Olá Patricia!!!
Midia social ,grande forma de mobilização.
Sou pre candidato a vereador no meu município para 2016 ,e pretendo Fazer uma mobilização para resgatar os valores das familias do meu município em primeiro lugar.
Patricia tem algo que possa me mandar para estudo sobre o assunto para agregar com o que já tenho.
Email:antoniorabucezze@gmail.com
atenciosamente
Antonio
obrigado
Boa noite, Patricia.
Espero estar no Fórum. A minha participação neste curso foi com o objetivo de obter mais algum conhecimento e deixar alguma contribuição.
Com certeza, após o advento das mídias Sociais, ficou muito mais rápido e fácil atingir um público alvo. A prova está no material riquíssimo que nos foi disponibilizado mostrando tantas causas que deram certo e estão servindo de exemplo para formar multiplicadores.
Eu tenho conta no Facebook há muito tempo, mas nunca a utilizei. Até metade deste curso eu utilizava grupos de e-mails.
Porém, com o objetivo de implantar o Xadrez Social, vi no Facebook a mídia ideal para trabalhar a conclamação e posteriormente os planejamentos a serem desenvolvidos.
No momento, estou apenas em busca dos nomes dos enxadristas do ES para convidá-los a participar do projeto.
Não tenho dúvidas de que os meios atuais são muito mais rápidos e eficazes. Só tenho a agradecer pelas orientações recebidas neste curso.
Boa noite, há um tempo máximo para pesquisar sobre a causa,criar a rede e realizar uma ação ? Ou quanto mais a rede discute a causa mais fácil de realizar a ação ? Como evitar o desgaste entre discutir demais e realizar ações concretas ?
Há uma técnica de escrita especifica para escrever textos no facebook que engajem as pessoas para além da rede ?
Boa noite.
Sou o Engenheiro Agrônomo e professor Edson da Silva Farias e estou me apresentando para o fórum. Estou em Canguçu, no Centro de Treinamento da EMATER, terminando um curso de AgroHomeopatia, ministrado pelo pesquisador Radko Tichavsky.
Sou aluno do curso de Administração e em estudo do mercado sabemos que vivenciamos um mercado cheio de competitividade e mudanças rápidas e significativas. E que o ingresso do profissional no mercado de trabalho atualmente exige uma grau elevado de conhecimento e formação.
Neste vertente que criei minha causa em cima da mobilização dos jovens de nossa comunidade, que se encontram acomodados, um grupo em que prevalecesse o crescimento acadêmico , disponibilizando oportunidades de participar de cursos, palestras, fóruns e oportunidades de emprego. Esta sendo bem gratificante, pois dentro deste grupo temos grandes discussão construtivas e também tiramos duvidas de colegas.
Estamos criando ou até mesmo integrando a um grupo de mobilizadores que trate sobre a PREVENÇÃO E COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI. Quem quiser participar do grupo no face, escrevam seus nomes.
Gleyse Peiter, Jailma Feitosa e Tania Dantas, agradecemos a participação. Gostaria de agradecer também aos interessados, que deixaram suas perguntas e postagens. Em breve estaremos divulgando mais convidad@s especiais, que estarão por aqui 😀
Olá pessoal!
Eu sou aluno do curso de Nutrição. Dentro do meu curso, há uma disciplina intitulada “Educação Nutricional” e ela é uma das chaves do sucesso da ciência da Nutrição no alcance da qualidade de vida e promoção da saúde, pois é através dela que a gente consegue destruir conceitos e formar novos no que tange os princípios de Alimentação Saudável. Então por ser uma disciplina abrangente, eu gostaria de cooperar no fortalecimento da atuação do Nutricionista na Escola. Baseados em estudos científicos, percebe-se que, é relevante a implementação de bons hábitos alimentares em fases mais precoces do ciclo de vida do ser humano. Nessa perspectiva, a escola pode funcionar com ambiente propício estratégico para o aprendizado do modo correto de se alimentar. E, assim. pretende-se diminuir as estatísticas referentes as doenças crônicas não-transmissíveis, como: hipertensão, obesidade, diabetes tipo II, câncer…
Olá pessoal, meu nome é Jailma Gonçalves Feitosa, atuo, há alguns anos, na área da mobilização social no Distrito Tabuleiro, pequena comunidade do sertão alagoano.
Um dos pontos essenciais para a mobilização com certeza é a organização coletiva e uma das ferramentas que ajudam para essa organização é a associação comunitária/de bairro. Através dela podemos ter vez e voz, claro que com muita força de vontade, persistência e com o objetivo comum, que é o desenvolvimento do lugar em que vivemos. Foi através da associação que conseguimos progredir muito em minha comunidade, principalmente com a nossa parceria com a Rede Coep Semiárido, pois os cursos de organização comunitária nos ajudaram muito. Para mobilizar a comunidade primeiramente detectamos os problemas/carências existentes, apresentamos tais problemas/carências nas reuniões mensais da associação de moradores e nessas reuniões todos se envolvem discutindo como resolver esses problemas e depois de entrarmos num acordo sobre qual a melhor forma de resolver os problemas, vamos à prática atrás das soluções.
Realizamos algumas ações coletivas, como a ação a partir do projeto mobcidadania, por exemplo, proporcionado pela Rede Coep Semiárido. A proposta na minha comunidade foi mobilizar e organizar as pessoas para criar um ambiente saudável na comunidade, proporcionando um espaço agradável de socialização. A sensibilização das pessoas aconteceu primeiro a partir do Grupo “Ambiente Saudável” criado virtualmente por mim, no facebook. Lá apresentei a proposta, mostrei os benefícios para a comunidade e assim muitos mostraram interesse. Marcamos um encontro pessoalmente, que foi em um dia de reunião da associação para despertamos mais interesses em mais pessoas, para discutirmos as melhores ideias dessa ação, após selecionarmos as ideias, marcamos para ir à prática e muitos se apresentaram como voluntários. Iniciamos os trabalhos na data marcada nesse encontro presencial e plantamos mudas de todos os tipos na praça da comunidade e colocamos uma tela de proteção para que os animais não destruíssem o que fizemos. Depois disso, permanecemos até hoje cuidando das mudas e alguns voluntários se comprometeram em ir revezando os dias para regar e cuidar das plantas. Hoje temos um belo local em nossa comunidade.
Enfim, o que é de interesse coletivo deve ser trabalhado por esse coletivo e para que se tenha resultados é necessário não desistir, trazer sempre mais e mais pessoas para que defendam a mesma causa e correr atrás do que se precisa.
Nossas Causas são muito parecidas e gostaria de saber como faço para fazer parte de seu grupo para aprender mais sobre sua experiência no plantio das mudas na comunidade em que mora.
São tantas causas, vejo tantas pessoas em movimento pela melhoria de comunidades, da sociedade… Tenho certeza de que cada movimento em prol da coletividade há de contribuir para o melhoramento moral do planeta, quando, então, não teremos mais necessidade de mobilizações pontuais, pois seremos todos mobilizadores do todo.
Olá. Boa tarde Tânia. Desculpe não ter participado online de sua entrevista,por questões de compromissos já assumidos anteriormente. Achei muito bom a matéria do jornaldacidadeonline postado por V.Sa..Procuro apenas separar as pesquisas cientificas com as religiosas, pois na minha opinião, somos todos extraterrenos com mera passagem por este planeta. Vivemos aqui para aprendermos e pesquisarmos o que somos, de onde viemos, para que fomos criados e para onde vamos. Assim, como uma espécie temos um ciclo de vida e provavelmente um dia seremos extintos evoluindo para uma espécie futura seguindo um fluxo natural. O próprio planeta também evolui por ser considerado um planeta vivo e tambem possui o seu ciclo de vida. Cabe a nós, seres pensantes, procurar cuidar deste planeta que nos foi confiado, deixar seguir se fluxo evolutivo, pois, as catástrofes naturais que vemos nada mais é que uma transformação evolutiva. O que devemos modificar são os nossos hábitos, caracteres e personalidades, optando por ser menos egoista, consumista e imorais.
Tânia bom dia cheguei agora, que bom saber que hoje não somos só e temos que pensar no proximo, pois cada vez mais estamos vendo que olhando so cuidando de você não chegara a nada, muito bom seu comentário, eu penso que atualmente temos que sofrer uma resiliencia, para mudar esse mundo
Aproveitando a oportunidade de participar deste espaço, desejo imensamente deixar minha contribuição à REDE.
Muito se fala em atuar, ajudar, auxiliar, apoiar e demais verbos que traduzem intervir diretamente em algo ou na vida de alguém. Contudo vamos parar para pensar e na visão global, enxergar o mundo que estamos vivendo, é óbvio a perfeição existe, claro que sim e ela é “DIVINA”.
A DÁDIVA A NÓS CONCEBIDA DE VIVER NOSSAS EXPERIÊNCIAS NA TERRA, planeta que habitamos nada mais é do espelho do NÓS.
Penso que o tempo urge, muitas experimentações, boas ou ruins já foram feitas…e percebam como mudamos para pior o planeta que recebemos, em nome do avanço da civilização…Civilização?
Paramos para pensar um pouco, o que realmente nos interessa?
Família: como está o cenário desta célula hoje? O que esta sendo feito pela principal célula da sociedade?
Seres humanos que somos, estamos senso transformados em humanoides…transfigurados.
Veja como o amor próprio também vem senso afetado, buscam se padrões, esquecem da essência.
Meus queridos irmãos das causas, que possamos ” causar ” sim , em nome de SER HUMANO. em nome da dignificação da raça, causam que envolvam pessoas, de todas as idades… para as crianças o preparo para o futuro, que hoje nos parece tão incerto. Para os que tanto deram de si numa trajetória vivida, o acolhimento.
Da criança ao idoso, a causa do bem maior, a paixão e o amor espalhado por meio de uma corrente movida pela ação do Bem Estar e da Sustentabilidade do planeta.
Como já dizia o nosso ilustre Leonardo Boff, nós precisamos cuidar da Terra. Este cuidar não tenho dúvidas de que deixa implícito a responsabilidade, a prevenção e o amor pelo espaço que ocupamos, pela natureza que nos foi presenteada.
Participantes, gostaria de lembrar que nesse final de semana teremos as convidadas especiais: Tania Dantas (no sábado) e Jailma Feitosa (no domingo). Deixem as suas perguntas e participem!
Deixando para os colegas mobilizadores uma reflexão.
Por que mudar? Por que mobilizar com ação?
No contexto geral o mundo que vivemos nos traz contentamento?
Sqn … ;(
Tive oportunidade apenas hoje de ler os comentários de todos no forum com convidados. Vi o filme sobre a quebra de paradigma e gostei bastante. Vejo que somos muito assim mesmo, por comodismo, desesperança, para ficar igual aos outros, sei lá, sempre temos uma justificativa para não colocar mãos a obra.
É difícil mudar, mas é necessário, sempre. Ser crítico, ouvir o argumento do outro, dialogar, pensar em como fazer algo melhor.
E ter esperança, sempre, e confiar que o outro pode ser seu parceiro e um dar força ao outro.
Antonio,
_ falando sobre Redes…
Tão eficaz quanto a rede social on line é a rede da comunidade em que vive.
Os líderes estão em toda parte, do senhorzinho que vende jornal ( ele também é um bom formador de opinião), o salão de beleza, o líder pertencente a Associação de Bairros e outras ONGs que você aos poucos vai conhecendo ao buscar diagnosticar estas lideranças. Mas perceba que todos eles tem uma causa em comum, deves ser sensível a elas.
Abraços
Tania Dantas
Obrigado Tania,eu já havia pensado em 3 causas para abraçar.
1-violência domestica como citou no seu comentário
2-Trabalho para a mulher( Você falou sobre desigualdade salarial)
3-Priorizar saúde para mulher
Você é mulher o que seria prioridade para você nessas opções.
Gostei muito do seu argumento
Peço licença para dar opinião em sua conversa, compartilhando a construção de nosso grupo.
Em nosso Bairro começamos com a Rede de Vizinhos Protegidos, implantado através de uma apresentação da Policia Militar. Quando o assunto é Segurança gera maior interesse por parte dos moradores. Em seguida criamos um grupo de WhatsApp no Bairro com os moradores que compareceram à reunião divulgada através de faixas colocadas nos locais estratégicos no Bairro. Os moradores foram chamando os vizinhos, mas fizemos também uma visitas em algumas casas que ainda não estavam participando.
Hoje esse grupo discute além de segurança, problema de Infraestrutura do Bairro e um pouco de Meio Ambiente.
Por se tratar de um Bairro que era uma fazenda e por ter sido muito desmatado, estamos aprendendo aqui para uma forma de por em prática nossa causa, que é o replantio de mudas nesses locais.
E não se preocupe em escolher à pricípio, pessoas com espírito de liderança, pois quando a causa é nobre essas lideranças surgem de onde menos se espera.
Boa noite a todos!!!
Caros convidados e administradores,fui convidado a participar desta maratona politica deste ano e estou pre candidato a vereador aqui do município de Campos dos Goytacazes-RJ.Não tenho dinheiro para investir e nem estou pensando em receber algum para isto.
Será uma experiencia para mim,venho pelo partido PMB(Partido da Mulher Brasileira).
poderiam me ajudar a escolher uma causa fortíssima que eu possa defender e levar adiante e apresentar a sociedade sem precisar de dinheiro.
tenho algumas ideias e quero compartilhar com vocês depois que ouvi-los.
Curso maravilhoso,estão de parabéns vocês organizadores.
Bom dia Roberto, li vosso comentário e fiquei pensando, e pensando …
Também sou militante política há mais de uma década, e as vezes me flagro questionando para onde vamos
com tantas propostas e tantas frustrações, no que tange os ideais partidários.
Percebo na maioria das vezes perdemos o viés do idealismo … Mas não deixo a crítica velar os meus ideais. Sempre que buscamos uma causa já estamos apixonado por ela, e esta paixão é que nos move.
Veja você a bandeira que você empunha é a causa feminina, Parabéns… Primeiro passo e conhecer cada viés da causa partidária, o Estatuto do PMB deixará mais claro o caminho a ser percorrido. Agarre-o e inspire-se, te dou uma dica …a violência domestica é hoje uma das principais causas da mortalidade feminina, assim como a desigualdade salarial. Teria aqui duas vertentes para uma campanha de argumetos fundamentada em números em defesa do gênero.
Seja um político de argumentos por uma causa séria…e terás um bom número de eleitores.
Abraços …estamos juntos!
Pessoal, vamos falar um pouco sobre Redes. Uma rede tem várias características especiais. Se pensarmos numa rede de pesca, a imagem são fios ou cordas, entrelaçados e ligados por vários nós. Uma rede de informática são vários computadores interligados – onde cada computador é um nó da rede – e que compartilham algo de uso comum, como uma impressora, por exemplo. Uma rede de pessoas é a interligação de cada indivíduo como um nó da rede, compartilhando valores, princípios e ações. O importante é saber que uma rede é viva, ela sempre está se movimentando, se atualizando e criando novas ações.
Gleyse bom dia!
Como está o COEP em Santa Catarina? existe uma representação da rede aqui?
Penso ser interessante conhecer as lideranças daqui. Caso negativo estou interessada no assunto, e fortalecer ainda mais o Estado por meio do COEP.
Abç
Tania Dantas
Boa tarde pessoal. Para nós,o significado de mobilização é = mobilizar para a ação. Por isso, é importante entender que quando nos mobilizamos, é sempre para fazer algo. Significa que conseguimos colocar juntas outras pessoas para fazer alguma ação coletiva. O fato de nos mobilizarmos demonstra que a gente ” se importa” com determinado assunto, que não somos indiferentes ao que acontece em nossas vidas ou em nosso ambiente.
Estou refazendo uma pergunta: Gostaria de perguntar a Sra. Gleyse se em minha cidade posso mobilizar e criar um COEP ou uma ramificação da rede mobilizadores. Se possível como proceder?
Gostaria de perguntar a Sra. Gleyse se em minha cidade posso mobilizar e criar um COEP ou uma ramificação da rede mobilizadores. Se possível como proceder?
Jairo, que bom você está interessado. O Coep foi criado em 1993 e ao longo dos anos fomos aprimorando nosso trabalho e forma de funcionamento, por isso, temos um Estatuto e algumas regras de funcionamento. Seria bom você entrar em contato com Amelia Medeiros, nossa secretaria executiva adjunta para tratar d mais detalhes. O email é amelia@coepbrasil.org.br
A Rede Mobilizadores é virtual, aberta para todas as pessoas e gratuita, portanto você pode divulgar à vontade nossos cursos, oficinas, livros, cartilhas, etc.
Olá Cap Jairo! Nossa tecnologia nesse momento só possibilita o chat. Mas, vamos em frente! A convidada está online então, pode deixar as suas questões. Eles (convidados estarão sempre do outro lado da telinha dentro dos dias e horários combinados). Pode deixar seu comentário que eles responderão 🙂
E vamos aprimorando o nosso canal aos poucos!!!
Desejo compartilhar uma cartilha muito interessante para quem deseja mobilizar grupos em favor dos objetivos do Milênio, que nada mais são do que metas traçadas pela ONU para avançarmos em pontos considerados críticos no sentido humanitário.
Os mobilizadores que estiverem inseridos nestas metas, tenham a certeza que estarão comprometidos com a mudança de um mundo melhor e mais justo.
O Brasil é signatário dos Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano. As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:
1 – Acabar com a fome e a miséria
2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos
3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde das gestantes
6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças
7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Como ações para chegar ao objetivo de minha causa, eu sugeriria como a primeira delas, reunir alunos de escola publica no bairro onde moro e ensinaríamos a cantar corretamente o Hino Nacional Brasileiro, e como segunda prioridade, esta mesma turma teria aulas sobre civismo, respeito cooperação mútua e educação voltada para o desenvolvimento pessoal, ou seja boas maneiras e etc…..Com certeza os outros se espelhariam nos exemplos.
Louvável causa, que traduzindo seria a inserção do conteúdo intitulado “Cidadania”.
Trabalha este tema nas escolas nos leva a uma gama de ações, inclusive as questões de patriotismo, respeito aos símbolos nacionais, a participação social, e o exercício pleno da cidadania, cuja semente deverá ser plantada já nas séries inicias, quiça no berçario!
Você já pensou em detectar uma ONG próxima a sua comunidade, poderia ser a Associação de Moradores, cujo estatuto poderia contemplar ações voltadas a parceria entre pais x escola, por meio das APP – Associação de Pais e Professores.
O Ministério Público é parceiro em palestras… as faculdades também, e um material de apoio ( impresso ou de multi mídia ) poderá ser desenvolvidos por acadêmicos em fase de conclusão de curso, como apoio fundamental a vossa causa.
Abraço
Tania Dantas
QUINTA (07/04) – 15 às 16h – Gleyse Peiter – Coordenadora da Rede Mobilizadores;
SÁBADO (09/04) – das 09 às 11h – Tânia Dantas – Mobilizadora da Defesa Civil de Schroeder – SC;
DOMINGO (10/04) – das 14 às 17h – Jailma Feitosa – Atua com ações de mobilização social na comunidade do Distrito Tabuleiro – AL (Comunidades Semiárido).
Olá Patricia!!!
Midia social ,grande forma de mobilização.
Sou pre candidato a vereador no meu município para 2016 ,e pretendo Fazer uma mobilização para resgatar os valores das familias do meu município em primeiro lugar.
Patricia tem algo que possa me mandar para estudo sobre o assunto para agregar com o que já tenho.
Email:antoniorabucezze@gmail.com
atenciosamente
Antonio
obrigado
Para quem já chegou no último módulo, deixo a pergunta: você percebeu alguma mudança na maneira de mobilizar após o advento das mídias sociais?
Boa noite, Patricia.
Espero estar no Fórum. A minha participação neste curso foi com o objetivo de obter mais algum conhecimento e deixar alguma contribuição.
Olá Patrícia!
Com certeza, após o advento das mídias Sociais, ficou muito mais rápido e fácil atingir um público alvo. A prova está no material riquíssimo que nos foi disponibilizado mostrando tantas causas que deram certo e estão servindo de exemplo para formar multiplicadores.
Grata por participar desse curso.
Eu tenho conta no Facebook há muito tempo, mas nunca a utilizei. Até metade deste curso eu utilizava grupos de e-mails.
Porém, com o objetivo de implantar o Xadrez Social, vi no Facebook a mídia ideal para trabalhar a conclamação e posteriormente os planejamentos a serem desenvolvidos.
No momento, estou apenas em busca dos nomes dos enxadristas do ES para convidá-los a participar do projeto.
Não tenho dúvidas de que os meios atuais são muito mais rápidos e eficazes. Só tenho a agradecer pelas orientações recebidas neste curso.
Sdçs
Boa noite amigos mobilizadores!
Vamos com tudo! Estou aqui para falarmos sobre a mobilização nas mídias sociais!
Boa noite, há um tempo máximo para pesquisar sobre a causa,criar a rede e realizar uma ação ? Ou quanto mais a rede discute a causa mais fácil de realizar a ação ? Como evitar o desgaste entre discutir demais e realizar ações concretas ?
Há uma técnica de escrita especifica para escrever textos no facebook que engajem as pessoas para além da rede ?
Muito Obrigada.
Oi Ana, você deve saber quem é o eu público alvo. Só assim poderá entregar/produzir o conteúdo que ele quer receber.
Rede
Mobilizadores
Olá!
Hoje (12/05) a jornalista Patrícia Andrade Ladeira estará participando desse Fórum às 20h. Deixem dúvidas e/ou comentários para ela 🙂
Boa noite.
Sou o Engenheiro Agrônomo e professor Edson da Silva Farias e estou me apresentando para o fórum. Estou em Canguçu, no Centro de Treinamento da EMATER, terminando um curso de AgroHomeopatia, ministrado pelo pesquisador Radko Tichavsky.
Olá Edson, seja bem-vindo! O curso está agregando valor à sua mobilização?
Sou aluno do curso de Administração e em estudo do mercado sabemos que vivenciamos um mercado cheio de competitividade e mudanças rápidas e significativas. E que o ingresso do profissional no mercado de trabalho atualmente exige uma grau elevado de conhecimento e formação.
Neste vertente que criei minha causa em cima da mobilização dos jovens de nossa comunidade, que se encontram acomodados, um grupo em que prevalecesse o crescimento acadêmico , disponibilizando oportunidades de participar de cursos, palestras, fóruns e oportunidades de emprego. Esta sendo bem gratificante, pois dentro deste grupo temos grandes discussão construtivas e também tiramos duvidas de colegas.
Use as redes sociais para engajar e trocar ideias, ampliar conhecimento.
Boa noite.
Estamos criando ou até mesmo integrando a um grupo de mobilizadores que trate sobre a PREVENÇÃO E COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI. Quem quiser participar do grupo no face, escrevam seus nomes.
Att.
Gerson Emídio
Gerson que Município vai acontecer esta mobilização
Rede
Mobilizadores
Gleyse Peiter, Jailma Feitosa e Tania Dantas, agradecemos a participação. Gostaria de agradecer também aos interessados, que deixaram suas perguntas e postagens. Em breve estaremos divulgando mais convidad@s especiais, que estarão por aqui 😀
Olá Raquel boa noite!
O prazer foi meu estreitar laços e trocar saberes,
é uma experiência muito rica.
Grata
Tania
Rede
Mobilizadores
😀
Olá pessoal!
Eu sou aluno do curso de Nutrição. Dentro do meu curso, há uma disciplina intitulada “Educação Nutricional” e ela é uma das chaves do sucesso da ciência da Nutrição no alcance da qualidade de vida e promoção da saúde, pois é através dela que a gente consegue destruir conceitos e formar novos no que tange os princípios de Alimentação Saudável. Então por ser uma disciplina abrangente, eu gostaria de cooperar no fortalecimento da atuação do Nutricionista na Escola. Baseados em estudos científicos, percebe-se que, é relevante a implementação de bons hábitos alimentares em fases mais precoces do ciclo de vida do ser humano. Nessa perspectiva, a escola pode funcionar com ambiente propício estratégico para o aprendizado do modo correto de se alimentar. E, assim. pretende-se diminuir as estatísticas referentes as doenças crônicas não-transmissíveis, como: hipertensão, obesidade, diabetes tipo II, câncer…
Olá pessoal, meu nome é Jailma Gonçalves Feitosa, atuo, há alguns anos, na área da mobilização social no Distrito Tabuleiro, pequena comunidade do sertão alagoano.
Um dos pontos essenciais para a mobilização com certeza é a organização coletiva e uma das ferramentas que ajudam para essa organização é a associação comunitária/de bairro. Através dela podemos ter vez e voz, claro que com muita força de vontade, persistência e com o objetivo comum, que é o desenvolvimento do lugar em que vivemos. Foi através da associação que conseguimos progredir muito em minha comunidade, principalmente com a nossa parceria com a Rede Coep Semiárido, pois os cursos de organização comunitária nos ajudaram muito. Para mobilizar a comunidade primeiramente detectamos os problemas/carências existentes, apresentamos tais problemas/carências nas reuniões mensais da associação de moradores e nessas reuniões todos se envolvem discutindo como resolver esses problemas e depois de entrarmos num acordo sobre qual a melhor forma de resolver os problemas, vamos à prática atrás das soluções.
Realizamos algumas ações coletivas, como a ação a partir do projeto mobcidadania, por exemplo, proporcionado pela Rede Coep Semiárido. A proposta na minha comunidade foi mobilizar e organizar as pessoas para criar um ambiente saudável na comunidade, proporcionando um espaço agradável de socialização. A sensibilização das pessoas aconteceu primeiro a partir do Grupo “Ambiente Saudável” criado virtualmente por mim, no facebook. Lá apresentei a proposta, mostrei os benefícios para a comunidade e assim muitos mostraram interesse. Marcamos um encontro pessoalmente, que foi em um dia de reunião da associação para despertamos mais interesses em mais pessoas, para discutirmos as melhores ideias dessa ação, após selecionarmos as ideias, marcamos para ir à prática e muitos se apresentaram como voluntários. Iniciamos os trabalhos na data marcada nesse encontro presencial e plantamos mudas de todos os tipos na praça da comunidade e colocamos uma tela de proteção para que os animais não destruíssem o que fizemos. Depois disso, permanecemos até hoje cuidando das mudas e alguns voluntários se comprometeram em ir revezando os dias para regar e cuidar das plantas. Hoje temos um belo local em nossa comunidade.
Enfim, o que é de interesse coletivo deve ser trabalhado por esse coletivo e para que se tenha resultados é necessário não desistir, trazer sempre mais e mais pessoas para que defendam a mesma causa e correr atrás do que se precisa.
Olá Jailma!
Eu sou Emília e moro atualmente em Lagoa Santa.
Nossas Causas são muito parecidas e gostaria de saber como faço para fazer parte de seu grupo para aprender mais sobre sua experiência no plantio das mudas na comunidade em que mora.
Abraços
Emília Norma
São tantas causas, vejo tantas pessoas em movimento pela melhoria de comunidades, da sociedade… Tenho certeza de que cada movimento em prol da coletividade há de contribuir para o melhoramento moral do planeta, quando, então, não teremos mais necessidade de mobilizações pontuais, pois seremos todos mobilizadores do todo.
Olá. Boa tarde Tânia. Desculpe não ter participado online de sua entrevista,por questões de compromissos já assumidos anteriormente. Achei muito bom a matéria do jornaldacidadeonline postado por V.Sa..Procuro apenas separar as pesquisas cientificas com as religiosas, pois na minha opinião, somos todos extraterrenos com mera passagem por este planeta. Vivemos aqui para aprendermos e pesquisarmos o que somos, de onde viemos, para que fomos criados e para onde vamos. Assim, como uma espécie temos um ciclo de vida e provavelmente um dia seremos extintos evoluindo para uma espécie futura seguindo um fluxo natural. O próprio planeta também evolui por ser considerado um planeta vivo e tambem possui o seu ciclo de vida. Cabe a nós, seres pensantes, procurar cuidar deste planeta que nos foi confiado, deixar seguir se fluxo evolutivo, pois, as catástrofes naturais que vemos nada mais é que uma transformação evolutiva. O que devemos modificar são os nossos hábitos, caracteres e personalidades, optando por ser menos egoista, consumista e imorais.
Tânia bom dia cheguei agora, que bom saber que hoje não somos só e temos que pensar no proximo, pois cada vez mais estamos vendo que olhando so cuidando de você não chegara a nada, muito bom seu comentário, eu penso que atualmente temos que sofrer uma resiliencia, para mudar esse mundo
Aproveitando a oportunidade de participar deste espaço, desejo imensamente deixar minha contribuição à REDE.
Muito se fala em atuar, ajudar, auxiliar, apoiar e demais verbos que traduzem intervir diretamente em algo ou na vida de alguém. Contudo vamos parar para pensar e na visão global, enxergar o mundo que estamos vivendo, é óbvio a perfeição existe, claro que sim e ela é “DIVINA”.
A DÁDIVA A NÓS CONCEBIDA DE VIVER NOSSAS EXPERIÊNCIAS NA TERRA, planeta que habitamos nada mais é do espelho do NÓS.
Penso que o tempo urge, muitas experimentações, boas ou ruins já foram feitas…e percebam como mudamos para pior o planeta que recebemos, em nome do avanço da civilização…Civilização?
Paramos para pensar um pouco, o que realmente nos interessa?
Família: como está o cenário desta célula hoje? O que esta sendo feito pela principal célula da sociedade?
Seres humanos que somos, estamos senso transformados em humanoides…transfigurados.
Veja como o amor próprio também vem senso afetado, buscam se padrões, esquecem da essência.
Meus queridos irmãos das causas, que possamos ” causar ” sim , em nome de SER HUMANO. em nome da dignificação da raça, causam que envolvam pessoas, de todas as idades… para as crianças o preparo para o futuro, que hoje nos parece tão incerto. Para os que tanto deram de si numa trajetória vivida, o acolhimento.
Da criança ao idoso, a causa do bem maior, a paixão e o amor espalhado por meio de uma corrente movida pela ação do Bem Estar e da Sustentabilidade do planeta.
Este link traz números, um tanto profético, mas pertinente ao assunto.
http://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/2355/rugidos-da-natureza
Como já dizia o nosso ilustre Leonardo Boff, nós precisamos cuidar da Terra. Este cuidar não tenho dúvidas de que deixa implícito a responsabilidade, a prevenção e o amor pelo espaço que ocupamos, pela natureza que nos foi presenteada.
Rede
Mobilizadores
Participantes, gostaria de lembrar que nesse final de semana teremos as convidadas especiais: Tania Dantas (no sábado) e Jailma Feitosa (no domingo). Deixem as suas perguntas e participem!
Deixando para os colegas mobilizadores uma reflexão.
Por que mudar? Por que mobilizar com ação?
No contexto geral o mundo que vivemos nos traz contentamento?
Sqn … ;(
Inspirem-se neste vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=lgf4n5SQAhQ
Tive oportunidade apenas hoje de ler os comentários de todos no forum com convidados. Vi o filme sobre a quebra de paradigma e gostei bastante. Vejo que somos muito assim mesmo, por comodismo, desesperança, para ficar igual aos outros, sei lá, sempre temos uma justificativa para não colocar mãos a obra.
É difícil mudar, mas é necessário, sempre. Ser crítico, ouvir o argumento do outro, dialogar, pensar em como fazer algo melhor.
E ter esperança, sempre, e confiar que o outro pode ser seu parceiro e um dar força ao outro.
Meu comentário tem a ver com redes ,preciso montar uma rede de amigos que tenha espirito de liderança para unirmos força.O que acham.
Antonio,
_ falando sobre Redes…
Tão eficaz quanto a rede social on line é a rede da comunidade em que vive.
Os líderes estão em toda parte, do senhorzinho que vende jornal ( ele também é um bom formador de opinião), o salão de beleza, o líder pertencente a Associação de Bairros e outras ONGs que você aos poucos vai conhecendo ao buscar diagnosticar estas lideranças. Mas perceba que todos eles tem uma causa em comum, deves ser sensível a elas.
Abraços
Tania Dantas
Obrigado Tania,eu já havia pensado em 3 causas para abraçar.
1-violência domestica como citou no seu comentário
2-Trabalho para a mulher( Você falou sobre desigualdade salarial)
3-Priorizar saúde para mulher
Você é mulher o que seria prioridade para você nessas opções.
Gostei muito do seu argumento
Oi Antônio!
Peço licença para dar opinião em sua conversa, compartilhando a construção de nosso grupo.
Em nosso Bairro começamos com a Rede de Vizinhos Protegidos, implantado através de uma apresentação da Policia Militar. Quando o assunto é Segurança gera maior interesse por parte dos moradores. Em seguida criamos um grupo de WhatsApp no Bairro com os moradores que compareceram à reunião divulgada através de faixas colocadas nos locais estratégicos no Bairro. Os moradores foram chamando os vizinhos, mas fizemos também uma visitas em algumas casas que ainda não estavam participando.
Hoje esse grupo discute além de segurança, problema de Infraestrutura do Bairro e um pouco de Meio Ambiente.
Por se tratar de um Bairro que era uma fazenda e por ter sido muito desmatado, estamos aprendendo aqui para uma forma de por em prática nossa causa, que é o replantio de mudas nesses locais.
E não se preocupe em escolher à pricípio, pessoas com espírito de liderança, pois quando a causa é nobre essas lideranças surgem de onde menos se espera.
Emília Norma
Boa noite a todos!!!
Caros convidados e administradores,fui convidado a participar desta maratona politica deste ano e estou pre candidato a vereador aqui do município de Campos dos Goytacazes-RJ.Não tenho dinheiro para investir e nem estou pensando em receber algum para isto.
Será uma experiencia para mim,venho pelo partido PMB(Partido da Mulher Brasileira).
poderiam me ajudar a escolher uma causa fortíssima que eu possa defender e levar adiante e apresentar a sociedade sem precisar de dinheiro.
tenho algumas ideias e quero compartilhar com vocês depois que ouvi-los.
Curso maravilhoso,estão de parabéns vocês organizadores.
Bom dia Roberto, li vosso comentário e fiquei pensando, e pensando …
Também sou militante política há mais de uma década, e as vezes me flagro questionando para onde vamos
com tantas propostas e tantas frustrações, no que tange os ideais partidários.
Percebo na maioria das vezes perdemos o viés do idealismo … Mas não deixo a crítica velar os meus ideais. Sempre que buscamos uma causa já estamos apixonado por ela, e esta paixão é que nos move.
Veja você a bandeira que você empunha é a causa feminina, Parabéns… Primeiro passo e conhecer cada viés da causa partidária, o Estatuto do PMB deixará mais claro o caminho a ser percorrido. Agarre-o e inspire-se, te dou uma dica …a violência domestica é hoje uma das principais causas da mortalidade feminina, assim como a desigualdade salarial. Teria aqui duas vertentes para uma campanha de argumetos fundamentada em números em defesa do gênero.
Seja um político de argumentos por uma causa séria…e terás um bom número de eleitores.
Abraços …estamos juntos!
Rede
Mobilizadores
Pessoal, vamos falar um pouco sobre Redes. Uma rede tem várias características especiais. Se pensarmos numa rede de pesca, a imagem são fios ou cordas, entrelaçados e ligados por vários nós. Uma rede de informática são vários computadores interligados – onde cada computador é um nó da rede – e que compartilham algo de uso comum, como uma impressora, por exemplo. Uma rede de pessoas é a interligação de cada indivíduo como um nó da rede, compartilhando valores, princípios e ações. O importante é saber que uma rede é viva, ela sempre está se movimentando, se atualizando e criando novas ações.
Gleyse bom dia!
Como está o COEP em Santa Catarina? existe uma representação da rede aqui?
Penso ser interessante conhecer as lideranças daqui. Caso negativo estou interessada no assunto, e fortalecer ainda mais o Estado por meio do COEP.
Abç
Tania Dantas
Rede
Mobilizadores
Boa tarde pessoal. Para nós,o significado de mobilização é = mobilizar para a ação. Por isso, é importante entender que quando nos mobilizamos, é sempre para fazer algo. Significa que conseguimos colocar juntas outras pessoas para fazer alguma ação coletiva. O fato de nos mobilizarmos demonstra que a gente ” se importa” com determinado assunto, que não somos indiferentes ao que acontece em nossas vidas ou em nosso ambiente.
Estou refazendo uma pergunta: Gostaria de perguntar a Sra. Gleyse se em minha cidade posso mobilizar e criar um COEP ou uma ramificação da rede mobilizadores. Se possível como proceder?
ola boa noite a todos, estou gostando muito do curso, muito proveitoso e instrutivo.
Gostaria de perguntar a Sra. Gleyse se em minha cidade posso mobilizar e criar um COEP ou uma ramificação da rede mobilizadores. Se possível como proceder?
Rede
Mobilizadores
Jairo, que bom você está interessado. O Coep foi criado em 1993 e ao longo dos anos fomos aprimorando nosso trabalho e forma de funcionamento, por isso, temos um Estatuto e algumas regras de funcionamento. Seria bom você entrar em contato com Amelia Medeiros, nossa secretaria executiva adjunta para tratar d mais detalhes. O email é amelia@coepbrasil.org.br
A Rede Mobilizadores é virtual, aberta para todas as pessoas e gratuita, portanto você pode divulgar à vontade nossos cursos, oficinas, livros, cartilhas, etc.
Obrigado Sra. Gleyse. Brevemente farei contato sim.
Onde será apresentado o video?
Rede
Mobilizadores
Olá Cap Jairo! Nossa tecnologia nesse momento só possibilita o chat. Mas, vamos em frente! A convidada está online então, pode deixar as suas questões. Eles (convidados estarão sempre do outro lado da telinha dentro dos dias e horários combinados). Pode deixar seu comentário que eles responderão 🙂
E vamos aprimorando o nosso canal aos poucos!!!
Bom dia pessoal.
Desejo compartilhar uma cartilha muito interessante para quem deseja mobilizar grupos em favor dos objetivos do Milênio, que nada mais são do que metas traçadas pela ONU para avançarmos em pontos considerados críticos no sentido humanitário.
Os mobilizadores que estiverem inseridos nestas metas, tenham a certeza que estarão comprometidos com a mudança de um mundo melhor e mais justo.
O Brasil é signatário dos Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano. As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:
1 – Acabar com a fome e a miséria
2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos
3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde das gestantes
6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças
7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Para baixar a cartilha segue o link: http://www.odmbrasil.gov.br/arquivos/guia-de-mobilizacao
Vamos nessa !!!
Como ações para chegar ao objetivo de minha causa, eu sugeriria como a primeira delas, reunir alunos de escola publica no bairro onde moro e ensinaríamos a cantar corretamente o Hino Nacional Brasileiro, e como segunda prioridade, esta mesma turma teria aulas sobre civismo, respeito cooperação mútua e educação voltada para o desenvolvimento pessoal, ou seja boas maneiras e etc…..Com certeza os outros se espelhariam nos exemplos.
Bom dia Aloisio,
Louvável causa, que traduzindo seria a inserção do conteúdo intitulado “Cidadania”.
Trabalha este tema nas escolas nos leva a uma gama de ações, inclusive as questões de patriotismo, respeito aos símbolos nacionais, a participação social, e o exercício pleno da cidadania, cuja semente deverá ser plantada já nas séries inicias, quiça no berçario!
Você já pensou em detectar uma ONG próxima a sua comunidade, poderia ser a Associação de Moradores, cujo estatuto poderia contemplar ações voltadas a parceria entre pais x escola, por meio das APP – Associação de Pais e Professores.
O Ministério Público é parceiro em palestras… as faculdades também, e um material de apoio ( impresso ou de multi mídia ) poderá ser desenvolvidos por acadêmicos em fase de conclusão de curso, como apoio fundamental a vossa causa.
Abraço
Tania Dantas
Rede
Mobilizadores
Deixe a sua pergunta ou participe no dia! 😀
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:
QUINTA (07/04) – 15 às 16h – Gleyse Peiter – Coordenadora da Rede Mobilizadores;
SÁBADO (09/04) – das 09 às 11h – Tânia Dantas – Mobilizadora da Defesa Civil de Schroeder – SC;
DOMINGO (10/04) – das 14 às 17h – Jailma Feitosa – Atua com ações de mobilização social na comunidade do Distrito Tabuleiro – AL (Comunidades Semiárido).
Vai ter video? onde será apresentado?
Raquel, eu ainda tenho como ter acesso aos temas e participar mesmo tardiamente?