Nesta entrevista, Janice Dias, gerente setorial de Programas Sociais da Petrobras, uma das patrocinadoras do Site Mobilizadores COEP, fala a respeito do Programa Petrobras Fome Zero, fazendo um balanço dos quatro anos da iniciativa. Janice cita ainda alguns subprojetos dentro de algumas linhas de atuação prioritárias do programa.
Mobilicadores COEP – Como se dá o processo de seleção pública dos projetos? Que compromissos assumem os implementadores dos projetos?
R.: As inscrições para a seleção pública ocorreram pela Internet, onde também constam o edital e o resultado da última edição. Somente podem ser inscritos projetos provenientes de associações sem fins lucrativos e ONGs. Os processos anuais de seleção pública são um destaque para a definição de novos projetos a serem patrocinados, seguindo as linhas de atuação do programa. São inscritas propostas de todos os estados brasileiros que, em seguida, são submetidas a um processo de avaliação, de acordo com critérios como sustentabilidade do projeto, viabilidade e impacto social. Representantes da Companhia e profissionais de reconhecida competência no terceiro setor e no mundo acadêmico participam do processo de avaliação. As propostas bem avaliadas e que não podem receber o patrocínio, por conta do limite de recursos, passam a integrar a Carteira de Projetos da Rede Petrobras de Responsabilidade Social. Definida pelo Conselho Deliberativo da seleção pública do Programa Petrobras Fome Zero, a carteira busca estimular ações com empresas parceiras, clientes e fornecedores.
Mobilizadores COEP – Como os projetos viabilizados pelo Fome Zero priorizam a participação das comunidades envolvidas?
R.: A participação direta das comunidades no Programa Petrobras Fome Zero fortalece as ações para a melhoria da qualidade de vida da população e a promoção da cidadania e da autonomia. Sistemas permanentes de informação e comunicação e a participação das lideranças locais buscam reduzir riscos, evitar impactos sociais negativos e gerar resultados positivos. No processo de relacionamento com as comunidades, são utilizadas diversas ferramentas de comunicação. O diálogo é permanente e avaliado, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa. A Petrobras possui uma norma interna voltada a ações de relacionamento de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) com as comunidades vizinhas. O cumprimento dessa norma define uma metodologia para o recebimento, tratamento e respostas às reclamações e demandas, garantindo a participação efetiva da comunidade nas diversas fases do empreendimento, desde o planejamento e a implantação até o encerramento. Participam do processo comissões que reúnem a comunidade e o poder público.
Mobilizadores COEP – É desenvolvida alguma ação para estimular as comunidades alvo de iniciativas financiadas pelo Programa a se emanciparem a conduzirem suas vidas com autonomia?
R.: Com foco na inclusão social e na cidadania, a Petrobras mantém, nas comunidades em que desenvolve atividades, ações de capacitação e qualificação profissional da mão-de-obra local, além de contribuir para abertura de novas oportunidades no mercado. Deste modo, a Companhia executa programas em parceria com empresas privadas, governos, instituições de pesquisa e ensino, envolvendo as próprias comunidades atendidas. O respeito aos interesses e às culturas das comunidades locais, expresso no Código de Ética da Companhia, se traduz na implementação de programas sociais e culturais, com características representativas da própria comunidade, sempre em parceria com lideranças locais. Nas Unidades de Negócio, são realizados projetos de fortalecimento da identidade e programas de sustentabilidade das comunidades.
Mobilizadores COEP – Você poderia destacar alguns projetos do Fome Zero cujos resultados são mais significativos?
R.: Alguns projetos patrocinados pela Petrobras estão abaixo destacados por linha de atuação do Programa Petrobras Fome Zero:
Educação e Qualificação Profissional: O projeto ?Empreiteira Escola Lua Nova?, no interior de São Paulo, busca atender às demandas de famílias de baixa renda para a aprendizagem contínua de jovens mães da região no setor de construção civil e construção de suas próprias casas. A iniciativa, desenvolvida pela Associação de Formação e Reeducação Lua Nova, visa à operacionalização e administração de uma fábrica para produção de 1,6 milhões de tijolos ecológicos e mutirões para construção de moradias para os atendidos pelo projeto.
Geração de Trabalho e Renda: Com foco no desenvolvimento de novas fontes de renda para comunidades tradicionais da região litorânea do Paraná, o projeto ?Cultimar? utiliza o conceito da maricultura familiar de forma sustentável, sem descaracterizar o ambiente natural ou as atividades culturais dessas áreas. O projeto contabiliza a realização de 40 oficinas de educação e de capacitação técnica, além da participação direta de 150 famílias e de mais de mil pessoas envolvidas indiretamente nos elos das cadeias produtivas. Os módulos de trabalho funcionam como modelos para se multiplicarem em diferentes locais do Brasil.
Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes: Estabelecida em São Paulo, a ?Associação Apoio ao Projeto Quixote? se aproxima dos adolescentes atendidos por meio de elementos do cotidiano de jovens de comunidades de baixa renda, como a arte em grafite. Cerca de 100 aprendizes em situação de risco social passaram por oficinas sobre técnicas do grafite, informática, cidadania, “break” (estilo de dança) e aspectos relacionados ao mundo do trabalho. Em seguida, os aprendizes replicaram os conhecimentos para 240 jovens da comunidade.
Empreendimentos Sociais: O projeto ?Carnaúba Viva?, em parceria com a Organização Potiguar de Arte, Cultura, Desporto e Meio Ambiente, promove uma rede de inclusão e desenvolvimento social em 12 municípios dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, no nordeste brasileiro. Surgiu da necessidade de se confeccionarem esteiras de palha de carnaúba, uma palmeira da região, em substituição ao alumínio como revestimento de dutos de vapor, com temperaturas de até 300ºC. Traz como diferencial a utilização dos materiais de fontes renováveis e facilmente disponíveis, utilizando para isso mão-de-obra local e promovendo o desenvolvimento sustentável na região.
Voluntariado Corporativo: Um exemplo de voluntariado corporativo acontece no município fluminense de Quissamã, estado do Rio de Janeiro, com o projeto ?Resgate da Auto Estima?. A venda de artesanatos utilizando a fibra de coco, de bonecas a acessórios, como brindes sociais, e de vassouras de piaçaba, contribui para o crescimento econômico de famílias de baixa renda no município.
Mobilizadores COEP – A Petrobras desenvolve também, desde 2004, o projeto Voluntariado Fome Zero. Como essa iniciativa se casa com o programa? Quantos funcionários estão envolvidos e que tipo de iniciativas são desenvolvidas? Quais os principais resultados alcançados?
R.: A Petrobras possui em suas diretrizes de comunicação a difusão de meios e ações de responsabilidade social e ambiental com empregados e as comunidades onde atua. Com base neste compromisso, a Companhia estimula seus empregados e aposentados a desenvolverem projetos próprios ou participarem de projetos sociais, em caráter voluntário, nas suas horas vagas, tendo como orientação o Manual Voluntariado Petrobras Fome Zero. A Companhia conta com 2.276 voluntários cadastrados, de 11 estados brasileiros.
Entrevistaconcedida à: Renata OlivieriEdição: Eliane AraujoEsperamos que tenham gostado da entrevista. Lembramos que o espaço abaixo é destinado a comentários. O entrevistado não se compromete a responder as perguntas aqui postadas.
A Petrobras tem uma divida para com a sociedade como um todo. Este programa, é bom, mas só esta sendo executado porque temos um governo que deu esta direção, Se mudar o governo amanhã, a divida continua. A Petrobras tem que destinar um Fundo de no minimo 10% de seu faturameno, criar um conselho com membros da sociedade civel, porporcionalmente com todos os estados brasileiros e este conselho com autonomia para deliberar em quais projetos serão destinados os recursos, monitoramentos e avaliações de resultados..ESSA DIVIDA, INDEPENDENTE DE GOVERNO. só pela divida para com sua população.. PARAR COM ESTE NEGÓCIOS DE LIBERAR A MAIOR FATIA DE RECURSOS, PARA GRUPOS E ENTIDADES DO RIO DE JANEIRO.
Edno Araujo
Sindicato do Transporte Escolar do Estado de São Paulo
Rua Cachoeira, 628 – Pari – CEP 03024000 – SP – ESP.
ACHO EXTREMAMENTE IMPORTANTE ESTE ENVOLVIMENTO DA PETROBRAS NESTAS QUESTÕES SOCIAIS. AlÉM DE SER PODEROSA ATRAVÉS DE SUA VISIBILDADE, ELA POSSUE RECURSOS PARA APLICAÇÃO.
A Petrobras é reconhecida como empresa modelo social, ela atua 100% internamente e 100% com as ações externa. Independente de partido politico ou mesmo de governo á Petrobras alem de ser uma empresa solida, em busca da alta tecnologia no avanço das suas metas, ela também esta envolvida nas campanhas socias governamentais e não governamentais como também nos seus projetos proprios beneficiando seus funcionarios e dependentes. Atua nos projetos de preservação da natureza em diversos seguimentos. É interesante que as empresas que dizem ser participativas em ações social façam de seu balanço econimico a transparencia dos valores gastos e a onde gastos com as ações sociais. Não só a Petrobras mais todos nós que contribuimos para que o social seja sempre visto como uma ajuda significante a aqueles que não tiveram as oportunidades que temos. Pois assim parabenizamos todos os volutarios, funcionarios e gestores e todas as empresas, que receberam o selo de empresa social. Podem contar comigo.
O Programa Fome Zero é recomendação de governo, e parabenizo a Petrobrás pelos indicadores no voluntariado. O engajamento a essa ação poderia ser replicada em outras unidade governamentais, mas seria necessário maior entendimento das gestões públicas.
Petrobras está de Parabéns, com esses projetos ela estimula a população a preservar o meio ambiente, e ajuda a população carente, a melhorar seu meio de subsistência, melhorando sua renda.
Parabens para Petrobras, infelizmente na empresa a qual trabalho o Projeto Fome Zero, não esta sendo implementado como deveria.
Petrobras está de parabens, gostaria de saber como posso entrar em contato com a responsável pela palestra pois desenvolvo um trabalho com instituições necessito de informações e qualificação.
Obrigada.Sandra Barbosa
Parabéns, acredito que uma maior divulgação destes trabalhos ,contribui para o aumento de participação social da sociedade em geral. Djanira Aracaju-SE.