Maria Cristina Gramani, professora pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), é co-autora de uma pesquisa realizada recentemente que mostra que os primeiros quatro anos do ensino fundamental ditam o aproveitamento no superior. A pesquisa, realizada em todo o Brasil, fez um comparativo entre a qualidade do ensino nas séries do primeiro ciclo do ensino fundamental das escolas públicas e o desempenho dos alunos nas universidades federais do país. Nesta entrevista, ela explica como a pesquisa foi realizada, quais os critérios utilizados para se chegar a esta conclusão e o que deveria ser priorizado para melhorar a educação no Brasil. Mobilizadores COEP – O que a pesquisa realizada pelo Insper avaliou? Qual é seu objetivo?R.: Este trabalho contempla a relação entre o desempenho do ensino básico e a qualidade do ensino superior, mais especificamente, busca indicar qual nível do ensino básico (anos iniciais, anos finais ou ensino médio) mais afeta a qualidade do ensino superior.Mobilizadores COEP – O que o resultado do estudo revelou? Qual a metodologia utilizada?R.: Como resultados obteve-se que os anos iniciais (1ª a 4ª séries) possuem o maior potencial de melhorias, ou seja, atualmente este é o nível da educação que mais deve ter investimentos para refletir na qualidade do ensino superior. A Região Sul foi a que obteve o melhor resultado, portanto, é a que apresenta as instituições de ensino mais eficientes na relação entre o desempenho do ensino básico e a qualidade do ensino superior: 97,2% de aproveitamento. A Região Nordeste é a pior, com 64,9%.A Região Sudeste obteve 87,3%; a Centro-Oeste, 75,3%; e a Norte, 65,6%. A pesquisa considerou como premissa os alunos terem cursado o ensino básico e o superior no mesmo estado. Como metodologia foram comparadas as 27 unidades federativas do Brasil, utilizando dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – que mede o fluxo escolar e apresenta médias de desempenho dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio – e um produto representado pela média do Índice Geral de Cursos (IGC)*1, o indicador de qualidade das instituições de ensino superior do Ministério da Educação.Mobilizadores COEP – O que deveria ser priorizado pelas políticas públicas para fortalecer o ensino básico em nosso país?R.: Priorizar questões relacionadas à qualidade do ensino. Pouco adianta ter a infraestrutura, mas não ter o mínimo necessário para um ensino de qualidade. Neste sentido, diversos são os fatores que afetam a qualidade do ensino, por exemplo, a qualidade da formação dos docentes, a quantidade de docentes por aluno em sala, salários, continuidade do processo de avaliação da qualidade escolar, constante busca por metas, etc.Mobilizadores COEP – Atualmente, os investimentos no ensino superior têm sido maiores do que no ensino básico. Deveria ser o contrário? Justifique.R.: O Brasil precisa de investimentos em todos os níveis de ensino, não tem nenhum nível que esteja de acordo com as metas desejadas. Mas o que o estudo mostra é que os anos iniciais do ensino fundamental é o nível que mais necessita de melhorias, e estas melhorias deverão se refletir em melhorias nos anos seguintes e, consequentemente, no ensino superior.Mobilizadores COEP – O salário dos professores do 1º ciclo do ensino fundamental da rede pública brasileira está defasado? Qual é a média de salário pago pelos estados? Os estados cumprem o piso salarial definido pelo Governo? O que poderia ser feito nesse sentido? R.: Nossa pesquisa não entrou em detalhes de cumprimentos de pagamentos de piso salarial, entretanto diversas outros pesquisadores mostram que o salário dos docentes da 1ª a 4ª séries são menores que os demais.Mobilizadores COEP – Recentemente, passamos por um processo de municipalização da educação fundamental, ou seja, o ensino fundamental que antes era da esfera estadual passou a ser compromisso dos municípios. Quais são as implicações desta mudança? Qual a sua opinião sobre a municipalização?R.: O Brasil ainda está longe das metas propostas pelo Ministério da Educação, portanto ações que intensifiquem o compromisso com a educação tendem a melhorar a qualidade do ensino.Mobilizadores COEP – Estatísticas recentes mostram que mais de 90% das crianças brasileiras estão na escola. A qualidade do ensino tem acompanhado este crescimento quantitativo?R.: Apesar de importantes mudanças realizadas nos últimos anos, como a introdução de exames nacionais para avaliação da qualidade do ensino, o Brasil ainda é caracterizado como um país de baixo nível educacional, tanto em termos de quantidade como em termos de qualidade da educação. Novamente, o Brasil ainda está longe das metas educacionais propostas pelo Ministério da Educação.Mobilizadores COEP – Você acredita que fortalecer o ensino básico ajuda a eliminar as diferenças socioeconômicas para o ingresso no ensino superior?R.: Certamente.Mobilizadores COEP – Qual a sua opinião sobre a política de cotas que o Governo Federal tem adotado para permitir o acesso de classes menos favorecidas à universidade?R.: Sou completamente favorável a fornecer o acesso à educação superior a todos, mas novamente, para que um aluno tenha um bom desempenho no ensino superior se faz necessário antes ter um fortalecimento no ensino fundamental e médio.Mobilizadores COEP – O que moradores de pequenas comunidades, especialmente na área rural, podem fazer para exigir um ensino básico com maior qualidade?R.: Infelizmente não tenho resposta específica para essa pergunta, na verdade a comunidade rural deveria, como todos, ter acesso à educação de qualidade sem ter que exigir, este é um direito de todo cidadão.*1 -IGC: O Índice Geral de Cursos é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação, imediatamente após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).—————
Entrevista para o Grupo Promoção da EducaçãoConcedida à: Flávia MachadoEditada por: Eliane Araujo.
Concordo plenamente com a Maria Cristina. As quatro primeiras séries do ensino básico são de fundamental importância para o sucesso na vida escolar e futuro profissional do cidadão. Esse assunto é pra anteontem. Crianças que passam de série sem saber ler e escrever são reféns do narcotráfico,ou de políticos corruptos,ou viram presidiários, etc
naminha opinião esta ido muito bem por uqe tei coisa mas iportante para de bante? mas tarde