Atualmente, no Brasil, apenas 6% dos alunos têm ao menos sete horas diárias de jornada escolar, a chamada educação integral. E o que podemos chamar de educação integral? Trata-se da relação entre tempo, espaço e conteúdo e da articulação de dois períodos na escola com uma proposta pedagógica que atenda as necessidades das crianças.Para a professora Silvia de Mattos Gasparian Colello, da Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo (USP), esta relação é fundamental na execução de um projeto pedagógico que seja eficiente, do ponto de vista educacional, e interessante, do ponto de vista de quem aprende. O grande desafio do ensino integral é justamente este, a adequação dos conteúdos levando-se em consideração as necessidades de cada escola, de cada realidade.Nesta entrevista ela fala sobre o que pode ser considerado ensino integral, quais são os desafios das escolas para se adequarem a este modelo, e como as escolas podem trabalhar a seu favor, revertendo a evasão escolar, a falta de interesse dos alunos e formando crianças cidadãs.
Mobilizadores COEP – O que podemos chamar de educação integral? Existe um modelo ideal?R.: Não existe um modelo ideal ou uma escola ideal. O que existe é uma tentativa de adequar uma proposta pedagógica ao perfil dos alunos a serem atendidos. O período integral deve ser entendido como um período em que a criança estará na escola para ter acesso a uma educação transformadora, com atividades produtivas do ponto de vista educacional. Mobilizadores COEP ? Algumas críticas à educação integral no Brasil é o fato de o horário estendido muitas vezes ser dedicado ao reforço escolar ou apenas a atividades esportivas e culturais. O que pensa a respeito?R.: É comum, atualmente, as escolas chamarem de educação integral o oferecimento de apenas um reforço na parte da manhã ou da tarde, muitas vezes caracterizado pelo horário estendido. O aluno que estuda à tarde vai cedo para a escola e faz atividades extracurriculares, como atividades esportivas ou recreativas, por exemplo. Esta prática não se caracteriza como educação integral.Para oferecer educação integral, a escola deve promover um equilíbrio entre atividades cognitivas, recreativas, artísticas, sociais e de orientação escolar. Para que isso aconteça é necessário haver uma maior interação entre as disciplinas e uma proposta pedagógica abrangente que concilie de forma equilibrada todas as atividades que envolvem a educação de uma criança, no sentido amplo da palavra. Ou seja, não só visando à educação formal, como também à educação para a vida, à educação de uma criança cidadã do mundo.Mas, para que esta proposta seja implementada, é necessário haver uma infraestrutura adequada dentro das escolas, como quadras esportivas, laboratórios, bibliotecas, sala de convivência, refeitório, equipamentos de informática e materiais pedagógicos. O desafio é garantir qualidade pedagógica e condição de trabalho. O ideal seria que o aluno que veio de uma aula de educação física possa tomar banho para, em seguida, assistir uma aula dentro da classe.
Mobilizadores COEP ? Fala-se que a educação integral deve considerar tempo, espaço e conteúdo. O que significa isso na prática?R.: Estes três conceitos estão interligados quando falamos em educação integral. O conceito do tempo está relacionado à sua disposição na organização das atividades de diferentes naturezas, como falei anteriormente: atividades recreativas, sociais, cognitivas. O conceito de conteúdo está relacionado à natureza daquilo que se propõe. Posso refletir sobre valores e modos de convivência a partir de uma atividade esportiva, por exemplo. Posso explicar conceitos sobre meio ambiente numa aula ao ar livre. Já o conceito de espaço abrange a infraestrutura necessária para oferecer todas as atividades importantes neste contexto. É preciso haver quadra, biblioteca, vestiário, refeitório, sala de convivência para que os conteúdos possam ser exercitados.A relação entre tempo, espaço e conteúdo é fundamental na execução de um projeto pedagógico que seja eficiente, do ponto de vista educacional, e interessante, do ponto de vista de quem aprende.
Mobilizadores COEP ? A educação brasileira ainda enfrenta graves problemas de infraestrutura, como deficiências tecnológicas, falta de professores capacitados, escolas mal cuidadas. O que você considera prioritário para que as escolas públicas brasileiras consigam oferecer educação integral com qualidade?R.: A valorização do professor é a mais importante e urgente medida que deveria ser tomada para a promoção da qualidade da educação, de um modo geral. Professores capacitados, envolvidos e motivados, em conjunto com uma boa proposta pedagógica, fazem a diferença quando se trata de educação com qualidade. Ao lado disso, não se pode descuidar das condições de trabalho e da revisão dos projetos escolares.Mobilizadores COEP ? Problemas comuns no país como reprovação e evasão escolar podem ser diminuídos com a educação integral? De que forma?R.: Sim, acredito que corretivamente e preventivamente. A educação integral é uma alternativa para ampliar a permanência da criança na escola, portanto, este vínculo poderá ser fortalecido. Se o projeto educacional for bem elaborado, criando espaços e tempos para se trabalhar com diferentes atividades, estimulando o hábito da leitura, o desenvolvimento de projetos de pesquisas, a formação de hábitos cidadãos, a escola poderá atuar tanto no sentido de corrigir dificuldades ou defasagens no processo de ensino, como estimular o aluno para prevenir esses problemas. Poderá, assim, reverter tais situações de evasão ou falta de interesse por parte dos alunos. Mobilizadores COEP ? O Plano Nacional da Educação, do Ministério da Educação (MEC), não prevê um currículo único para o país. Isso é positivo? Por quê?R.: É positivo, certamente. O grande desafio da educação é ajustar sua proposta ao perfil dos seus alunos. Ajustar os conteúdos e atender as demandas desses jovens. No entanto, defender esta descentralização não significa que cada escola tenha liberdade para ensinar o que deseja, e sim que haja um currículo básico que atenda às necessidades de conhecimento e as competências exigidas pela sociedade ou pelo mundo do trabalho.
Mobilizadores COEP ? De que maneira a educação integral pode colaborar para o desenvolvimento de competências importantes para o exercício de cidadania?R.: O modelo de educação integral tem a chance de investir na formação de um projeto social que venha atender as necessidades de formação de cidadãos. O desenvolvimento da interdisciplinariedade pode propor projetos que relacionem respeito ao meio ambiente, convivência com a diversidade, responsabilidade social, importância de valores éticos e morais, enfim, formação educacional no sentido amplo da palavra, de crianças cidadãs.Mobilizadores COEP ? Na sua avaliação, quais as maiores deficiências na formação escolar oferecida no país? De que maneira a educação integral pode colaborar para solucionar esses problemas?R.: A formação escolar atual se baseia na apresentação de conteúdos em detrimento das competências, habilidades e valores. A escola hoje é conteudista, fechada em si mesma. Acredito que o desenvolvimento de projetos relacionados que aproximem teoria e prática seja uma contribuição positiva do ensino integral. Não dá para acreditar que a simples transmissão de conteúdos vá formar pessoas críticas e capazes de entender o mundo em que vivem. É preciso ir mais além, formar cidadãos críticos. Para isso, a gente precisa desenvolver competências artísticas e cognitivas, estimular passeios fora do ambiente escolar, freqüentar mais a biblioteca, ler e aprender para melhor compreender o mundo. A escola com uma carga horária de apenas quatro horas e meia não consegue suprir estas necessidades.Mobilizadores COEP ? Nós cidadãos podemos ajudar a melhorar a educação em nosso país? Como?R.: A educação é um direito de todos e um dever do Estado, mas acredito que todos nós podemos ajudar a valorizar o ensino, os professores, a escola. Acho que cada um pode fazer aquilo que está no seu ciclo imediato de responsabilidades. Se sou pai de uma criança, devo ser presente, freqüentar as reuniões, cobrar soluções e acompanhar o desempenho do meu filho na escola. Se sou um jovem é importante preservar e valorizar minha escola. Existe um jogo de culpabilidade que tenta empurrar a culpa para diferentes esferas do governo. É preciso que a sociedade também assuma para si esta responsabilidade e cobre a democratização dos bens culturais, cobre uma educação de qualidade. O ensino integral já é uma realidade em muitos outros países. No Brasil, nós estamos correndo atrás desse prejuízo. Mas o fato é que o reconhecimento de que a educação integral é necessária já representa o primeiro passo no sentido de melhorar a educação em nosso país.
Mobilizadores COEP ? O COEP promove, desde 2009, o projeto Escola em Ação, estimulando escolas de todo o país a desenvolverem iniciativas em prol do meio ambiente. Na sua avaliação, qual a importância de ações com esta? Elas poderiam ser multiplicadas com a educação integral?R.: Toda iniciativa de conscientização é bem vinda, mas, é claro, temos sempre que cuidar da coerência e da adequação pedagógica do projeto. Além do meio ambiente, penso em muitos outros temas que poderiam mobilizar esforços dos educadores tendo em vista a formação para a saúde, a cultura e a democracia. Nesse sentido, poderíamos pensar em projetos esportivos, musicais, artísticos e humanitários. ———————Entrevista para o Grupo Promoção da EducaçãoConcedida à: Flávia MachadoEditada por: Eliane Araujo.
A valorização dos profissionais da educação não é prioridade em nosso país. Os nossos governantes têm outras prioridades… O resgate da dignidade do professor será efetivo somente quando o SALÁRIO for compatível com o trabalho que ele executa. A responsabilidade do professor é imensa, pois, na verdade ele é um construtor de pessoas. Ele participa ativamente da formação e desenvolvimento do ser humano.