia de reunir a comunidade para tornar mais agradável o espaço comunitário onde, futuramente, haverá um telecentro. A plantação de árvores e limpeza do local ocorre nas proximidades do grupo escolar, igreja e posto de saúde, o que irá beneficiar muitos moradores.
Iniciativas como a de Jailma fazem parte do Mobcidadania, uma estratégia lançada pela Rede Mobilizadores para propor o desenvolvimento de ações de mobilização social em busca de melhorias e para a promoção da cidadania.
A sensibilização das pessoas acontece a partir de grupos criados virtualmente, pelo facebook, quando as atividades coletivas são elaboradas e colocadas em prática de verdade. Todo o processo é registrado pelo grupo participante e pode ser acompanhado na página do Mobcidadania, no endereço eletrônico www.mobilizadores.org.br/mobcidadania.
Saiba mais na entrevista concedida por Jailma Feitosa.
Rede Mobilizadores – Qual sua proposta para o Mobcidadania?
R.: A proposta é mobilizar e organizar as pessoas para criar um ambiente saudável na comunidade, proporcionando um espaço agradável de socialização. Tive essa ideia já pensando, também, na utilização desse local futuramente.
Rede Mobilizadores – Quais suas expectativas em relação a essa proposta?
R.: Estou muito esperançosa porque temos outras ideias para o futuro da nossa comunidade naquele espaço. Ali é um ponto estratégico, no centro da comunidade, ao redor temos o grupo escolar, igreja e posto de saúde. Estamos trabalhando para que ali próximo também implantemos a sede do telecentro e isso será muito bom, o espaço que estamos trabalhando será muito útil futuramente.
Rede Mobilizadores – O Grupo Ambiente Saudável já pensou em algumas ações para desenvolver? Quais?
R.: Já pensamos e realizamos algumas ações. Marcamos pelo grupo do Mobcidadania, através do facebook, o nosso primeiro encontro pessoalmente. No dia 19 de setembro nos encontramos com o intuito de discutir o que faríamos, dando espaço para que todos colocassem suas opiniões. Nesse dia, anotei os nomes de todos os voluntários e já deixamos o dia 12 de outubro marcado para começarmos a ação de fato.
Na data marcada iniciamos os trabalhos, plantamos mudas de todos os tipos na praça da comunidade e colocamos uma tela de proteção para que os animais não destruíssem o que fizemos.
Depois disso, permanecemos até hoje cuidando das mudas. Alguns voluntários se comprometeram em ir revezando os dias para regar e cuidar das plantas.
Rede Mobilizadores – O grupo de vocês tem hoje 49 participantes. Qual foi sua estratégia para atrair estas pessoas? Você pensa em trazer novos integrantes para o grupo?
R.: Acho que a divulgação foi o ponto principal. Depois que estamos fazendo parte da Rede de Comunidades do Semiárido, do Coep, os moradores começaram a perceber a importância do trabalho em grupo.
Estamos trazendo os jovens para participar das nossas atividades e os resultados estão saindo, estamos ganhando visibilidade e isso graças à jornada das comunidades, do ano anterior, que a rede ofertou e que nós, do Distrito Tabuleiro, saímos em primeiro lugar.
Com certeza a vinda de novos integrantes será ótima. O nosso grupo está aumentando cada dia mais, de vez em quando aparece uma solicitação para fazer parte do grupo e é isso que queremos. Com todos os comunitários fazendo parte, se envolvendo realmente, fica mais fácil alcançarmos os nossos objetivos.
Entrevista concedida à Sílvia Sousa
Editada por Eliane Araujo