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Fórum do Módulo 1


Qual foi a sua impressão sobre o 1º Módulo. Destaque alguns pontos importantes e compartilhe conosco! A tutora chegará ao Fórum no dia 19/05 para debater as questões inseridas 🙂



Comentários de Fórum

Comentários
173 comentários sobre “Fórum do Módulo 1”
  1. Eva Dantas says:
    20/05/2016 às 11:53 am

    A apostila tem muito material didático que nos mostra como fazer um projeto desde o início, e utilizando a árvore foi também uma forma prática de mostrar as etapas para elaboração de um projeto. No início o vídeo estava um pouco confusa, difícil de entender, mas com o final, mostrou a realidade da informação e importância da mensagem que o vídeo passou.

  2. Ana Paula Ferreira G says:
    19/05/2016 às 11:42 pm

    Primeiro queria parabenizar a equipe responsável por elaborar a apostila e a Rede Mobilizadores pela iniciativa do curso, obrigada por compartilharem conosco o conhecimento de vocês. Achei bem interessante o material, é direto, objetivo, dinâmico, a proposta metodológica para elaboração de projetos é interessante e nos leva a criar uma rede onde toda uma coletividade é discutida e levada em consideração. Parabéns pelo trabalho de vocês, atitudes assim democratizam o acesso à educação e nos leva a pensar uns nos outros. Não tive dificuldade alguma com esse primeiro modulo, continuarei atenta ao restante do curso. Obrigada pela colaboração.

  3. Denise Bastos says:
    19/05/2016 às 10:48 pm

    Gostei muito do video do Marcelo onde ele fala sobre captação de recursos e da importancia de não desumanizar o processo. Na atualidade as preocupaçoes são voltadas para o mundo corporativo, mas esquecemos que as corporações são formadas por pessoas e são estas que se sensibilizam e apoiam os projetos. que m trabalha com projeto social tem o dever de olhar o ser humano, não apenas aquele que é seu objeto de intervenção,mas tambem aquele que possibilita que tem trabalho tenha um alcance maior. O Trabalho, os projetos sociais só são sustentaveis se forme feitos e mantidos em rede, senão estão fadados a uma curta duração.

  4. Júlio César Palass says:
    19/05/2016 às 10:39 pm

    Com linguagem simples e objetiva, esse primeiro módulo me animou ainda mais a participar do curso, pois percebi que, apesar de informações já conhecidas por mim, ainda há muito o que aprender na área de mobilização social. Estou aberto ao aprendizado e conto com todos, principalmente quem já tem uma boa experiência, para ser um agente mobilizador eficiente.

  5. Valdilene Cardoso says:
    19/05/2016 às 10:17 pm

    O material sobre a elaboração de projetos é sucinto, porém tem uma linguagem simples e é muito claro e objetivo, não deixando margem para dúvidas primárias acerca da elaboração de projetos.
    Em relação ao vídeo ‘o vendedor de fumaça’, este é simplesmente de uma reflexão bastante significativa, a pesar dos seus 5-6 minutos. Gosto muito desse tipo de proposta, que através de uma animação simples nos remete a ponderações sobre os ensinamentos/aprendizagens do conteúdo.

    Abçs,
    Val.

    • Valdilene Cardoso says:
      19/05/2016 às 10:53 pm

      apesar*

  6. Rosângela dos Santo says:
    19/05/2016 às 9:26 pm

    Os conteúdos possuem uma linguagem simples e por isso de fácil compreensão. Em relação ao conteúdo, sem dúvidas, são totalmente esclarecedores e serão nosso ponto de partida para conseguirmos elaborar um projeto.

  7. ozeias José says:
    19/05/2016 às 9:18 pm

    Estou gostando do curso, creio que será mais uma riqueza de informações para todos, o material não poderia ser melhor, claro que duvidas aparecem, mas no decorrer do tempo poderemos tirar-las, e esse é o espaço para dá opiniões e aprender com os companheiros(as). Faço parte de uma comunidade que também está com uma fraqueza, a falta de uma pessoa, ou um grupo para elaborar projetos e buscar as politicas publicas para dentro do nosso espaço, que a a nossa realidade, com esse conhecimento que está disponível a nós, temos que nos dedicar e unir forças para colocarmos isso em pratica em nosso cotidiano. Só gostaria que no final do curso,se tivesse um material disponível para dwounload, um projeto “ficticioso” para os alunos editarem e fazer adequação com as suas comunidade. Apenas uma ideias!
    Abraços a todos!

  8. Rosana Rocha says:
    19/05/2016 às 9:08 pm

    Achei o módulo interessante. Gostei da metodologia da árvore de projetos, da elaboração participativa, das propostas metodológicas.

  9. José Geraldo Gonça says:
    19/05/2016 às 9:08 pm

    O módulo 1 mostrou a importância de saber elaborar um projeto e isso é uma ferramenta muito poderosa para comunitários ou qualquer outro grupo, essa discussão é muito interessante pois será a partir dela que poderemos desenvolver o ambiente em que vivemos.

  10. Irene Gonçalves says:
    19/05/2016 às 8:54 pm

    Tudo o que foi lido é novo pra mim, por isso achei bem interessante, sem contar que vamos utilizar esses saberes no futuro.

  11. Fabricia Eduardo de says:
    19/05/2016 às 8:43 pm

    Inicialmente estou gostando do curso, não há muitas dúvidas sobre os textos pois são bem claros.

  12. Wellington Luiz Gon says:
    19/05/2016 às 8:31 pm

    Boas discussões sobre o trabalho participativo em elaboração de projetos, o tema do curso em si já é muito interessante e as discussões e atividades não poderiam ser diferentes.

  13. Michel Fegury Junior says:
    19/05/2016 às 8:17 pm

    Tive boa impressão sobre este primeiro Módulo do curso.
    Merece destaque o conteúdo do vídeo do Marcelo Estraviz sobre Captação de Recursos, pois foi este aspecto que me fez ter interesse em fazer o curso, haja vista que sou destinador de recursos do imposto de renda (até o limite legal de 6% do imposto devido) para entidades educacionais e filantrópicas cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina-PR e pretendo me capacitar neste curso para ter melhores condições de convencer outras pessoas pagadoras de imposto de renda a destinarem mais recursos para as referidas entidades, conciliando os interesses de quem paga imposto com quem precisa deles e está autorizado legalmente a recebe-los.

  14. Paulo André Gonçal says:
    19/05/2016 às 8:02 pm

    Excelentes materiais, texto claro e objetivo e o vídeo é bem reflexivo.

  15. Carla Sobreira says:
    19/05/2016 às 7:49 pm

    O módulo 1 nos mostra racionalmente como proceder para ser possível elaborar um projeto e isso é muito interessante, mostra também que deve vir de nós as atitudes que devem ser tomadas se queremos que algo mude.

  16. Raquel Gonçalves do says:
    19/05/2016 às 7:37 pm

    Achei interessante o texto sobre projeto, pois não sabia que caminho seguir inicialmente para produzir um.

  17. Leticia Gonçalves d says:
    19/05/2016 às 7:26 pm

    O módulo um foi bem tranquilo sem muitas dificuldades.

  18. Zig Marles Gonçalve says:
    19/05/2016 às 7:16 pm

    com certeza o módulo 1 ajudou muito a entender o que é um projeto e o que devemos levar em conta para poder produzí-lo.

  19. Maria Edileuza Dias says:
    19/05/2016 às 7:03 pm

    O primeiro módulo foi legal, achei o texto um pouco cansativo, mas o vídeo conseguiu prender a atenção e fez com que refletíssemos sobre as cenas.

  20. Jailma Gonçalves Fe says:
    19/05/2016 às 6:50 pm

    O módulo 1 foi bem didático, gostei das reflexões possíveis com o vídeo. A apostila também é bem interessante, mostra claramente os caminhos que devem ser seguidos para superação de problemas e é colocado muito bem a explicação sobre o que é um projeto.

  21. BÁRBARA GONÇALVES says:
    19/05/2016 às 6:47 pm

    Apesar de já conhecer sobre o processo de elaboração de projetos, a minha profissão está sempre exigindo aperfeiçoamento nesse quesito, portanto, gostei muito desse primeiro momento, desse primeiro módulo, e acredito que todo o curso será de muita importância pra mim e para a sociedade com a qual trabalho.

  22. Maria Rudilenes Gon says:
    19/05/2016 às 6:42 pm

    Boa discussão inicial, os conteúdos são suficientes para refletirmos sobre o tema em debate. O vídeo utilizado para a reflexão foi de muito boa seleção, ele abre um leque de possibilidades de reflexão, no entanto, talvez isso não seja tão bom por a gente ter um interpretação e não saber ao certo onde se quer chegar com as perguntas subjetivas.

  23. Maria Sueli Coelho d says:
    19/05/2016 às 6:33 pm

    Os conteúdos estão em linguagem acessível a todos, o vídeo foi muito bom, com muitos ensinamentos.

  24. FRANCIELE TEIXEIRA A says:
    19/05/2016 às 2:46 pm

    Primeiro módulo já evidencia a alta qualidade do curso. Sou associada do Programa de Rotaract Club, parceiro do Rotary. Estamos em fase de grande análise dos projetos que desenvolvemos nas comunidades. Para que façamos um trabalho de qualidade, precisamos estudar para saber o melhor caminhos de otimizar nossos processos de implementação. Parabéns a toda equipe envolvida.

  25. Vanessa Beltrami says:
    19/05/2016 às 1:46 pm

    O conteúdo é bem didático e esclarecedor, mostra a importância de estar inserido na realidade do local onde pretende implantar um projeto.

  26. keila barbara ribeir says:
    19/05/2016 às 1:02 pm

    Acho que o que ficou de marcante no módulo 1 é:
    Ampliar o debate entre as pessoas envolvidas no projeto;
    Escuta Ativa;
    Empatia;
    Afetar -se e deixar ser afetado;
    Envolver o grupo e estabelecer uma relação de troca durante todo processo de construção do projeto.

  27. Alessandra de Paula says:
    19/05/2016 às 12:00 pm

    Um projeto deve surgir a partir de um problema. O material nos traz informações importantes do que é um projeto e as iniciativas para se elaborar um. Os passos a serem tomados e dicas que demonstraram importância para nossa reflexão. Demonstram também a importância da sensibilidade para escuta e o cuidado com promessas inviáveis ou com ações que em pouco tempo virem fumaça, conforme demonstrado no vídeo.
    A técnica da arvore ajuda na construção de um mapa conceitual que por sua vez se constitui excelente ferramenta para as etapas a serem seguidas.
    E, por fim as perguntas básicas para elaboração de um projeto que proporcionam um direcionamento bastante didático e que podem evitar possíveis lacunas. Vale dizer que são dicas, então estas perguntas poderão ser adaptadas.

    • Alessandra de Paula says:
      19/05/2016 às 12:04 pm

      O primeiro módulo esclarece sucintamente alguns conceitos e passos importantes para elaboração de um projeto.

  28. Dayara Márcia Gomes says:
    19/05/2016 às 11:16 am

    Está sendo muito bom o curso. Sempre quis aprender como elaborar um projeto social e até agora o curso está superando minhas expectativas.

  29. THAIS says:
    19/05/2016 às 10:26 am

    Olá! Estou muito feliz em participar desse curso. O material é bastante didático e, apesar de ser um conhecimento novo para mim, estou conseguindo compreender as informações que estão sendo transmitidas. Também agradeço a todos que estão deixando experiências no Fórum, pois tem me ajudado a refletir sobre as questões que envolvem a elaboração de um projeto.

  30. Tainá says:
    19/05/2016 às 12:21 am

    Olá a todos!

    Gostei muito do material e dos vídeos deste primeiro módulo, claros e objetivos.
    Para mim fazer um projeto em uma comunidade exige muita responsabilidade, empatia e compromisso pois lidamos com pessoas e isso deve se sobrepôr aos outros interesses. Acho fundamental a aproximação e participação da comunidade, mas também que os participantes do projeto conheçam o local.
    Outra coisa que tem me chamado bastante atenção neste curso é a intensa participações no Fórum que diante das reflexões do Santiago e o do Joel resolvi compartilhar uma experiência muito interessante de extensão universitária:

    Faço parte de extensão universitária a 4 anos em uma escola situada em uma comunidade. Esta comunidade já foi pesquisada por diversos estudantes da universidade que eu estudava, de diversas áreas do conhecimento, e assim como já foi dito aqui tanto os moradores sofrem com tantas entrevistas como também a escola sofre com os diversos projetos que aparecem com mil promessas “usam” as crianças e as professoras e somem sem nem se despedir.
    Com o nosso projeto foi diferente, construimos um vínculo entre escola – universidade, que possibilitou um evento em conjunto para compartilhar os trabalhos de conclusão de curso dos universitários com os moradores da comunidade e equipe escolar. Neste evento, ao contrário da tradicional prepotência universitária, além dos pesquisadores, os moradores da comunidade que conheciam os assuntos estudados foram convidados para também fazer uma palestra.

    Esta foi a experiência mais formativa que tive na universidade e tenho certeza que os estudantes que participaram compreenderam a importância desse compartilhamento.
    Deste evento, emergiram temas que fundamentaram outros projetos de extensão no local com construção participativa.

    Espero que este breve relato contribua de alguma forma, pois há pessoas fazendo diferente na universidade como também já foi citado aqui.

    Abraços fraternos!

    • Maurício Matos says:
      19/05/2016 às 7:51 am

      Compas,

      O módulo é de uma linguagem e disponibilidade de recursos que apreendem muito bem uma forma explicativa de além da dinâmica de elaboração de projetos sociais.
      Creio que poderia haver maiores indicações até bibliográficas que embasem melhor uma futura construção.

  31. Francys says:
    18/05/2016 às 10:16 pm

    Olá Companheiros e Companheiras,
    Também gostei desse primeiro módulo.
    Gostaria de colaborar com a pouca vivência em desenvolvimento de projetos. Antes de aplicar a ferramenta participativa com público, faça uma prévia com seus amigos ou colegas. A apostila citou sutilmente esse cuidado. Mas reforço a extrema importância de conhecer a ferramenta anteriormente a sua aplicação. Isso mostra mais confiança para o público e ao facilitador. Neste mesmo assunto sugiro no ato da aplicação dessas ferramentas tenha uma outra pessoa responsável por anotar todas as colocações, mesmo que o assunto não se adequá a ferramenta. Essas anotações poderão enriquecer mais o diagnóstico, que muitas vezes o facilitador não estará atento durante o turbilhão de informações.
    Também reforço que o material DRP citado pela tutora é muito bom. As demais referências ainda não conheço, pretendo ler.
    Um abraço a todos e todas.

  32. Jó says:
    18/05/2016 às 9:58 pm

    O conteúdo deste módulo I é fácil compreensão, o que torna mais interessante o estudo.. Os vídeos um tanto quanto reflexivos e informativos. Adorei os comentários dos colegas de curso. Sem muito tempo. Estou diretora de uma Escola Família Agrícola com sérios problemas, sobretudo financeiro. Esse material poderá me ajudar!

  33. Raquel Arruda Carnau says:
    18/05/2016 às 9:06 pm

    Este módulo mostra de forma clara os primeiros passos para se pensar e realizar um projeto social. É de grande importância este planejamento, para pôr em pratica nossos conhecimentos.

  34. FABIANA SCHIMITZ ROD says:
    18/05/2016 às 7:45 pm

    O módulo 1 esclarece as dúvidas referente a formação de um projeto, enfatiza os possíveis problemas que podem surgir ao longo do desenvolvimento do mesmo, possibilitando a solução através da esquematização do desenho da árvore. Além disso o diagrama de Venn é indispensável para a realização de um projeto, tornando-o objetivo e simplificando as atividades.

  35. Maria Joyse Gomes Fe says:
    18/05/2016 às 7:35 pm

    estou gostando muito do curso e até agora estar sendo muito proveitoso.

  36. Jailson Cosme Ferrei says:
    18/05/2016 às 7:24 pm

    Excelente o curso e o material muito bom.

  37. Eduardo Nunes Pereir says:
    18/05/2016 às 7:17 pm

    Estou amando o curso. Com certeza vou fazer muito uso dele na minha comunidade.

  38. Adilson Gomes Pereir says:
    18/05/2016 às 7:06 pm

    gostei do começo do curso muito bom e copreesivo o manual da para entender muito bem a apostila mostra o que o curso que dizer e tem várias coisas para se ver como o vídeo opcional

  39. Dyovana Gomes da Sil says:
    18/05/2016 às 6:52 pm

    O curso no seu primeiro módulo superou minhas expectativas e estou aprendendo bastante para poder contribuir no desenvolvimento da minha comunidade.

  40. Márcia Ferreira de says:
    18/05/2016 às 6:39 pm

    o curso é muito bom, os vídeos são todos bons e atrativos.

  41. Maria Paloma da Silv says:
    18/05/2016 às 6:37 pm

    Acho que esse curso vai ser bastante útil na minha formação e atuação na minha comunidade.

  42. Márcia Ferreira de says:
    18/05/2016 às 6:24 pm

    Eu gostei muito do curso no modulo 1,a literatura é ótima e a apostila foi muito bom para entender sobre o curso.

  43. Maria Ilza Gomes Fer says:
    18/05/2016 às 6:23 pm

    O primeiro módulo foi muito bom, pois o material da aula muito bem explicativo e sucinto.

  44. Josefa Terezinha Fer says:
    18/05/2016 às 6:10 pm

    O conteúdo abordado foi muito interessante e objetivo, estou aprendendo muito com o curso.

  45. Tainara Suelen da Si says:
    18/05/2016 às 5:50 pm

    O curso está muito bom, a apostila está bem objetiva e com uma ótima leitura.

    • Paulo Bogler says:
      18/05/2016 às 5:57 pm

      Material excelente, completo e de fácil leitura.

  46. Maria José da Silva says:
    18/05/2016 às 5:47 pm

    Estou gostando muito do curso e acho que vai ser muito importante para o desenvolvimento da minha comunidade.

  47. Danyelle says:
    18/05/2016 às 5:41 pm

    O material do 1° modulo bastante didático, achei simples e de fácil entendimento, apesar de eu ter algumas dúvidas, mas isso é mais pela pouca prática. Os vídeos vídeos do Marcelo Estraviz que estão disponíveis são excelentes e claros na sua linguagem.

  48. Deyvson Otaviano da says:
    18/05/2016 às 5:37 pm

    O curso está sendo bastante proveitoso e vai ser bastante útil para a comunidade.

  49. Rosane Pescador says:
    18/05/2016 às 3:57 pm

    O que consegui visualizar no Modulo 1 é que não basta ter somente boa vontade. Faz-se necessário ter conhecimento técnico sobre a elaboração e execução de um projeto. Evitando assim que depois de muito esforço ver que como tantos outros caímos na questão dos discursos, ou seja, o discurso da promessa.

  50. Roberval Silva says:
    18/05/2016 às 2:54 pm

    Boa tarde!
    O material do 1° modulo bastante didático e eficiente, traz claramente uma introdução ampliada e detalhada do objeto de treinamento. Acredito, como a maioria já relatou que este curso está num caminho pratico e com viabilidade participativa.

  51. Jefferson Ramos Cand says:
    18/05/2016 às 12:16 pm

    Bom dia, muito bom esse primeiro modulo, estava com mínimo de dúvidas, pois já tenho um pouco de conhecimento nos temas abordados após iniciar este curso consegui cruzar as informações ja adquiridas e unificar em ideias e questionamentos próprios para esclarecimento.

  52. lucineide says:
    18/05/2016 às 11:46 am

    O 1º Módulo nos apresenta uma apostila com conteúdo objetivo,o vídeo muito proveitoso,e num projeto é assim, nada fácil quando se trata de trabalhar em grupo, diagnosticar um problema na comunidade e procurar uma equipe de profissionais para juntos elaborar um projeto e com o apoio das autoridades competentes chegarmos a solução. Tenho certeza que será um curso muito enriquecedor.

  53. Beatriz Stamato says:
    18/05/2016 às 11:42 am

    Complementando a resposta da à Vilani:
    A APL ou BPL, também pode ser compreendida como Aprendizagem Baseada em Projetos, que é uma maneira diferente de aprender. Se baseia na idéia de que para aprender um assunto, conhecer uma realidade e seus problemas, é fundamental se aproximar da realidade e dos sujeitos inseridos neste contexto. A partir disso, realizar participativamente diagnósticos e planejar e executar conjuntamente ações. Realizadas as ações, monitorar e avaliar os resultados. Este processo todo é rico em conteúdos. É importante lembrar que as atividades devem ser levadas a cabo a partir da definição participativa de um tema ou problema. O método tem, assim, dupla função: a aprendizagem e a melhoria de uma situação social, econômica ou produtiva de uma determinada localidade. Se baseia no interacionismo/construtivismo e na teoria Freireana e se beneficia, ainda, de outro método denominado da Investigação Ação Participativa

    • Vilani Figuiredo Dia says:
      19/05/2016 às 1:46 pm

      Boa Tarde a Todos !

      Obrigada Beatriz pelos complementos.
      compartilhando minha experiência estou envolvida em projeto de educação nutricional em um centro de convivência para idosos municipal em São Paulo utilizando esta metologia, os resultados na aprendizagem e o envolvimento do grupo e dos mediadores tem gerado a mudança de comportamento, uma vez que participam ativamente de todo o processo. Com certeza ganhamos a credibilidade do que estamos fazendo lá.Desta forma tem gerado uma satisfação a todos, mas para chegar aqui, com toda certeza, o caminho foi árduo, aprendemos no dia a dia e na troca de experiencias para manter a motivação de todos no projeto.

      À disposição

      Abraços a todos!

  54. Beatriz Stamato says:
    18/05/2016 às 11:39 am

    Oi Turma!

    Fiz o esforço de tentar reunir aqui as principais dúvidas e observações feitas pelos participantes e também minhas respostas que transcrevo abaixo.

    Vamos começar pelos comentários gerais: Agradeço a cada elogio. Mas reforço que a riqueza do curso está em cada um de nós. Trazer relatos vividos e conhecimentos complementares pode ajudar o curso a ficar mais completo. Encorajo a tod@s que façam isso.
    Fao das palavras de Eliel e Isaac as minha, ou seja, realizar na prática os conteúdos apresentados é muito importante. Que tal utilizar as ferramentas descritas com o grupo que trabalha? Depois, compartilhe duvidas, erros e acertos.

    Bom, vamos aos comentários e respostas.

    Respondendo à Vilani que traz indagações sobre o método. Quero dizer que há muitíssima relação entre o método denominado Aprendizagem Baseada em Problemas – APL e a abordagem que trazemos aqui. A APL ou BPL, também pode ser compreendida como Aprendizagem Baseada em Projetos, que é uma maneira diferente de aprender. Se baseia na idéia de que para aprender um assunto, conhecer uma realidade e seus problemas, é fundamental se aproximar da realidade e dos sujeitos inseridos neste contexto. A partir disso, realizar participativamente diagnósticos e planejar e executar conjuntamente ações. Realizadas as ações, monitorar e avaliar os resultados. Este processo todo é rico em conteúdos. É importante lembrar que as atividades devem ser levadas a cabo a partir da definição participativa de um tema ou problema. O método tem, assim, dupla função: a aprendizagem e a melhoria de uma situação social, econômica ou produtiva de uma determinada localidade. Se baseia no interacionismo/construtivismo e na teoria Freireana e se beneficia, ainda, de outro método denominado da Investigação Ação Participativa

    A Investigação Ação Participativa é o método de ensino, pesquisa e extensão mais apropriado na construção de um conhecimento apropriável pela comunidade. Tem como base os pressupostos da Educação Libertadora de Paulo Freire e é desenvolvida por autores como Orlando Fals Borda, Carlos Rodrigues Brandão, Michel Thiollent, entre outros. No Brasil, Carlos Rodrigues Brandão e Michel Thiollent a denominam Pesquisa ação tendo, ainda, a variante Pesquisa Participativa. Adotaremos a Investigação Ação Participativa a fim de nos aproximarmos do debate realizado também na América Latina e Espanha. Se houver interesse posso anexar outros materiais sobre esta temática.

    A Leonice de Souza, entre outros participantes, reforça em seu comentário a importância de, no princípio de cada projeto, termos o cuidado de identificar os nós da rede no qual o projeto e nós estamos envolvidos. Na verdade, nada adianta escrever projetos a partir de nossas mesas de escritório. É preciso fazer isso nas vivências com a comunidade. Não só a qualidade será melhor como a efetividade das ações. Neste sentido a ferramenta DIAGRAMA DE VENN é uma ferramenta muito útil e por este motivo foi colocada no curso. Para ampliar nossos conhecimentos, pedirei a Raquel para disponibilizar nos materiais complementares uma apostila sobre Diagnóstico Rápido Participativo. Na página 37 poderão encontrar uma descrição rápida de como usar esta ferramenta. Podem encntrar também por meio do seguinte link: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/pageflip-2583697-3759191-Guia_Prtico_DRP-7420814.pdf

    Neste material sobre DRP que anexo. Também atendo aos pedidos de Cora Carvalho. Lá podem obter mais informações sobre a árvore de Problemas/Projetos.

    Roberto traz a preocupação de apresentarmos exemplos de projeto. Faremos isso quando chegarmos aos módulos posteriores. De todas as formas, há na internet uma infinidade de sites relacionados a editais de financiamento que apresentam exemplos interessantes. Sugiro especialmente os das Fundações Banco do Brasil, Itaú e Boticário. Lá encontrarão uma vasta carteira de projetos que foram aprovados em anos anteriores. Estas referências são muito úteis para irmos compreendendo o que se valoriza quando se avalia um projeto social e ambiental.

    A Yudith, o Olin, Silvanar, Joel, Santiago, entre outr@s participantes, trazem um debate importante e que está enraizado na nossa sociedade que é o distanciamento das entidades de educação, extensão e pesquisa para com a comunidade. Falam da objetificação que estas organizações fazem das pessoas, transformando a relação entre ambas em uma relação meramente utilitarista. Eis aí um grande perigo que Marcelo Estraviz nos alerta. Precisamos pensar mais nas pessoas e menos no que o projeto ou o edital requer. Para isso, a construção participativa de projetos (desde seu início) deve contar com a opinião da comunidade.

    Trago outro material que pode ajudar as necessidades da Riziely, Caroline, Joseluiz e de outros participantes. Veremos a possibilidade novamente de ser colocado nos textos complementares. Também podem encontrar neste link http://repiica.iica.int/docs/B0850e/B0850e.pdf . Trata-se de um manual já antigo, mas que considero um livro de cabeceira para aqueles que trabalham com comunidades, especialmente na zona rural. Se chama “80 HERRAMIENTAS PARA EL DESARROLLO PARTICIPATIVO: Diagnóstico, Planificación, Monitoreo y Evaluación”. Nele é possível encontrar ferramentas simples para iniciar um processo de entendimento dos problemas enfrentados em uma comunidade. A linguagem é simples, portanto o fato de estar em espanhol não dificulta o entendimento.

    O Eliel, mostra a preocupação com o preenchimento do Marco Lógico. Bom, realmente para quem fez pela primeira vez é difícil, mas com o tempo ficamos “craques”. Mais uma vez, praticar o aprendido é fundamental. Estamos aqui a disposição para tentar sanar as dúvidas que tenham.

    Aproveito para agradecer os relatos de vivências do Silvanar, do Santiago, do Rolando e de outr@s participantes. Façamos mais isso!

    Um abraço fraterno, Bia

  55. ueslley Teixeira says:
    18/05/2016 às 10:13 am

    O modulo 1 deixou claro como pode e deve ser pensado os processos que intermediam a construção de um projeto. Primeiramente enfatisa a necessidade de superação dos problemas que margeiam nossas vontades, trabalhado especificamente a desobstração das barreiras imagnárias criadas por nós juntamente com a sociedade. Em um segundo mometno destaca a importâcia da construção participativa como cerne de desenvoltura do projeto, não exite um Deus que tudo faz, o projeto para ser lógico e contagiante deve envolver ativamente toda comunidade.Por ultimo e não menos importante, foi pincelado a formação da estrutura do prjeto.

  56. Joseane says:
    17/05/2016 às 11:08 pm

    Esse primeiro módulo trouxe informações muito importantes, com uma metodologia clara e dinâmica. Vale ressaltar que não é muito fácil chegar a um denominador comum quando envolve um grande grupo, onde alguns desses querem apenas ser beneficiados mas na hora de colaborar não estão dispostos.

  57. Tiago Gomes says:
    17/05/2016 às 10:09 pm

    Boa noite a todos(as). Muito bom, muito didático. Vou seguí- lo para a montagem do meu Projeto de Proteção Ambiental do Córrego que passa na Avenida onde moro. Até lá!!!

  58. Aniérica Almeida says:
    17/05/2016 às 9:53 pm

    Para mim o 1º módulo proporcionou um embasamento geral acerta das etapas de se elaborar um projeto assim como as possibilidade e ferramentas para que os projetos dialoguem com as necessidades das comunidades. Achei o material didático muito bom e gostei bastante do vídeo o vendedor de fumaças.

  59. Joaquim Manoel Tomaz says:
    17/05/2016 às 7:19 pm

    A apostilha está bem construída e apresenta o conteúdo de maneira leve e claro.
    Arvore de objetivos, além de possibilitar a solução de problemas e modificação das situações não desejadas,
    serve também para definir as alternativas de intervenção do projeto.

  60. Claudilene Souza Lea says:
    17/05/2016 às 6:57 pm

    Gostei da leitura do primeiro módulo.

  61. Lucas Ribeiro dos Sa says:
    17/05/2016 às 6:44 pm

    Penso que trabalhar em equipe é fundamental para os bons projetos.

  62. Diego Divacildo Gome says:
    17/05/2016 às 6:15 pm

    O curso muito interativo e direto, fala sobre a elaboracao de projetos que é muito importante para a comunidade.

  63. Rafaela Josefa Franc says:
    17/05/2016 às 6:13 pm

    Estou gostando muito do curso, está sendo muito proveitoso.

  64. jefferson Souza Leal says:
    17/05/2016 às 6:10 pm

    Gostei do Contudo, a iniciativa, a criatividade e o respeito mútuo são alguns dos elementos que não devem faltar no processo de construção de um projeto.

  65. Luziene Santos says:
    17/05/2016 às 5:55 pm

    Os vídeos apresentados são excelentes com destaque para a fala do Marcelo Estraviz sobretudo nas questões de dissolver as barreiras construidas de forma automática.
    Na elaboração de um projeto é preciso se ter noção clara das variáveis que podem alterar o rumo das ações a serem desenvolvidas

  66. Maria Adélia Alves says:
    17/05/2016 às 4:27 pm

    Boa tarde pessoal. Estou adorando o curso, pois além de trazer informações técnicas sobre a elaboração de projetos ela traz ideias importantes sobre como um projeto deve ser pensado e discutido em grupo.
    Já participei de projetos elaborados por outras pessoas, sempre estive de olho em como eles são elaborados, espero que com o aprendizado do curso possa participar ativamente na elaboração de novos projetos.

  67. Beatriz Stamato says:
    17/05/2016 às 3:11 pm

    Oi turma!
    Que bom poder chegar no curso antes do esperado. Estava ansiosa por poder interagir e partilhar saberes com vcs. Estou feliz por saber que há no grupo diferentes experiências e por isso, peço que tragam suas experiências práticas, conhecimentos e dúvidas. Quanto mais interações entre todos melhor.

    Ao longo dos próximos dias responderei às questões individualmente ou coletivamente como comentário.

    Quando se pratica, toda a teoria se concretiza, portanto vamos à prática. Em tempos políticos sombrios, nada como mobilizar sua comunidade para gerar transformação de verdade!

    Um abraço fraterno! Bia

  68. waldeci de araujo fe says:
    17/05/2016 às 11:38 am

    Este curso é interessante pois focaliza bem uma didática de ensino aprendizagem prática e que nos fortalece para que possamos entender que tudo é possível nos organizando e que as barreiras são motivos fortes para vencermos as situações que precisamos ultrapassar;

  69. EDINARA SANCHES BELL says:
    17/05/2016 às 9:49 am

    O material do curso é bem objetivo e claro, muito bom!

  70. Flavia M.C. Trigo de says:
    17/05/2016 às 8:19 am

    Bom dia a tod@s. O material disponibilizado e os videos são ricos, claros e muito interessantes.
    Para fazer um projeto, primeiramente é ver como tod@s nós fazemos parte, diminuir e até tirar o distanciamento.
    Afinal, podemos ver um projeto abrangendo vários assuntos de interesse mutuo.
    É uma oportunidade de conhecer ‘vizinhos ‘e criar novas amizades.
    Entendendo também as possíveis limitações e condições. Inclusive legais.
    Como o vídeo ‘O vendedor de Fumaça’, vemos a incorporação de muitos sonhos no projeto, sem contudo, ter reais condições de mantê-lo.
    A iniciativa é o primeiro passo, sendo mais importante, a sua manutenção e continuidade.
    Caso contrário, se desfaz e cai no esquecimento.
    Ter vários feedbacks e prestações de contas, sejam financeiras, materiais, das doações,…

  71. Gledson says:
    16/05/2016 às 9:39 pm

    Olá! Saudações a todos(as).
    De fato o material do módulo 1 é bem interessante pela sua didática e contudo de fácil compreensão. Ele nos revela uma forma mais pedagógica para se trabalhar na elaboração de projetos, uma vez que aproxima os verdadeiros interessados a exprimirem o que desejam com determinado projeto e como isso poderá ser realizado. Em relação aos videos, gostei muito e torço para que os demais módulos tenham esses recursos para fixação.

    Abraços a todos.

  72. Guélmer Júnior Alm says:
    16/05/2016 às 5:03 pm

    Olá boa tarde a todxs
    O primeiro módulo foi bem didático e já dá uma ideia que vamos nos deparar com um material rico em informação e dicas. Penso que é a melhor maneira de se trabalhar. Particularmente, gostei das ideias e do layout do curso. Em relação ao conteúdo o texto estilisticamente em forma de tópicos nos ajuda a memorizar e fixar. Penso que trabalhar em equipe é fundamental para os bons projetos. A árvore problema é uma metodologia essencial para dar vozes aos sujeitos que participam realmente da realidade a ser intervida. Sigamos no nosso trabalho. Abraço a todxs.
    Guélmer Faria

  73. Vilani Figuiredo Dia says:
    16/05/2016 às 3:41 pm

    Boa tarde a todos!

    Trabalho em equipe e modelo participativo aplicado a projetos não é uma tarefa fácil para os mediadores, conforme uma colocação que li abaixo da Renata que expõe sua visão e aponta as dificuldades de abordagem.
    Trabalho em equipe e modelo participativo podem ser usados para provocar, estimular ou sistematizar uma discussão. Em qualquer caso, antes da apresentação é importante que se faça uma contextualização ampla do que se pretende, assim como o papel de cada um, fornecendo dados sobre sua produção. Tal metodologia quando usado para estimular ou provocar uma discussão é interessante que se chame a atenção dos participantes para os aspectos mais gerais a serem observados, de modo a garantir o foco, sem, no entanto, induzir os comentários dos participantes. Finda a exibição deve incentivar os comentários dos participantes e elaborar questões que fomentem a reflexão.
    Na sistematização das discussões a exibição deve favorecer as conclusões do grupo.Em qualquer caso, a generalização e aplicação citadas no Ciclo de Aprendizagem Vivencial são bem-vindas.
    Tenho experiência em Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-based Learning – PBL) O PBL é apresentado como uma metodologia inovadora com características de um aprendizado guiado por uma situação desafiadora, com ampla possibilidade de debates gerados a partir de uma abordagem centrada num problema, que se encaixa perfeitamente na elaboração de projetos . Neste âmbito, os mediadores ou mobilizadores executam um o papel que auxiliam no encaminhamento das discussões e na compreensão dos participantes da complexidade de uma questão geralmente atrelada a um contexto social real. Tem sido relatado na literatura temática como uma ferramenta pedagógica que permite conjugar os conhecimentos próprios de uma especialidade ou experiência com a aquisição paralela de habilidades, atitudes e valores que contribuem para a formação integral das pessoas envolvidas, o que gera um circuito participativo, talvez este seja um caminho que se encaixe nas abordagens discutidas.

  74. Leonardo Rubens Feli says:
    16/05/2016 às 2:48 pm

    Gostei do material que é bem objetivo e o vídeo nos faz refletir.

  75. Leonice de Souza says:
    16/05/2016 às 11:51 am

    Em relação ao material de Marcelo Estraviz:
    Marcante a visão de que “gente não é dinheiro”, o primeiro passo para buscar um bom projeto saber qual o publico a ser atendido, qual suas limitações e como o projeto poderá viabilizar mudança para o referido publico, respeitando suas vivencias pois muitas vezes percebemos que um determinado projeto não viabiliza a vontade da maioria envolvida. Segundo ponto a questão de buscar parceiros, pessoas ou entidades que possam agregar conhecimento e participação efetiva no processo de busca, tentando assim reduzir a “obstrução de fluxo” o que na maioria das vezes retarda o caminho para alcançar objetivos. e um terceiro ponto que ressalta como fundamental a busca por meios que facilitem o acesso a informações e que propiciem uma rede em prol do mesmo objetivo, alcançar o exito em um projeto. vídeo de fácil entendimento e que nos faz refletir sobre diversos aspectos relevantes para mudanças de posturas frente aos projetos propostos em nossas entidades.
    Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.
    Raul Seixas

  76. Osvaldo Martins Dos says:
    16/05/2016 às 11:27 am

    A questão do Marcelo a respeito da forma de captar recursos e parceiros é bem interessante, não sabia que o linkedin fosse tão abrangente.

    • Leonice de Souza says:
      16/05/2016 às 11:54 am

      Oi Osvaldo, também não tinha este conhecimento, muitas vezes focamos em redes sociais mais “populares” e deixamos de lado recursos importantes.

  77. Ianne Souza says:
    16/05/2016 às 10:05 am

    Bom dia!
    Gostei bastante do material disponibilizado! Apesar de ser bastante curto, o material é objetivo e claro!

  78. Elber Conceição da says:
    16/05/2016 às 8:12 am

    Gostei muito da didática. Estudo numa federal e creio que esse curso poderá contribuir muito para minha formação.

  79. ROBERTO ELIAS DA SIL says:
    16/05/2016 às 1:13 am

    A PRINCIPIO GOSTEI DO DO MODULO 1 POIS ESPLANA SOBRE PROJETO .

  80. elma amaral montero says:
    16/05/2016 às 12:05 am

    Gostei, os videos complementa a apostila.

  81. elma amaral montero says:
    16/05/2016 às 12:04 am

    Gostei dos videos disponibilizados, mas achei pouco material.
    Os videos complementam a apostila.

  82. alessandra falcão says:
    15/05/2016 às 8:33 pm

    tem um conteúdo especifico e detalhado sobre como elaborar um projeto explica todos os pontos mais relevantes que precisaremos para elaborar um projeto,nos direciona como devemos nos posicionar no inicio no decorrer e no final de um trabalho em grupo,mostra como devemos chegar ao objetivo principal de um projeto e também esta contido na apostila uma pagina com as 6 principais perguntas que devemos nos fazer.
    Também gostei da escolha do vídeo,achei interessante e resolvi pesquisar um pouco sobre ele.Descobri que é um curta-metragem de animação realizado pelos alunos da Primer Frame da escola espanhola de animação,e que com apenas 6 minutos e 26 segundos pode ser um ótimo material para ser usado em sala de aula. Sao perguntas fáceis e rápidas de serem respondidas.
    espero que os outros módulos sejam tao interessantes quanto esse.

  83. Cap BMM RRM Jairo Fr says:
    15/05/2016 às 3:01 pm

    Muito elucidativo o vídeo de Marcelo. Podemos refletir sobre a importância da comunicação entre as pessoas de uma forma geral. Vimos o desenvolvimento das formas de redes de comunicação como o diagrama de Venn e o Marco Lógico e o posicionamento do muros de obstrução de fluxos que nos retardam. Finalmente foi abordado a rede social do Linkedin que mostra o quanto somos pequenos em comparação a sociedade e cita enfaticamente a música de Roberto Carlos que quer ter um milhão de amigos e hoje podemos dizer que através dessas redes podemos ter mais do que um milhão de amigos. Quanto ao vídeo 2 do vendedor de fumaça, vemos que as pessoas vivem na ilusão de verem seus problemas solucionados como num passe de mágica oferecidos como milagres por outra pessoa. Quando acordam de seus sonhos que foram realizados temporariamente, voltam para a sua triste realidade.

    • Leonice de Souza says:
      16/05/2016 às 11:59 am

      Interessante também Jairo, de como muitas vezes buscamos projetos que não viabilizam o desejo da maioria, por isso a importância de não vender falsas ilusões, buscar projetos palpáveis e em consonância com todo o grupo envolvido, que proporcionem vivencias reais, sempre com muita firmeza e “pé no chão”.

  84. Ubiraci Gonçalves d says:
    15/05/2016 às 1:04 pm

    A exposição de Marcelo Estraviz, nos faz refletir sobre a importância de compreender que a sociedade é maior do que cada um de nós separadamente. Além disso, ele nos orienta para buscamos trabalhar em rede. Contudo, a iniciativa, a criatividade e o respeito mútuo são alguns dos elementos que não devem faltar no processo de construção de um projeto.

    O diagrama de Venn e a tabela geradora de projetos – Marco Lógico foram as informações que também me chamaram atenção, quanto ao assunto em questão (Projeto Sociais).

  85. Givaldo Silva Santos says:
    15/05/2016 às 12:58 pm

    Muito bom o curso, a apostila excelente e o vídeo nos faz refletir.

  86. Cora Carvalho says:
    15/05/2016 às 12:54 pm

    Estou gostando muito do curso principalmente pelo viés que foi dado a elaboração de projetos sociais, com um enfoque sistêmico e reforçando a construção de projetos participativos.
    A apostilha está bem construída e apresenta o conteúdo de maneira leve e claro.
    Os vídeos também muito interessantes.
    Particularmente gostei muito do quadro “Quais as perguntas que devemos nos fazer?”
    Sugiro que seja incluído na Biblioteca mais material explicativo sobre “Árvores der Projetos”, “Diagrama de Venn” e “Marco Lógico” para o participante que tiver interesse aprofundar sobre o tema.
    Caso haja interesse tenho algum material e posso disponibilizar sem nenhum problema.

  87. Roberto Carlos de Ca says:
    15/05/2016 às 12:47 pm

    Estou gostando do curso. Apenas não tenho experiencia sobre projetos escritos, confesso que estou esperando exemplos mais práticos para que eu possa entender melhor o material. Será um belo aprendizado que vou adquirir,

  88. Yudith del Valle Gom says:
    15/05/2016 às 11:57 am

    Excelente material, sintético, claro e técnico. Tanto postilha como os videos. Interessante escutar a vocês nas diferentes experiencias.
    Duas ideias a partilhar:
    – do vídeo de Marcelo Estraviz, nos planteá claramente um desafio estratégico: ” buscar aliados para a defesa de nossa causa -que deve ser a causa do povo claro- o dinheiro vem depôs”, porque se trate de GENTE. a humanização versus institucionalização. E valorizar e potenciar a constelação da que formamos parte.
    – do vídeo do Vendedor de Fumaça: além do que já coloquei nas resposta, o que impacta é a imagem do final, que nos devolve, que muitas vezes nos ganhamos a confiança do povo de modo utilitário, em realidade estamos roubando uns dos tesouros do povo especialmente mais pobre. E como vários de vocês colocarão com outras palavras, a universidade faz isto, utiliza para seus fins acadêmicos e vai embora.

  89. JALBERT AZEREDO CARD says:
    15/05/2016 às 9:18 am

    Excelente conteúdo.
    Demonstra a seriedade do tema proposto de forma clara, sucinta e objetiva.
    O vídeo em si, é fantástico !

  90. elisani says:
    14/05/2016 às 9:54 pm

    Gostei bastante do conteúdo apresentado neste módulo, de forma clara e direta. Os vídeos apresentados são excelentes com destaque para a fala do Marcelo Estraviz sobretudo nas questões de dissolver as barreiras construidas de forma automática. Considero bem interessante o começo do vídeo onde é mencionado a enfase na causa para iniciar um projeto. Acredito que atuando em um projeto onde há identificação com a causa, aliado ao conhecimento torna-se possível a transformação societária.

    • Eronaldo Rosa says:
      14/05/2016 às 11:27 pm

      GOSTEI MUITO DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS .TODOS ENVOLVE A SOCIEDADE DE UM MODO GERAL

  91. Osvaldo Martins Dos says:
    14/05/2016 às 6:55 pm

    O primeiro modulo esta muito rico em conteúdos, mas o que me chama a atenção é o diagrama da árvore e o vídeo: O Vendedor de Fumaça. Muitas vezes estamos tão empolgados que não nos preocupamos em ouvir as lideranças locais e não pensamos nas possíveis barreiras e obstáculos iniciais e ficamos fadados ao fracasso.

  92. Riziely Herrera says:
    14/05/2016 às 6:42 pm

    NO que diz respeito a modelo de projeto básico (resumo, justificativa,etc) já estava habituada.
    Mas fiquei um pouco perdida nas técnicas de diagnóstico. Se tiver mais exemplos para visualizar melhor a praticidade para colaborar no projeto… ajudaria

  93. Renata de Baco Hartm says:
    14/05/2016 às 2:35 pm

    O módulo foi de fácil compreensão, até pela familiaridade com a temática. Porém, eu senti falta de uma abordagem mais específica sobre as metodologias participativas. Explico: Um dos grandes problemas no trabalho com comunidades está relacionado aos anseios dos mobilizadores, extensionistas, líderes, enfim… Esse agente já tem uma visão do que ocorre na comunidade e, provavelmente, já tem um leque de problemas que compõe a sua lista para aquela realiadade. Só que, muitas das vezes, a visão desse agente difere da visão da comunidade, que daqui pode priorizar algo que o mobilizador julga como algo inadequado, ou que não é prioritário. Precisamos estar preparados para respeitar a comunidade e as suas prioridades e trabalhá-las da mesma forma, até chegar no ponto da comunidade perceber, por si, os seus problemas. Temos que trabalhar a ideia de constituição de comunidade, onde as pessoas exerçam ativamente sua cidadania. Essa é a diferença entre modelos elitizados e um modelo participativo de
    desenvolvimento. O desenvolvimento local deve considerar a democracia participativa e isso demanda uma profunda transformação desde a organização do projeto, certo?

  94. juan ataide says:
    14/05/2016 às 12:20 pm

    Bom dia aos colegas do curso:
    Gostaria de saber de vocês se conhecem outros videos com abordagem parecida ao tema tratado no vendedor de fumaça e que possam colocar a disposição para todos.

    • Riziely Herrera says:
      14/05/2016 às 6:36 pm

      Também gostei do vídeo!
      Com eles é possível também levar reflexão ao grupo.

      Vou procurar tb.

  95. Débora Vicente says:
    14/05/2016 às 4:07 am

    Muito atrativo o conteúdo, elaborado de forma a clara e objetiva, gostei bastante dos vídeos nos remete a reflexão. Parabéns aos organizadores.. ansiosa para o próximo módulo 🙂

  96. Rubens says:
    13/05/2016 às 11:20 pm

    Muito bom,gostei bastante,conteúdo de fácil entendimento e o vídeo excelente!!

  97. Luciane Santos says:
    13/05/2016 às 10:58 pm

    Gostei muito da apostila e dos vídeos que assisti. Todo material de fácil compreensão e com uma linguagem clara e objetiva. A partir da leitura do primeiro módulo já se verifica a grande contribuição que esse curso trará para cada participante. Estou ansiosa pelos novos materiais.

  98. Adenilson Lucas da C says:
    13/05/2016 às 10:13 pm

    Gostei do conteúdo e de ambos os vídeos, a questão do vendedor de fumaça, é bem interessante para a reflexão, pois existem psedos projetos mirabolantes, que chamam atenção para o nosso olhar, mas que na prática são desprovidos de objetividade para com a resposta a um problema.
    E quantos vendedores de fumaça temos nessa nação. Eis a responsabilidade ética daquele que faz o que faz, mas voltado para a vida das pessoas.

  99. Beatriz Deprá Rosso says:
    13/05/2016 às 9:53 pm

    Gostei dos vídeos, esclarecedores e didáticos. Também gostei da ferramenta da arvore dos problemas, inclusive pesquisarei mais sobre isso, pois achei uma importante ferramenta de reflexão que pode ser utilizada junto a comunidades.!

  100. Ana Paula do Nascime says:
    13/05/2016 às 5:24 pm

    que posso dizer que gostei do videos que deu uma ajuda para nois complementar sobre o assunto e o seu conteúdo foi bem esplendido também mostrou com clareza. e outra que mostra alguns riscos.e da mesma forma e outra para ajudar com a postila vai tudo ao seu devido tempo e refletir com reforço maior e incorporamos conteúdo reforçar o fluxos sera muito útil experiência e partilhar.

  101. Maria Jucicleia do N says:
    13/05/2016 às 4:15 pm

    o que poço falar do modulo 1. é que com o videio nos podemos ficar ainda mais atualizado sobre o assunto abordado por que ele trouxe um momento de muita atecao no video. e isso e essencial para quem procura buscar trababalhar no campo das organizacoes sociais envolvendo alguns sonhos e desafios.

  102. Mônica íris Nascim says:
    13/05/2016 às 3:59 pm

    Gostei muito do 1° modulo deste curso ,tem um conteúdo especifico e detalhado sobre como elaborar um projeto explica todos os pontos mais relevantes que precisaremos para elaborar um projeto,nos direciona como devemos nos posicionar no inicio no decorrer e no final de um trabalho em grupo,mostra como devemos chegar ao objetivo principal de um projeto e também esta contido na apostila uma pagina com as 6 principais perguntas que devemos nos fazer.
    Também gostei da escolha do vídeo,achei interessante e resolvi pesquisar um pouco sobre ele.Descobri que é um curta-metragem de animação realizado pelos alunos da Primer Frame da escola espanhola de animação,e que com apenas 6 minutos e 26 segundos pode ser um ótimo material para ser usado em sala de aula. Sao perguntas fáceis e rápidas de serem respondidas.
    espero que os outros módulos sejam tao interessantes quanto esse!!! esta sendo uma experiencia maravilhosa, beijos e abraços.

  103. Denise Bastos says:
    13/05/2016 às 2:28 pm

    Gostei do recurso dos videos. a palestra TEDx foi fantastica, o video O Vendedor de Fumaça, retrata bem o que em alguns momentos acontece, a venda de ilusoes, somos observados a todo o momento e por vezes seduzidos por facilidades em obter vantagens sem empregar nenhum esforço. Observo a necessidade de ter muito cuidado para não criar uma expectativa alem da que posso para com os usuarios.

  104. Caroline Marci Fagun says:
    13/05/2016 às 2:19 pm

    Tive uma boa impressão do 1º modulo.
    Conheço outras abordagens sobre a elaboração de projetos sociais e achei a linguagem utilizada aqui muito acessível.
    Sobre a elaboração de um projeto social, é notório que deixamos o perfil de projeto de intervenção, muitas vezes distante dos envolvidos/atendidos/atingidos, para uma elaboração conjunta com a comunidade, os interessados diretamente.
    As técnicas de diagnósticos apresentadas são as mais utilizadas em projetos onde envolvemos a comunidade, é preciso sempre reforçar a comunicação e interação entre as pessoas, dando a importância devida a sua participação, uma construção com voz e vez ativas.

  105. joseluiz thurler tei says:
    13/05/2016 às 2:10 pm

    a elaboração de um projeto esta ligado diretamente com o levantamento com a comunidade e seu envolvimento, onde conseguimos resposta para elaborar seu conteúdo, ouvir a comunidade e muito importante também.

  106. IVANIR NOGUEIRA says:
    13/05/2016 às 1:34 pm

    Estou muito satisfeito com o curso. O material disponibilizado é excelente. As várias ferramentas, texto e vídeo, auxiliam no processo de aprendizado

  107. erismar gonçalves says:
    13/05/2016 às 1:17 pm

    Muito bom o conteúdo do modulo 1 explica passo a passo como fazer um projeto todo esquematizado através de desenhos mostrando por onde começar quais os problemas que poderar enfrentar pela frente.

  108. Carine Santos says:
    13/05/2016 às 12:16 pm

    Boa Tarde a todos, a metodologia escolhida para o ensino acredito eu que tenha facilitado o entendimento da temática proposta, ao falar de projeto social, precisamos pensa em um todo, é não apenas em uma parte, a maior preocupação precisa ser em incluir de forma geral a todos que necessita da efetivação e produtividade proposta para certas demandas. Elabora um projeto vai além de uma mancha no papel, envolve sonhos, desafios e acima de tudo determinação para alcança de fato o que for proposto. Gostei do 1º modulo, achei bem significativo o vídeo, porque nos faz refletir sobre que profissional realmente queremos ser.

    • auricélia cavalcant says:
      13/05/2016 às 12:58 pm

      Muito bom esse modulo 1, os videos nos lembram que antes de tudo, que é busca por capitação existem pessoas e acima de tudo e nelas que se deve forcar. E que a mobilização com planejamento é o essencial.

  109. Thaty says:
    13/05/2016 às 11:50 am

    Também gostei!!! Acho que com esse estudo e treino podemos fazer projetos melhores.

  110. Kelly Cristina Ferre says:
    13/05/2016 às 10:28 am

    Achei o conteúdo bastante didático e esclarecedor. os videos complementam e trazem reflexões importantes a cerca do tema. Acredito que o conteúdo irá auxiliar não só no contexto de projetos voltados para a comunidade, mas em outros afins; estou desenvolvendo um projeto de capacitação e empregabilidade para pessoas com deficiência e está sendo muito rico fazer este curso, irá agregar e melhora com certeza o projeto que estamos desenvolvendo.
    Abraço a todos!

  111. Cledemilson da Silva says:
    13/05/2016 às 7:43 am

    Excelente estudo do Módulo 1 os vídeos, eles fazem a gente refletir,o conteúdo nos dá um suporte para iniciamos um pre-projeto;O modulo também nos mostra a importância de a recadar recurso financeiro para a implantação e execução de um projeto.O principal foco é no social,econômico visando o bem estar da comunidade.

  112. Flavia M.C. Trigo de says:
    13/05/2016 às 5:26 am

    Muito interessante a dinâmica inicial para conhecer os envolvidos, suas necessidades e aspirações.

  113. Marivaine Ferreira D says:
    13/05/2016 às 2:36 am

    Terminei o estudo do Módulo 1 e excelente está o conteúdo, pois nos dá o passo-a-passo na elaboração de um projeto.
    Destaque para a “escuta ativa” e a mobilização para a elaboração do projeto.

  114. Marivaine Ferreira D says:
    13/05/2016 às 2:11 am

    Excelente referência no Módulo 1 aos vídeos de Marcelo Estraviz que realmente me levaram a refletir no assunto da captação de recursos para um projeto. O mais importante que a busca do dinheiro para um projeto está a defesa de uma causa. E o foco nas pessoas e na desobstrução de muros, de fluxos, na organização social bem como na comunidade deve ser considerado.
    Entendi que na captação de recursos devemos conciliar interesses, ou seja, o interesse do projeto com o interesse do doador, reconhecendo a existência do outro.
    E o trabalho deverá ser feito em equipe, em grupo, conforme mostrado no vídeo “Trabalho em equipe”, pois fica mais participativo e rico o projeto, com trocas de experiências, com comunicação e interação.

  115. Olin Hendrick Brambi says:
    13/05/2016 às 12:12 am

    Car@s tutor e colegas

    Esse curso já inicia a abordagem do tema destacando a responsabilidade em se trabalhar com a área social.

    Vivemos no país das desigualdades, no qual o pobre é muito pobre e o rico é tão rico que nem se importa mais com os pobres.

    Sabemos muito bem que o assistencialismo eterno não é o caminho, mas que é essencial que algo seja feito nesse primeiro momento. Temos pessoas morrendo, temos gritos de socorro que muitas vezes não são ouvidos.

    Temos mazelas sociais de países de primeiro mundo e de países de terceiro mundo (se é que ainda podemos fazer essa divisão).

    O fechamento do módulo 01 foi fenomenal, pois nos mostrou a importância de pensar muito bem naquilo que faremos para que não possamos dar falsas esperanças às pessoas.

    Gostei muito das abordagens do Silvanar e da Vilani, nas quais me inspirei um pouco, bem como do olhar técnico do Eliel, que destacou as ferramentas da apostila.

    Bom, agora vou ler tudo novamente para ver se aparecem novas dúvidas.

  116. CARMEM REGINA ROCHA says:
    12/05/2016 às 6:46 pm

    Olá pessoal. Gostaria de dizer que os materiais apresentados nesse primeiro módulo são da melhor qualidade. Tenho a plena certeza que ao colocarmos em prática os ensinamentos ali dispostos, poderemos alcançar êxito em nossos projetos, pois apresentam cada etapa de elaboração com muita clareza e simplicidade. Os vídeos trazem também um reforço quando nos apresentam a possibilidade de criação que cada um e cada uma de nós tem. Coragem, determinação, disposição de ouvir as necessidades do outro e estar aberto para a colaboração, ter responsabilidade e comprometimento. conhecer suas limitações e a dos outros. Construir juntos novas possibilidades para o bem de todas e de todos. Espero que, mesmo depois do que acabamos de vivenciar, o próximo módulo nos proporcione a mesma acertividade do primeiro, aliás, como tem sido sempre, os cursos disponibilizados pela equipe da Rede de Mobilizadores. Obrigada pelos trabalhos que vocês vêm fazendo. Espero sinceramente, que tenhamos a oportunidade de dar prosseguimento às ações pelo social.

  117. Marcio Ferreira says:
    12/05/2016 às 6:16 pm

    Gostei muito do material do 1º Modulo, faz com que já esteja ansioso para ver os próximos módulos. O material bem didático e instrutivo, quanto a apostila estou lendo e relendo a mesma. Parabéns.

  118. Claudete says:
    12/05/2016 às 5:05 pm

    Ao terminar o primeiro módulo, gostei muito do conteúdo, da abordagem técnica, porém com linguagem simples que facilita o entendimento. As reflexões proposta pelos vídeos, a construção de metodologia participativa, bem estruturado o curso.

  119. Thaty says:
    12/05/2016 às 2:52 pm

    Estou iniciando…depois virão as dúvidas!

  120. Marcelo Medeiros says:
    12/05/2016 às 2:33 pm

    Boa tarde.

    Gostei muito do material de elaboração de projetos sociais, principalmente o modelo proposto pela arvore demonstrando qual o problema principal que se esta disposto a sanar e como deve ser o envolvimento das pessoas nas etapas de elaboração do projeto.

  121. Col Sotir Toni says:
    12/05/2016 às 1:55 pm

    A rede mobilizadores sempre oferece o quem tem de melhor em seus cursos.

  122. Silvanar Soares Pere says:
    12/05/2016 às 12:53 pm

    Penso que quando se trata de projeto sociais, devemos ter em mente que não podemos pensar em conceber um projeto para a comunidade, mas um projeto com a comunidade. Melhor dizendo, necessitamos envolver a comunidade desde o diagnóstico ou inventário da comunidade, para identificar os problemas, relacionar as potencialidades e em fim poder junto com a mesma, desenhar a ideia para depois traçar o projeto de forma dialogada, tendo em vista que muitos projetos não conseguem render melhores resultados, exatamente porque não foram idealizados com a participação ativa da comunidade. Por isso, considerei importante o que os videos e o material de apoio trouxeram, nesta perspectiva.

    Aqui na região onde moro por exemplo, que é uma zona rural onde os agricultores familiares se utilizam bastante dos recursos do Pronaf. E por incrível que pareça, os projetistas simplesmente copiam colam os projetos, sem levar em conta as variações climáticas, de solo, de cultura ou vocação das famílias… em fim, os projetos tendem na sua grande maioria a deixar os agricultores endividados. Lembrei disso, na hora que Marcos Estarviz falou da pesquisa do molho de tomate.

    Com isso, quero dizer que para um projeto social cumprir seu papel e efetivamente conseguir eficiência eficácia, faz-se oportuno que a comunidade beneficiária do mesmo, seja parte como parte do mesmo e não apenas como mero destinatário, de forma passiva.

    • Marcos says:
      13/05/2016 às 11:45 am

      Rede
      Mobilizadores

      Silvanar, concordo com você. Acho que um dos pontos mais importantes é esse que você coloca sobre o fazer com e não “para”.O fazer “com” também exige um aprendizado, um exercicio de sensibilidade. Acho que o caminho é trabalhar para que as comunidades passem a ter ferramentas para, elas próprias, poderem ter a iniciativa e conhecer as possibilidades.

    • Marivaine Ferreira D says:
      16/05/2016 às 9:47 am

      Realmente Silvanar Soares,
      fico pensando o quanto é pouco explorado ainda a questão da mobilização em um projeto, pois as organizações acham mais fácil executar os projetos prontos, que já têm um retorno financeiro para a instituição, e esquecem desse passo importante para o êxito do projeto que é a mobilização e participação social da comunidade e equipe gestora e executora do projeto.

  123. Clovis Pereira says:
    12/05/2016 às 12:25 pm

    Os vídeos são interessantes. tratam de realidades que podemos ter no nosso cotidiano.

  124. MARGARIDA SIMPLICIO says:
    12/05/2016 às 11:17 am

    Bom dia a todos. Assim como os colegas que me antecedera, afirmo que apreciei por demais os dois vídeos, pois nos proporcionaram reflexões das mais diversas.
    Sobre a apostila do Módulo 1, considero dotada de muito conteúdo para o nosso aprendizado e que precisamos rele-la sempre para uma maior assimilação dos assuntos abordados no índice do programa.

  125. Vilani Figuiredo Dia says:
    12/05/2016 às 1:15 am

    Boa noite a todos.
    Será muito enriquecedor discutir com o grupo etapas e processos que darão subsídios para a elaboração de projetos. O material de apoio disponibilizado e os vídeos são ótimas ferramentas que complementam o conteúdo e o entendimento das questões apresentadas.
    Sempre penso que apresentar uma proposta de projeto à uma comunidade é uma responsabilidade muito grande, uma vez que envolvem “pessoas” e “expectativas”, conforme frisado pelo Marcelo Estraviz. Tais pessoas precisam “Ser” ou “Estar” envolvidas com as causas que o fortalece, ou seja fazer sentido para suas vidas. Tudo que é inovador ou gerador de mudanças causa um impacto, que poderá refletir na adesão, e ai é que entra a lição apresentada no Vídeo “O Vendedor de fumaça”. A honestidade e o respeito ao apresentar propostas e ou projetos devem ser muito criteriosas , porque de certa forma entramos na vida dessas pessoas e criamos expectativas. Tal fato. pode ser reforçado pelos exemplos citados acima pelos colegas sobre o desenvolvimento de TCC’S e ou Teses Científicas nas comunidades . Os valores e atitudes que esperamos desenvolver nas pessoas devem ficar claros, tanto para o mobilizadores quanto para quem recebe ação, já que buscamos mudanças de comportamento e na vida delas. O levantamento de expectativas do grupo mobilizador é o direcionador para definir até onde podemos chegar e não gerar frustrações para o grupo e comunidade. Que estas etapas sejam desenvolvidas em ambiente acolhedor, para que as ideias e a participação seja sempre inclusiva.

    • Silvanar Soares Pere says:
      12/05/2016 às 2:32 pm

      Muto bem colega Vilani!

      Pensamos parecido.

      Projetos sociais, pressupõem compromisso, ética, responsabilidade e engajamento de quem os elabora e ou os executa, para com seus beneficiários. As pessoas da comunidade, mais que “clientes”, devem ser consideradas atores e co-responsáveis pelo sucesso do projeto.

      Abraços,

      Silvanar Soares

      • Vilani Figuiredo Dia says:
        13/05/2016 às 12:28 am

        Boa Noite Silvanar,

        fico muito feliz em saber que este grupo se preocupa e procura ferramentas para aprimorar suas ideais e colocar em prática projetos reais, éticos e de responsabilidade social, tudo que precisamos neste momento de crise política.Precisamos sempre trabalhar com a clareza e sensibilização da equipe assim como dos nossos “Cliente” para fazerem parte de todo o processo de construção e implantação. só assim desenvolveremos os valores e atitudes tão necessários para dar continuidade aos objetivos propostos ao longo do tempo.

        Abraços

        A disposição para as discussões.

  126. Marlene Marta Albuqu says:
    11/05/2016 às 10:33 pm

    Gostei de ambos os vídeos e da apostila. Para termos um bom projeto precisamos saber para onde queremos ir, e como, quando e onde queremos chegar, quais ferramentas. Também precisamos reconhecer que não somos detentores do saber, assim como os melhores ketchup. também temos que ter cuidado para não transformar nossas ações em bonitas fumaças.
    Obrigada pela oportunidade deste curso

  127. BERNADETE SOARES PER says:
    11/05/2016 às 9:37 pm

    Gostei muito da apostila ela é didática e esclarecedora.
    O vídeo nos mostra a não acreditar em falsas promessas.

  128. Dayane Almeida Dias says:
    11/05/2016 às 7:22 pm

    Gostei muito do conteúdo da apostila e do vídeo. Ele nos ensina a lidar com a realidade e nos mostra que de nada adianta fazer um projeto com falsas idéias, pois acabará em descrédito.

  129. FABIANA MODOLO DE OL says:
    11/05/2016 às 5:50 pm

    Gostei muito do conteúdo da apostila e do vídeo. Ele nos ensina a tratar com a realidade. De nada adianta fazer um projeto com falsas idéias, pois acabará em descrédito.

  130. Marcelo Rodrigues da says:
    11/05/2016 às 5:14 pm

    Gostei muito do modulo I e do vídeo que mostra o que acontece hoje na nossa sociedade que acredita nas ilusões da mídia.

  131. luciane de fatima ju says:
    11/05/2016 às 4:52 pm

    Gostei muito desse vídeo que mostra que as pessoas hoje me dia trocam uma coisa real por uma coisa banal só para satisfazere-la nem que seja momentaneamente

  132. alice sias says:
    11/05/2016 às 4:44 pm

    Gostei muito do conteúdo visto neste primeiro módulo, em relação aos vídeos achei bastante interessante pois me fez refletir sobre algumas questões e quanto aos demais conteúdos, me orientou efetivamente a dar início a um projeto.

  133. sheila mendes fernan says:
    11/05/2016 às 3:06 pm

    Estou gostando do curso, o material é didático. O vídeo o vendedor de fumaça nos permite extrair diversas abordagens e uma delas é o discurso das falsas promessas.

  134. Silvanar Soares Pere says:
    11/05/2016 às 2:27 pm

    Olá,

    Boa Tarde!!

    Estou gostando das orientações preliminares do curso, bem como do material de apoio (apostia). Os vídeos, também são muto interessantes e nos ajudam a dar o ponta pé inicial no curso.

    Gostaria de saber se haveria como ficar advertindo a nós participantes, com mensagens automáticas de e-mail, pois no meu caso, mecho com muitas coisas e corro o risco de esquecer os prazos de postar as atividades.

    Agradecido,

    Silvanar Soares

    • Raquel Silva Barrett says:
      13/05/2016 às 4:09 pm

      Rede
      Mobilizadores

      Oi Silvanar! Em determinados cursos avisamos sim. Pedimos que fique de olho no cronograma 🙂

  135. valdinei de aguiar c says:
    11/05/2016 às 2:13 pm

    Boa Tarde, gostei muito do material deste primeiro módulo por apresentar clareza, objetividade do conteúdo de forma sucinta.

  136. Sylvia Souza says:
    11/05/2016 às 12:23 pm

    Bom dia!!
    Material didático muito bem elaborado, enquanto lia fui visualizando varias situações que pode ser utilizado, mas acredito, que a grande dificuldade seja em envolver as pessoas.Infelizmente o trabalho voluntário ainda é visto como “para as horas vagas”, mas estou motivada a mudar esse padrão do grupo do qual faço parte. Agradeço a oportunidade.

  137. Cristiane Pereira da says:
    11/05/2016 às 9:09 am

    O material apresentado até o momento pe prático, claro e objetivo. Espero conseguir montar um projeto comunitário ao final deste estudo.

  138. Joel Souza says:
    11/05/2016 às 1:30 am

    O último vídeo mostra bem o quanto somos fortes quando conjugamos forças… Cada um tem determinados conhecimentos que quando agregados a outros produzem uma força de mobilização gigantesca e creio ser o propósito maior da Rede Mobilizadores com a promoção deste curso. Parabéns e que venham outros para empoderar à todos nós.

  139. Vânia says:
    11/05/2016 às 12:05 am

    O material é de fácil entendimento, os vídeos ilustram e complementam as informações.
    Tive oportunidade de ler relatório de acompanhamento de projeto onde havia a questão de levantamento de expectativas na comunidade sem que o resultado esperado fosse alcançado. Na elaboração de um projeto é preciso se ter noção clara das variáveis que podem alterar o rumo das ações a serem desenvolvidas para evitar a desmotivação da equipe e dos beneficiários envolvidos.

  140. Maurício Franchesch says:
    10/05/2016 às 11:28 pm

    O primeiro vídeo do MArcelo Estraviz nos faz refletir um pouco sobre nossa visão de ver o mundo e de como interagimos com ele.
    Acho que na primeira parte que fala sobre o projeto participativo seria interessante se houvesse uma ferramenta de “mapeamento” para que se possa mobilizar uma comunidade, pois nem sempre é fácil saber de onde se inicia para onde se caminha no quesito de mobilizar pessoas, aqui pensando se não pertencemos a uma ONG, instituição pública ou privada e somos uma sementinha ao ar livre…
    A árvore é uma técnica muito interessante, pois é de fácil aprendizado e ajuda a estruturar o pensamento quando se inicia a reflexão sobre o projeto, é uma ferramenta muito didática.
    Senti como dito acima, que poderia ter sido dado uma ênfase um pouco melhor no diagrama de VENN ou outra ferramenta que seja similar para “mapeamento” e que demonstra possíveis potenciais de pessoas/instituições que possam contribuir para o projeto.
    O marco lógico é uma ferramenta sensacional que ajuda a sintetizar o desenvolvimento do Projeto, outra ferramenta que deve ser usada, pois facilita muito a reflexão e pensamento, ou seja, ajuda a sistematizar as ideias.
    E o vídeo do vendedor de fumaça, nos mostra a importância de conhecer a comunidade e suas necessidades para que possamos realmente “vender” nosso projeto, ou seja, para que o projeto realmente tenha sentido ser desenvolvido em uma determinada comunidade.

  141. Diego Maradona Barbo says:
    10/05/2016 às 6:21 pm

    Gostaria de ressaltar um ponto do Módulo 1. Foi a questão do projeto participativo, onde encontramos a figura do facilitador. Chamou-me a atenção porque sou da área de administração e o facilitador é um gestor de grupo, um gestor de pessoas. É uma função bem difícil, deve-se utilizar bem o recurso da comunicação. Como parte importante de uma boa comunicação, temos a escuta ativa, também abordada no presente módulo. Ou seja, devemos escutar muito as pessoas, pois todos nós podemos ter muitas ideias boas. Atualmente, no contexto organizacional, as pessoas são reconhecidas por serem o capital intelectual. Finalizo com uma frase da qual gosto muito e, infelizmente, não sei o autor, mas com certeza a frase não é minha: “Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender e ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar”. Abraços.

  142. Auristela Leite says:
    10/05/2016 às 5:51 pm

    Achei a didática de trabalho simples e dinãmica, leitura fácil, simples e objetiva. Gostei muito dos dois videos. Estou animada com o primeiro módulo.

    Abraços.

    • Roberto Carlos de Ca says:
      10/05/2016 às 11:43 pm

      Qual é o segundo vídeo, fora o Vendedor de Fumaça?

      • Auristela Leite says:
        13/05/2016 às 10:33 am

        Bom dia Roberto,
        mil desculpas, já havia saido e não vi sua solicitação.

        Abraços.

    • Roberto Carlos de Ca says:
      11/05/2016 às 12:17 am

      Achei. É la na biblioteca.

  143. Diego Maradona Barbo says:
    10/05/2016 às 5:46 pm

    Olá, tutora e colegas.

    Estou muito satisfeito com o curso. O material disponibilizado é excelente. As várias ferramentas, texto e vídeo, auxiliam no processo de aprendizado. Estou aprendendo muito, não tenho experiências em projetos, mas estou aqui para aprender com todos vocês e me tornar um profissional e, acima de tudo, um ser humano melhor. Abraço a todos.

  144. santiago martin navi says:
    10/05/2016 às 4:21 pm

    Gostei muito do módulo, principalmente dos vídeos.

    O primeiro vídeo buscou o lado humanista dos projetos sociais, onde deve-se pensar no bem comum, na construção de redes sustentáveis e democráticas.

    Mas o segundo vídeo do vendedor de fumaça me fez lembrar uma experiência que tive na academia. Em 2001, enquanto estudante universitário, decidimos criar um grupo denominado Cidadãos Universitários – CIDUNI, fora de qualquer estrutura institucional. Buscamos a Associação de Moradores do Bairro vizinho a Universidade, a UNIVALI de Itajaí-SC. O presidente da associação de moradores do bairro Nossa Senhora das Graças, popular “Matadouro”, nos recebeu muito bem. Naquele então eramos aproximadamente vinte universitários dos mais diversos cursos de graduação.

    Começamos a participar das reuniões da Associação de Moradores e a buscar quais eram as suas necessidades. No maio da caminhada um estudante de Psicologia, de nome Gustavo, que estava se formando e tivera desenvolvido um trabalho com a mesma Associação de Moradores nos advertiu: “Não criem expectativas na comunidade, eles estão cansados de ser cobaias”. Lamentavelmente, pela nossa mocidade e inexperiência, não o ouvimos, continuamos o nosso trabalho, criamos duas turmas de alfabetização e algumas oficinas. Porém, tudo sem base teórica nem prática, sem recursos e parcerias. Umas das professoras de alfabetização se afastou na primeiro mês de trabalho por ameaças de um marido que não queria a sua mulher fora de casa à noite. A outra se desmotivou no terceiro mês por falta de assiduidade dos alunos. Promovemos uma Festa do dias das crianças para mais de 500 crianças. Porém chegamos no final do ano cansados, sem recursos e poucos voluntários ativos.
    Essa foi uma grande lição, lamentavelmente criamos um grande expectativa na comunidade, principalmente naquela gestão da Associação de Moradores. Não ouvimos um estudante mais experiente e fizemos uma ação sem um projeto.
    Foi isso que o filme me fez lembrar claramente. Os estudantes universitários se utilizam das comunidades carentes para promoverem suas pesquisas cientificas e seus TCC´s, criando muitas vezes a expectativa de que a vida deles irá melhorar (Saúde, Educação, Renda, Qualificação), porém, após aprovada sua pesquisa ou concluída a sua faculdade, eles voltam para suas cidades de origem, deixando órfãos aqueles que contribuíram com seus estudos.

    • Joel Souza says:
      11/05/2016 às 1:19 am

      Pois é Santiago… A universidade se ergue sob a tríade: “ensino, pesquisa e extensão”. É justamente na extensão que ela devolve à comunidade todo o investimento e confiança nela depositados na construção de conhecimentos que podem ser enfim, aplicados em favor da sociedade com um todo através do fomento à projetos sociais, entre outras atividades que visam a promoção social e a democracia participativa. Aqui na UFSC, promovemos todos os anos uma série de atividades com fins de empoderamento das lideranças comunitárias, tais como o TSGA – Tecnologias Sociais para a Gestão da Água, onde convidamos a comunidade ribeirinha bem como os moradores das bacias hidrográficas da região de SC e seus diversos outros segmentos organizados como autoridades e ativistas para interagirem em conjunto buscando soluções para seus problemas e conflitos. Temos também um projeto maravilhoso no NESSOP – Núcleo de Estudo social que congrega ações no sentido de colocar em contato para interagirem, os diversos conselhos da cidade e do estado: Conselho do Idoso, Escolar, da Saúde, do Orçamento Participativo, do Transporte Coletivo, etc. que tomando conhecimento do trabalho de cada um acabam por se organizar melhor e combinar forças em prol de toda a população. Neste projeto, descobrimos que o Conselho de Gestão da Saúde pode ajudar o Conselho do Idoso em várias demandas, assim como o do Transporte também pode ajudar com sugestões e ideias o Conselho do Orçamento para melhor aproveitamento e alocação dos recursos municipais. Temos projetos na CSE – Centro SocioEconômico que visam a promoção de orientações à comunidade convidando as diversas lideranças da região à abordarem questões que envolvem Economia doméstica, finanças pessoais e até a aprenderem a fazer suas Declarações do IRPF. Nossa maior vitrine de integração com a comunidade é a SEPEX – Semana de Pesquisa e Extensão, onde alunos dos mais diversos cursos de todas as áreas do conhecimento, abrem suas produções acadêmicas com fins de permitirem que as pessoas se apropriem e compartilhem informações importantes que podem mudar seus rumos. Ai eu te digo Santiago, quando o aluno produz seu TCC ele tem de ter plena consciência de não criar expectativas e o professor é peça fundamental na orientação, pois não é no “Ensino” (e o TCC está neste contexto) que vai haver o empoderamento da comunidade. Este é um erro comumente frequente que por vezes bota em cheque a atuação da Universidade, pois até para se promover uma simples pesquisa de campo temos metodologias apropriadas, aqui na UFSC temos várias Comissões de Ética na Pesquisa que visam evitar tais ações equivocadas de alunos que saem com uma prancheta na mão e um crachá improvisado fazendo perguntas sem contexto e invadindo a privacidade das pessoas. Temos de estar vigilantes para não provocar esta mesma sensação que você descreve em seu relato. Grande abraço!

      • santiago martin navi says:
        13/05/2016 às 4:36 pm

        Gostei muito das tuas colocações Joel, principalmente as relativas a interação com a comunidade e as de integração dos conselhos municipais.

        A UNIVALI como outras fundações universitárias do Estado trabalham num lógica mercantil, por tanto, o Ensino é um pacto entre professor e aluno, o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende, a extensão é superficial e a pesquisa limitada. Por sua vez o caráter comunitário se destaca nas isenções fiscais e o seu caráter comercial na cobrança de salgadas mensalidades.

        Tempo depois daquele relatado acima, a universidade criou um muro para separar a universidade da comunidade que o cerca, devida à continua expansão do campus.

        Se possível Joel, pudesse acessar o material, já que quero buscar uma forma de integração dos conselhos municipais do município de Gaspar e criar mecanismo de empoderamento da sociedade civil organizada.

        Grato.

    • Rolando Lazarte says:
      12/05/2016 às 2:42 pm

      Este depoimento me fez lembrar de uma situação que vivi em um dos meus primeiros trabalhos no Brasil. Era numa favela de São Paulo. Eu tinha que entrevistar famílias, para levantar a situação sócio-econômica das mesmas. Em uma destas visitas, fiquei tocado, porque uma senhora veio com a sua carteira de trabalho na mão, e, depois de ter respondido ao questionário que eu lhe fizera, me perguntou: e quando é que eu vou ter o meu emprego? Isto me arrasou. Lá estava eu, a ganhar meu dinheiro fazendo perguntas aos pobres, para atender a uma pesquisa universitária, e isto tinha gerado uma expectativa de emprego da parte de uma destas pessoas entrevistadas!

    • Silvanar Soares Pere says:
      13/05/2016 às 10:20 am

      Olá Santiago!!

      Quem de nós, que militamos em comunidades, movimentos sociais e populares, já não se sentiu perdido ou desencantado com a falta de interesse e de participação das pessoas das comunidades? Isso acontece devido a vários fatores. Mas talvez essa situação de desmotivação das pessoas, aconteça por terem sido mobilizadas a participar de algo que na verdade era um utopia ou um sonho bom, mas sem muitas chances de serem efetivados, por falta de estrutura, falta de apoio, falta de uma participação mais efetiva das pessoas (que quase sempre esperam as coisas fáceis e imediatas, sem se importar com trabalho, custos, envolvimento, parceria, participação). Esse venda de ilusões, a gente muitas vezes praticou inocentemente, na ansiedade e na busca de congregar as pessoas em torno de algos que consideramos bom e apropriado para a comunidade, mas a mesma comunidade não pegou pra si, tal ideia.

      Aqui no meu município, a situação é de desarticulação das entidades e um descrédito quase que generalizado. Por sinal, um dos projetos que venho almejando é na intenção de dar conta de prestar assessoria às entidades e suas lideranças, na perspectiva de despertar novas lideranças, envolver a juventude e capacitar minimamente as lideranças para uma atuação mais efetiva, eficiente e eficaz.

      • santiago martin navi says:
        13/05/2016 às 4:47 pm

        Silvanar também penso como você, construir um projeto voltado ao empoderamento da população, trazendo questões de cidadania.

        Estou elaborando um projeto intitulado Promotores de Cidadania. Inclusive vou anexar ele para socializar com todos.

        Silvanar vamos em frente.

        • Silvanar Soares Pere says:
          13/05/2016 às 9:45 pm

          Boa Noite Santiago!!

          Muito obrigado pelo compartilhar das minhas ideias e mais ainda por compartilhardes seu projeto conosco.

          Aproveito e compartilho também um rascunho de projeto que estamos desenhando para nosso Grupo de Jovens, aqui da Comunidade.

          Um grande abraço,

          Silvanar Soares

          • santiago martin navi says:
            19/05/2016 às 11:12 am

            Silvamar, um show de projeto. Parabéns a todos os envolvidos.

    • Valdilene Cardoso says:
      19/05/2016 às 10:35 pm

      Oi Santiago!

      Olha… procuro sempre ler os comentários do pessoal do curso e tentar trocar experiências. E nesse sentido Concordo plenamente com vc, qndo relata sua vivência na academia. Infelizmente, tive uma experiência semelhante… Participei de um projeto aqui em Alagoas, com a finalidade de fazer um levantamento/diagnóstico acerca do território e história, saúde, educação e mais alguns outros aspectos de todos os assentamento e acampamentos do MST. Achei a proposta simplesmente fantástica. Tive durante esse processo a negação de acolhimentos desses ‘sujeitos de pesquisas’ justamente porque eles mesmos alegaram que MUITA gnt passa por ‘lá’ faz um monte pesquisa e ‘desaparecem’, não realizando as mudanças prometidas em suas vidas (a história do ‘vendedor de fumaça’). E foi isso que acabou acontecendo também nessa pesquisa. Confesso que fiquei frustrada, decepcionada. Daí, prometi a mim mesma que a partir dali só participaria de pesquisas que tivesses de fato um retorno concreto e significativo com vistas à ‘transformação das vidas dos envolvidos (pesquisados)’. E posso te falar que nos últimos anos da universidade tive experiências maravilhosas que vieram a me ajudar a superar a frustração anterior.

      PENSO QUE ISSO QUE VC BEM COLOCOU É UMA DAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA SE PENSAR, QUANDO SE TRATA DESSAS QUESTÕES DE PESQUISAS E PROJETOS (principalmente os sociais).

      Abç em ti!

  145. Rolando Lazarte says:
    10/05/2016 às 3:28 pm

    Gostei do que foi proposto até agora. Achei excelente o vídeo do Marcelo Estraviz, que disse muita coisa importante em apenas 20 minutos e pouco. Em particular, achei fundamental a ênfase que ele deu nas pessoas, na mudança radical do mundo, que nos inclui. Isto é muito mais importante do que conseguir ou não recursos materiais para tocar um projeto adiante. Dissolver a barreira artificialmente criada, que nos separa da sociedade, dos outros. A horizontalidade da comunicação, também achei um ponto a destacar. Todos tem algo a dizer, uma experiência a partilhar.

  146. Isaac Melo says:
    10/05/2016 às 12:54 pm

    Verdade, caro Eliel!
    Não terminei ainda a leitura do módulo 1, mas já pude ver que começou a mostrar bem detalhado como iniciar um projeto. A quebra de barreiras acho que é o principal para que saiamos da mesmice. Como mostra a tirinha do Módulo 1, não adianta ter subsídios e ficar sem fazer nada, esperando que venham até você. Acho que atitude é o principal atributo para que um projeto vá à frente! Conhecimento, mas atitude é o que tira o projeto do papel!!!

    Abraço a todos!!!

  147. Eliel Freitas Jr says:
    10/05/2016 às 12:05 pm

    Gostei do conteúdo trabalhado no primeiro módulo e do material utilizado. A apostila está simples e bem direta. Os vídeos disponibilizados ajudaram a complementar o conteúdo e a mostras aspectos que normalmente não são abordados.
    Os dois vídeos do Marcelo Estraviz que estão disponíveis são muito ricos. A ideia da desobstrução de fluxos é realmente muito útil e essencial incorporar no processo de trabalho e na reflexão sobre as ações e as realidades em nossas organizações. Da mesma forma, a postura de “defesa de causas” apontada por ele é essencial para quem trabalha no campo das organizações sociais.
    Sobre a apostila, faz tempo que não lia um material sobre técnicas de diagnóstico. É bom reforçar estas ferramentas pois no trabalho muitas vezes incorporamos no dia a dia, mas sem refletir muito adequadamente sobre a pertinência ou a melhor ferramentar para cada um dos processos.
    Em relação ao Marco Lógico, pela complexidade que tem, e das diferentes interpretações e traduções que cada um usa no Brasil e fora dele, acredito que merecia um módulo específico. Certamente será reforçado no próximo módulo, mas imagino que quem nunca usou vai ter alguma dificuldade em compreender.



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