Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Entrevistas

Participação, Direitos e Cidadania

Na Comunidade Baixa Grande o idoso tem valor

26 de outubro de 2015

Com o objetivo de promover a convivência e facilitar a integração dos moradores, a comunidade Baixa Grande, localizada no município paraibano Cachoeira dos Índios, tem agora um Centro de Convivência do Idoso. Também começou a ser organizada a arrecadação de livros para uma biblioteca comunitária.

As duas iniciativas resultam da mobilização feita pelo jovem Wesley Kayke, a partir do Mobcidadania, uma estratégia lançada pela Rede Mobilizadores para propor o desenvolvimento de ações de mobilização social em busca de melhorias e para a promoção da cidadania.

A sensibilização das pessoas acontece a partir de grupos criados virtualmente, pelo facebook, quando as ações coletivas são elaboradas e colocadas em prática de verdade. Todo o processo é registrado pelo grupo participante e pode ser acompanhado na página do Mobcidadania, no endereço eletrônico www.mobilizadores.org.br/mobcidadania.

Saiba mais na entrevista concedida pelo idealizador das ações, Wesley Kayke.

 

Rede Mobilizadores – Qual sua proposta para o Mobcidadania? 

R.: A proposta inicial é facilitar o contato entre os membros da comunidade, promover a interação e assim contribuir com melhorias para o bem estar dos moradores da Baixa Grande. Instigar o debate entre as pessoas com o intuito de se chegar a propostas de melhorias e resolução de conflitos.

Rede Mobilizadores – Quais suas expectativas em relação a essa proposta?

R.: As expectativas são as melhores. Os membros da comunidade se mostraram animados com o Mobcidadania, com as propostas apresentadas e mostraram-se prontos a contribuir com as ações.

Rede Mobilizadores – O Grupo Baixa Grande já pensou em algumas ações para desenvolver? Quais?

Centro de Convivência do Idoso de Baixa Grande

Centro de Convivência do Idoso de Baixa Grande

R.: Sim. Uma delas é o Centro de Convivência do Idoso. Um desejo antigo da comunidade, mas que nunca foi atendido pelo poder público. A comunidade se mobilizou e hoje o centro já está funcionando. Outra ação em que já estamos trabalhando é a Biblioteca Comunitária, onde iremos adquirir livros para montar uma biblioteca.

Rede Mobilizadores – O grupo de vocês tem hoje 14 participantes. Qual foi sua estratégia para atrair estas pessoas? Você pensa em trazer novos integrantes para o grupo? 

R.: Houve uma adesão muito boa por parte dos jovens da comunidade. Os que possuem redes sociais mostraram interesse em participar do grupo assim que eu os convidei. Logo procuraram saber mais do que se tratava. A estratégia em atrair mais pessoas foi convidando-as a se juntarem ao grupo. Ao longo do tempo uma pessoa acabou convidando outra e assim mais pessoas foram sendo incluídas. Se outras pessoas quiserem ajudar serão muito bem vindas a se juntarem ao grupo.

 

Quer ver como foi a festa de inauguração do Centro de Convivência do Idoso? Assista o vídeo produzido pela comunidade.

 

Entrevista concedida a Sílvia Sousa.

Editada por Eliane Araújo.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Estão desmontando o Sistema de Segurança Alimentar, diz ex-presidente do Consea
  • Jovem moradora do Semiárido retrata em poesia sua relação com a água
  • Comunidade do semiárido alagoano se une para instalar internet
  • Comunidade de Barreiros (PB) se une para enfrentar efeitos da escassez de água
  • Interação entre universidades e organizações pode fortalecer comunidades
  • Formação de qualidade para o trabalho é desafio para jovens de periferias

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador