Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Fórum de Cursos

voltar

Fórum Módulo 2


Espaço para discussão entre alunos e tutores sobre do conteúdo do módulo 2.



Comentários de Fórum

Comentários
53 comentários sobre “Fórum Módulo 2”
  1. Luciene de Oliveira says:
    06/09/2017 às 12:43 am

    O curso atendeu as minhas expectativas. Estou iniciando um projeto de intervenção dentro de minha comunidade na área de educação e cidadania e, com o curso, só acendeu ainda mais o meu desejo em ser agente transformador junto com a comunidade em um processo de autogestão desta. Muito trabalho por vir, muita mediação a ser feita e muita vontade e desejo por mudanças para conquistar. Gratidão pelo material disponibilizado e pela tutoria.

  2. Lohanne Menezes says:
    05/09/2017 às 5:42 pm

    O material realmente é muito bom. Estou satisfeita com o curso. Pretendo fazer os outros também! Espero que mais pessoas se engajem para conseguirmos mais resultados.

  3. Adriana says:
    05/09/2017 às 12:38 pm

    Olá Sílvia

    Mais uma pergunta: nos vídeos de domínio público, eu posso utilizar imagens de crianças??

    Compartilho um link: http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me003399.mp4

    Um abraço,

    Adriana.

    • Silvia Sousa says:
      05/09/2017 às 4:17 pm

      Rede
      Mobilizadores

      Oi, Adriana,
      Neste vídeo que você trouxe, partimos da premissa de que a PUC/SP e TV Escola obtiveram a autorização de uso da imagens destas crianças junto aos seus responsáveis legais e também escolas, dedicada a série de programas “Letra Viva”.
      Então, para você reproduzir no seu vídeo, precisa pensar em alguns critérios, em especial, se o contexto do vídeo é o mesmo do seu assunto escolhido. Se sim, ok.
      Um exemplo: vou supor que você queira falar de atividades lúdicas para crianças e citar como exemplo o autoretrato para crianças gravado pelo Letra Viva, da TV Escola, etc e tal… fazer o uso de um recorte desse vídeo sem descaracterizar a narrativa de origem, ok, tudo certo, basta tomar o cuidado de citar a fonte.
      O que não pode é usar um recorte dessas imagens em um outro contexto.
      Certo?
      Abraços,
      Sílvia

  4. Irene Lima says:
    04/09/2017 às 10:26 pm

    Agradeço aos mobilizadores pela oportunidade,
    Aos facilitadores pelas informacôes.
    Aprendi muito vendo as informaçôes postadas, os comentários e as demais informaçôes.
    O Betinho é um ícone que jamais será esquecido. ELe nos mostrou, são as diferenças que nos transformam
    em iguais, principalmente quando trabalhamos pelo bem comum.
    A diversidade se torna igual quando não tolhemos a liberdade e transformamos a diversidade em amor, justiça,
    e consideração.
    Somos iguais em nossos obrigações e direitos.
    Nos tornamos livres quando respeitamos a liberdade de ser e fazer do outro e no outro.
    Vamos em frente aprender a transformar a adversidade e ação em cooperação e participação solidaria

  5. Irene Lima says:
    04/09/2017 às 9:58 pm

    Boa noite.
    Ótima oportunidade. Aprendendo a usar imagens e tentando criar um filme.
    Fico pensando se consigo. Foram muitas informações em pouco tempo.
    Vou brincar de veneraste. Minha parte favorita é a solidariedade.
    A caridade é é mais ou menos, no meu entender veferticalizada.
    Faço a ação e a pessoa que recebe, só recebe.
    A solidariedade trabalha o outra de modo igual. Quando respeito quem recebe, a ação passa a ser responsável
    Pelo que está recebendo

    • Irene Lima says:
      04/09/2017 às 10:07 pm

      Cliquei para enviar antes de terminar o assunto.Continuando:
      Há uma percepção maior do outro como ser humano igual a mim.
      Sinto que é necessário amor, compreensão entre o doador e o receptor.
      Crescemos juntos. Há uma horizontalidade na ação.
      O crescimento é conjunto.
      Quanto à primeira informação é: ” vou brincar de cineasta”

      • Silvia Sousa says:
        05/09/2017 às 9:14 am

        Rede
        Mobilizadores

        Oi, Irene,
        Agradecemos a afetuosidade de suas palavras e te desejamos boa sorte com o vídeo.
        Sua narrativa é muito boa, quem sabe surge ai uma ideia de vídeo poético, com uma linda contextualização?
        Um abraço,
        Sílvia

  6. Gabriela says:
    02/09/2017 às 7:12 pm

    Também gostaria de registrar a qualidade das informações e sua operacionalidade, bem como agradecer a iniciativa. Para quem não tem familiaridade, o segundo módulo nos brinda excelentes recursos para nossa próxima empreitada: realizar o vídeo.
    Pergunto se tecnicamente é possível mesclar partes do vídeo produzido com o Sparkol Video Scribe e partes com entrevistas ou filmagens?

    • Silvia Sousa says:
      04/09/2017 às 10:39 am

      Rede
      Mobilizadores

      Oi, Gabriela, muito obrigada por suas palavras.
      Até onde sei, no VideoScribe não é possível colocar vídeos, somente desenhos, letras e sons. Ao menos no aplicativo gratuito, disponível para celular, fiz testes e não foi possível ir além.
      O que você pode fazer – é mais complexo, porém possível – é levar as animações feitas no VideoScribe para um programa de edição de vídeos (como o Hitfilm Express, por exemplo) e fazer a combinação que deseja com a inserção das entrevistas e filmagens.
      Abraços,
      Sílvia

  7. Francisco Alves de A says:
    02/09/2017 às 11:52 am

    Que maravilha! Adorei o curso Vídeo de Bolso, aprendi muito com as informações e os próprios vídeos.

    • Silvia Sousa says:
      04/09/2017 às 9:54 am

      Rede
      Mobilizadores

      Muito obrigada por suas considerações, Francisco. Que bom que percebeu as técnicas a partir da observação dos vídeos que utilizamos como exemplo. Cada vez mais, você vai ver o quanto seu olhar fica “apurado” na compreensão do que está além da primeira sensação de um vídeo. E há muito mais… há pouco eu estava pensando sobre os planos-sequência, quando uma sucessão de acontecimentos são gravados direto, sem corte, em uma longa sequencia de imagens. Tudo precisa ser criteriosamente programado com antecedência. Depois que assisti à entrevista do Daniel Rezende [no Conversa com Bial de 23/08/17] sobre o filme “Bingo: o rei das manhãs”, corri para o cinema para conferir as várias cenas gravadas com essa técnica fantástica de narrativa. O filme, além de história excelente, é de tirar o fôlego quando se pensa nas técnicas utilizadas.

      Para saber mais sobre o plano-sequência e assistir outros exemplos: https://revistamoviement.net/24-planos-sequencia-de-tirar-o-folego-edb70884c844

      Um abraço,
      Sílvia

  8. Marise dos Santos Go says:
    01/09/2017 às 12:47 pm

    Boa tarde! Agradeço a oportunidade de estar tendo tantas informações importantes e necessárias para um trabalho de qualidade e dentro das orientações legais para exposição de imagens. Este curso para mim veio mesmo a calhar nesta minha fase profissional na qual estou coordenadora da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Macaé e estou atuando com uma escola piloto da rede municipal com o objetivo de organizar um Programa de Educação Ambiental no qual há projetos que estão sendo assessorados pela coordenação com o objetivo de expandir sua realização para toda a rede municipal, como por exemplo: o “Produzindo Autonomia” baseado em reciclagem de óleo de cozinha usado, desenvolvido pela equipe do Colégio M. Ancyra Gonçalves Pimentel desde 2010 e que, a partir da assessoria da coordenação passou a contar com a parceria da empresa TRANSforma Gerenciamento de Resíduos que atua no município e que tem um perfil de responsabilidade social bem solidificado, estando atualmente em fase de expansão para outras escolas e até instituições no município; o “Cidadania Ativa”, que está sendo desenvolvido desde o início deste ano em parceria com a coordenação do curso de Direito da UFF/Macaé e da coordenação da OAB/JOVEM do município; o “Horta Escolar” e “Coleta de água de chuva” que, em conjunto com o “Produzindo Autonomia” irá desenvolver um sistema de horta escolar com uso de rega automatizada, através do trabalho da equipe de robótica do colégio, com uso de um substrato do projeto de reciclagem de óleo, sendo que este projeto ainda está na fase de montagem do espaço, com parceria de profissionais da Universidade Estácio de Sá e da UFRJ/Macaé, além das empresas TRANSforma e da BRK Ambiental. Como vê, assunto para o vídeo é o que eu mais tenho e talvez minha dificuldade seja como realizar um vídeo com tantas informações, ainda mais de 3 minutos. Pensei em utilizar somente o Projeto Produzindo Autonomia e entrevistar as pessoas envolvidas. Ainda bem que terei até 09/10 para fazer o vídeo. Como o curso terminará no dia 05/09, poderemos ter orientação sobre a montagem do vídeo após este dia? Eu já edito alguns vídeos no Windows Live Movie Maker mas o formato final é em wmv, a inscrição de vídeos pode ser neste formato? Parabéns pela iniciativa de realização de um trabalho tão importante para a divulgação de trabalhos que possam estar acontecendo e precisando de serem expostos e multiplicados em prol da sociedade e do planeta.

    • Silvia Sousa says:
      02/09/2017 às 7:31 am

      Rede
      Mobilizadores

      Cara Marise,
      Primeiro, parabéns por tantas iniciativas transformadoras! Esse movimento que você nos traz é muito inspirador e vai ser muito bacana se pudermos disseminar cada uma dessas experiências via Prêmio Betinho. O compartilhamento de experiências pode ser mesmo muito inspirador e você pode ser esse vetor aí na sua localidade, somando forças junto com as turmas de cada projeto.
      Alguns pontos que acho importante destacar:
      – Cada pessoa inscrita no Prêmio Betinho pode concorrer com até 3 vídeos. Então, se houver a possibilidade de você desenvolver mais de 1 tema, será muito bem-vinda.
      – Se optar por falar de uma única iniciativa, como citou, o Projeto Produzindo Autonomia, você pode incentivar outras pessoas que não tiveram a possibilidade de participar do curso a gravarem vídeos também. Isto porque a participação no curso não é requisito obrigatório para a participação no Prêmio.
      – Estamos avaliando a possibilidade de abrir uma nova turma, mais curtinha, na 2ª quinzena de setembro. Se der tudo certo, novamente teremos tutoria e lá será possível esclarecer as dúvidas que por ventura surgirem até lá.
      – Sobre o formato de vídeo que utiliza, atualmente são compatíveis com o Youtube: .MOV .MPEG4 .MP4 .AVI .WMV .MPEGPS .FLV .3GPP .WebM
      – O próprio Youtube disponibiliza uma série de tutoriais que podem ser uma ótima ajuda. Acesse em https://support.google.com/youtube.
      Um abraço,
      Sílvia

      • Marise dos Santos Go says:
        03/09/2017 às 12:00 pm

        Sílvia, bom dia! Se abrir nova turma, vou incentivar os alunos que estão selecionados para participarem do projeto “Cidadania Ativa” a participarem a fim de fazerem o registro da própria participação e participarem do Prêmio Betinho. Acredito que as informações deste curso serão muito importantes para o aprimoramento das práticas que eles já têm, principalmente quanto ao uso de recursos e materiais de forma legalmente aceitável para que eles não incorram em alguma prática ilegal em publicações. Estou na torcida para que a nova turma seja formada.

      • Marise dos Santos Go says:
        04/09/2017 às 12:03 pm

        Sílvia, quanto a nova turma, entrei em contato com a professora da turma que participa do projeto e com a responsável pelo laboratório de informática. Ela ficaram muito animadas mas a pergunta é se há possibilidade de acesso ao curso através do Linux.

        • Silvia Sousa says:
          05/09/2017 às 4:25 pm

          Rede
          Mobilizadores

          Oi, Marise.
          Fui checar com a equipe técnica e são ótimas as notícias.
          O curso pode ser feito em qualquer computador conectado à internet e que tenha navegadores Chrome, Firefox e Opera. E aceita os sistemas operacionais IOS, Windows e Linux.
          E conforme previsto, haverá 2ª turma do curso Imagens de Cidadania, então todos poderão participar conosco. No dia 14 de setembro abriremos inscrição aqui mesmo no site da Rede Mobilizadores e o curso será realizado entre os dias 25 e 29 de setembro. Contamos com vocês.
          Um abraço,
          Sílvia

          • Marise dos Santos Go says:
            05/09/2017 às 6:46 pm

            Sílvia, boa tarde! Que ótima notícia!!! Agora sim estou me sentindo uma Mobilizadora de verdade!!! Estaremos mobilizando os alunos para participação no curso. Ainda terminei meu curso me sentindo mais que diplomada, já que iremos fazer diferença na vida e no futuro desses jovens que participarão com vocês. Quem sabe não conseguiremos mais Mobilizadores através desta iniciativa? As extensionistas do curso de Direito da UFF gostaram muito do material do site da Rede Mobilizadores e elas estão em contato direto com os alunos da rede municipal através do Projeto Cidadania Ativa. 2017 está sendo um ano muito produtivo para todos nós e será muito mais ainda com a ajuda de vocês!!! Obrigada!!!

  9. Adriana says:
    01/09/2017 às 12:32 pm

    Olá!!

    O curso foi prorrogado até o dia 5 de setembro, às 23:59??

    Um abraço,

    Adriana.

    • Silvia Sousa says:
      02/09/2017 às 6:52 am

      Rede
      Mobilizadores

      Oi, Adriana, exatamente.
      Vocês tem até a próxima terça-feira para concluir o curso.
      Um abraço,
      Sílvia

      • Paulo Ferrari says:
        05/09/2017 às 8:01 am

        Bom dia, Silvia! Se bem entendi temos até o dia 5/10 para enviar os videos. É isso?

        • Silvia Sousa says:
          05/09/2017 às 9:38 am

          Rede
          Mobilizadores

          Oi, Paulo, bom dia. O prazo para envio dos vídeos é 9 de outubro.
          Mais informações no site http://www.celebrarbetinho.org.br/premio-betinho/
          Abraços,
          Sílvia

  10. Maurício says:
    30/08/2017 às 10:44 pm

    Grato, Silvia, pela gentileza e pelo conteúdo do curso.
    Aprendendo muito e pensando num video…
    abraços, inté

    Maurício

    • Silvia Sousa says:
      31/08/2017 às 3:08 pm

      Rede
      Mobilizadores

      Oi, Maurício, nós é que agradecemos a participação.
      Que bom saber que já começou a pensar o seu vídeo. Maravilha.
      Estou à disposição para ajudar no que for possível.
      Abraços,
      Sílvia

  11. Adriana says:
    30/08/2017 às 3:35 pm

    Olá

    Estou com acesso ao programa Pitivi (linux), que estou conhecendo agora… Alguma sugestão? E qual é o melhor formato para publicar o vídeo – avi, mp4, flv, etc?

    Obrigada pela atenção.

    Adriana.

    • Silvia Sousa says:
      30/08/2017 às 4:02 pm

      Rede
      Mobilizadores

      Oi, Adriana, para editar eu uso o Hitfilm Express. Infelizmente não conheço o editor para Linux, Pitivi, mas encontrei um tutorial básico no Youtube, que você pode acessar no link https://www.youtube.com/watch?v=CtBSZfGnYw0.
      Sugiro o formato .MP4 para o arquivo final, este padrão é bem amigável e aceito pelo Youtube.
      Abraços,
      Sílvia

      • Adriana says:
        01/09/2017 às 12:23 pm

        Olá Sílvia

        Obrigada pelo link… eu estou aqui escarafunchando o programa… o que eu tenho acesso é um pouquinho diferente, enfim… para mim é um desafio – que compartilho :-).

        Na configuração do projeto, existe a possibilidade de programar a edição de vídeo e áudio. O que é melhor?

        A) Vídeo:

        i) predefinição de vídeo: 1080p24; iPod, etc.??

        ii) proporção de aspecto da tela: tela ampla (16:9), cinema (1.37), anamórfica 2.35, etc.?

        iii) taxa de quadros: 23.976 quadros/seg, etc.?

        iv) proporção de aspecto de pixel: quadro… 480 p… (amplo), … 579p… (amplo)…??

        B) Áudio:

        i) Nenhuma predefinição ou iPod?

        ii) Taxa de amostra: 8 kHz… 44.1 kHz… 96 kHz?

        Obrigada!!

        Um abraço,
        Adriana.

        • Silvia Sousa says:
          02/09/2017 às 7:50 am

          Rede
          Mobilizadores

          Oi, Adriana,
          As configurações de renderização vão depender muito de como foi gravado o seu vídeo.
          Para o Youtube, você pode usar desde o formato 1920×1080 com 30 quadros por segundo (que é o Full HD) até valores menores, como o valor que indicou no seu post. Ah, o próprio Youtube trata do assunto no site oficial de suporte a usuários, que você acessa aqui: https://support.google.com/youtube
          Peço que veja mais um vídeo bem bacana do canal Brainstorm, que também pode te ajudar com essas dúvidas: https://www.youtube.com/watch?v=7x588xXJJ7I
          O programa Handbrake, citado no vídeo, é um software super bacana, gratuito, e que uso sempre para ajustar meus vídeos, antes até de começar a edição em si. Gosto especialmente da opção “Constant Framerate”, para deixar vídeo e áudio em total sincronia. Para download, o site oficial é https://handbrake.fr/
          Enfim, por favor, assista ao vídeo e qualquer dúvida adicional me chame novamente.
          Abraços,
          Sílvia

          • Adriana says:
            04/09/2017 às 10:48 am

            Obrigada, Sílvia pelo aporte.

            (…)

            Acho muito importante ler os comentários dos colegas, porque ajuda a olhar para a proposta através de outras perspectivas. Também reli sugestões do curso de como elaborar o vídeo e vejo novas possibilidades… Compartilho link http://www.celebrarbetinho.org.br/participacao/ e trecho:

            “Para fazer um vídeo (…) você pode:
            • Apresentar seu olhar sobre um ou mais princípios

            • Apresentar histórias, iniciativas, projetos onde o(s) princípio(s) seja(m) uma característica, e os resultados obtidos

            • Apresentar uma entrevista com um especialista

            • Realizar uma enquete de rua

            • Expor um caso concreto

            • Filmar uma ação cotidiana

            • Narrar uma biografia ou uma história de um personagem

            • Fazer uma crítica/ comentário sobre um filme ou livro

            • Gravar uma encenação teatral

            • Apresentar um poema, cordel ou música

            • Fazer um curta metragem

            • Fazer uma animação

            • Fazer um filme mudo

            • Fazer algo no estilo “draw my life” (contar uma história por meio de desenhos)

            • Fazer um vídeo com cartelas

            • Mostrar os avanços e os desafios no Brasil em relação ao(s) princípio(s)”.

            🙂

            Um abraço,

            Adriana

  12. fabia helena moraes says:
    29/08/2017 às 5:14 pm

    Olá Silvia,
    deixa ver se eu entendi:
    1. preciso de pagar Ecad pois pretendo usar musica de fundo de uma artista conhecida;
    2. após editar o vídeo devo converter e publicar na plataforma youtube para submeter ao prêmio;
    Obrigada.
    Fábia

    • Silvia Sousa says:
      30/08/2017 às 2:04 pm

      Rede
      Mobilizadores

      Oi, Fabia e demais colegas,
      1.
      A questão do Ecad, acho que não fui clara o suficiente, mas este deve ser procurado para uso comercial da música, o que não é o caso, ou para orientações adicionais.
      Para que uma música de terceiros possa ser utilizada, é necessário que seja solicitada autorização aos titulares das músicas para seu uso. Isso quer dizer que o Ecad não é responsável por autorizar a gravação, regravação ou a utilização de obras musicais de titulares. Esta autorização somente poderá ser fornecida pelos próprios autores, ou seus herdeiros, suas editoras musicais e gravadoras, no caso da utilização de um fonograma.
      É necessário que seja feita a identificação das editoras e gravadoras responsáveis pelas músicas que pretende utilizar, a fim de que a autorização seja solicitada.
      Então, os valores – ou mesmo a permissão gratuita de uso – referentes a tal uso devem ser solicitados aos titulares da(s) música(s).
      No Ecad você pode verificar a(s) editora(s) detentora dos direitos da obra em questão, envie e-mail para comunicacao@ecad.org.br informando o título e autor da música.

      2.
      No próprio Youtube existe também a possibilidade de você checar se a música que deseja utilizar é protegida por direitos autorais. Basta acessar a área de gerenciamento de vídeos do seu canal (que precisa criar para publicar um vídeo no Youtube) e acessar criar -> políticas de músicas. Segue o link de 2 vídeos que tratam do assunto e podem ser interessantes para você entender um pouco mais:
      https://www.youtube.com/watch?v=_LEBDRQlEsE
      https://www.youtube.com/watch?v=jV32VI0K5R8
      3.
      Sobre o vídeo para concorrer ao Prêmio Betinho a orientação é essa mesmo, publique no Youtube até o dia 9 de outubro de 2017 e faça a sua inscrição no site http://www.celebrarbetinho.org.br/premio-betinho/.

      Tudo certo até aqui?
      Abraços,
      Sílvia

      • fabia helena moraes says:
        30/08/2017 às 3:21 pm

        Ok, obrigada.

        • Silvia Sousa says:
          30/08/2017 às 3:24 pm

          Rede
          Mobilizadores

          Por nada, Fabia.
          Qualquer outra dúvida pode me acionar.
          Abraços,
          Sílvia

  13. Adriana says:
    28/08/2017 às 1:08 pm

    Olá Sílvia

    Tudo bem?? O curso está bem interessante e agradeço a oportunidade.
    Eu tenho algumas perguntas:

    i) Autorização:

    – Tem algum modelo de autorização de uso de imagem e voz?

    ii) Sobre direitos autorais:
    – No caso de música, se cantar e/ou tocar uma música/melodia, está se ferindo um direito autoral?
    – E no caso de inserção de textos de entrevistas impressas, para utilizar trechos preciso solicitar autorização? Para quem o entrevistado ou revista, boletim, jornal, etc. E em relação a entrevistas em TV de canal aberto ou pago ou universitário? E quando o entrevistado é falecido?
    – Sobre uso de imagens/fotos disponibilizadas na internet? Qual é a orientação?
    – Como proceder para utilizar um material protegido por direito autoral? Tem algum modelo de autorização? Para usar preciso pagar? Se sim, qual é o valor estimado?
    – Eu posso utilizar uma imagem de base (por exemplo, disponível na internet) e criar em cima dela (customizar)?

    iii) Sobre arte e expressão:

    Penso que a produção de vídeo pode ser vista como uma linguagem artística para expressar uma ideia, sensação ou sentimento e compartilhar com amigos sem que necessariamente tenha algum ganho monetário. A reflexão está correta? Afinal, o que eu posso e o que eu não posso para a produção de vídeos?

    Obrigada pela atenção

    Um abraço,

    Adriana.

    • Silvia Sousa says:
      28/08/2017 às 4:00 pm

      Rede
      Mobilizadores

      Oi, Adriana, obrigada por participar conosco. Ótimas questões levantadas. As respostas seguem, ao longo do texto.
      i) Autorização:
      – Tem algum modelo de autorização de uso de imagem e voz?
      Não há um modelo padrão para o termo de autorização do uso de imagem. De todo modo, anexei a esta resposta um modelo que pode te orientar. O importante é o termo identifique adequadamente a pessoa e o projeto ao qual o uso se destina, que esteja claro que a pessoa autoriza o uso de sua imagem e áudio, a título gratuito e sem finalidade comercial.
      Aproveito para esclarecer que a autorização é indispensável quando a gravação é feita com pessoas comuns e com menores de idade. Pessoas públicas, que aceitem participar do seu projeto, não precisam assinar esse tipo de autorização, desde que a participação desta pessoa não seja utilizada de modo desrespeitoso, ofensivo, inadequado ou desrespeitoso. Aliás, evidentemente, o uso danoso de imagens e áudios de quaisquer pessoas não é aceito em hipótese alguma, sejam estas pessoas comuns ou pessoas conhecidas.

      ii) Sobre direitos autorais:
      – No caso de música, se cantar e/ou tocar uma música/melodia, está se ferindo um direito autoral?
      Pense em 3 situações possíveis:
      1. Suponha que esteja gravando na rua e passa um carro de som tocando uma música exatamente na hora da captação do vídeo; ou, que você esteja, por exemplo, gravando em um local público ou de propriedade privada que tenha música ambiente (restaurante, por exemplo). Nestes casos, o fundo musical no seu vídeo, se ocasional, NÃO fere direito autoral por se tratar de evento não intencional.
      2. Obras de domínio público – gravadas pelo autor, por você ou convidado seu – podem ser utilizadas no seu projeto. Há um amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público (quando a morte do autor tem mais de 70 anos) ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro e universal, disponível gratuitamente no site http://www.dominiopublico.gov.br. Sugiro que conheça.
      3. Se você deseja utilizar uma obra de propriedade particular, precisa necessariamente entrar em contato com o detentor dos direitos autorais, ou autor, para solicitar a autorização de uso.
      Para mais informações sobre Direito Autoral, sugiro que acesse o site do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição): http://www.ecad.org.br

      – E no caso de inserção de textos de entrevistas impressas, para utilizar trechos preciso solicitar autorização? Para quem o entrevistado ou revista, boletim, jornal, etc. E em relação a entrevistas em TV de canal aberto ou pago ou universitário? E quando o entrevistado é falecido?
      Para o uso de textos, entrevistas impressas, trechos de vídeo, quaisquer destes documentos, você precisa acessar a política de uso indicada por quem disponibilizou a informação. Veja, por exemplo, que há locais (editores, sites, veículos de comunicação, autores, empresas) que permitem a utilização desde que citada a fonte, sem a necessidade expressa de autorização de uso; outros, somente permitem mediante expressa autorização. Então você precisa localizar a origem da informação que deseja utilizar, ver a política de uso indicada pelo detentor da autoria e respeitar o que for pedido. Pode ser um pouco trabalhoso, mas é melhor do que ter uma enorme dor de cabeça depois…

      – Sobre uso de imagens/fotos disponibilizadas na internet? Qual é a orientação?
      Internet é sem controle? Não. Porque autores podem sim identificar seus trabalhos e acionar judicialmente a pessoa que faz o uso indevido. Evite ao máximo utilizar imagens de internet sem identificação, ou de autoria desconhecida. O autor pode reclamar judicialmente o uso indevido e, de novo, dor de cabeça. Aceite meu conselho e evite de verdade.
      Há uma alternativa bacana que são os bancos de imagens na internet (há inúmeros bancos gratuitos, vale a pena procurar, basta pesquisar). Estes bancos liberam o uso de suas imagens – geralmente, indicam se há alguma restrição, categorizando os materiais – e não vão vir atrás de você se escolher imagens de uso livre e, claro, indicar a fonte.

      – Como proceder para utilizar um material protegido por direito autoral? Tem algum modelo de autorização? Para usar preciso pagar? Se sim, qual é o valor estimado?
      Veja o que diz o ECAD: “O cálculo do direito autoral é realizado de acordo com os critérios estabelecidos no Regulamento de Arrecadação e sua Tabela de Preços, sendo estes definidos pelos próprios titulares do direito autoral, através da Assembleia Geral do Ecad, formada pelas associações de música que o integram. Ambos são baseados em critérios utilizados internacionalmente.”
      Mais informações aqui: http://www.ecad.org.br/pt/eu-uso-musica/servicos-ao-usuario/tabela-de-precos/Paginas/Tabela-de-precos.aspx

      iii) Sobre arte e expressão:
      Penso que a produção de vídeo pode ser vista como uma linguagem artística para expressar uma ideia, sensação ou sentimento e compartilhar com amigos sem que necessariamente tenha algum ganho monetário. A reflexão está correta? Afinal, o que eu posso e o que eu não posso para a produção de vídeos?
      Sim, concordo com você sob a ótica da expressão artística. Mas o conteúdo precisa ser necessariamente autoral, tudo bem? Se não for, novamente entramos em todas as questões acima.

      Abraços,
      Sílvia

      • Adriana says:
        29/08/2017 às 4:51 pm

        Obrigada…

        Assisti algumas entrevistas / depoimentos do Betinho no youtube (IBASE, Roda Viva, Campanha contra a fome, Bárbaras Produções…). Caso queira realizar o vídeo com trechos utilizando estes materiais ou com trechos de textos do Betinho, eu devo solicitar autorização às produtoras (IBASE, TV Cultura, Associação, Editoras).

        Adriana

        • Silvia Sousa says:
          30/08/2017 às 12:02 pm

          Rede
          Mobilizadores

          Isso, Adriana, para utilizar o trecho você precisa entrar em contato com a produtora para informar o seu interesse e solicitar a autorização.
          Um abraço,
          Sílvia

      • Richard GOMES says:
        29/08/2017 às 6:23 pm

        Muito boas as informações e fontes de consulta. Isso já responde algumas das minhas dúvidas que se singularizaram com as das meninas. Agradecido!

      • David Aquino Filho says:
        30/08/2017 às 8:55 am

        Silvia,

        Excelente síntese sobre as questões envolvendo uso de imagem, áudio e texto. Parece trabalhoso e limitador mas entendo que precisa ser assim para proteger a produção intelectual e artística, e as pessoas envolvidas. Obrigado também pelas dicas.

        Vai uma dúvida sobre uso de imagem. Se estou produzindo um vídeo com entrevista com uma pessoa, tendo como referência um trabalho com um grupo que aparece na cena e terceiros que estejam assistindo, preciso do termo de uso de imagem de quem?

        David

        • Silvia Sousa says:
          30/08/2017 às 12:11 pm

          Rede
          Mobilizadores

          Oi, David,
          Você precisa de autorização para o uso de imagens daqueles que se tornarem personagens do seu vídeo. Por exemplo: imagine uma oficina de artesanato e que para o vídeo você resolve usar uma entrevista com o responsável pela oficina e também mostrar um artesão trabalhando a título de ilustração. Você precisa da autorização de ambos.
          Mas, se por acaso enquanto grava o artesão trabalhando, ou a entrevista, uma pessoa passar diante da câmera e for captada ocasionalmente, sem intenção, para esta você não necessita pedir autorização.
          Certo?
          Abraços,
          Sílvia

          • ANTONIA VANDA MATOS says:
            30/08/2017 às 1:30 pm

            Esse esclarecimento também me contemplou. Obrigada Silvia.

          • Silvia Sousa says:
            30/08/2017 às 6:40 pm

            Rede
            Mobilizadores

            Turma, tem mais informações sobre direito autoral e Ecad, no questionamento feito pela participante Fabia (logo acima). Se puderem, vejam também porque coloquei o link de 2 vídeos interessantes para vocês.
            Sílvia

  14. Arlete Paula Soares says:
    28/08/2017 às 11:20 am

    Sílvia bom dia
    Confesso que achei que o curso falaria sobre Imagens como um todo (fotografia e vídeo). Agora vejo que ele é todo voltado apenas para vídeo. Quem faz o curso deverá participar do Concurso, obrigatoriamente? Teremos que criar um vídeo ao final do curso? Meu medo é não conseguir realizar essa etapa, pois não domino bem câmeras e programas de vídeos.

    • Silvia Sousa says:
      28/08/2017 às 12:21 pm

      Rede
      Mobilizadores

      Cara Arlete, bom dia.

      A participação no concurso não é obrigatória, no entanto, o objetivo primeiro desse curso é incentivar e subsidiar àqueles que irão participar do Prêmio Betinho Imagens de Cidadania, cuja realização do vídeo sobre um ou mais dos 5 princípios da democracia é requisito obrigatório.

      Este curso termina na sexta-feira, mas para que todos tenham um bom prazo para a realização do vídeo, a entrega do mesmo pode ser feita até o dia 9 de outubro de 2017, quando também termina o prazo para inscrição e postagem dos vídeos concorrentes ao Prêmio Betinho Imagens de Cidadania. Esta etapa é feita direto no site Celebrar Betinho (www.celebrarbetinho.org.br). Os participantes do curso que realizarem a entrega do vídeo dentro do prazo (09/10/17) irão garantir o certificado de conclusão do curso Imagens de Cidadania.

      Outra informação é que serão selecionados 10 vídeos e haverá premiação para os 3 primeiros colocados (a votação será pela internet e aberta ao público). Contar com a adesão de cada um de vocês é muito importante para nós. Participe!

      Grande abraço.
      Sílvia

  15. Silvia Sousa says:
    28/08/2017 às 10:25 am

    Rede
    Mobilizadores

    Bom dia, turma! Primeiro, quero parabenizá-los pela rica participação no Módulo 1, que discutiu os 5 princípios da democracia sob a ótica de Betinho.
    A partir de agora estarei com vocês como tutora do Módulo 2 – Vídeos de bolso especial Prêmio Betinho para o curso Imagens de Cidadania.
    Sintam-se todas e todos bem-vindos nesta segunda fase do curso. Contem com meu apoio ao longo da semana. Enquanto acompanharem o curso, vocês verão que o celular ou câmera de casa podem ser ótimos aliados para a gravação e publicação de vídeos muito interessantes. Estou certa de que teremos ótimos vídeos concorrendo ao Prêmio Betinho, e fico à disposição para auxiliá-los no que for necessário.
    Um abraço,
    Sílvia

    • Richard GOMES says:
      28/08/2017 às 12:35 pm

      Ótima esta oportunidade, pois ele não somente proporciona a participação no concurso, Imagens da Cidadania, como capacita para a produção de video como instrumentos ou equipamentos, bem populares, que facilitam relações com os núcleos sociais que atuamos (ou pelo menos, nos que atuo) onde não tem condições de adquirir “máquinas potentes”, mas t~em em mãos objetos que se bem manipulados, podem ser potentes armas de transformação e educação.

      • Silvia Sousa says:
        29/08/2017 às 9:41 am

        Rede
        Mobilizadores

        Ótimo comentário, Richard. Hoje podemos realmente transformar a comunicação a partir dos instrumentos que dispomos. Os conteúdos em vídeo são efetivamente a nova forma de comunicar. E mesmo a partir do celular (excelente custo-benefício) há uma vasta disponibilidade de recursos e aplicativos que podem ser utilizados em um vídeo, para que este adquira múltiplos formatos de comunicação visual e possa se adaptar a contextos diversos, tudo depende da condução dada ao projeto.
        O outro ponto é a facilidade de compartilhamento do vídeo na internet e a possibilidade de “viralizar”, visto que as pessoas gostam muito desta modalidade de comunicação visual.
        Abraços,
        Sílvia

        • Rosa says:
          29/08/2017 às 6:06 pm

          Oi Silvia
          Tenho q produzir o video com entrevista 9u imagens de como esta sendo feita uma dos 5 pilares do Betinho?

          • Silvia Sousa says:
            30/08/2017 às 12:18 pm

            Rede
            Mobilizadores

            Oi, Rosa, a construção do vídeo é livre. Você pode colocar entrevistas ou imagens se julgar necessárias para o seu trabalho ficar bacana, mas não é obrigatório.
            Abraços,
            Sílvia

    • Livia Guilardi says:
      29/08/2017 às 6:01 pm

      Boa tarde!
      Gostaria de adicionar uma questão as perguntas realizadas por Adriana e já esclarecidas aqui. Se desejo contar estórias em um vídeo e usar outros recursos cêncicos necesito de direitos autorais?

      • Silvia Sousa says:
        30/08/2017 às 12:13 pm

        Rede
        Mobilizadores

        Não sei se entendi direito a sua pergunta, Livia. Se a história escolhida não for de sua autoria, precisa pedir autorização do autor e indicar a fonte nos créditos do vídeo.
        Abraços,
        Sílvia

    • Maria Helena Menezes says:
      30/08/2017 às 9:35 am

      olá!
      O módulo 2 não apareceu para mim. O que será que aconteceu?

      • Silvia Sousa says:
        30/08/2017 às 12:16 pm

        Rede
        Mobilizadores

        Oi, Maria, é necessário que você finalize o Módulo 1 para, assim, liberar o seu acesso ao Módulo 2.
        Se continuar com dificuldades, por favor, volte a nos procurar.
        Sílvia



Apoiadores


Realizador