Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Entrevistas

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Mutirão de limpeza é o primeiro passo para um ambiente mais agradável

4 de dezembro de 2015

Um mutirão de limpeza vai deixar mais agradável e aproximar quem vive em Baixa do Morro, comunidade localizada do município de Fartura, no Piauí. Pensando em promover o bem estar dos moradores, Cleonete Lima cadastrou-se no Mobcidadania e conseguiu mobilizar jovens e adultos de sua comunidade para um grande mutirão, que já tem data marcada. A sensibilização dos moradores deu tão certo que o grupo não quer mais parar. Nos planos está, por exemplo, a construção de uma praça comunitária.

O Mobcidadania é uma estratégia lançada pela Rede Mobilizadores para propor o desenvolvimento de ações de mobilização social em busca de melhorias e para a promoção da cidadania.

A sensibilização das pessoas acontece a partir de grupos criados virtualmente, pelo facebook, quando as atividades coletivas são elaboradas e colocadas em prática de verdade. Todo o processo é registrado pelo grupo participante e pode ser acompanhado na página do Mobcidadania, no endereço eletrônico www.mobilizadores.org.br/mobcidadania.

Saiba mais na entrevista concedida por Cleonete Lima.

 

Rede Mobilizadores: Como surgiu a sua ideia para o Mobcidadania?

R.: Em uma reunião com os mobilizadores e jovens da comunidade Baixa do Morro surgiu a ideia, pensando no bem estar de todos, na necessidade de fazer um ambiente mais gostoso para os moradores e todos que nos visitam, e também pensando em deixar a nossa sede mais linda.

Rede Mobilizadores: O grupo “Baixa do Morro, Unidos pela Natureza” tem hoje 24 participantes. Como foi feita a mobilização para trazer os membros para o grupo?

R.: Eu primeiro abri o grupo com ajuda e Mara [Mara Ribeiro Viana] e colocamos cerca de 15 pessoas no grupo. Com o grupo aberto, eu fiz uma reunião com todos os jovens e mobilizadores da comunidade e falei sobre a importância do grupo e para o que servia. Então começamos a postar na internet as notícias e fotos da mobilização e o pessoal daqui começou a querer participar do grupo, a pedir para ser adicionado.

Rede Mobilizadores: A mobilização das pessoas da comunidade para plantar arvores nativas na área em torno da sede da associação alcançou os objetivos do grupo?

R.: Sim, porque hoje estou vendo que o grupo está mais animado em querer participar e ver que a ação esta dando certo, juntamente com o MobCidadania, que é sucesso para todos.

Rede Mobilizadores: Quais foram as maiores dificuldades para realizar a ação? Como o grupo superou estes desafios?

R.: A maior dificuldade foi a realização dos mutirões, porque nem todos participaram e muitos não acreditavam que essa ação poderia dar certo. No entanto, os desafios foram superados no momento em que começamos a agir, quando os moradores viram que poderia dar certo. Hoje a comunidade acredita na ação.

Rede Mobilizadores: O grupo já pensou em novas ações para dar continuidade ao projeto? Quais?

R.: Sim, nós queremos muito dar continuidade. Futuramente queremos fazer nossa praça na sede da associação, fazer plantações na frente da igreja, entre outras melhorias.

 

Entrevista concedida a Sílvia Sousa.

Editada por Eliane Araújo.

 

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Estão desmontando o Sistema de Segurança Alimentar, diz ex-presidente do Consea
  • Jovem moradora do Semiárido retrata em poesia sua relação com a água
  • Comunidade do semiárido alagoano se une para instalar internet
  • Comunidade de Barreiros (PB) se une para enfrentar efeitos da escassez de água
  • Interação entre universidades e organizações pode fortalecer comunidades
  • Formação de qualidade para o trabalho é desafio para jovens de periferias

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador