De acordo com José Bento Pereira, entomologista e pesquisador do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a melhor forma de se prevenir a dengue é evitando locais onde o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor do vírus causador da doença (flavivirus), possa se proliferar, ou seja, qualquer objeto que possa acumular água.
Mobilizadores COEP – O que é Dengue?
R.: A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado flavivirus, e transmitida ao homem principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. A doença está presente em mais de 100 países do mundo, localizados no Sudeste Asiático, na África e nas Américas e atinge toda a América Latina, menos o Chile.
Mobilizadores COEP ? Como se dá a transmissão? Trata-se de uma doença contagiosa?
R.: O mosquito Aedes aegypti é originário da África. Seu ciclo apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto e se inicia quando a fêmea do Aedes aegypti pica uma pessoa com dengue.
O tempo necessário para o vírus se reproduzir no organismo do mosquito é de 8 a 12 dias. Após isso, ele começa a transmitir o vírus causador da doença. Esse mesmo mosquito, ao picar um ser humano sadio, transmite o vírus para o sangue dessa pessoa. Dentro de um tempo, que varia de 3 a 15 dias, a doença começa a se manifestar.
A partir daí, o ciclo pode voltar a se repetir, caso essa segunda pessoa seja picada por outro Aedes aegypti. Vale a pena lembrar que a dengue só é transmitida pela fêmea infectada do Aedes aegypti. Uma pessoa doente não transmite dengue para outra sadia, seja por contato direto, alimentos, água ou quaisquer objetos.
Mobilizadores COEP – Onde se reproduzem as larvas do mosquito?
R.: Em qualquer objeto que possa acumular água, de preferência sombreado. Exemplos: caixa de água aberta ou mal fechada, prato de planta, vaso de planta, ralo externo, calha, poço de elevador, bandeja de ar condicionado, reservatório de geladeira, pneu exposto a chuva, lixo descartado em local inapropriado etc.
Mobilizadores COEP – Quais as principais formas de prevenção à doença? Existe alguma vacina contra a dengue?
R.: A principal forma de combater a doença é evitar locais onde o mosquito possa se proliferar, ou seja, qualquer objeto que possa acumular água. Não existe ainda uma vacina.
Para reduzir a população do mosquito, é feita a aplicação de inseticida através do “fumacê”. Mas ele é útil apenas para matar os mosquitos adultos; não acaba com os ovos. O “fumacê” não acaba com os criadouros e precisa ser sempre repetido para matar os mosquitos que vão se formando. Por isso, é tão importante eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
Mobilizadores COEP – Quais os principais sintomas da dengue?
R.: O primeiro sintoma da dengue é febre alta: de 39°C a 40°C, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e nas juntas, fraqueza, náusea, vômitos e manchas vermelhas na pele.
Mobilizadores COEP ? E quanto ao tratamento para a doença?
R.: Não há um tratamento específico para a doença. As medicações utilizadas são analgésicos (remédios para aliviar a dor) e antitérmicos (para diminuir a febre). No entanto, nunca se deve tomar medicamentos sem orientação médica.Logo, é recomendável procurar um Serviço de Saúde assim que aparecerem os sintomas.
Mobilizadores COEP – Onde estão as populações mais vulneráveis à doença? Comente.
R.: Com relação à dengue, não existe populações mais vulneráveis. Existem áreas com maior densidade de mosquito, e se o vírus estiver circulando em tais áreas, aumenta-se a probabilidade de epidemia*1.
Claro que áreas mais pobres, onde falta saneamento e o abastecimento de água é precário, as pessoas são obrigadas a armazenar água, e isso aumenta as chances de proliferação do mosquito.
Mobilizadores COEP ? Neste caso, de locais onde o abastecimento de água é irregular, ou mesmo inexistente, o que as comunidades podem fazer para evitar a proliferação do mosquito?
R.: O ideal seria que os depósitos de armazenamento de água fossem vedados, e a água fosse retirada por uma torneira, isso evitaria não só a proliferação do mosquito, mas também doenças que são adquiridas através da água.
Exemplificando, se você tiver um tanque ou um tambor para armazenamento de água, este deveria ser levantado em uma base, sua parte superior, vedada e deveria se instalar uma torneira para retirada da água.
Mobilizadores COEP – Como é a incidência da doença nas áreas rurais?
R.: Como a dengue está relacionada ao mosquito transmissor, e este esta muito mais presente em áreas urbanas, a doença ocorre principalmente nas cidades.
Mobilizadores COEP – A dengue mata? Em que casos?
R.: Sim, dependendo do estado fisiológico do paciente e da gravidade da cepa, pode evoluir para um caso mais grave: a ?Dengue hemorrágica?. Os sintomas são iguais aos da Dengue clássica, mas podem existir ainda: sangramento de gengivas e narinas; fezes escuras, o que pode indicar a presença de sangue; manchas vermelhas ou roxas na pele; dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; vômitos e tonteira; diminuição da urina; e dificuldade para respirar.
Mobilizadores COEP – Que ações o Sistema de Saúde vem implementando para combater a dengue no país?
R.: O Programa Nacional de Controle de Dengue (PNCD)*2 e particularmente as Secretarias estaduais e Municipais trabalham com base em 10 componentes.
1. Vigilância integrada (epidemiológica, laboratorial, entomológica)
2. Combate ao vetor
3. Assistência aos pacientes
4. Integração com atenção básica
5. Ações de saneamento ambiental
6. Ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social
7. Capacitação de recursos humanos
8. Legislação
9. Sustentação político-social
10. Acompanhamento e avaliação do PNCD
Mobilizadores COEP – Quais são os principais pontos que devem continuar a ser trabalhados em todo o país para controlar a doença?
R.: Na minha opinião, não estamos conseguindo atingir o principal ator nisso tudo, que é a população. Precisamos transformá-la em parceira. Ainda hoje se buscam responsáveis pelo controle, enquanto isso o mosquito se espalhou no país. Hoje, se encontra em todos os estados e no Distrito Federal. Há muito tempo, a dengue deixou de ser um problema só de saúde. Além disso, o mosquito vem se adaptando a criadouros que antes nem se cogitava.
Mobilizadores COEP – Que tipos de ações os líderes comunitários podem desenvolver para mobilizar os moradores a se envolver com a prevenção e o combate dos focos de dengue?
R.: Acredito que educação em primeiro lugar, mudança de hábitos, como descartar seu lixo de maneira correta, evitar objetos que acumulem água
Mobilizadores COEP – Como o COEP pode atuar em suas comunidades para combater o avanço da dengue?
R.: Em primeiro lugar, convencendo as comunidades que o controle da dengue exige um esforço de todos. É importante lembrar que, para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia: garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, plásticos, entre outros.
Estes recipientes são normalmente encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo em lixões. É preciso que as ações para o controle da dengue garantam a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadouros já existentes ou de possíveis locais para reprodução do mosquito. Só assim poderemos vislumbrar um futuro sem dengue.
Mobilizadores COEP – Há riscos de epidemia no país?
R.: Hoje a dengue esta endêmico*3 no país; fica difícil prever onde e quando vamos ter epidemia. Mas se tiver mosquito com índice elevado, circulação de vírus e pessoas suscetíveis, o cenário estará pronto.
_____________________________________
*1 Epidemia: doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. A epidemia poderá ocorrer devido a um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).
*2 PNCD: foi instituído em 2002. Nele se incorporaram experiências nacionais e internacionais nas intensificações das ações para melhor o enfrentamento da dengue e a redução do seu impacto no Brasil.
*3 Endemia: doença localizada em um espaço limitado, denominado ?faixa endêmica?. Endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
Entrevista do Grupo Promoção da Saúde
Concedida a: Renata Olivieri
Editada por: Eliane Araujo
Muito boa a entrevista. Pretendo utilizar as dicas dadas para implantar o projeto em minha escola. Divulgarei a fonte.
Abraços,
Angela