Acreditando que os jovens são fundamentais para promover o aumento da conscientização da sociedade e o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento das alterações climáticas, o British Council promove, desde 2007, o programa Climate Generation em 60 países onde a entidade possui representação.
Ao participar do programa, os jovens passam a integrar a rede internacional de Climate Champions (jovens ativistas) do British Council, o que lhes permite trocar ideias e experiências com outros ativistas de vários países.
Mobilizadores COEP – Os jovens brasileiros estão conscientes dos impactos das mudanças climáticas sobre suas vidas e de suas comunidades?
R.: Sem dúvida, os jovens estão mais conscientes, até porque o assunto mudanças climáticas está cada vez mais em pauta. Talvez muitos ainda não saibam como podem contribuir ou não tenham consciência da força que possuem para influenciar positivamente suas comunidades. Mas o Brasil tem iniciativas muito importantes para estimular a discussão e o entendimento entre os jovens, como por exemplo, as conferências infanto-juvenis pelo meio ambiente do Ministério da Educação.
Mobilizadores COEP – O British Council acredita na força propulsora dos jovens como agentes de mobilização e transformação social. Que programas desenvolve para estimular este protagonismo?
R.: O programa Climate Generation tem o objetivo de criar uma rede internacional de jovens ativistas do clima (Climate Champions) que sejam especialmente comprometidos e entusiasmados para liderar projetos em suas comunidades, influenciando-as através de seu exemplo. Queremos ajudar a criar oportunidades para pessoas que estudam ou estão em início de carreira, por isso o foco do projeto é o público jovem. Esse público tem muito entusiasmo pelo tema, até porque os impactos das mudanças climáticas serão mais sentidos pelas gerações mais novas e futuras, por isso eles querem ter acesso às discussões nos planos nacional e internacional.
Mobilizadores COEP – Quando surgiu o programa Climate Generation? Em relação às edições anteriores do programa, houve alguma mudança para 2010?
R.: O British Council tem atuado no Brasil em projetos com jovens e mudanças climáticas desde 2007. Este ano, a mudança é que o programa deixou de ser restrito aos estudantes do Ensino Médio. Atualmente, jovens ativistas de todo o Brasil podem se inscrever; podem ser estudantes e professores do Ensino Médio e Universitário, pesquisadores, arquitetos, jornalistas, artistas, enfim, pessoas de qualquer área de atuação. O mais importante é que tenham fortes habilidades de comunicação e já estejam atuando em projetos na área, que proponham soluções sustentáveis para mitigação das mudanças climáticas ou para um maior esclarecimento e conscientização de suas comunidades.
Mobilizadores COEP – Em quantos países o programa é realizado? Que setores da sociedade participam da iniciativa? Onde estão os jovens mais atuantes (em que país)?
R.: O programa é realizado em 60 dos mais de 100 países em que o British Council possui representação. Todos os setores participam com o mesmo entusiasmo e em todos os países os jovens são muito atuantes. Entre os participantes do programa existem estudantes, arquitetos, jornalistas, artistas, engenheiros, pesquisadores acadêmicos, entre outros. Essa diversidade só confirma que a questão climática afeta a todos nós, independentemente de formação ou experiência, e todos temos um papel importante para ajudar a mitigar o problema.
Mobilizadores COEP – Poderia dar exemplos práticos dos resultados já alcançados pelo programa no Brasil?
R.: Em 2009, selecionamos oito jovens estudantes do Ensino Médio, de São Paulo (SP), Recife (PE), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Eles desenvolveram projetos em suas escolas e comunidades com foco na aplicação de práticas sustentáveis. Alguns exemplos incluem o plantio de hortas orgânicas adubadas com sistema de compostagem, para abastecer a cantina da escola e pessoas da comunidade; construção de bicicletários; campanhas de conscientização, com palestras e criação de sites e blogs especiais para os jovens; coleta de óleo de cozinha em residências das comunidades, que foram encaminhadas para cooperativas e usadas na produção de sabão, entre muitas outras iniciativas, todas desenvolvidas pelos jovens, com apoio das escolas, familiares e amigos.
Mobilizadores COEP – Quais os pré-requisitos para os jovens participarem do programa?
R.: Os interessados podem acessar o site www.britishcouncil.org.br, clicar em Nossos Projetos/Mudanças Climáticas/Climate Generation. Lá encontrarão os critérios de seleção e instruções para o preenchimento do formulário de inscrição e como fazer o upload de um vídeo no YouTube sobre seu projeto.
Mobilizadores COEP – De que forma os jovens são capacitados pelo programa para elaborarem projetos de adaptação e mitigação às mudanças climáticas em suas comunidades?
R.: Os selecionados terão a oportunidade de participar de um treinamento sobre liderança, gerenciamento de projetos e técnicas de negociação. São habilidades importantes que podem ajudá-los no desenvolvimento de seus projetos, prepará-los para captar recursos e conseguir mais apoio para suas iniciativas.
Mobilizadores COEP – Os jovens selecionados pelo programa têm necessariamente seus projetos financiados?
R.: Os selecionados terão a oportunidade de concorrer a um apoio financeiro para seus projetos. Este apoio será limitado e haverá uma segunda seleção entre os participantes de toda a América Latina para identificar os melhores projetos, e estes receberão uma ajuda de custo, ainda a ser definida.
Mobilizadores COEP – Que outras oportunidades o programa abre para os jovens?
R.: Ao participar do programa, o jovem tem a oportunidade de integrar a rede internacional de Climate Champions do British Council. Só isso já abre um leque enorme de oportunidades, pois ao trocar ideias e experiências com outros ativistas de vários países, os jovens descobrem novas informações e atividades. Por exemplo, muitas outras organizações internacionais realizam encontros e conferências juvenis e convidam participantes de todo o mundo a se inscreverem para participar. No final de 2010, selecionaremos um jovem brasileiro para ir ao México e participar da CoP16. Além disso, participar de um programa como esse estimula no jovem a vontade de agir e multiplicar o que aprendeu para outras pessoas. Acho que esse é o maior benefício. Uma participante do ano passado disse que sua autoconfiança melhorou significativamente, porque teve muitas oportunidades de falar em público e dar entrevistas.
Mobilizadores COEP – Quais os parceiros do Climate Generation no Brasil? Quais suas atribuições?
R.: Nossa parceira é a Escola Parque. Eles têm uma grande preocupação com a responsabilidade socioambiental em tudo o que fazem. Uma representante desta instituição, que é bióloga e psicopedagoga será nossa coordenadora pedagógica para as atividades de capacitação.
Mobilizaores COEP – As inscrições no Brasil vão até 08 de julho? E no restante os países envolvidos? Quando sairá o resultado final da seleção?
R.: Cada país tem um calendário distinto. No Brasil, os resultados serão divulgados no site www.britishcouncil.org.br até o final de julho.Entrevista do Grupo Mobilização Social: Direitos, Participação e Promoção da CidadaniaConcedida à: Renata OlivieriEditada por: Eliane Araujo