Muito bom que vocês aproveitem o material para multiplicar os conhecimentos na comunidade. O objetivo é esse mesmo, compartilhar para profissionalizar.
Muito esclarecedor o conteúdo estamos justamente tendo que dar baixa em uma associação por não terem sido feitos os devidos registros das atas, o que levou a primeira presidente a responder por questões não efetivadas por ela. Todas as associações precisam ter orientações claras como as aqui expostas.
Concordo com a explanação do Luciano sobre a importância do terceiro setor no desenvolvimento socioeconômico de nosso país, especialmente em tempos de crise como o que estamos vivendo.
Verdade, o terceiro setor movimenta a economia demais. Isso só não é divulgado com deveria ser, para dá valor e ressaltar ao trabalho de inúmeras associações que tem realizado lindos trabalhos
Oi Ednilson. As confirmações da pagina 25 não estão incorretas na questão 9. Das quatro opções da questão, 3 estão certas e apenas uma está errada. É justamente essa única alternativa errada que você precisa selecionar. Repare que o enunciado pede para você marcar a opção INcorreta. Entendeu? Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, pode perguntar novamente.
No conteúdo do 2º módulo tem escrito: É fundamental que as atas de assembleias realizadas periodicamente sejam levadas a registro. Esse registro é no cartório? Seria apenas para autenticação? Se uma decisão for aprovada em ata e registrada em cartório, essa decisão poderá ser alterada?
esse registro é feito no Cartório do Registro Civil de Pessoas Jurídicas da localidade da sua associação. Isso é importante para garantir a publicidade dos atos da pessoa jurídica.
A decisão aprovada em ata poderá ser alterada depois, mediante registro de nova ata comunicando a modificação.
Muitas pessoas que atuam na associação não conhecem as funções dos associados, seus direitos e deveres, a função da diretoria, conselho fiscal e secretaria, enfim, todos os membros que formam a associação. Sendo que todos são importantes e principalmente a participação nas assembleias que tem autonomia dentro da associação, que confundem em ser a diretoria (presidente de associação). O curso nos ajudou a esclarecer essa situação.
Gostei muito dos módulos apresentados durante o curso,foram muito bem elaborados e esclarecedores para possamos entender o que cada associação necessita para estar regularizad
Ao realizar este módulo pude perceber e ter mais clareza que os associados tem direito iguais perante a terceiros, agora também os que não é associados deveria ter direito as conquistas trazidas em junção dos associados, como por exemplo como os feijão e o milho que trazem para os associados fazerem o seu plantio, os não associados deveriam ter direitos também.
A principal finalidade dos Registros Públicos é garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.
É importante destacar que a atividade registral, embora pública (estatal), é prestada em caráter privado por um particular, por meio de delegação, cujo titular é um profissional do direito, dotado de fé pública, exercendo-a, por sua conta e risco, e agindo, via de regra, com o concurso de prepostos.
Ressalta-se, finalmente, que começa a existência legal das Associações e das Fundações de direito privado com o registro do ato constitutivo no Ofício do Registro Civil das Pessoas Jurídicas (art. 45) e que todas as alterações deverão ser averbadas no registro realizado.
Parabéns! Ótimo
Excelente a parte relativa a Estrutura Organizacional e sobre o Marco Regulatório (Lei 13019/14).
Adorei o material….
Excelente o material desse módulo do curso disponível vai ajudar muito a nossa associação.
Estou cada vez mais,muito bom o curso ..
Oi Dinho,
Muito bom que vocês aproveitem o material para multiplicar os conhecimentos na comunidade. O objetivo é esse mesmo, compartilhar para profissionalizar.
Estou aprendendo bastante com o curso, as tutoras e os colegas.
Gratidão pela oportunidade!
Um abraço!
Muita informação e excelentes esclarecimentos.
Oi Luiza,
Caso tenha alguma dúvida é só postar que respondemos.
Gostaria de receber um certificado ou declaração de participação deste curso. Foi um curso recheado de informações esclarecedoras. Agradeço muito!
Aprendi muito, curso bastante esclarecedor.
Boa Noite! Participo da diretoria da associação da minha comunidade e esse curso me ajudou bastante.
Olá! O curso foi de suma importância para mim. Só tenho a agradecer pela oportunidade de poder ter participado!
Boa Noite! O curso foi muito proveitoso, vou levar os conhecimentos que aprendi para minha comunidade..
O curso é muito bom,pois aprendi muitas coisas novas.
este curso foi muito bom pra mim aprendi bastante com ele , e ele mim ajudou a aprimorar meus conhecimentos sobre muitas coisas em associação.
Muito esclarecedor o conteúdo estamos justamente tendo que dar baixa em uma associação por não terem sido feitos os devidos registros das atas, o que levou a primeira presidente a responder por questões não efetivadas por ela. Todas as associações precisam ter orientações claras como as aqui expostas.
Espero que o curso te ajude na sua jornada, Livia!
Ótimo módulo! Tirei minhas dúvidas sobre direitos e deveres legais de uma associação.
Oi, Raquel! Ficamos felizes em saber!
este curso foimuito importante pra mim pois eu aprendi assuntos que nao conhecia.
Que bom, Márcia! Aproveite!
Concordo com a explanação do Luciano sobre a importância do terceiro setor no desenvolvimento socioeconômico de nosso país, especialmente em tempos de crise como o que estamos vivendo.
Vocês têm toda razão, Luciene!
Verdade, o terceiro setor movimenta a economia demais. Isso só não é divulgado com deveria ser, para dá valor e ressaltar ao trabalho de inúmeras associações que tem realizado lindos trabalhos
Fundamental para saber de seus direitos legais .
Oi! Que bom que está gostando! Aproveite!
Excelente o modulo e material do curso disponível vai ajudar muito a nossa associação.
Oi! Ficamos felizes em saber!
oi, boa tarde, não entendi!!! as confirmações da pagina 25 do módulo 2 estarem incorretas na nona questão do quiz exercicio 1.
Oi Ednilson. As confirmações da pagina 25 não estão incorretas na questão 9. Das quatro opções da questão, 3 estão certas e apenas uma está errada. É justamente essa única alternativa errada que você precisa selecionar. Repare que o enunciado pede para você marcar a opção INcorreta. Entendeu? Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, pode perguntar novamente.
maravilhoso o conteúdo pude me aprofundar um pouco mais na área.
Oi! Ficamos felizes em saber!
No conteúdo do 2º módulo tem escrito: É fundamental que as atas de assembleias realizadas periodicamente sejam levadas a registro. Esse registro é no cartório? Seria apenas para autenticação? Se uma decisão for aprovada em ata e registrada em cartório, essa decisão poderá ser alterada?
Oi, Katiana,
esse registro é feito no Cartório do Registro Civil de Pessoas Jurídicas da localidade da sua associação. Isso é importante para garantir a publicidade dos atos da pessoa jurídica.
A decisão aprovada em ata poderá ser alterada depois, mediante registro de nova ata comunicando a modificação.
Espero ter ajudado.
Muitas pessoas que atuam na associação não conhecem as funções dos associados, seus direitos e deveres, a função da diretoria, conselho fiscal e secretaria, enfim, todos os membros que formam a associação. Sendo que todos são importantes e principalmente a participação nas assembleias que tem autonomia dentro da associação, que confundem em ser a diretoria (presidente de associação). O curso nos ajudou a esclarecer essa situação.
O bom é que dá para replicar o conhecimento, pelos PDFs gerados.
Que bom que ajudou, Murilo!
Excelente conteúdo e didática das professoras!
Oi! Ficamos felizes que tenha gostado, Francisco!
excelente curso e modulo muito explicativo.
Que bom, Marcelo!
Excelente o modulo e material do curso disponível vai ajudar muito a nossa associação.
Oi! Espero que o conteúdo do curso te ajude na sua jornada!
Boa tarde a todos!
Acredito que o terceiro setor tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Parabéns para as organizadoras do curso!
Abraços!
Luciano Mesquita
Você está certíssimo, Luciano! Parabéns a você pelo interesse no tema!
Gostei muito dos módulos apresentados durante o curso,foram muito bem elaborados e esclarecedores para possamos entender o que cada associação necessita para estar regularizad
Ficamos felizes em saber!
Ao realizar este módulo pude perceber e ter mais clareza que os associados tem direito iguais perante a terceiros, agora também os que não é associados deveria ter direito as conquistas trazidas em junção dos associados, como por exemplo como os feijão e o milho que trazem para os associados fazerem o seu plantio, os não associados deveriam ter direitos também.
Excelente o material desse módulo do curso disponível vai ajudar muito a nossa associação.
Que bom, Givaldo! Aproveite!
Participando de uma associação, e bem interessante pois descobrir novos assuntos relacionados.
A principal finalidade dos Registros Públicos é garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.
É importante destacar que a atividade registral, embora pública (estatal), é prestada em caráter privado por um particular, por meio de delegação, cujo titular é um profissional do direito, dotado de fé pública, exercendo-a, por sua conta e risco, e agindo, via de regra, com o concurso de prepostos.
Ressalta-se, finalmente, que começa a existência legal das Associações e das Fundações de direito privado com o registro do ato constitutivo no Ofício do Registro Civil das Pessoas Jurídicas (art. 45) e que todas as alterações deverão ser averbadas no registro realizado.