Comunidade Moreira de Baixo.Temos uma escola que possui professores, mais o espaço físico não é suficiente para atender a todas as crianças. Precisamos de um posto de saúde, quando precisamos ir ao medico nos deslocamos para a comunidade vizinha que fica a cinco quilômetros, isso quando conseguimos uma ficha.
somos da comunidade de Tanque Velho_ Cidade de São Braz do Piauí….temos um posto de saúde, uma quadra esportiva, temos Colégio, uma pracá, um pouco artesiano….queremos água encanada,queremos mais oportunidades de emprego,pois muitos moradores assim como no slide vão tentar a sorte em outros Estados.
A imagem apresenta várias situações, distintas entre si.
Cada grupo com suas características e necessidades urgentes.
O diagnóstico é de extrema importância para mapear essas demandas, pois só assim, os esforços serão focados para eliminar ou atenuar os principais problemas de cada grupo, indicando alternativas de soluções.
O Eixo escolhido foi Educação e Cidadania
Somos a Comunidade do Sítio Furnas, da zona rural de Surubim, PE.
Temos muitos jovens com tempo ocioso.
Queremos projetos focados na construção de uma educação cidadã.
O eixo que tem haver com minha comunidade, em Moreira de Baixo em Água Branca é a organização comunitária, que estamos precisando melhor da participação da comunidades nos trabalhos da associação e precisando ficar mais forte para se conseguir as coisas para a comunidade. Nossa comunidade tem uma associação que precisa de uma sede para realizar as reuniões e ficar mais organizadas nos trabalhos.
somos agricultores,temos muitas atividades boas de se trabalhar que queremos é atividades voltadas para agricultura onde venha nos trazer rentabilidade.
somos uma comunidade rural, com amplo poder de crescimento, temos fácil acesso a água e outras tecnologias favoráveis ao campo. Queremos meios, de aumentar e melhorar a produtividade e os resultados colhidos dentro d nossas próprias lavouras, para assim fortalecer o crescimento da nossa comunidade!
Geração de trabalho e renda.
somos uma comunidade que não oferece muitas oportunidades para um bom numero de jovens e adolescentes, que possa trazer melhores perspectivas de futuro. temos uma terra bastante fértil e água em nosso subsolo, porém precisamos de recurso e incentivos para desenvolver projetos de irrigação que vai gerar emprego e renda para essa classe.
O eixo que escolho é ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA, onde como membro da comunidade do COEP NACIONAL, temos várias ferramentas para trabalhar este eixo (sites com ótimos conteúdos, oficinas e curso onlines, uma rede de comunidades interligadas, visitas dos agentes e coordenadores presenciais, equipe centrada no assunto e o que queremos é um Desenvolvimento Comunitário nas comunidades que atuamos buscando e tendo mais aprimoração entre elas, tendo como produto final uma melhor qualidade de vida!
nossa comunidade tem muita coisas boa,como telecentro,mini usina e tear.Mais os jovens daqui não participam para melhora a nossa comunidade se todos colaborasse teria mais evolução.Deixam de estudar para trabalhar na roça ou viaja e não terminam o qui e melhor para o seu futuro, que é o estudo, assim eles tem uma vida melhor.acho que devemos toma iniciativa para que esses jovens tenham um futuro melhor na nossa comunidade.
Sou uma pessoa que busca melhoria para a população. Temos grupos onde trabalhamos em função do bem da comunidade como grupo de oração, pastoral, legião de maria, entre outros. Queremos um país mais justos onde todos possam viver com dignidade.
QUEM SOMOS?
Indicadores sociais de desenvolvimento humano
O QUE SOMOS?
Uma conscientização sobre a realidade
O QUE QUEREMOS?
Conhecimento e melhorias para a nossa comunidade…
uma das situações da minha comunidade e de jovens principalmente rapazes na facha etária de 15 anos deixa de estuda pra ir trabalhar no roçado tendo de ta com um livro lendo ou escrevendo mas não tao tudo trabalhando no roçado que mando a pele atoa em quanto isso muitos que querem estuda não pode por que muitas vezes não tem vaga mas nas escolas.somos brasileiros dignos por ter um brasil rico em tudo em cultura,educação etc.
Quem somos? indicadores sócias desenvolvimento humano
O que temos? uma conscientização sobre a realidade
O que queremos? conhecimento e melhorias para nossa comunidade.
QUEM SOMOS :eu sou filha de agricultura,sou monitora e faço parte do comitê mobilizador.
OQUE TEMOS:temos água encanada temos o telecentro que graças a Deus é uma beleza e também temos o açude que é um ponto taurisco
OQUE QUEREMOS:queremos outro posso para a bastecer a nossa comunidade ,também queremos mas computador e uma impressora
Somos uma comunidade em busca de melhorias,temos uma escola com quadra de esporte, capela,associação.Buscamos um telecentro,uma fabrica de algodão,politicas publicas voltada a agricultura familiar,projtos em prol para a comunidade.
Somos uma comunidade de trabalhadores rurais,todos com uma força de vontade de vencer a todas as problemáticas que uma comunidade enfrenta.Queremos êxitos nas nossas busca de melhorias .
somos uma comunidade de trabalhadores rurais, temos força força de vontade de crescer buscando a cada dia melhorias para a comunidade, queremos buscar melhorias nos vários âmbitos seja políticos econômicos ou sociais.
Eu sou moradora de uma comunidade com características bastante urbanas,pois fica próxima da cidade e é cortada por uma CE. Grande parte dos moradores trabalham na cidade ou em lugares vizinho, principalmente com a atividade de crediário, ou seja, as pessoas são bastante autônomas e por isso há muita dificuldade de participação social, tendo em vista que as pessoas são muito autossuficientes.Mas a comunidade tem algumas necessidades relacionadas a saúde, a segurança no trânsito e fica difícil buscar soluções porque não há uma efetiva participação dos comunitários.
há muitos problemas em minha comunidade, no entanto quero trazer aqui a problemática da água, pois vejo como sendo ainda nos dias de hoje apos vinte anos de existência o maior e que afeta de forma muito conturbante a população. não temos água encanada e muito menos poços funcionando com água de qualidade. hoje nosso sistema de abastecimento é os carros pipias com o programa da água boa projeto do governo em parceria com o exercito. infelizmente esse abastecimento não é 100% e muitas pessoas compram em uma comunidade próxima pipas de água a 40 e 50 reais a carrada para suas necessidade e dos animais. precisamos diante desta triste realidade nos unir e lutar assim como lutamos pela terra também pela água que é tão necessária para nossa sobrevivência.
Somos jovens da associação do Sítio Limoal,filhos de agricultores.Temos água encanada graças a Deus,energia,um açude belíssimo,um telecentro e uma igreja para buscarmos o nosso SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS.Queremos melhorias no lazer,precisamos de um saneamento básico,oportunidades para os moradores trabalharem e cursos para a preparação de jovens para o mercado de trabalho.
Um dos slide abordado referisse a Educação, e a Educação hoje é um CTRL C e um CTRL V, a Educação do campo deferia ser diferente da Urbana, respeitando a realidade da comunidade, sua cultura, seu bioma e seus valores, infelizmente isso não acontece, e a cada dia o Campo se torna um campo vazio.
somos filhos de agricultores. Temos igreja buscarmos no senhor fé para lutarmmos e prosseguirmos na luta da vida. Queremos melhorias para a juventude como intenet, esporte e lazer, projetos para a agricultura familiar, projetos para o meio ambiente e melhores condições aos postos de saúde para o atendimento a população.
Somos jovens de famílias agricultores que buscamos o desenvolvimento da nossa comunidade. Queremos melhoria como: posto de saúde em nossa comunidade, internet para a inclusão da juventude nas redes sociais, projetos relacionado ao meio ambiente com conscientização sobre preservação das fontes existentes na comunidade entre outras melhorias.
Somos uma comunidade bem habitada com acesso a energia, água encanada, escola, assistência a saúde básica. Precisamos de estímulos para os jovens conseguirem emprego, e de cursos para que a população tenha um aumento na renda familiar.
Dados sobre acesso a serviços e programas publicos;quem somos ;seres humanos;escola perto de casa,posto de saude etc.queremos melhorias para nossa comunidade.
Dados sobre o acesso a serviços e programas politicos,somos seres humanos que temos capacidade de suprir as nossas proprias necessidades,mais para isso queremos dados sobre a terra/territorio e a renda ou seja emprego,fontes de renda,para permitir a garantia de alimentos,medicamentos e transporte para as sociedades em geral sem excluir qualquer tipo de classe.
Com basee no conhecimento da realidade da minha comunidade, a maioria dos moradores são agricultores que vivem da agricultura, com muita dificuldade e buscam politicas públicas envolvendo a agricultura familiar.
quem somos ? indicadores sociais de desenvolvimento humano.
o que temos ? uma concientizacao sobre a realidade.
o que queremos ? conhecimento e melhorias para a nossa comunidade.
Somos uma comunidade de trabalhadores rurais, que temos terra para plantio e pouco investimento para isso,queremos acessibilidade, queremos educação de qualidade e queremos trabalhar em nossas terras e poder usufruir de tudo que ela produz.
Somos uma comunidade formada por agricultores familiares, estudantes, funcionários públicos entre outros, Temos deficiência em vários aspectos, mais o fator principal, determinante e falta de participação de grande parte da população nas reivindicações dos seus direitos, temos uma grupo de pessoas que se organizado para reivindicar e buscar solucionar os problemas da comunidade, mais seria importante e crucial a participação das pessoas, logo que se tivesse uma adesão maior, pelo menos de 50% da população teremos mais força para cobrar do poder publico e em grande parte dos casos soluciona-los apenas com nossos esforços.
A nossa comunidade fica distante da sede da cidade, a maioria dos moradores são agricultores, outros comerciantes e que buscam melhoria. Queremos telecentro para enserir nossa juventude na digitalização, posto de saúde para melhor atendimento da comunidade, salão comunitário para reuniões da associação e eventos da comunidade.
Somos de uma comunidade que a maioria dos moradores são agricultores, e buscamos melhoria de vida. Gostarímos de telecentros, calçamento na frente da capela, máquinas agrícolas que ajudasse na mão de obra dos agricultores, entre outros benefícios.
Somos de uma comunidade que a maioria dos moradores são agricultores, e buscamos melhoria de vida. Gostarímos de telecentros, calçamento na frente da capela, máquinas agrícolas que ajudasse na mão de obra dos agricultores, entre outros.
Somos jovens rurais, temos muita força de vontade de crescer, buscamos a cada dia dias melhores. Precisamos de escola de qualidade, áreas de lazer, entre outras coisas.
Aqui na Comunidade os moradores são trabalhadores rurais, tem varias coisas,coo telecentro, associação, escola, sendo o que queremos aqui é que a escola funcione, porque aqui tem muitas crianças que precisar viajar vários km para poder estudar e uma prédio aqui servido apenas de enfeite.
Vejo a realidade que hoje encontra nosso Brasil, pessoas reivindicando os seus diretos, como uma moradia de qualidade, educação de qualidade, soluções, pra falta de água, as questões climáticas. Enfim pessoas buscando soluções, e outros locais em vezes de tenta resolver o problema em seu próprio território, como a convivência com as situa climática.
Somos uma comunidade tentando sobrevier, em meio a avanço da cana de açúcar, desmatamento, contaminações dos rios e riachos, porém sabemos que é nosso território. Termos nossas terra, nossa casas, nossas familiar, nossas culturas, deixado pelos nossos antepassados para nós. E Queremos buscar soluções alternativas, para que possamos continuar, vivendo com dignidade, para que a futuras gerações, possa dá continuidade a nosso trabalho e poder ter orgulho, de nossa resistência ao o avanço da monocultura da cana.
3) dados sobre acesso à terra/território e à renda
As famílias são donas das suas casas e do terreno onde moram, a principal fonte de renda vem da bolsa família, aposentados e da agricultura e a renda permite comprar alimentos e medicamentos.
Somos de uma comunidade, onde a maioria das família são de baixa renda, vivendo atualmente crise com a falta de chuva onde acarreta problema com animais e moradores, pois, gostaríamos que tivéssemos mais acesso a políticas públicas voltado a agricultura familiar.
As famílias tem suas casa próprios algumas são formalmente empregados tem suas fontes de renda como a agricultura familiar a renda obtida dos produtos vendidos na agricultura familiar permite garantir o seu alimento de cada dia.
É um meio de identificação de potencialidades onde existem diversos tipos de mudanças no desenvolvimento social,ambiental e hídrico.
Somos de uma comunidade, onde a maioria das família são de baixa renda, vivendo atualmente crise com a falta de chuva onde acarreta problema com animais e moradores, pois, gostaríamos que tivéssemos mais acesso a políticas públicas voltado a agricultura familiar.
Dados sobre as condições de moradia – As casas são feitas de tijolos e só uma pequena minoria é de taipa, somos mais de 50 famílias temos acesso à luz, à água, com relação ao saneamento nem todas as casas possuem. Não existe acesso à rede de comunicação e quando tem só em alguns locais específicos e não temos acesso internet nas residências.
somo uma comunidade com o total de 405 famílias que vive da agricultura que despõe de escola,posto de saúde,mercados,algumas ruas pavimentados,farmácia,etc.temos a necessidade de todas as ruas terem acesso ao saneamento básico.
somos uma comunidade com práticas agroecológicas, com alvo em parcerias para o desenvolvimento local e nas micro região onde estamos inseridos em questão de território.
temos uma grande área de reserva legal, com uma grande quantidade de plantas nativas, além de conter já acessos a práticas de convivência com a seca.
queremos desenvolvimento sustentável, ampliando o que já temos e fortalecendo o laço comunitário.
Dentre os eixos estudados, escolhi a situação ambiental da comunidade de Taboquinha, município de Milagres-Ce.
Quem somos?
Somos uma comunidade rural. A situação ambiental da comunidade, como nas demais localidades precisa de atenção. Apresenta formação vegetal representada pela Caatinga, típica da região semiárida.
O que temos?
As áreas vegetais são poucas, em virtude dos desmatamentos, essas áreas são utilizadas para exploração da agricultura ou pastagens, para a utilização da madeira e para abrir espaços para construção civil.
A fauna é representada por pequenos animais, como aves, repteis s e mamíferos, que infelizmente ainda são caçados de forma criminosa, como fonte de diversão por parte de alguns moradores.
Os recursos hídricos utilizados para abastecimento humano são provenientes principalmente de poços profundos, públicos ou privados.
Os pequenos riachos e olhos d´águas são utilizados em menor escala e as matas ciliares precisam urgente de recuperação, pois são utilizadas para a agricultura ou pastagens e para dessedentação de animais, causando o assoreamento das nascentes.
O que queremos?
Poderíamos melhorar a qualidade de vida dos comunitários se a forma coletiva de organização fosse aceita e desenvolvida de forma mais ampla.
Poucos moradores participam dos grupos sociais da comunidade, como a Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Taboquinha, e os grupos de oração e administração que atuam na Capela da Virgem dos Pobres.
Na questão ambiental é preciso trabalhar a educação ambiental, a legislação ambiental e a recuperação das áreas com o reflorestamento. Propondo alternativas para o uso dos recursos naturais de forma sustentável.
Somos uma comunidade que anceia por uma politica limpa porque infelizmente os políticos não cumpre com seus deveres.Temos falta de diálogos em relação às politicas públicas, falta de participação da população, por exemplo nas seções da câmara municipal legislativa.Diante disso Queremos mobilizar pessoas para juntos buscarmos nossos direitos e está mais atentos a ação dos políticos em que se refere aos seus deveres administrativos e assim participarmos mais das decisões de interesses da comunidade.
Somos um povo em busca de melhorias para a população.temos grupos comunitários como associação comunitária,pastoral da criança,legião de Maria,grupo de oração entre outros,onde participamos e damos o nosso apoio ajudando na construção do desenvolvimento tanto da pessoa como da comunidade em meio as culturas,religião e crenças.Queremos um país mais justo principalmente na educação onde tudo começa,mais empregos para a população e renda adequada para cada família onde possamos viver com dignidade,mais saúde e respeito pelo outro onde vimos tão pouco,mais segurança e que os governantes saibam governar com dignidade e valorizar o que é nosso, porque só assim teremos um país mais justo e digno para cada pessoa.
Organização comunitária
Somos gente e por isso, nos organizamos em sociedade, criamos grupos comunitários( como por exemplo,aqui temos pastorais, como da criança, e associações e grupos que trabalham em prol da comunidade), “temos a nossa cultura” e queremos vive-la e transmiti-la, queremos buscar melhorias nos vários âmbitos: políticos, econômicos, sociais entre outros, dentro dos valores como: respeito, solidariedade, amor à verdade e o respeito às diferenças, numa inter-relação sadia individualmente e socialmente. Somos parte de uma sociedade mista.
Diante dos cenários apresentado ver-se várias situações, entre elas podemos destacar a que representa uma comunidade unida, visando que está, organização traz os resultados positivos. Hoje vemos que para conseguimos alcançar novos objetivos temos que se organizamos quanto comunidade, pois através do coletivo torna-se um trabalho melhor e mais eficaz.,
Somos uma comunidade que está renascendo através do conhecimento, para isto trabalhos com a comunidade uma metodologia que vem transformando numa comunidade bem informada, para isto convidamos pessoas de diversos órgãos para palestra com os agricultores, trazendo informações necessária para o dia a dia de cada um.Com isto despertando neles interesse coletivos, pois só assim sabemos que é o caminho mais curto para alcançarmos o objetivo esperado. Queremos transformar nossa comunidade, numa comunidade bem informada e participativa, planejando ações para uma construção coletiva,
Acho que o eixo que enfatiza a questão sobre renda muito importante, pois penso que para ter uma qualidade de vida melhor é preciso ter meios que possa gerar recursos para suprir as nossas necessidades.
Assim sendo:
Somos a comunidade Modelo I, no município de João Câmara que faz parte do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste, e temos que gritar bem alto: somos brasileiros.
A comunidade tem um numero razoável de 80 famílias com pouco mais de 300 habitantes. Nossas moradias são de alvenaria, com energia elétrica, não temos um sistema de abastecimento de água propriamente dito nem saneamento. Temos acesso à internet por meio de telecentro comunitário e quase todas as moradias tem acesso à comunicação via celular.
Podemos dizer que temos terra farta e boa para o cultivo de muitas culturas. Temos bastante água no nosso subsolo que pode ser aproveitada para realizar sistemas de irrigação e outros meios de produção que pode trazer geração de renda para as famílias, e para isto temos pessoas com conhecimentos para trabalhar com essa pratica.
Além de tudo temos “sonhos”, e queremos ver o desenvolvimento de nossa comunidade que possa garantir uma qualidade de vida para as famílias e para a futura geração local. Para isso precisamos de recursos, incentivos e politicas públicas que venha contribuir para à pratica da sustentabilidade, desenvolvendo a agricultura familiar e o fortalecimento da cultura do homem do campo como um ser social.
Acho que o MEIO AMBIENTE é um eixo importante a ser pensado pela comunidade.
“QUEM SOMOS” Somos ainda uma sociedade que não estamos dando a importância necessária ao meio ambiente, e estamos sofrendo e vamos sofrer ainda mais, vendo até a questão da segurança hídrica que também envolve o meio ambiente.
“O QUE TEMOS” Temos uma das maiores riquezas naturais, com fauna e flora bem diversificada, que deveria ser mais valorizada e protegida, devemos criar instrumentos e meios que ajude a proteger mais essas riquezas e preservar mais o meio ambiente.
“O QUE QUEREMOS” Pensando em um futuro melhor, queremos uma sociedade mais consciente na questão da preservação do meio ambiente, dar mais atenção na questão do desmatamento e queimadas, conscientizar as pessoas sobre o lixo evitando agredir o meio ambiente, com certeza vendo essas questões teremos melhores condições de vida. Obs.: Vendo que todos os eixos são importantes, pois todas essas questões comentadas, influencia no eixo de “Educação e Cidadania”, na verdade influenciam em resultados que possam nos trazer melhores condições de vida.
Organização comunitária na comunidade de Anauá, pequeno distrito localizado no interior do Ceará. Fazemos parte da cidade de Mauriti, onde são 24km de distância da sede.Somos povo nordestino que enfrentou e enfrenta diariamente a dura realidade do sertanejo. Somos, povo que se ver afastado a cada dia mais das suas origens. Comunidade que cresceu através da união, mas que quanto mais o tempo passa ver-se mais afastada de antigo modo de viver, agora o que era construído com união de todos vai desaparecendo, as novas gerações não veem futuro e interesse pelo bem e o crescimento da comunidade. A remuneração esta se tornando mais importante de tudo, se não haver um retorno !! Não tem por que investir. A comunidade de Anauá-mauriti, tem uma nova geração que não sabe o que é união , os jovens e adultos vivem alheios aos acontecimentos da comunidade, mas apesar de tudo isso, tem aquelas pessoas que querem e fazem tudo que estiver ao seu alcance para ver essa comunidade prosperar.
Povo que possui uma fé enorme. Possuímos uma cultura e histórias belíssimas. Possuímos o desejo de prosperidade. Possuímos o anseio que os governantes nos notem, mas também possuímos o descaso, a falta de união, a falta de interesse pelo bem comunitário e pelas poucas coisas que conquistamos, falta reconhecimento pelas pessoas que se interessam e dão a cara a tapa para fazer da comunidade um lugar melhor. Fala-se da falta de interesse dos governantes por nossos problemas, mas não se fala da falta falta de cuidado e interesse que a comunidade possui diante das coisas e bem que a comunidade possuí e precisa. Falo do açude que já abastece a comunidade à anos e pelo prédio da associação comunitária, ele esta sendo abandonado aos poucos e só não foi ainda por causa do interesse das poucas pessoas que não querem ver um projeto tão difícil de se conseguir ir por água a baixo.
A comunidade quer e precisa de união, reconhecimento e prosperidade. Só poderemos contar como a nossa comunidade foi construída e como sobreviveu se tivermos união para fazer dela um lugar bom de se viver.
A comunidade de Barreiros, como muitas outras é uma comunidade com grande potêncialidade para se engajar em trabalhos comunitarios, só que muitas vezes nos falta líderes para mostrar o caminho. A comunidade é carente em jovens, sua população é constituída por um número maior de mulheres. Estamos sempre procurando novas oportunidades, trabalhando em equipe e buscando o crescimento em conjunto, ajundando uns aos outros.
aqui no modelo 1 agente precisa de geração de renda e educação e organização comunitária. somos nordestinos, queremos oportunidades, por que qualidades no´s temos !
Meu comentário ainda é referente ao modulo 2
Em minha comunidade, como em todo o Sertão Alagoano, sofremos com a seca. Além de não ter chuvas, a companhia que fornece água potável, falha muito, é triste. Em fim, pagamos por água, quando na maioria das vezes não temos.
Além do problema de falta de água, também temos falta de saneamento básico. O que resta é a coragem da população para cobrar o que precisamos e a conscientização dos governantes para atender-nos.
Somos pessoas unidas que busca da melhor forma uma organização para permanência e melhorias de vidas familiares.
Temos grandes riquezas naturais por exemplo: mi nações de águas que precisa ser visto pela própria comunidade ou até mesmo pelo poder público (poço Artesiano).
Queremos gerações de renda que envolva principalmente a juventude para que eles possam permanecer na própria comunidade e desfrutar das suas potencialidades no lugar que moramos.
Bom minha comunidade se encontra em uma situação no eixo da seca pois esta afetando a todos e isso tambem é muito ruin para as plantações dos agricultores e para todos da comunidade.
O diagnóstico é uma parte muito importante dentro do planejamento, pois é nesse momento em que se levanta os problemas que a marca possui.
Quem somos:
Somos da comunidade batalha,trabalhamos de forma organizada.
Temos: uma equipe unida em todos os aspectos.
Queremos:
A cada dia nos empenharmos no desenvolvimento e crescimento da mesma .
Geração de renda:Na nossa comunidade ha maior parte é agricultores e aposentados e sim requer melhorias mas essa parte e a pior poque não tem emprego aqui as pessoas tem que viajar pra outro estado pra sustentar suas famílias,falta investimento,conhecimento,união as oportunidades são limitadas principalmente para jovens mulheres de 18 anos.O que queremos uma chance de termos um emprego aqui no meu lugar e que sujam mais oportunidade pra que mulheres possam ser independentes .
Somos a Comunidade Anauá, localizada no interior do Ceará. Formamos uma população com aproximadamente 1200 habitantes, divididos em 400 moradias. Quase todas as famílias dispõem de casa própria e, quando não, pagam aluguel acessível à sua condição financeira. Temos acesso à internet em quase todas as residências e aquelas que não possuem, contam com o apoio do Telecentro comunitário.
A crise hídrica, infelizmente, também atingiu a nossa comunidade. O Açude que por muitos anos foi abundante e o único meio de abastecimento hídrico, hoje tem sua capacidade diminuída de forma preocupante, além de se tornar menos recomendável para o consumo humano a cada dia. Por essas razão, a quase 1 ano, foi cavado um poço na comunidade, mas que não consegue suprir a necessidades de todas as residências.
Muitas coisas já mudaram positivamente, mas a realidade de Anauá não pode ser considerada satisfatória, ainda existe um longo caminho a ser percorrido, que não depende unicamente daqueles que querem a prosperidade da nossa terra.
Queremos melhorias no abastecimento hídrico;
Queremos melhores serviços de saúde;
Queremos empregos para aqueles que não desejam deixar sua família e arriscar a vida longe de casa;
Queremos educação de qualidade, que não esteja restrita a conteúdos programáticos, mas que levem os jovens estudantes a pensar e questionar a realidade;
Queremos incentivo a cultura, a educação patrimonial e ambiental; e
Queremos, acima de tudo, o fortalecimento comunitário, pois somente assim alcançaremos nossos objetivos.
Somos jovens estudiosos e batalhadores, na nossa comunidade só tem uma escola de ensino fundamental nos queremos escolas melhores, queremos um posto de saúde, aulas de computação e acesso a internet, pois, na nossa comunidade não existe nenhum ponto de internet onde possamos fazer pesquisas escolares, o que dificulta o que reduz o nosso conhecimento.
Com a pergunta “quem somos” estamos buscando as origens, a identidade , os componentes sociais e os principais agentes de mudanças nas comunidades em que estamos trabalhando.
Com a pergunta “o que temos” estaremos levantando os recursos existentes e as instituições que compõem a rede social local. Quais são as instituições públicas e privadas, filantrópicas ou não, que prestam algum tipo de serviço à comunidade. Assim, os hospitais, escolas, associações de bairro, igrejas equipamentos, demais projetos, programas, atividades e intervenções que ocorrem na comunidade estão ligados às políticas sociais.
Finalmente com a pergunta “o que queremos” estamos projetando no futuro as necessidades e desafios para que possamos criar estratégias e planos de ação.
Sou filho de agricultores, tenho renda do plantio de mandioca e do feijão e quero ter acesso a rede comunicativa e internet, para que possa ter melhor desenvolvimento na comunidade.
Somos da comunidade Serra do Meio filhos de pessoas humildes e batalhadoras, em nossa comunidade ainda enfrentamos vários problemas como a falta de água. Nós queremos um futuro melhor para nossa comunidade com direito a saúde e a educação.
Somos pessoas que buscamos os conhecimentos e oportunidades para se estabelecer no meio da sociedade, onde nos proporcione uma vida melhor e tenhamos o direito de escolha que beneficie os nossos valores.
Somos jovens filhos de pessoas humildes que lutam por um futuro melhor. A nossa única fonte de renda é agricultura de onde tiramos o nosso sustento. Nós queremos uma comunidade melhor com mais saúde e educação e procuramos resolver outros problemas existentes.
Somos jovens da comunidade Serra do Meio, de famílias carentes, atualmente na nossa comunidade não temos uma educação de qualidade o que dificulta o nosso desenvolvimento. Nós queremos uma escola de ensino médio e um laboratório onde possamos fazer novas pesquisas e descobrir coisas diferentes.
Somos jovens filhos de pessoas humildes que lutam por um futuro melhor. A nossa única fonte de renda é agricultura de onde tiramos o nosso sustento. Nós queremos uma comunidade melhor com mais saúde e educação e procuramos resolver outros problemas existentes.
Somos jovens que buscam conhecimentos que visem o nosso desenvolvimento. Na nossa comunidade ainda enfrentamos muitos desafios, pois não tempos aceso a coisas básicas como unidade de saúde e escolas de ensino médio, nos estamos buscando cada vez mais desenvolver nossa comunidade em prol de uma vida digna para todos.
Sou agricultora, tenho uma renda baixa, minha família sobrevive do cultivo da mandioca e do feijão, e quero ter acesso a informação, conhecer coisas novas. Seu que existem muitas limitações para quem mora em comunidades rurais, mas quer fazer diferente, quero que o mundo conheça o potencial de nossa comunidade.
Somos uma comunidade rural. Com forte potencial agrícola, nossa economia pautada princialmente a produção de mandioca. Nosso maior problema e a falta de água, apesar de morarmos próximos ao rio são francisco, a flata de água é um problema muito serio em nossa comunidade.
Somos jovens humildes, em busca de oportunidades, desejamos ser vistos pela sociedade, temos coragem para lutar, queremos conhecimento. Temos muito potencial, o que nos falta são oportunidades.
Somos trabalhadores rurais residentes na Serra do Meio, nossa cultura é o plantio de feijão, mandioca e milho, queremos transformar nossa comunidade em algo melhor para crescer cada dia mais.
QUE SOMOS?
Somos uma sítio da zona rural da cidade de Mauriti – ceará.
O QUE TEMOS?
O uso da agricultura e pecuária como uma das formas de renda. Temos uma mini fabrica de produtos de limpeza (Aguá sanitária,amaciante, detergente, desinfetante e outros mais), formada por membros da associação comunitária. Temos uma comunidade muito mobilizada quanto a organização e execução de movimentos culturais, como: Festejo junino, festividades do padroeiro, eventos esportivos e outros mais que acontece em nossa humilde comunidade.
O QUE QUEREMOS?
Uma unidade básica de saúde para melhor atendimento de nossa comunidade. Como em nossa comunidade existe uma estima geral pela prática do futebol e futsal a anos se é almeijado uma quadra de esporte para nos atender.
O eixo da organização comunitária é uma situação que está em desenvolvimento, somos uma comunidade que tenta se organizar, temos pessoas que se preocupa em estar organizado, mas não são muitas. Queremos que as pessoas da comunidade se mobilize mais e veja que só organizados é que podemos conquistar muitas coisas.
Quero mais uma vez dar os PARABÉNS a todos que chegaram até aqui. Li todos os comentários, todinhos e achei fantásticos! Alguns falaram da necessidade de mudar as condições estruturais, falaram do ensino e da educação nas comunidades, da saúde, da crise hídrica, da segurança alimentar, da geração de trabalho e renda … mesmo que eu não tenha comentado em todas as postagens achei todas ótimas! Vocês falaram de forma geral muito bem, que o caminho para as tranformações ocorre com a união, com o coletivo e as pessoas da comunidade pensando, refletindo e buscando soluções; Isso é uma grande verdade e talvez seja o principal desafio. Dizem que ninguém sai de um curso igual “todos deixam um pouco de si e modificam um pouquinho do lugar, das pessoas” …
Estamos encerrando esse Módulo, ainda temos muito a discutir. Então, vimos o que pode ser feito agora, o MÓDULO 3 é sobre “como pode ser feito”. Vamos lá?
Organização comunitária: Somos um assentamento de reforma agrária e temos uma associação comunitária, que tem em media 100 associados. Seria muito importante se tivéssemos pelo menos 50% destes participando ativamente garantindo o envolvimento no que diz respeito ao comunitário e ajudando na construção da comunidade e na tomada de decisões. Não ter uma participação ativa de alguns, deixa muito a desejar no aspecto comunitário.
umas das situações na minha comunidade,é a seca,pois sem chuva nessa região,prejudicou no crescimento das plantações dos agricultores.
somos de uma comunidade bem simples,mas que nos favorece muito,de maneira direta ou indiretamente,moramos numa região de Mauriti-CE,distrito de anauá.
Temos eventos culturais,como,padroeiro de santo antônio,mês mariano,festas juninas,campeonatos e vários outros.E um grande projeto de produtos de limpeza.
Apesar de termos todos esses eventos,nem sempre as necessidades de nossa comunidade são cumpridas,pois,precisamos de,unidade básica de saúde,quadra de esporte,praça pública e um local onde disponha computadores para todos da comunidade.
Bom,diante dessa realidade que por mas que tenhamos alguns direitos básicos,nem sempre nos fornece com bons recursos, mas como brasileiros nunca desistimos de correr atrás de melhorias,tanto nos ajuda em uma boa qualidade de vida como no desenvolvimento do país.
A situação que pode retratar bem o que se passa em minha comunidade é a do slide 2, onde sofremos com a seca, mas grande parte da população corre feliz e satisfeita para receber o tal “Seguro estiagem”, muitos querem tapar o sol com a peneira, ao achar que algum recurso em dinheiro, dado pelo governo irá ao menos amenizar a situação em que nos encontramos.
Bem somos um sitio,fazemos parte da zona rural do municipio de maúriti-ce somos uma comunidade simples porem bem animada.
temos eventos culturais,associação,projeto de produtos de limpeza,casa de farinha,e varios pontos turísticos como:a bica,cruzeiro,serras, mais temos uma mais famosa conhecida como serra das três irmães e etc.esses pontos são muitos frequentados por varias pessoas de varios lugares e isso so faz a comunidade se evoluir muito mas.
Queremos uma unidade basica de saúde,uma quadra de esporte e um lugar onde possa transmitir informações para todos da comunidade.
a imajem q a profeçora pergunta aos alunos e eles não sabem cantar o hino nacional
minha comunidade sofre com maos de obras precizamos de maquenas q posão facilitar eo principal água potavel
A situação escolhida foi a da imagem em que aparece a fugura da parcela da água, pertecemos a uma comunidade Covões de Baixo povoado do municipio de Água Branca, Al. Agente não tem muitos recursos o único é mão de obra. O que queremos tratores, computadores e máquinários e o mais importante água.
Somos trabalhadores,sonhadores,pessoas de fé,esforçadas e perseverantes.Temos força de vontade,coragem pra trabalhar ,temos uma capela para fazermos nossas orações construída com a união de todos,uma escola de ensino fundamental perto de casa e temos o sonho de uma comunidade ainda melhor .Queremos acesso a internet,incentivo de trabalho para os jovens ,pois muitos já viajaram para fora em busca de uma boa renda e qualidade de vida melhor, queremos incentivo também para os pequenos produtores,os agricultores ,emfim queremos mais chances de conseguimos uma qualidade de vida melhor para o nosso povo que tanto amamos e como se diz: A UNIÃO FAZ A FORÇA
4) dados sobre o acesso a serviços e programas públicos
As famílias não têm acesso a posto de saúde perto de casa, pois o que tem está fechado e os serviços de de saúde na cidade não são de qualidade. As famílias têm acesso a escola perto de casa e tem acesso a alimentação escolar durante o ano letivo, porém a alimentação escolar não é de qualidade e nem suficiente para todos os dias do mês e demoram muito para repor. Existem professores nas escolas. Não existe algum profissional preparado para a educação inclusiva, nas escolas. Somos uma comunidade com muito jovens e de uma importância histórica-sócio-econômica para com as cidades vizinhas. Temos vários atividades culturais durante o ano todo e queremos construir uma comunidade justa, igualitária e unida.
Joselma, para isso vocês precisam pensar juntos! Saúde, educação, merenda de qualidade são direitos básicos, estão na lei. E, como vocês tem buscado por isso? Fiquei curiosa, queria saber mais …
6) dados sobre a segurança hídrica
A comunidade não dispõe de água encanada e as fontes de água que temos é de barreiros, lagoa, cisternas e poços. Somos uma comunidade que fica quase 6 Km da cidade e de gente acolhedora, temos muita jabuticaba, caju, acerola e muitos jovens talentosos afim de ajudar no desenvolvimento da comunidade e queremos uma comunidade ativa e desenvolvida.
5) dados sobre o meio ambiente
Existe poucas áreas que tem uma região com mata, a maioria foi desmatada para criação de gado e fazer plantações. Muitas espécies de animais que existiam hoje não são vistos com pouca ou sem nenhuma frequência. Somos uma comunidade com ideias para podermos crescer cada vez mais. Temos uma associação e queremos uma comunidade que tenha projetos onde todos possam participar e crescer financeiramente, culturalmente e socialmente.
3) dados sobre acesso à terra/território e à renda
As famílias são donas das suas casas e terreno as pessoas que compõem as famílias não estão formalmente empregadas, o que acontece é que muitos saem da comunidade em busca de emprego, outros passam a semana trabalhando em cidades vizinhas e só retornam no fim de semana. As principais fontes de renda vem da agricultura, bolsa família e aposentadoria com relação aos idosos.A renda permite garantir a alimentação, medicamentos e o uso de transporte. Somos uma comunidade jovem cheia de movimentos culturais, ideias e projetos para o desenvolvimento da população. Temos uma associação que está lutando por condições melhores para os moradores e queremos uma comunidade cheia de perspectiva, onde o jovem e toda população se sintam valorizados, estimulados, que tenham fontes de trabalho e não precisem sair da sua comunidade.
Quem somos: Somos indivíduos que vivemos ainda em uma comunidade carente de recursos, que precisa mais de progresso e evolução. Convivemos amigávelmente e precisamos de mais geração de renda nesta região, pois por falta de ofertas de trabalho muitos jovens daqui se deslocam para outras regiões em busca de emprego.
Na verdade temos que seguir lutando para conseguimos mais progresso e não pensar em desisti.Porém sabemos que é uma questão que não vai ser resolvida da noite para o dia e sim pouco a pouco e todos juntos compartilhando do mesmos ideais talvez as coisas possam ser melhoradas.
somos uma comunidade que está se organizando aos poucos, temos um meio pra isso que é a nossa jovem “Associação de Moradores e Amigos do Distrito Tabuleiro”, queremos que essa organização só aumente e possamos chegar ao nosso ideal, o desenvolvimento comunitário, o desenvolvimento social.
Em minha comunidade todos vivem da agricultura, a pecuária de onde cultivamos e sobrevivemos.Somos uma comunidade unida, cheio de jovens talentosos, com vários movimentos culturais e mobilizadores. Temos safra da jabuticaba, casas de farinha,e também temos uma associação em andamento que visa melhorar as condições de comunidade. Queremos melhores condições para crescermos e fortalecermos nossa vivencia na comunidade, com mais trabalho conhecimento e prosperidade.
Quase toda população tem suas casas de alvenaria sendo uma pequena porcentagem de casas de taipa (barro), todos os moradores são agricultores, de onde tiram suas sustentabilidades e sobrevivência sendo o único meio de renda em qual dispõe. Somos uma comunidade trabalhadora e buscamos mais condições para trabalharmos.Temos escassez de água, que tornasse o maior problema para a comunidade. Queremos recursos para melhorar essa escassez, e para melhor prosseguirmos com nossas atividades na agricultura.
Ser cidadão e perceber que fazemos parte do mundo, e somos uma comunidade que visamos melhoria nos aspectos da educação, apesar de sofrermos com a falta de participação política nos processos educacionais, acreditamos que é através da educação que poderemos fazer de cada indivíduo um agente de transformação comunitária e humanitária, buscamos melhorias no contexto amplo, exercendo nossa cidadania para que possá-mos solucionar problemas e apresentar propostas que ajude no nosso desenvolvimento como comunidade e como cidadãos. Percebemos que as raízes históricas de miséria e exclusão social, ainda afeta uma boa parte da população, por isto buscamos alternativas que possam ajudar no nosso desenvolvimento social, nós queremos uma melhor participação politicas nos processos educacionais não só para nossa comunidade, mais pensando também como nação, e tudo isso só será possível através da participação coletiva e de uma discussão objetiva sobre quem realmente somos e o que queremos.
Muito bom Maria Andreia! A questão da educação passa por políticas públicas. Seria interessante pensar em um modo de mobilização que envolva a comunidade, nesse sentido, não? Vocês já se articularam diante disso?
Sim Raquel, acredito que uma mobilização comunitária seja a base para Resolução de muitos problemas, é através dessa troca de idéias que podemos tornar nossa comunidade mais forte; tentaremos nos articular diante dessa questão para tornar-mos a educação o fator principal de desenvolvimento em nossa comunidade
A situação hídrica é precária, tem o sistema de encanação, mas a água não chega, só chega de vez enquanto. Temos os carros pipas que vem abastecer as cisternas mas ninguém sabe de onde vem a água se é de fontes confiáveis ou não. Queremos melhorias para a nossa comunidade, se todos os meses pagamos certinho queremos que a água chegue certinha também.
As casas são feitas de alvenaria,temos luz, nem todas as casas tem um sistema de saneamento e são poucas as casas que pegam um celular e quando isso acontece só através de uma antena fixa na residência e não temos acesso a internet.
Somos uma comunidade cheia de movimentos culturais, a comunidade dispões de um sítio de jabuticaba que dá o lema a cidade de “Terra da Jabuticaba” e queremos melhores condições de vida e de trabalho.
Severina, existem políticas públicas em torno do saneamento, da saúde, da educação. É ótimo saber que vocês se articulam e possuem movimentos culturais interessantes. Mas, como vocês têm pensado em mudanças para a melhor qualidade de vida e na estrutura comunitária?
Somos uma comunidade jovem, com potencialidade jovem. Que querem ser vistos…. Somos filhos agricultores, que têm na terra, no plantio, na colheita, suas principais alegrias. Buscamos melhorias, oportunidades. Lutamos por nossos sonhos, queremos progredir em nosso próprio lugar, desenvolve-lo, torná-lo a cada dia um lugar melhor de se viver.
Somos gente que tem fome de conhecimento, que tem sede de melhorias no espaço em que vivemos. Temos o desejo de ver as coisas acontecerem e atrelado a esse desejo temos a força da ação. Queremos atingir um estado de justiça social, onde tenhamos a chance de viver a vida e não apenas sobreviver.
Sandra, achei muito legal seu comentário. E acho que essa vontade não deve morrer. O que falta para colocar essa luta na prática? A união comunitária é muito importante para o desenvolvimento e melhoria das condições!
Somos jovens agricultores que podemos sonhar em ter vontade de construirmos uma área só pra gente ,queremos também mais educação ,enfrentar menos dificuldade e não desistir dos nossos objetivos.
Somos apenas agricultores que tem sonhos e vontades de ir além do que podemos. Nossa comunidade tem muito potencial, queremos melhorias, na saúde, na educação.
Somos jovens e precisamos de varias coisas que não temos em nossa comunidade. Queremos mais saúde, educação e melhorias no trabalho, pois, temos um forte potencial com trabalho na agricultura.
Sou uma voz, que clama por justiça social. Tenho o compromisso de lutar para alcançar os direitos de todos que estão inseridos na minha comunidade. Quero que a melhoria de vida no Brasil seja uma fatalidade do trabalho conjunto de todos seus habitantes.
Natália, muito bom! De fato, a melhoria de vida é essa articulação conjunta! É o trabalho que vocês já fazem, é esse curso, é a união, é o diagnóstico que será feito, é a reunião da população e as ações que podem sair disso! Muito bom!!!
Sou da comunidade Serra do Meio, onde temos a nossa maior fonte de renda voltada para a agricultura, a produção de milho, feijão e mandioca, mais necessitamos de melhores condições para produzirmos a nossa fonte de renda, e assim desenvolver melhores técnicas de trabalho e produção.
Somos jovens, nossa comunidade tem um potencial na produção de milho, feijão e mandioca. Temos força de vontade e fé para buscar mais recursos para desenvolver nossa sociedade. Queremos melhorias na saúde, na educação e na agricultura.
Meio ambiente, vivemos em uma região semiárida, ou seja quase seca em toda época do ano, além da falta de consciência das pessoas com relação a exploração da terra observamos que as pessoas privam por quantidade e não por qualidade, pois onde deveriam ser criados poucos animais a exemplo do gado, as pessoas estão superlotando as áreas de pastagem nativas.e desmatando as poucas arvores que existem para transforma-la em pastagem para os animais. Como somos de uma sociedade que vive na falta de chuva temos que nos conscientizar sobre a convivência com o semiárido para garantir melhores condições de vida para as gerações futuras sem agredir o meio ambiente.
Nossa comunidade tem um potencial muito grande na agricultora, trabalhamos para ter algo na vida. Através de nosso trabalho conquistamos muitas coisas. Queremos que nosso potencial agrícola seja melhorado, que venham projetos para melhorara nossas vidas.
Somos jovens necessitados de oportunidades, queremos propostas que desenvolvam nossas potencialidades. Queremos algo inovador para a nossa comunidade, que melhore a vida dos moradores locais.
Somos jovens, filhos de agricultores, queremos mais recursos para nossa comunidade. Queremos área de lazer, mais propostas para a educação e mais melhoria na nossa comunidade.
Somos agricultores rurais e temos plantações de mandioca, milho e feijão, buscamos melhorias para o trabalho. Queremos politicas que desenvolvam nossa agricultura, que proporcione uma melhoria na geração e renda de nossa comunidade.
Somos jovens filhos de agricultores e agricultoras, temos força de vontade e queremos fazer a diferença. Nossa comunidade tem plantios de milho, feijão, mandioca, etc. Buscamos melhorias na saúde, na educação. Queremos potencializar o que temos em nossa comunidade, especialmente a produção agrícola, nossa principal fonte de renda.
Somos jovens filhos de agricultores, temos força de vontade e queremos fazer a diferença. Nossa comunidade tem plantios de milho, feijão, mandioca, etc. Buscamos melhorias na saúde, na educação. Queremos potencializar o que temos em nossa comunidade, especialmente a produção agrícola, nossa principal fonte de renda.
Fazemos parte de uma comunidade onde partilhamos de direitos e deveres de cidadãos onde há interação e convívio pacífico entre todos. Nossa educação ainda precisa ser melhorada, ter mais qualidade, os jovens precisam serem mais incentivados no que diz respeito ao interesse em terminar o ensino médio e sair para uma faculdade, mas é claro que é preciso tanto da vontade própria quanto de interesses de todo um contexto seja social, politico em prol da educação destes jovens
Rita, você falou bem! Educação é uma política pública. Existem faculdades ou universidades perto de vocês ou ao alcance dos jovens? Como é isso aí na comunidade?
Existe sim, tem a Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão que não fica tão distante assim da nossa comunidade, porém é preciso que os jovens sejam aprovados no ENEM para ter acesso a Universidade.
Somos apenas agricultores temos sonhos e vontades de ir mais além do que podemos e queremos. Temos pouco, plantamos e colhemos para nossa própria sobrevivência, e queremos uma realidade de futuro melhor queremos mais educação, menos fome, ser mais enxergados na sociedade como pessoas capazes de enfrentar dificuldades e conseguir o que queremos.
Somos da comunidade Serra do Meio, onde a nossa maior fonte de renda é a produção agrícola de milho, feijão, e mandioca, o que precisamos, o que queremos, é ter melhor condição de trabalho, fontes hídricas para suprir nossas carências.
Somos jovens necessitados de oportunidades para que possamos seguir um caminho de conquistas. Temos a força e perseverança necessária para aproveitar as oportunidades que nos forem dadas. E queremos usufruir da qualidade de vida que as oportunidades irão nos dar.
Somos da comunidade Serra do Meio, uma área rural que tem muitos recursos como: plantio de mandioca, feijão e milho e a nossa renda e baseada nesses produtos extraídos do plantio. Nos ainda temos necessidade de mais educação e a solução de problema relacionados aos recursos hídricos e entre outros problemas existentes em nossa comunidade.
QUEM SOMOS; Somos uma comunidade 80% sustentavel graças a nossas parcerias e o esforço de todos!!
OQUE TEMOS; Muitas conquistas e maior desenvolvimento social no meio rural!
OQUE QUEREMOS; Chegar aos 100% de sustentabilidade e uma melhor utilização de nossas conquistas e com isso mostrar que a zona rural é sim sustentavel!!!
Temos que refletir mai sobre a segurança alimentar, porque não é muito visto aqui essa preocupação, somos uma comunidade carente dessas informações, temos poucos conhecimentos sobre esse assunto, não há uma discussão sobre isso. E queremos ser pessoas mais informadas sobre a segurança alimentar, sobre a qualidade dos alimentos, de onde eles vem e se é ou não prejudicial para as pessoas.
Muito legal Érica! Bom você falar isso! Muitas pessoas estão pedindo isso! Talvez seja uma proposta legal para um curso, o que acham? Vou sugerir aqui mas, vocês devem se articular também nesse sentido. Quais seriam as estratégias possíveis? Falamos abaixo de horta comunitária ou das hortas nas casas de cada um. Seria uma boa opção? O que você acha?
A situação da educação e cidadania aqui na comunidade é ruim, porque somos uma comunidade que necessita de assistência da prefeitura. Temos uma escola deteriorada e se não tivermos meios ao nosso favor, que chamem a atenção dos alunos para aprender, fica difícil proporcionar uma boa educação. Queremos mais assistência municipal, que a administração pública resolva esse problema.
Fabrícia, lembrando o Primeiro Módulo: Educação é um direito básico da população. Porém, como a população tem se unido para pedir um ensino melhor e a estrutura para esse ensino?
Dentre os eixos apresentados percebo deficiência na maioria, mas a situação de renda acho que é a mais alarmante por aqui não ter muitas opções de geração de renda e muitos viajam para longe para conseguir. Então queremos uma saída para fazer com que as pessoas permaneçam aqui e tenham sua renda garantida todo mês.
A nossa situação de organização comunitária com base em “quem somos?” posso dizer que estamos no caminho certo, estamos no caminho porque ainda há alguns empasses, estamos “organizados”, mas não temos o real conhecimento como podemos explorar e o que podemos fazer em conjunto com as duas pessoas jurídicas presentes na comunidade, que é “o que temos?”. Temos duas associações ativas: a associação de moradores e dos pequenos produtores. E “o que queremos?”, queremos com isso fortalecer a nossa comunidade, proporcionar o desenvolvimento dela a partir do envolvimento de todos, e poder explorar mais, por meio da associação, os benefícios que nos são ofertados.
Não temos água sempre que precisamos, mesmo pagando mensalmente a taxa. A água chega de 22 em 22 dias ou mais. Queremos abastecer nossas casas sempre que precisarmos, poder abrir a toneira a qualquer momento e ver a água chegar.
Somos simples agricultores assentados cada um trabalhando em seu lote de terra no assentamento Cachoeirinha Agrovila 1, temos a convicção que estando organizados poderemos fazer mais pelo lugar onde moramos por isso temos a associação onde buscamos melhorias para todo o grupo e a comunidade.
Givaldo, muito bom o seu comentário. A parte que diz “temos a convicção que estando organizados poderemos fazer mais pelo lugar onde moramos” é essencial! É o segredo para que a transformação possa ocorrer. Você consegue compartilhar algo que estão pensando juntos?
Somos pobres trabalhadores humildes que só queremos melhorias para nossas comunidades, para o povo nordestino precisamos de algo mais algo que traga á alegria pra o povo brasileiro precisamos de melhorias salarias, precisa-se melhorar de tudo um pouco a mais.
A questão da água é uma situação crítica, educação e segurança alimentar também mas o pior de todos é a questão da geração de renda, esse ano parece que foi uma coisa.. Viajaram muitos jovens daqui da nossa comunidade para conseguir empego na região sudeste e quando eu digo muito, não quero dizer meia dúzia não, acho que de uma dúzia pra lá… A comunidade está “vazia”. Devemos nos mobilizar pra isso mas temos que ter orientações, porque sozinhos não vamos conseguir muito.
A situação a geração de renda não é boa. Por que as pessoas saem pelo mundo á fora a procura de sua própria renda deixando sua comunidade por que aqui não tem meios pra isso. queremos uma solução para o problema apresentado.
Não existe articulação, não tínhamos pensado nisso antes, só agora com essa proposta de questionamentos dos eixos é que percebi a nossa carência nesse sentido.
Bom demais ouvir isso Irene! Você acha que o curso de alguma forma está ajudando a despertar essas necessidades e pensar em possibilidades? No Módulo 3 você verá quais são as ações que a sua comunidade pode se organizar para fazer!
O que somos? Assentados da Cachoeirinha 1-GARARU/SE, aonde trabalhamos individualmente mas, com o mesmo objetivo que e a busca da melhoria de vida.
O que temos e o que queremos? Temos uma associação aonde reunimos para procuramos recursos para a o desenvolvimento da comunidade.
A situação com base na organização comunitária é na nossa comunidade a principal ferramenta para buscar soluções devido a sua organização. Somos uma comunidade que está buscando se organizar para que tenhamos um desenvolvimento satisfatório. Queremos uma comunidade mais participativa envolvida em prol do social.
A partir da nossa associação, quando nos encontramos mensalmente e mostramos que estamos em busca de uma comunidade melhor, as pessoas percebem a importância da organização comunitária, percebem que só unidos é que podemos conseguir algo, uma pessoa só pode até resolver alguns problemas, mas nem se compara a uma comunidade unida e organizada.
A nossa situação hídrica é precária pois não chega água aqui, queremos que isso mude, queremos mais recursos hídricos, que as pessoas quando tenha acesso saiba usar conscientemente, queremos uma resposta dos órgãos públicos.
A situação sobre segurança alimentar não é muito boa, pois não se vê ninguém perguntando a origem dos alimentos, qual a sua procedência, isso em relação ao que somos e o que temos enquanto segurança de alimentar. Queremos que isso melhore, que as pessoas pensem sobre essa questão e possa mudar essa realidade.
Ana Karoline, esse tema é muito pertinente. Você viu a reportagem que saiu? Hoje, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos. Na semana passada, o Instituto Nacional do CÂNCER comprovou que um dos nossos agrotóxicos é cancerígeno, fora os outros que também são muito utilizados. Estamos expostos ao câncer diante do que comemos. Os agricultores estão expostos diante do seu trabalho também. Mas, temos em nossas mesas venenos e, mesmo lavando com diversas fórmulas não conseguimos reduzir completamente o risco nem anular esse perigo. Então, diante de outro problema que é o custo alto da produção orgânica, será que as pessoas não teriam interesse em fazer uma horta ou produção coletiva? Qual é a sua sugestão e opinião a respeito? Como sair desse quadro?
Uma produção coletiva seria uma boa ideia, mas aí tem a questão de gerência dessa horta, já vi iniciativas como essas e acabar com as pessoas não se falando mais, um querendo ser mais esperto que outro… Acho que uma solução seria sim a horta, mas não coletiva. Devemos abrir os olhos das pessoas da nossa comunidade em relação a falta de informação dos nossos alimentos e propor que elas busquem produzir esses alimentos em suas próprias casas, além de economizar dinheiro a saúde dos nossos moradores agradece sem precisar se estressar com nada.
Nossa, como saem boas idéias dessa discussão! Você trouxe uma bem interessante que eu não havia pensado! É uma boa sim!!!
No próximo Módulo vocês vão ler sobre “ações de mobilização”. Talvez ajude e dê mais idéias nesse sentido …
A nossa situação hídrica é muito crítica, quanto ao que somos e o que temos é muito ruim de chegar, mesmo tendo a encanação. O que queremos melhorias em relação a isso, queremos estar atentos sobre essas situações.
Muitos moradores vão lá na casal, que é a companhia de abastecimento de água aqui da região, mas acho que essa não é uma ação que vá resolver nossos problemas, já que este abastecimento de água é problema da administração municipal, eu acho que devemos reclamar na prefeitura essa falta de água.
A nossa situação sobre meio ambiente, com base em quem somos, percebemos que não há nenhuma preocupação enquanto comunidade. O que temos? Temos uma boa vegetação, mas o pessoal desmata para suas precisões, derrubam árvores no tronco para fazer lenha, sem ter conhecimento de que há uma forma certa para não matar as árvores. Outra questão é o desmatamento para colocar roça. Queremos que sejam buscados outros meios para essas necessidades, que eles percebam que isso é errado, pois prejudica a nós próprios e aos seus animais.
É muito difícil nós moradores resolver essa situação do desmatamento, pois se a gente for falar alguma coisa as pessoas que praticam isso, elas não gostam e parte para a agressão verbal. Temos que mostrar essa realidade na comunidade, discutir sobre isso mas eu sei que as pessoas que acabam derrubando as árvores e desmatando a nossa vegetação, são pessoas “ignorantes”, não escuta ninguém. Acho que uma medida radical seria alertar a fiscalização…
Você deu uma sugestão … no próximo Módulo vocês vão ver “ações utilizadas para mobilização”. Seria muito bom você acompanhar porque pode te dar algumas idéias de como trabalhar essa questão com a sua comunidade 🙂
Organização Comunitária poque é um conjunto de cidadãos para obter melhorias para a nossa comunidade com a identificação de necessidades ou carências da comunidade, a mobilização de recursos e a formulação de estratégias de ação.
Bom realizar um diagnóstico dos cenários apresentados é de suma importância, pois apartir dai podemos identificar o que tem que ser aplicado ou melhorado é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma,onde se faz-se necessário a concordância da direção, dos problemas levantados.
Geração de trabalho e renda
Quem somos ?
Somos pequenos agricultores , buscando melhores condições financeiras .
O que temos ?
Temos pequenos Plantios no período de chuvas , que servem apenas para nosso consumo .
O que queremos ?
Maiores oportunidades de gerações de renda , onde possam melhorar a estabilidade dos comunitários .
Boa Tarde a todos(as) estou participando do curso e estou gostado muito pois estou apredendo novos conhecimentos e trazedo esse conhecimentos para a nossa comunidade.
Organização Comunitária poque é um conjunto de cidadãos para obter melhorias para a nossa comunidade com a identificação de necessidades ou carências da comunidade, a mobilização de recursos e a formulação de estratégias de ação.
Olá boa tarde a todos(as) Estou adorando participar desse curso aonde estou trazendo mais informações e conhecimentos para nossa comunidade. abraço a todos.
Legal Francineide! Divida conosco então a sua opinião: dentro dos eixos trabalhados você deve escolher um deles e, dizer “quem é a sua comunidade, o que vocês têm e o que vocês querem?”. Estou curiosa para conhecer mais …
Bom dia! Somos uma comunidade rural que necessita de um direcionamento para que haja uma melhor organização em busca de benefícios próprios. Temos que agradecer a Deus por sermos privilegiados com água abundante e cisternas em quase todas as residências, porém, falta união das pessoas em prol do desenvolvimento sustentável das famílias no que diz respeito a agriculcura. Gostaria muito de um dia poder ver minha comunidade unida, buscando melhorias para nossas famílias e servindo de exemplo para as gerações futuras. Mostrando que a união faz a força!!
Quem somos: Uma comunidade que há cerca de uma década e meia recebeu água encanada, que enfrentou algumas vezes crises hídricas, porém não depois da chegada da água encanada, porém a barragem que abastece à comunidade e cidades da redondeza está em níveis baixos, com a água encanada muitos hábitos “urbanos” de utilização de água foram adquiridos, elevando o consumo de água, o que dificultou a adaptação ao racionamento que vem ocorrendo.
O que temos: A comunidade possui água encanada e muitas casas possuem cisternas, há barreiros particulares em muitos terrenos e um barreiro comunitário, um poço de água salobra que pode abastecer animais.
O que queremos: Uma forma de garantir a segurança hídrica da comunidade mesmo que a barragem que fornece água para a região chegue à níveis críticos, já que a comunidade possui além das pessoas, criações de animais que também necessitam do consumo de água, a procura de novos poços seria importante, já que muitos antigos foram inutilizados por tornarem-se de água salgada, sendo impróprios para o consumo. Novos barreiros também seriam fundamentais.
tenho orgunho da minha comunidade pois foi da simplicidade que apredi que todo mundo e ingual nao inporta de onde seja devemos ter orgunho de se proprio
Jardisandra, obrigada pela participação. Vocês são trabalhadores rurais, mas, o que vocês tem e o que precisa melhorar na sua comunidade? Qual é a sua opinião?
Somos homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras rurais, que labuta dia a dia por melhores condições de vida em meio a uma realidade social desafiadora que ameaça nossa dignidade e fere nosso ser. somos jovens e crianças, somos o futuro em contra mão onde reina a desigualdade e cresce a desunião, aumenta o usa das drogas e ter arma é condição. Lutamos por dignidade, igualdade e comunhão, inclusão social e salário. Temos nas mãos o calo da enxada e na alma o desejo de conquistar novo chão. Possuímos casas, criamos gado, cabras, ovinos, cavalo, aves, animais de estimação. Passamos por uma gama de dificuldades com a falta de chuvas para molhar nosso chão, plantar nossa terra é nossa maior animação. Não temos salários por nossos trabalhos, somos muitos analfabetos e sem nenhuma condição. Nos falta posto de saúde, atendimento médico e enfermeira de plantão. Não sabemos o que é lazer, pois não temos diversão. Almejamos por uma sociedade igualitária, onde o alimento seja farto em nossas mesas, a educação seja direito para todos sem exclusão, a saúde seja de graça e a água nosso bem mais precioso. Queremos trabalho pros jovens, salário e diversão, oportunidade de lazer, onde as crianças possam brinca, estudar e ser cidadão.
Damião, sua resposta trouxe imagens vivas em minha mente. Porém, posso trazer uma música? Ela diz:
“a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte”.
Já estudamos direito e desenvolvimento. O que você pontuou são direitos básicos garantidos pela Constituição – a saúde, a educação, o trabalho e o lazer. E, como vocês tem desafiado as dificuldades que vão muito além de tudo o que escreveu para que esses direitos sejam possíveis? Existem reuniões na sua comunidade? Vocês conseguem debater e pensar sobre estratégias ou você acha que tudo ainda se resume muito ao papel? Como é isso para vocês?
As nossas situações são diversas, temos problemas praticamente com todos os eixos, mas o mais precário é o eixo da educação e cidadania.
Quem somos? Somos uma comunidade que não há um bom índice de alfabetizados. E sendo assim, não possuímos conhecimento do “ser cidadão”. O que é isso mesmo?
O que temos? Temos meia duzia de alfabetizados que tentam ir contra o “sistema”. Temos também a nossa força de vontade de querer o desenvolvimento da nossa comunidade. Mas a pergunta não deveria ser “o que não temos”? Não temos uma educação de qualidade, uma formação de qualidade, o sistema público não oferece meios para isso.
O que queremos? Queremos resgatar a educação de qualidade, para que existam pessoas críticas que busquem a melhoria da comunidade. Queremos que o poder público faça seu trabalho direito, que atenda os nossos pedidos enquanto necessidade de materiais para educação, de um “prédio” que tenha pelo menos um ambiente favorável para permanecer nele durante algumas horas diárias, onde os alunos sintam prazer de estar ali.
Maria Rudilenes excelente a sua contribuição. Então, vou deixar uma nova pergunta: com base em “quem somos?”, “o que temos?” e “o que queremos?” eu complementaria com “o que faremos?”. Sim, nesse momento estamos capacitando-os para um diagnóstico. É quase certo que o diagnóstico apresentará tal situação. Logo, o que vocês na condição de uma comunidade unida podem fazer em prol da garantia desse direito básico, que é a educação?
Já estamos fazendo Raquel, estamos pressionando, por meio da associação, os responsáveis pela melhor condição e garantia da educação. Foi enviado um ofício à secretaria da educação do nosso município para reparar as faltas que existem na escola da comunidade e graças ao COEP, a uma das atividades da jornada, que abrimos mais os olhos sobre esse importante tema que é a educação.
A situação da questão hídrica é o que muitos nordestinos enfrenta. Ao se pensar o que somos e o que temos nesse sentido, mesmo possuindo o sistema de água encanada, a água não chega, quando chega é de mês em mês, passa um final de semana chegando e depois só no próximo mês vemos “a cor” dela de novo. Pelo menos temos as cisternas para armazenar a pouca água que chega esses três dias, mas isso não é suficiente.
Queremos abrir a torneira e ver a água caindo no balde para lavarmos roupa, para aguar as plantas, para dar os bichos e matar a sede deles, para suprir satisfatoriamente as nossas necessidades hídricas.
Maria Edileuza, obrigada pela participação. Reconhecemos que hoje a crise hídrica está se agravando. Diante do seu comentário gostaria de saber: como a comunidade de Distrito Tabuleiro enfrenta essa situação?
Alguns moradores estão policiando o serviço de abastecimento de água, estamos também pressionando a administração pública para resolver esses problemas a partir da associação.
A nossa realidade quanto o eixo sobre acesso à terra/território e à renda é para se pensar.
Quem somos? A migração está cada dia mais comum na nossa comunidade, a grande maioria de rapazes e moças tem como perspectiva de futuro se deslocarem para os grandes centros urbanos para obter acesso à renda.
O que temos? Mesmo as famílias sendo donas das suas casas, isso não basta para que permaneçam nelas, já que não possuem fonte de renda para que tenham uma vida financeira estável. São poucos que possuem um emprego formal que supre as necessidades das suas famílias. Sem contar que as opções de emprego são pouquíssimas, ou você é servente ou você é pedreiro ou armador ou carpinteiro. Enquanto o tralho feminino, não há opção. As moças se quiserem ser independentes financeiramente devem sair da comunidade para ter um emprego.
É nesse cenário apresentado (quem somos e o que temos) que queremos a garantia de possuir uma renda fixa sem necessidade de viajar para outra região, queremos mais opções de emprego e principalmente a igualdade de oportunidades de trabalho, sem essa distinção entre gênero. Queremos o que consta na constituição, o direito ao trabalho, a opção de ter um trabalho.
Jaílma, entrei aqui no Fórum e me deparei com o seu tópico. Obrigada pela participação. Esse apontamento foi excelente! Gostaria de saber como você pensa ou se a comunidade vem pensando em alternativas diante dessa situação? O que está sendo construído nesse sentido?
Raquel, a comunidade não tem pensado em uma saída para essa realidade e eu estou perdida também. Eu coloquei o que queremos, mas não sei o meio para chegar a isso. Talvez levantar essa discussão em meio aos nossos agentes políticos seria uma boa iniciativa…
Então Jaílma, talvez seja algo para pensarem juntos… O desenvolvimento dos jovens, a capacitação, a geração de empregos dignos e acesso à renda fazem parte de políticas públicas! Sendo assim a discussão com agentes políticos pode ser um possível caminho e, juntos vocês podem encontrar vários outros!
Olá bom dia a todos(as) Estou adorando participar desse curso aonde esta trazendo mais informações e conhecimentos para que eu possa trabalhar nas comunidades em que atuo.Abraço a todos.
Weggles, que bom! A sua participação é fundamental pois você e os outros agentes conhecem de fato a realidade local. Vocês vivem esse cotidiano e podem contribuir diretamente nos territórios em questão. Obrigada pela participação.
Comunidade Moreira de Baixo.Temos uma escola que possui professores, mais o espaço físico não é suficiente para atender a todas as crianças. Precisamos de um posto de saúde, quando precisamos ir ao medico nos deslocamos para a comunidade vizinha que fica a cinco quilômetros, isso quando conseguimos uma ficha.
somos da comunidade de Tanque Velho_ Cidade de São Braz do Piauí….temos um posto de saúde, uma quadra esportiva, temos Colégio, uma pracá, um pouco artesiano….queremos água encanada,queremos mais oportunidades de emprego,pois muitos moradores assim como no slide vão tentar a sorte em outros Estados.
A imagem apresenta várias situações, distintas entre si.
Cada grupo com suas características e necessidades urgentes.
O diagnóstico é de extrema importância para mapear essas demandas, pois só assim, os esforços serão focados para eliminar ou atenuar os principais problemas de cada grupo, indicando alternativas de soluções.
O Eixo escolhido foi Educação e Cidadania
Somos a Comunidade do Sítio Furnas, da zona rural de Surubim, PE.
Temos muitos jovens com tempo ocioso.
Queremos projetos focados na construção de uma educação cidadã.
O eixo que tem haver com minha comunidade, em Moreira de Baixo em Água Branca é a organização comunitária, que estamos precisando melhor da participação da comunidades nos trabalhos da associação e precisando ficar mais forte para se conseguir as coisas para a comunidade. Nossa comunidade tem uma associação que precisa de uma sede para realizar as reuniões e ficar mais organizadas nos trabalhos.
samos agricultores…e queremos mais técnicas e novas ações pra nos trabalha..
somos agricultores,temos muitas atividades boas de se trabalhar que queremos é atividades voltadas para agricultura onde venha nos trazer rentabilidade.
Somos desenvolvedores da nossa própria destruição.
temos capacidade de buscar melhoria para a comunidade.
Participação social.
somos uma comunidade rural, com amplo poder de crescimento, temos fácil acesso a água e outras tecnologias favoráveis ao campo. Queremos meios, de aumentar e melhorar a produtividade e os resultados colhidos dentro d nossas próprias lavouras, para assim fortalecer o crescimento da nossa comunidade!
Geração de trabalho e renda.
somos uma comunidade que não oferece muitas oportunidades para um bom numero de jovens e adolescentes, que possa trazer melhores perspectivas de futuro. temos uma terra bastante fértil e água em nosso subsolo, porém precisamos de recurso e incentivos para desenvolver projetos de irrigação que vai gerar emprego e renda para essa classe.
O eixo que escolho é ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA, onde como membro da comunidade do COEP NACIONAL, temos várias ferramentas para trabalhar este eixo (sites com ótimos conteúdos, oficinas e curso onlines, uma rede de comunidades interligadas, visitas dos agentes e coordenadores presenciais, equipe centrada no assunto e o que queremos é um Desenvolvimento Comunitário nas comunidades que atuamos buscando e tendo mais aprimoração entre elas, tendo como produto final uma melhor qualidade de vida!
nossa comunidade tem muita coisas boa,como telecentro,mini usina e tear.Mais os jovens daqui não participam para melhora a nossa comunidade se todos colaborasse teria mais evolução.Deixam de estudar para trabalhar na roça ou viaja e não terminam o qui e melhor para o seu futuro, que é o estudo, assim eles tem uma vida melhor.acho que devemos toma iniciativa para que esses jovens tenham um futuro melhor na nossa comunidade.
Sou uma pessoa que busca melhoria para a população. Temos grupos onde trabalhamos em função do bem da comunidade como grupo de oração, pastoral, legião de maria, entre outros. Queremos um país mais justos onde todos possam viver com dignidade.
QUEM SOMOS?
Indicadores sociais de desenvolvimento humano
O QUE SOMOS?
Uma conscientização sobre a realidade
O QUE QUEREMOS?
Conhecimento e melhorias para a nossa comunidade…
uma das situações da minha comunidade e de jovens principalmente rapazes na facha etária de 15 anos deixa de estuda pra ir trabalhar no roçado tendo de ta com um livro lendo ou escrevendo mas não tao tudo trabalhando no roçado que mando a pele atoa em quanto isso muitos que querem estuda não pode por que muitas vezes não tem vaga mas nas escolas.somos brasileiros dignos por ter um brasil rico em tudo em cultura,educação etc.
Quem somos? indicadores sócias desenvolvimento humano
O que temos? uma conscientização sobre a realidade
O que queremos? conhecimento e melhorias para nossa comunidade.
QUEM SOMOS :eu sou filha de agricultura,sou monitora e faço parte do comitê mobilizador.
OQUE TEMOS:temos água encanada temos o telecentro que graças a Deus é uma beleza e também temos o açude que é um ponto taurisco
OQUE QUEREMOS:queremos outro posso para a bastecer a nossa comunidade ,também queremos mas computador e uma impressora
Somos uma comunidade em busca de melhorias,temos uma escola com quadra de esporte, capela,associação.Buscamos um telecentro,uma fabrica de algodão,politicas publicas voltada a agricultura familiar,projtos em prol para a comunidade.
Somos uma comunidade de trabalhadores rurais,todos com uma força de vontade de vencer a todas as problemáticas que uma comunidade enfrenta.Queremos êxitos nas nossas busca de melhorias .
somos uma comunidade de trabalhadores rurais, temos força força de vontade de crescer buscando a cada dia melhorias para a comunidade, queremos buscar melhorias nos vários âmbitos seja políticos econômicos ou sociais.
Eu sou moradora de uma comunidade com características bastante urbanas,pois fica próxima da cidade e é cortada por uma CE. Grande parte dos moradores trabalham na cidade ou em lugares vizinho, principalmente com a atividade de crediário, ou seja, as pessoas são bastante autônomas e por isso há muita dificuldade de participação social, tendo em vista que as pessoas são muito autossuficientes.Mas a comunidade tem algumas necessidades relacionadas a saúde, a segurança no trânsito e fica difícil buscar soluções porque não há uma efetiva participação dos comunitários.
há muitos problemas em minha comunidade, no entanto quero trazer aqui a problemática da água, pois vejo como sendo ainda nos dias de hoje apos vinte anos de existência o maior e que afeta de forma muito conturbante a população. não temos água encanada e muito menos poços funcionando com água de qualidade. hoje nosso sistema de abastecimento é os carros pipias com o programa da água boa projeto do governo em parceria com o exercito. infelizmente esse abastecimento não é 100% e muitas pessoas compram em uma comunidade próxima pipas de água a 40 e 50 reais a carrada para suas necessidade e dos animais. precisamos diante desta triste realidade nos unir e lutar assim como lutamos pela terra também pela água que é tão necessária para nossa sobrevivência.
Somos jovens da associação do Sítio Limoal,filhos de agricultores.Temos água encanada graças a Deus,energia,um açude belíssimo,um telecentro e uma igreja para buscarmos o nosso SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS.Queremos melhorias no lazer,precisamos de um saneamento básico,oportunidades para os moradores trabalharem e cursos para a preparação de jovens para o mercado de trabalho.
Um dos slide abordado referisse a Educação, e a Educação hoje é um CTRL C e um CTRL V, a Educação do campo deferia ser diferente da Urbana, respeitando a realidade da comunidade, sua cultura, seu bioma e seus valores, infelizmente isso não acontece, e a cada dia o Campo se torna um campo vazio.
somos filhos de agricultores. Temos igreja buscarmos no senhor fé para lutarmmos e prosseguirmos na luta da vida. Queremos melhorias para a juventude como intenet, esporte e lazer, projetos para a agricultura familiar, projetos para o meio ambiente e melhores condições aos postos de saúde para o atendimento a população.
Somos jovens de famílias agricultores que buscamos o desenvolvimento da nossa comunidade. Queremos melhoria como: posto de saúde em nossa comunidade, internet para a inclusão da juventude nas redes sociais, projetos relacionado ao meio ambiente com conscientização sobre preservação das fontes existentes na comunidade entre outras melhorias.
Somos uma comunidade bem habitada com acesso a energia, água encanada, escola, assistência a saúde básica. Precisamos de estímulos para os jovens conseguirem emprego, e de cursos para que a população tenha um aumento na renda familiar.
Dados sobre acesso a serviços e programas publicos;quem somos ;seres humanos;escola perto de casa,posto de saude etc.queremos melhorias para nossa comunidade.
Dados sobre o acesso a serviços e programas politicos,somos seres humanos que temos capacidade de suprir as nossas proprias necessidades,mais para isso queremos dados sobre a terra/territorio e a renda ou seja emprego,fontes de renda,para permitir a garantia de alimentos,medicamentos e transporte para as sociedades em geral sem excluir qualquer tipo de classe.
Com basee no conhecimento da realidade da minha comunidade, a maioria dos moradores são agricultores que vivem da agricultura, com muita dificuldade e buscam politicas públicas envolvendo a agricultura familiar.
quem somos ? indicadores sociais de desenvolvimento humano.
o que temos ? uma concientizacao sobre a realidade.
o que queremos ? conhecimento e melhorias para a nossa comunidade.
Somos uma comunidade de trabalhadores rurais, que temos terra para plantio e pouco investimento para isso,queremos acessibilidade, queremos educação de qualidade e queremos trabalhar em nossas terras e poder usufruir de tudo que ela produz.
Somos uma comunidade formada por agricultores familiares, estudantes, funcionários públicos entre outros, Temos deficiência em vários aspectos, mais o fator principal, determinante e falta de participação de grande parte da população nas reivindicações dos seus direitos, temos uma grupo de pessoas que se organizado para reivindicar e buscar solucionar os problemas da comunidade, mais seria importante e crucial a participação das pessoas, logo que se tivesse uma adesão maior, pelo menos de 50% da população teremos mais força para cobrar do poder publico e em grande parte dos casos soluciona-los apenas com nossos esforços.
A nossa comunidade fica distante da sede da cidade, a maioria dos moradores são agricultores, outros comerciantes e que buscam melhoria. Queremos telecentro para enserir nossa juventude na digitalização, posto de saúde para melhor atendimento da comunidade, salão comunitário para reuniões da associação e eventos da comunidade.
Somos de uma comunidade que a maioria dos moradores são agricultores, e buscamos melhoria de vida. Gostarímos de telecentros, calçamento na frente da capela, máquinas agrícolas que ajudasse na mão de obra dos agricultores, entre outros benefícios.
Somos de uma comunidade que a maioria dos moradores são agricultores, e buscamos melhoria de vida. Gostarímos de telecentros, calçamento na frente da capela, máquinas agrícolas que ajudasse na mão de obra dos agricultores, entre outros.
Somos uma juventude rural, queremos oportunidades de trabalho, melhor educação e saúde.
Somos jovens rurais, temos muita força de vontade de crescer, buscamos a cada dia dias melhores. Precisamos de escola de qualidade, áreas de lazer, entre outras coisas.
Aqui na Comunidade os moradores são trabalhadores rurais, tem varias coisas,coo telecentro, associação, escola, sendo o que queremos aqui é que a escola funcione, porque aqui tem muitas crianças que precisar viajar vários km para poder estudar e uma prédio aqui servido apenas de enfeite.
Vejo a realidade que hoje encontra nosso Brasil, pessoas reivindicando os seus diretos, como uma moradia de qualidade, educação de qualidade, soluções, pra falta de água, as questões climáticas. Enfim pessoas buscando soluções, e outros locais em vezes de tenta resolver o problema em seu próprio território, como a convivência com as situa climática.
Somos uma comunidade tentando sobrevier, em meio a avanço da cana de açúcar, desmatamento, contaminações dos rios e riachos, porém sabemos que é nosso território. Termos nossas terra, nossa casas, nossas familiar, nossas culturas, deixado pelos nossos antepassados para nós. E Queremos buscar soluções alternativas, para que possamos continuar, vivendo com dignidade, para que a futuras gerações, possa dá continuidade a nosso trabalho e poder ter orgulho, de nossa resistência ao o avanço da monocultura da cana.
3) dados sobre acesso à terra/território e à renda
As famílias são donas das suas casas e do terreno onde moram, a principal fonte de renda vem da bolsa família, aposentados e da agricultura e a renda permite comprar alimentos e medicamentos.
Somos de uma comunidade, onde a maioria das família são de baixa renda, vivendo atualmente crise com a falta de chuva onde acarreta problema com animais e moradores, pois, gostaríamos que tivéssemos mais acesso a políticas públicas voltado a agricultura familiar.
As famílias tem suas casa próprios algumas são formalmente empregados tem suas fontes de renda como a agricultura familiar a renda obtida dos produtos vendidos na agricultura familiar permite garantir o seu alimento de cada dia.
É um meio de identificação de potencialidades onde existem diversos tipos de mudanças no desenvolvimento social,ambiental e hídrico.
Somos de uma comunidade, onde a maioria das família são de baixa renda, vivendo atualmente crise com a falta de chuva onde acarreta problema com animais e moradores, pois, gostaríamos que tivéssemos mais acesso a políticas públicas voltado a agricultura familiar.
Dados sobre as condições de moradia – As casas são feitas de tijolos e só uma pequena minoria é de taipa, somos mais de 50 famílias temos acesso à luz, à água, com relação ao saneamento nem todas as casas possuem. Não existe acesso à rede de comunicação e quando tem só em alguns locais específicos e não temos acesso internet nas residências.
o que somos uma comunidade o que temos um telecentro o que queremos mais projeto para nossa comunidade.
somo uma comunidade com o total de 405 famílias que vive da agricultura que despõe de escola,posto de saúde,mercados,algumas ruas pavimentados,farmácia,etc.temos a necessidade de todas as ruas terem acesso ao saneamento básico.
somos uma comunidade com práticas agroecológicas, com alvo em parcerias para o desenvolvimento local e nas micro região onde estamos inseridos em questão de território.
temos uma grande área de reserva legal, com uma grande quantidade de plantas nativas, além de conter já acessos a práticas de convivência com a seca.
queremos desenvolvimento sustentável, ampliando o que já temos e fortalecendo o laço comunitário.
Dentre os eixos estudados, escolhi a situação ambiental da comunidade de Taboquinha, município de Milagres-Ce.
Quem somos?
Somos uma comunidade rural. A situação ambiental da comunidade, como nas demais localidades precisa de atenção. Apresenta formação vegetal representada pela Caatinga, típica da região semiárida.
O que temos?
As áreas vegetais são poucas, em virtude dos desmatamentos, essas áreas são utilizadas para exploração da agricultura ou pastagens, para a utilização da madeira e para abrir espaços para construção civil.
A fauna é representada por pequenos animais, como aves, repteis s e mamíferos, que infelizmente ainda são caçados de forma criminosa, como fonte de diversão por parte de alguns moradores.
Os recursos hídricos utilizados para abastecimento humano são provenientes principalmente de poços profundos, públicos ou privados.
Os pequenos riachos e olhos d´águas são utilizados em menor escala e as matas ciliares precisam urgente de recuperação, pois são utilizadas para a agricultura ou pastagens e para dessedentação de animais, causando o assoreamento das nascentes.
O que queremos?
Poderíamos melhorar a qualidade de vida dos comunitários se a forma coletiva de organização fosse aceita e desenvolvida de forma mais ampla.
Poucos moradores participam dos grupos sociais da comunidade, como a Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Taboquinha, e os grupos de oração e administração que atuam na Capela da Virgem dos Pobres.
Na questão ambiental é preciso trabalhar a educação ambiental, a legislação ambiental e a recuperação das áreas com o reflorestamento. Propondo alternativas para o uso dos recursos naturais de forma sustentável.
Somos uma comunidade que anceia por uma politica limpa porque infelizmente os políticos não cumpre com seus deveres.Temos falta de diálogos em relação às politicas públicas, falta de participação da população, por exemplo nas seções da câmara municipal legislativa.Diante disso Queremos mobilizar pessoas para juntos buscarmos nossos direitos e está mais atentos a ação dos políticos em que se refere aos seus deveres administrativos e assim participarmos mais das decisões de interesses da comunidade.
Somos um povo em busca de melhorias para a população.temos grupos comunitários como associação comunitária,pastoral da criança,legião de Maria,grupo de oração entre outros,onde participamos e damos o nosso apoio ajudando na construção do desenvolvimento tanto da pessoa como da comunidade em meio as culturas,religião e crenças.Queremos um país mais justo principalmente na educação onde tudo começa,mais empregos para a população e renda adequada para cada família onde possamos viver com dignidade,mais saúde e respeito pelo outro onde vimos tão pouco,mais segurança e que os governantes saibam governar com dignidade e valorizar o que é nosso, porque só assim teremos um país mais justo e digno para cada pessoa.
Organização comunitária
Somos gente e por isso, nos organizamos em sociedade, criamos grupos comunitários( como por exemplo,aqui temos pastorais, como da criança, e associações e grupos que trabalham em prol da comunidade), “temos a nossa cultura” e queremos vive-la e transmiti-la, queremos buscar melhorias nos vários âmbitos: políticos, econômicos, sociais entre outros, dentro dos valores como: respeito, solidariedade, amor à verdade e o respeito às diferenças, numa inter-relação sadia individualmente e socialmente. Somos parte de uma sociedade mista.
Diante dos cenários apresentado ver-se várias situações, entre elas podemos destacar a que representa uma comunidade unida, visando que está, organização traz os resultados positivos. Hoje vemos que para conseguimos alcançar novos objetivos temos que se organizamos quanto comunidade, pois através do coletivo torna-se um trabalho melhor e mais eficaz.,
Somos uma comunidade que está renascendo através do conhecimento, para isto trabalhos com a comunidade uma metodologia que vem transformando numa comunidade bem informada, para isto convidamos pessoas de diversos órgãos para palestra com os agricultores, trazendo informações necessária para o dia a dia de cada um.Com isto despertando neles interesse coletivos, pois só assim sabemos que é o caminho mais curto para alcançarmos o objetivo esperado. Queremos transformar nossa comunidade, numa comunidade bem informada e participativa, planejando ações para uma construção coletiva,
Acho que o eixo que enfatiza a questão sobre renda muito importante, pois penso que para ter uma qualidade de vida melhor é preciso ter meios que possa gerar recursos para suprir as nossas necessidades.
Assim sendo:
Somos a comunidade Modelo I, no município de João Câmara que faz parte do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste, e temos que gritar bem alto: somos brasileiros.
A comunidade tem um numero razoável de 80 famílias com pouco mais de 300 habitantes. Nossas moradias são de alvenaria, com energia elétrica, não temos um sistema de abastecimento de água propriamente dito nem saneamento. Temos acesso à internet por meio de telecentro comunitário e quase todas as moradias tem acesso à comunicação via celular.
Podemos dizer que temos terra farta e boa para o cultivo de muitas culturas. Temos bastante água no nosso subsolo que pode ser aproveitada para realizar sistemas de irrigação e outros meios de produção que pode trazer geração de renda para as famílias, e para isto temos pessoas com conhecimentos para trabalhar com essa pratica.
Além de tudo temos “sonhos”, e queremos ver o desenvolvimento de nossa comunidade que possa garantir uma qualidade de vida para as famílias e para a futura geração local. Para isso precisamos de recursos, incentivos e politicas públicas que venha contribuir para à pratica da sustentabilidade, desenvolvendo a agricultura familiar e o fortalecimento da cultura do homem do campo como um ser social.
Acho que o MEIO AMBIENTE é um eixo importante a ser pensado pela comunidade.
“QUEM SOMOS” Somos ainda uma sociedade que não estamos dando a importância necessária ao meio ambiente, e estamos sofrendo e vamos sofrer ainda mais, vendo até a questão da segurança hídrica que também envolve o meio ambiente.
“O QUE TEMOS” Temos uma das maiores riquezas naturais, com fauna e flora bem diversificada, que deveria ser mais valorizada e protegida, devemos criar instrumentos e meios que ajude a proteger mais essas riquezas e preservar mais o meio ambiente.
“O QUE QUEREMOS” Pensando em um futuro melhor, queremos uma sociedade mais consciente na questão da preservação do meio ambiente, dar mais atenção na questão do desmatamento e queimadas, conscientizar as pessoas sobre o lixo evitando agredir o meio ambiente, com certeza vendo essas questões teremos melhores condições de vida. Obs.: Vendo que todos os eixos são importantes, pois todas essas questões comentadas, influencia no eixo de “Educação e Cidadania”, na verdade influenciam em resultados que possam nos trazer melhores condições de vida.
somos uma comunidade q precisa mais de saúde ,segurança alimentar hídrica! alias todos os eixos..
Organização comunitária na comunidade de Anauá, pequeno distrito localizado no interior do Ceará. Fazemos parte da cidade de Mauriti, onde são 24km de distância da sede.Somos povo nordestino que enfrentou e enfrenta diariamente a dura realidade do sertanejo. Somos, povo que se ver afastado a cada dia mais das suas origens. Comunidade que cresceu através da união, mas que quanto mais o tempo passa ver-se mais afastada de antigo modo de viver, agora o que era construído com união de todos vai desaparecendo, as novas gerações não veem futuro e interesse pelo bem e o crescimento da comunidade. A remuneração esta se tornando mais importante de tudo, se não haver um retorno !! Não tem por que investir. A comunidade de Anauá-mauriti, tem uma nova geração que não sabe o que é união , os jovens e adultos vivem alheios aos acontecimentos da comunidade, mas apesar de tudo isso, tem aquelas pessoas que querem e fazem tudo que estiver ao seu alcance para ver essa comunidade prosperar.
Povo que possui uma fé enorme. Possuímos uma cultura e histórias belíssimas. Possuímos o desejo de prosperidade. Possuímos o anseio que os governantes nos notem, mas também possuímos o descaso, a falta de união, a falta de interesse pelo bem comunitário e pelas poucas coisas que conquistamos, falta reconhecimento pelas pessoas que se interessam e dão a cara a tapa para fazer da comunidade um lugar melhor. Fala-se da falta de interesse dos governantes por nossos problemas, mas não se fala da falta falta de cuidado e interesse que a comunidade possui diante das coisas e bem que a comunidade possuí e precisa. Falo do açude que já abastece a comunidade à anos e pelo prédio da associação comunitária, ele esta sendo abandonado aos poucos e só não foi ainda por causa do interesse das poucas pessoas que não querem ver um projeto tão difícil de se conseguir ir por água a baixo.
A comunidade quer e precisa de união, reconhecimento e prosperidade. Só poderemos contar como a nossa comunidade foi construída e como sobreviveu se tivermos união para fazer dela um lugar bom de se viver.
A comunidade de Barreiros, como muitas outras é uma comunidade com grande potêncialidade para se engajar em trabalhos comunitarios, só que muitas vezes nos falta líderes para mostrar o caminho. A comunidade é carente em jovens, sua população é constituída por um número maior de mulheres. Estamos sempre procurando novas oportunidades, trabalhando em equipe e buscando o crescimento em conjunto, ajundando uns aos outros.
aqui no modelo 1 agente precisa de geração de renda e educação e organização comunitária. somos nordestinos, queremos oportunidades, por que qualidades no´s temos !
Meu comentário ainda é referente ao modulo 2
Em minha comunidade, como em todo o Sertão Alagoano, sofremos com a seca. Além de não ter chuvas, a companhia que fornece água potável, falha muito, é triste. Em fim, pagamos por água, quando na maioria das vezes não temos.
Além do problema de falta de água, também temos falta de saneamento básico. O que resta é a coragem da população para cobrar o que precisamos e a conscientização dos governantes para atender-nos.
Somos pessoas unidas que busca da melhor forma uma organização para permanência e melhorias de vidas familiares.
Temos grandes riquezas naturais por exemplo: mi nações de águas que precisa ser visto pela própria comunidade ou até mesmo pelo poder público (poço Artesiano).
Queremos gerações de renda que envolva principalmente a juventude para que eles possam permanecer na própria comunidade e desfrutar das suas potencialidades no lugar que moramos.
Bom minha comunidade se encontra em uma situação no eixo da seca pois esta afetando a todos e isso tambem é muito ruin para as plantações dos agricultores e para todos da comunidade.
O diagnóstico é uma parte muito importante dentro do planejamento, pois é nesse momento em que se levanta os problemas que a marca possui.
Quem somos:
Somos da comunidade batalha,trabalhamos de forma organizada.
Temos: uma equipe unida em todos os aspectos.
Queremos:
A cada dia nos empenharmos no desenvolvimento e crescimento da mesma .
Geração de renda:Na nossa comunidade ha maior parte é agricultores e aposentados e sim requer melhorias mas essa parte e a pior poque não tem emprego aqui as pessoas tem que viajar pra outro estado pra sustentar suas famílias,falta investimento,conhecimento,união as oportunidades são limitadas principalmente para jovens mulheres de 18 anos.O que queremos uma chance de termos um emprego aqui no meu lugar e que sujam mais oportunidade pra que mulheres possam ser independentes .
Somos a Comunidade Anauá, localizada no interior do Ceará. Formamos uma população com aproximadamente 1200 habitantes, divididos em 400 moradias. Quase todas as famílias dispõem de casa própria e, quando não, pagam aluguel acessível à sua condição financeira. Temos acesso à internet em quase todas as residências e aquelas que não possuem, contam com o apoio do Telecentro comunitário.
A crise hídrica, infelizmente, também atingiu a nossa comunidade. O Açude que por muitos anos foi abundante e o único meio de abastecimento hídrico, hoje tem sua capacidade diminuída de forma preocupante, além de se tornar menos recomendável para o consumo humano a cada dia. Por essas razão, a quase 1 ano, foi cavado um poço na comunidade, mas que não consegue suprir a necessidades de todas as residências.
Muitas coisas já mudaram positivamente, mas a realidade de Anauá não pode ser considerada satisfatória, ainda existe um longo caminho a ser percorrido, que não depende unicamente daqueles que querem a prosperidade da nossa terra.
Queremos melhorias no abastecimento hídrico;
Queremos melhores serviços de saúde;
Queremos empregos para aqueles que não desejam deixar sua família e arriscar a vida longe de casa;
Queremos educação de qualidade, que não esteja restrita a conteúdos programáticos, mas que levem os jovens estudantes a pensar e questionar a realidade;
Queremos incentivo a cultura, a educação patrimonial e ambiental; e
Queremos, acima de tudo, o fortalecimento comunitário, pois somente assim alcançaremos nossos objetivos.
Somos jovens estudiosos e batalhadores, na nossa comunidade só tem uma escola de ensino fundamental nos queremos escolas melhores, queremos um posto de saúde, aulas de computação e acesso a internet, pois, na nossa comunidade não existe nenhum ponto de internet onde possamos fazer pesquisas escolares, o que dificulta o que reduz o nosso conhecimento.
Com a pergunta “quem somos” estamos buscando as origens, a identidade , os componentes sociais e os principais agentes de mudanças nas comunidades em que estamos trabalhando.
Com a pergunta “o que temos” estaremos levantando os recursos existentes e as instituições que compõem a rede social local. Quais são as instituições públicas e privadas, filantrópicas ou não, que prestam algum tipo de serviço à comunidade. Assim, os hospitais, escolas, associações de bairro, igrejas equipamentos, demais projetos, programas, atividades e intervenções que ocorrem na comunidade estão ligados às políticas sociais.
Finalmente com a pergunta “o que queremos” estamos projetando no futuro as necessidades e desafios para que possamos criar estratégias e planos de ação.
Sou filho de agricultores, tenho renda do plantio de mandioca e do feijão e quero ter acesso a rede comunicativa e internet, para que possa ter melhor desenvolvimento na comunidade.
Somos da comunidade Serra do Meio filhos de pessoas humildes e batalhadoras, em nossa comunidade ainda enfrentamos vários problemas como a falta de água. Nós queremos um futuro melhor para nossa comunidade com direito a saúde e a educação.
Somos pessoas que buscamos os conhecimentos e oportunidades para se estabelecer no meio da sociedade, onde nos proporcione uma vida melhor e tenhamos o direito de escolha que beneficie os nossos valores.
Nós somos jovens filhos de agricultores rurais na nossa comunidade não tem muitos recursos e estamos buscando novos conhecimentos.
Somos jovens filhos de pessoas humildes que lutam por um futuro melhor. A nossa única fonte de renda é agricultura de onde tiramos o nosso sustento. Nós queremos uma comunidade melhor com mais saúde e educação e procuramos resolver outros problemas existentes.
Somos jovens da comunidade Serra do Meio, de famílias carentes, atualmente na nossa comunidade não temos uma educação de qualidade o que dificulta o nosso desenvolvimento. Nós queremos uma escola de ensino médio e um laboratório onde possamos fazer novas pesquisas e descobrir coisas diferentes.
Somos jovens filhos de pessoas humildes que lutam por um futuro melhor. A nossa única fonte de renda é agricultura de onde tiramos o nosso sustento. Nós queremos uma comunidade melhor com mais saúde e educação e procuramos resolver outros problemas existentes.
Somos jovens que buscam conhecimentos que visem o nosso desenvolvimento. Na nossa comunidade ainda enfrentamos muitos desafios, pois não tempos aceso a coisas básicas como unidade de saúde e escolas de ensino médio, nos estamos buscando cada vez mais desenvolver nossa comunidade em prol de uma vida digna para todos.
Sou agricultora, tenho uma renda baixa, minha família sobrevive do cultivo da mandioca e do feijão, e quero ter acesso a informação, conhecer coisas novas. Seu que existem muitas limitações para quem mora em comunidades rurais, mas quer fazer diferente, quero que o mundo conheça o potencial de nossa comunidade.
Somos uma comunidade rural. Com forte potencial agrícola, nossa economia pautada princialmente a produção de mandioca. Nosso maior problema e a falta de água, apesar de morarmos próximos ao rio são francisco, a flata de água é um problema muito serio em nossa comunidade.
Somos jovens humildes, em busca de oportunidades, desejamos ser vistos pela sociedade, temos coragem para lutar, queremos conhecimento. Temos muito potencial, o que nos falta são oportunidades.
Somos trabalhadores rurais residentes na Serra do Meio, nossa cultura é o plantio de feijão, mandioca e milho, queremos transformar nossa comunidade em algo melhor para crescer cada dia mais.
QUE SOMOS?
Somos uma sítio da zona rural da cidade de Mauriti – ceará.
O QUE TEMOS?
O uso da agricultura e pecuária como uma das formas de renda. Temos uma mini fabrica de produtos de limpeza (Aguá sanitária,amaciante, detergente, desinfetante e outros mais), formada por membros da associação comunitária. Temos uma comunidade muito mobilizada quanto a organização e execução de movimentos culturais, como: Festejo junino, festividades do padroeiro, eventos esportivos e outros mais que acontece em nossa humilde comunidade.
O QUE QUEREMOS?
Uma unidade básica de saúde para melhor atendimento de nossa comunidade. Como em nossa comunidade existe uma estima geral pela prática do futebol e futsal a anos se é almeijado uma quadra de esporte para nos atender.
O eixo da organização comunitária é uma situação que está em desenvolvimento, somos uma comunidade que tenta se organizar, temos pessoas que se preocupa em estar organizado, mas não são muitas. Queremos que as pessoas da comunidade se mobilize mais e veja que só organizados é que podemos conquistar muitas coisas.
Rede
Mobilizadores
Quero mais uma vez dar os PARABÉNS a todos que chegaram até aqui. Li todos os comentários, todinhos e achei fantásticos! Alguns falaram da necessidade de mudar as condições estruturais, falaram do ensino e da educação nas comunidades, da saúde, da crise hídrica, da segurança alimentar, da geração de trabalho e renda … mesmo que eu não tenha comentado em todas as postagens achei todas ótimas! Vocês falaram de forma geral muito bem, que o caminho para as tranformações ocorre com a união, com o coletivo e as pessoas da comunidade pensando, refletindo e buscando soluções; Isso é uma grande verdade e talvez seja o principal desafio. Dizem que ninguém sai de um curso igual “todos deixam um pouco de si e modificam um pouquinho do lugar, das pessoas” …
Estamos encerrando esse Módulo, ainda temos muito a discutir. Então, vimos o que pode ser feito agora, o MÓDULO 3 é sobre “como pode ser feito”. Vamos lá?
Organização comunitária: Somos um assentamento de reforma agrária e temos uma associação comunitária, que tem em media 100 associados. Seria muito importante se tivéssemos pelo menos 50% destes participando ativamente garantindo o envolvimento no que diz respeito ao comunitário e ajudando na construção da comunidade e na tomada de decisões. Não ter uma participação ativa de alguns, deixa muito a desejar no aspecto comunitário.
Rede
Mobilizadores
Maria Paula, e seria possível pensar em uma mobilização diante disso? Para a inclusão de mais pessoas? Vocês tem Comitê Mobilizador?
umas das situações na minha comunidade,é a seca,pois sem chuva nessa região,prejudicou no crescimento das plantações dos agricultores.
somos de uma comunidade bem simples,mas que nos favorece muito,de maneira direta ou indiretamente,moramos numa região de Mauriti-CE,distrito de anauá.
Temos eventos culturais,como,padroeiro de santo antônio,mês mariano,festas juninas,campeonatos e vários outros.E um grande projeto de produtos de limpeza.
Apesar de termos todos esses eventos,nem sempre as necessidades de nossa comunidade são cumpridas,pois,precisamos de,unidade básica de saúde,quadra de esporte,praça pública e um local onde disponha computadores para todos da comunidade.
Rede
Mobilizadores
Misseia Manuela, e como vocês se colocam diante disso? Vale lembrar que saúde, educação são políticas públicas – direitos básicos!
Bom,diante dessa realidade que por mas que tenhamos alguns direitos básicos,nem sempre nos fornece com bons recursos, mas como brasileiros nunca desistimos de correr atrás de melhorias,tanto nos ajuda em uma boa qualidade de vida como no desenvolvimento do país.
A situação que pode retratar bem o que se passa em minha comunidade é a do slide 2, onde sofremos com a seca, mas grande parte da população corre feliz e satisfeita para receber o tal “Seguro estiagem”, muitos querem tapar o sol com a peneira, ao achar que algum recurso em dinheiro, dado pelo governo irá ao menos amenizar a situação em que nos encontramos.
Rede
Mobilizadores
Luana, interessante o que disse! Mas, a população tem se unido para pensar em alternativas?
oitul aq
Bem somos um sitio,fazemos parte da zona rural do municipio de maúriti-ce somos uma comunidade simples porem bem animada.
temos eventos culturais,associação,projeto de produtos de limpeza,casa de farinha,e varios pontos turísticos como:a bica,cruzeiro,serras, mais temos uma mais famosa conhecida como serra das três irmães e etc.esses pontos são muitos frequentados por varias pessoas de varios lugares e isso so faz a comunidade se evoluir muito mas.
Queremos uma unidade basica de saúde,uma quadra de esporte e um lugar onde possa transmitir informações para todos da comunidade.
a imajem q a profeçora pergunta aos alunos e eles não sabem cantar o hino nacional
minha comunidade sofre com maos de obras precizamos de maquenas q posão facilitar eo principal água potavel
Rede
Mobilizadores
Hiago, e vocês tem se unido e pensado em estratégias diante disso?
A situação escolhida foi a da imagem em que aparece a fugura da parcela da água, pertecemos a uma comunidade Covões de Baixo povoado do municipio de Água Branca, Al. Agente não tem muitos recursos o único é mão de obra. O que queremos tratores, computadores e máquinários e o mais importante água.
Rede
Mobilizadores
Cícera, faço a mesma pergunta que fiz acima. Como vocês tem se mobilizado para isso?
Somos trabalhadores,sonhadores,pessoas de fé,esforçadas e perseverantes.Temos força de vontade,coragem pra trabalhar ,temos uma capela para fazermos nossas orações construída com a união de todos,uma escola de ensino fundamental perto de casa e temos o sonho de uma comunidade ainda melhor .Queremos acesso a internet,incentivo de trabalho para os jovens ,pois muitos já viajaram para fora em busca de uma boa renda e qualidade de vida melhor, queremos incentivo também para os pequenos produtores,os agricultores ,emfim queremos mais chances de conseguimos uma qualidade de vida melhor para o nosso povo que tanto amamos e como se diz: A UNIÃO FAZ A FORÇA
Rede
Mobilizadores
Muito bom Andréa! A união faz sim a força; E, como vocês tem se articulado para buscar isso?
4) dados sobre o acesso a serviços e programas públicos
As famílias não têm acesso a posto de saúde perto de casa, pois o que tem está fechado e os serviços de de saúde na cidade não são de qualidade. As famílias têm acesso a escola perto de casa e tem acesso a alimentação escolar durante o ano letivo, porém a alimentação escolar não é de qualidade e nem suficiente para todos os dias do mês e demoram muito para repor. Existem professores nas escolas. Não existe algum profissional preparado para a educação inclusiva, nas escolas. Somos uma comunidade com muito jovens e de uma importância histórica-sócio-econômica para com as cidades vizinhas. Temos vários atividades culturais durante o ano todo e queremos construir uma comunidade justa, igualitária e unida.
Rede
Mobilizadores
Joselma, para isso vocês precisam pensar juntos! Saúde, educação, merenda de qualidade são direitos básicos, estão na lei. E, como vocês tem buscado por isso? Fiquei curiosa, queria saber mais …
6) dados sobre a segurança hídrica
A comunidade não dispõe de água encanada e as fontes de água que temos é de barreiros, lagoa, cisternas e poços. Somos uma comunidade que fica quase 6 Km da cidade e de gente acolhedora, temos muita jabuticaba, caju, acerola e muitos jovens talentosos afim de ajudar no desenvolvimento da comunidade e queremos uma comunidade ativa e desenvolvida.
5) dados sobre o meio ambiente
Existe poucas áreas que tem uma região com mata, a maioria foi desmatada para criação de gado e fazer plantações. Muitas espécies de animais que existiam hoje não são vistos com pouca ou sem nenhuma frequência. Somos uma comunidade com ideias para podermos crescer cada vez mais. Temos uma associação e queremos uma comunidade que tenha projetos onde todos possam participar e crescer financeiramente, culturalmente e socialmente.
Rede
Mobilizadores
Adilson, a, como vocês podem buscar esses projetos? Vocês estão envolvidos em algum?
3) dados sobre acesso à terra/território e à renda
As famílias são donas das suas casas e terreno as pessoas que compõem as famílias não estão formalmente empregadas, o que acontece é que muitos saem da comunidade em busca de emprego, outros passam a semana trabalhando em cidades vizinhas e só retornam no fim de semana. As principais fontes de renda vem da agricultura, bolsa família e aposentadoria com relação aos idosos.A renda permite garantir a alimentação, medicamentos e o uso de transporte. Somos uma comunidade jovem cheia de movimentos culturais, ideias e projetos para o desenvolvimento da população. Temos uma associação que está lutando por condições melhores para os moradores e queremos uma comunidade cheia de perspectiva, onde o jovem e toda população se sintam valorizados, estimulados, que tenham fontes de trabalho e não precisem sair da sua comunidade.
Quem somos: Somos indivíduos que vivemos ainda em uma comunidade carente de recursos, que precisa mais de progresso e evolução. Convivemos amigávelmente e precisamos de mais geração de renda nesta região, pois por falta de ofertas de trabalho muitos jovens daqui se deslocam para outras regiões em busca de emprego.
Rede
Mobilizadores
Ouvi bastante sobre isso Zig Marles. Mas, como vocês podem pensar essa questão juntos? Qual é a opinião da sua comunidade?
Na verdade temos que seguir lutando para conseguimos mais progresso e não pensar em desisti.Porém sabemos que é uma questão que não vai ser resolvida da noite para o dia e sim pouco a pouco e todos juntos compartilhando do mesmos ideais talvez as coisas possam ser melhoradas.
Fiz a questão dois do exercício mais esqueci de copiar para postar no fórum. Ja enviei a atividade como faço para visualizar novamente?
Rede
Mobilizadores
Sebastião, não tem problema não! Pode postar aqui no Fórum o que voc~e lembrar …
somos uma comunidade que está se organizando aos poucos, temos um meio pra isso que é a nossa jovem “Associação de Moradores e Amigos do Distrito Tabuleiro”, queremos que essa organização só aumente e possamos chegar ao nosso ideal, o desenvolvimento comunitário, o desenvolvimento social.
Em minha comunidade todos vivem da agricultura, a pecuária de onde cultivamos e sobrevivemos.Somos uma comunidade unida, cheio de jovens talentosos, com vários movimentos culturais e mobilizadores. Temos safra da jabuticaba, casas de farinha,e também temos uma associação em andamento que visa melhorar as condições de comunidade. Queremos melhores condições para crescermos e fortalecermos nossa vivencia na comunidade, com mais trabalho conhecimento e prosperidade.
Quase toda população tem suas casas de alvenaria sendo uma pequena porcentagem de casas de taipa (barro), todos os moradores são agricultores, de onde tiram suas sustentabilidades e sobrevivência sendo o único meio de renda em qual dispõe. Somos uma comunidade trabalhadora e buscamos mais condições para trabalharmos.Temos escassez de água, que tornasse o maior problema para a comunidade. Queremos recursos para melhorar essa escassez, e para melhor prosseguirmos com nossas atividades na agricultura.
Ser cidadão e perceber que fazemos parte do mundo, e somos uma comunidade que visamos melhoria nos aspectos da educação, apesar de sofrermos com a falta de participação política nos processos educacionais, acreditamos que é através da educação que poderemos fazer de cada indivíduo um agente de transformação comunitária e humanitária, buscamos melhorias no contexto amplo, exercendo nossa cidadania para que possá-mos solucionar problemas e apresentar propostas que ajude no nosso desenvolvimento como comunidade e como cidadãos. Percebemos que as raízes históricas de miséria e exclusão social, ainda afeta uma boa parte da população, por isto buscamos alternativas que possam ajudar no nosso desenvolvimento social, nós queremos uma melhor participação politicas nos processos educacionais não só para nossa comunidade, mais pensando também como nação, e tudo isso só será possível através da participação coletiva e de uma discussão objetiva sobre quem realmente somos e o que queremos.
Rede
Mobilizadores
Muito bom Maria Andreia! A questão da educação passa por políticas públicas. Seria interessante pensar em um modo de mobilização que envolva a comunidade, nesse sentido, não? Vocês já se articularam diante disso?
Sim Raquel, acredito que uma mobilização comunitária seja a base para Resolução de muitos problemas, é através dessa troca de idéias que podemos tornar nossa comunidade mais forte; tentaremos nos articular diante dessa questão para tornar-mos a educação o fator principal de desenvolvimento em nossa comunidade
A situação hídrica é precária, tem o sistema de encanação, mas a água não chega, só chega de vez enquanto. Temos os carros pipas que vem abastecer as cisternas mas ninguém sabe de onde vem a água se é de fontes confiáveis ou não. Queremos melhorias para a nossa comunidade, se todos os meses pagamos certinho queremos que a água chegue certinha também.
As casas são feitas de alvenaria,temos luz, nem todas as casas tem um sistema de saneamento e são poucas as casas que pegam um celular e quando isso acontece só através de uma antena fixa na residência e não temos acesso a internet.
Somos uma comunidade cheia de movimentos culturais, a comunidade dispões de um sítio de jabuticaba que dá o lema a cidade de “Terra da Jabuticaba” e queremos melhores condições de vida e de trabalho.
Rede
Mobilizadores
Severina, existem políticas públicas em torno do saneamento, da saúde, da educação. É ótimo saber que vocês se articulam e possuem movimentos culturais interessantes. Mas, como vocês têm pensado em mudanças para a melhor qualidade de vida e na estrutura comunitária?
Somos uma comunidade jovem, com potencialidade jovem. Que querem ser vistos…. Somos filhos agricultores, que têm na terra, no plantio, na colheita, suas principais alegrias. Buscamos melhorias, oportunidades. Lutamos por nossos sonhos, queremos progredir em nosso próprio lugar, desenvolve-lo, torná-lo a cada dia um lugar melhor de se viver.
Somos gente que tem fome de conhecimento, que tem sede de melhorias no espaço em que vivemos. Temos o desejo de ver as coisas acontecerem e atrelado a esse desejo temos a força da ação. Queremos atingir um estado de justiça social, onde tenhamos a chance de viver a vida e não apenas sobreviver.
Somos jovens que queremos ter voz. Temos a vontade lutar pelos nossos direitos. Queremos um país melhor.;
Rede
Mobilizadores
Sandra, achei muito legal seu comentário. E acho que essa vontade não deve morrer. O que falta para colocar essa luta na prática? A união comunitária é muito importante para o desenvolvimento e melhoria das condições!
Somos jovens agricultores que podemos sonhar em ter vontade de construirmos uma área só pra gente ,queremos também mais educação ,enfrentar menos dificuldade e não desistir dos nossos objetivos.
Somos apenas agricultores que tem sonhos e vontades de ir além do que podemos. Nossa comunidade tem muito potencial, queremos melhorias, na saúde, na educação.
Somos jovens e precisamos de varias coisas que não temos em nossa comunidade. Queremos mais saúde, educação e melhorias no trabalho, pois, temos um forte potencial com trabalho na agricultura.
Sou uma voz, que clama por justiça social. Tenho o compromisso de lutar para alcançar os direitos de todos que estão inseridos na minha comunidade. Quero que a melhoria de vida no Brasil seja uma fatalidade do trabalho conjunto de todos seus habitantes.
Rede
Mobilizadores
Natália, muito bom! De fato, a melhoria de vida é essa articulação conjunta! É o trabalho que vocês já fazem, é esse curso, é a união, é o diagnóstico que será feito, é a reunião da população e as ações que podem sair disso! Muito bom!!!
Sou da comunidade Serra do Meio, onde temos a nossa maior fonte de renda voltada para a agricultura, a produção de milho, feijão e mandioca, mais necessitamos de melhores condições para produzirmos a nossa fonte de renda, e assim desenvolver melhores técnicas de trabalho e produção.
Somos jovens, nossa comunidade tem um potencial na produção de milho, feijão e mandioca. Temos força de vontade e fé para buscar mais recursos para desenvolver nossa sociedade. Queremos melhorias na saúde, na educação e na agricultura.
Meio ambiente, vivemos em uma região semiárida, ou seja quase seca em toda época do ano, além da falta de consciência das pessoas com relação a exploração da terra observamos que as pessoas privam por quantidade e não por qualidade, pois onde deveriam ser criados poucos animais a exemplo do gado, as pessoas estão superlotando as áreas de pastagem nativas.e desmatando as poucas arvores que existem para transforma-la em pastagem para os animais. Como somos de uma sociedade que vive na falta de chuva temos que nos conscientizar sobre a convivência com o semiárido para garantir melhores condições de vida para as gerações futuras sem agredir o meio ambiente.
Rede
Mobilizadores
Muito bom Isaquiel! E, como vocês tem trabalhado nessa conscientização?
Nossa comunidade tem um potencial muito grande na agricultora, trabalhamos para ter algo na vida. Através de nosso trabalho conquistamos muitas coisas. Queremos que nosso potencial agrícola seja melhorado, que venham projetos para melhorara nossas vidas.
Somos jovens necessitados de oportunidades, queremos propostas que desenvolvam nossas potencialidades. Queremos algo inovador para a nossa comunidade, que melhore a vida dos moradores locais.
Somos jovens, filhos de agricultores, queremos mais recursos para nossa comunidade. Queremos área de lazer, mais propostas para a educação e mais melhoria na nossa comunidade.
Somos agricultores rurais e temos plantações de mandioca, milho e feijão, buscamos melhorias para o trabalho. Queremos politicas que desenvolvam nossa agricultura, que proporcione uma melhoria na geração e renda de nossa comunidade.
Rede
Mobilizadores
Aline, e quais são as políticas atuais que vocês tem em termos de agricultura? Você conhece as políticas nesse sentido? Vocês tem acesso?
Somos jovens filhos de agricultores e agricultoras, temos força de vontade e queremos fazer a diferença. Nossa comunidade tem plantios de milho, feijão, mandioca, etc. Buscamos melhorias na saúde, na educação. Queremos potencializar o que temos em nossa comunidade, especialmente a produção agrícola, nossa principal fonte de renda.
Somos jovens filhos de agricultores, temos força de vontade e queremos fazer a diferença. Nossa comunidade tem plantios de milho, feijão, mandioca, etc. Buscamos melhorias na saúde, na educação. Queremos potencializar o que temos em nossa comunidade, especialmente a produção agrícola, nossa principal fonte de renda.
Rede
Mobilizadores
Vanilson, e como vocês tem pensado juntos?
Somos jovens comunitários. Temos vontade de buscar projetos para nossa comunidade. Queremos mais oportunidades para os jovens da comunidade.
Fazemos parte de uma comunidade onde partilhamos de direitos e deveres de cidadãos onde há interação e convívio pacífico entre todos. Nossa educação ainda precisa ser melhorada, ter mais qualidade, os jovens precisam serem mais incentivados no que diz respeito ao interesse em terminar o ensino médio e sair para uma faculdade, mas é claro que é preciso tanto da vontade própria quanto de interesses de todo um contexto seja social, politico em prol da educação destes jovens
Rede
Mobilizadores
Rita, você falou bem! Educação é uma política pública. Existem faculdades ou universidades perto de vocês ou ao alcance dos jovens? Como é isso aí na comunidade?
Existe sim, tem a Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão que não fica tão distante assim da nossa comunidade, porém é preciso que os jovens sejam aprovados no ENEM para ter acesso a Universidade.
Somos apenas agricultores temos sonhos e vontades de ir mais além do que podemos e queremos. Temos pouco, plantamos e colhemos para nossa própria sobrevivência, e queremos uma realidade de futuro melhor queremos mais educação, menos fome, ser mais enxergados na sociedade como pessoas capazes de enfrentar dificuldades e conseguir o que queremos.
Rede
Mobilizadores
Vocês são capazes sim Maria Quitéria e, podem ser ainda mais juntos. O que vocês têm feito nesse sentido, de alcançar essas metas?
Somos da comunidade Serra do Meio, onde a nossa maior fonte de renda é a produção agrícola de milho, feijão, e mandioca, o que precisamos, o que queremos, é ter melhor condição de trabalho, fontes hídricas para suprir nossas carências.
Somos jovens necessitados de oportunidades para que possamos seguir um caminho de conquistas. Temos a força e perseverança necessária para aproveitar as oportunidades que nos forem dadas. E queremos usufruir da qualidade de vida que as oportunidades irão nos dar.
Rede
Mobilizadores
Muito bom Robson! Como é a vida dos jovens na sua comunidade?
Somos da comunidade Serra do Meio, uma área rural que tem muitos recursos como: plantio de mandioca, feijão e milho e a nossa renda e baseada nesses produtos extraídos do plantio. Nos ainda temos necessidade de mais educação e a solução de problema relacionados aos recursos hídricos e entre outros problemas existentes em nossa comunidade.
Rede
Mobilizadores
Rozineide, algumas questões passam pelas políticas públicas, como educação e saúde … como vocês tem pensado isso?
eu acho que foi a parte que falam do desenvolvimento sustentavel no Brasil
estou gostando muito do curso que a coep disponibilizou para proficionalizar os mobilizadores
Rede
Mobilizadores
Legal José Leandro! Esperamos que vocês façam bom proveito dessa aprendizagem e capacitem ainda mais as comunidades! Dividam os saberes!!!
É sempre bom apredermos coisas novas, aqui estou apredendo muito e espero fazer bom proveito do apredizado!!!
Segurança alimentar e hídrica!!
QUEM SOMOS; Somos uma comunidade 80% sustentavel graças a nossas parcerias e o esforço de todos!!
OQUE TEMOS; Muitas conquistas e maior desenvolvimento social no meio rural!
OQUE QUEREMOS; Chegar aos 100% de sustentabilidade e uma melhor utilização de nossas conquistas e com isso mostrar que a zona rural é sim sustentavel!!!
Rede
Mobilizadores
Ótimo saber disso Nicolau! Agora fiquei curiosa! Como vocês trabalham a sustentabilidade aí? Conte um pouco mais …
Temos que refletir mai sobre a segurança alimentar, porque não é muito visto aqui essa preocupação, somos uma comunidade carente dessas informações, temos poucos conhecimentos sobre esse assunto, não há uma discussão sobre isso. E queremos ser pessoas mais informadas sobre a segurança alimentar, sobre a qualidade dos alimentos, de onde eles vem e se é ou não prejudicial para as pessoas.
Rede
Mobilizadores
Muito legal Érica! Bom você falar isso! Muitas pessoas estão pedindo isso! Talvez seja uma proposta legal para um curso, o que acham? Vou sugerir aqui mas, vocês devem se articular também nesse sentido. Quais seriam as estratégias possíveis? Falamos abaixo de horta comunitária ou das hortas nas casas de cada um. Seria uma boa opção? O que você acha?
A situação da educação e cidadania aqui na comunidade é ruim, porque somos uma comunidade que necessita de assistência da prefeitura. Temos uma escola deteriorada e se não tivermos meios ao nosso favor, que chamem a atenção dos alunos para aprender, fica difícil proporcionar uma boa educação. Queremos mais assistência municipal, que a administração pública resolva esse problema.
Rede
Mobilizadores
Fabrícia, lembrando o Primeiro Módulo: Educação é um direito básico da população. Porém, como a população tem se unido para pedir um ensino melhor e a estrutura para esse ensino?
Dentre os eixos apresentados percebo deficiência na maioria, mas a situação de renda acho que é a mais alarmante por aqui não ter muitas opções de geração de renda e muitos viajam para longe para conseguir. Então queremos uma saída para fazer com que as pessoas permaneçam aqui e tenham sua renda garantida todo mês.
Rede
Mobilizadores
Carla, e como vocês têm pensado juntos sobre isso?
A nossa situação de organização comunitária com base em “quem somos?” posso dizer que estamos no caminho certo, estamos no caminho porque ainda há alguns empasses, estamos “organizados”, mas não temos o real conhecimento como podemos explorar e o que podemos fazer em conjunto com as duas pessoas jurídicas presentes na comunidade, que é “o que temos?”. Temos duas associações ativas: a associação de moradores e dos pequenos produtores. E “o que queremos?”, queremos com isso fortalecer a nossa comunidade, proporcionar o desenvolvimento dela a partir do envolvimento de todos, e poder explorar mais, por meio da associação, os benefícios que nos são ofertados.
Rede
Mobilizadores
Raquel, que maravilha! Duas associações é algo muito bom! Agora, como essas associações podem unir ainda mais e mobilizar a comunidade?
Não temos água sempre que precisamos, mesmo pagando mensalmente a taxa. A água chega de 22 em 22 dias ou mais. Queremos abastecer nossas casas sempre que precisarmos, poder abrir a toneira a qualquer momento e ver a água chegar.
Rede
Mobilizadores
Munique, é uma questão pública. Vocês já buscaram ajuda nesse sentido?
Somos simples agricultores assentados cada um trabalhando em seu lote de terra no assentamento Cachoeirinha Agrovila 1, temos a convicção que estando organizados poderemos fazer mais pelo lugar onde moramos por isso temos a associação onde buscamos melhorias para todo o grupo e a comunidade.
Rede
Mobilizadores
Givaldo, muito bom o seu comentário. A parte que diz “temos a convicção que estando organizados poderemos fazer mais pelo lugar onde moramos” é essencial! É o segredo para que a transformação possa ocorrer. Você consegue compartilhar algo que estão pensando juntos?
acho que é por ai o crescimento de uma comunidade só se alcança pela união de todos.
Somos pobres trabalhadores humildes que só queremos melhorias para nossas comunidades, para o povo nordestino precisamos de algo mais algo que traga á alegria pra o povo brasileiro precisamos de melhorias salarias, precisa-se melhorar de tudo um pouco a mais.
Rede
Mobilizadores
Maria Sueli, e, qual ponto na sua comunidade você vê como crítico ou como um ponto estratégico para a mobilização coletiva?
A questão da água é uma situação crítica, educação e segurança alimentar também mas o pior de todos é a questão da geração de renda, esse ano parece que foi uma coisa.. Viajaram muitos jovens daqui da nossa comunidade para conseguir empego na região sudeste e quando eu digo muito, não quero dizer meia dúzia não, acho que de uma dúzia pra lá… A comunidade está “vazia”. Devemos nos mobilizar pra isso mas temos que ter orientações, porque sozinhos não vamos conseguir muito.
A situação a geração de renda não é boa. Por que as pessoas saem pelo mundo á fora a procura de sua própria renda deixando sua comunidade por que aqui não tem meios pra isso. queremos uma solução para o problema apresentado.
Rede
Mobilizadores
Irene, como vocês (que conhecem essa realidade) tem se articulado e pensado em soluções? Existe articulação nesse sentido?
Não existe articulação, não tínhamos pensado nisso antes, só agora com essa proposta de questionamentos dos eixos é que percebi a nossa carência nesse sentido.
Rede
Mobilizadores
Bom demais ouvir isso Irene! Você acha que o curso de alguma forma está ajudando a despertar essas necessidades e pensar em possibilidades? No Módulo 3 você verá quais são as ações que a sua comunidade pode se organizar para fazer!
Com certeza, está ajudando muito pra gente perceber as necessidades da comunidade.
O que somos? Assentados da Cachoeirinha 1-GARARU/SE, aonde trabalhamos individualmente mas, com o mesmo objetivo que e a busca da melhoria de vida.
O que temos e o que queremos? Temos uma associação aonde reunimos para procuramos recursos para a o desenvolvimento da comunidade.
Rede
Mobilizadores
Maria Raiane e, como vocês tem feito isso?
A situação com base na organização comunitária é na nossa comunidade a principal ferramenta para buscar soluções devido a sua organização. Somos uma comunidade que está buscando se organizar para que tenhamos um desenvolvimento satisfatório. Queremos uma comunidade mais participativa envolvida em prol do social.
Rede
Mobilizadores
José Geraldo, como vocês tem despertado o interesse para essa participação?
A partir da nossa associação, quando nos encontramos mensalmente e mostramos que estamos em busca de uma comunidade melhor, as pessoas percebem a importância da organização comunitária, percebem que só unidos é que podemos conseguir algo, uma pessoa só pode até resolver alguns problemas, mas nem se compara a uma comunidade unida e organizada.
A nossa situação hídrica é precária pois não chega água aqui, queremos que isso mude, queremos mais recursos hídricos, que as pessoas quando tenha acesso saiba usar conscientemente, queremos uma resposta dos órgãos públicos.
Rede
Mobilizadores
Letícia e, quais ações vocês fizeram para ter essa resposta do poder público? Vocês já pensaram em algo?
A situação sobre segurança alimentar não é muito boa, pois não se vê ninguém perguntando a origem dos alimentos, qual a sua procedência, isso em relação ao que somos e o que temos enquanto segurança de alimentar. Queremos que isso melhore, que as pessoas pensem sobre essa questão e possa mudar essa realidade.
Rede
Mobilizadores
Ana Karoline, esse tema é muito pertinente. Você viu a reportagem que saiu? Hoje, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos. Na semana passada, o Instituto Nacional do CÂNCER comprovou que um dos nossos agrotóxicos é cancerígeno, fora os outros que também são muito utilizados. Estamos expostos ao câncer diante do que comemos. Os agricultores estão expostos diante do seu trabalho também. Mas, temos em nossas mesas venenos e, mesmo lavando com diversas fórmulas não conseguimos reduzir completamente o risco nem anular esse perigo. Então, diante de outro problema que é o custo alto da produção orgânica, será que as pessoas não teriam interesse em fazer uma horta ou produção coletiva? Qual é a sua sugestão e opinião a respeito? Como sair desse quadro?
Uma produção coletiva seria uma boa ideia, mas aí tem a questão de gerência dessa horta, já vi iniciativas como essas e acabar com as pessoas não se falando mais, um querendo ser mais esperto que outro… Acho que uma solução seria sim a horta, mas não coletiva. Devemos abrir os olhos das pessoas da nossa comunidade em relação a falta de informação dos nossos alimentos e propor que elas busquem produzir esses alimentos em suas próprias casas, além de economizar dinheiro a saúde dos nossos moradores agradece sem precisar se estressar com nada.
Rede
Mobilizadores
Nossa, como saem boas idéias dessa discussão! Você trouxe uma bem interessante que eu não havia pensado! É uma boa sim!!!
No próximo Módulo vocês vão ler sobre “ações de mobilização”. Talvez ajude e dê mais idéias nesse sentido …
A nossa situação hídrica é muito crítica, quanto ao que somos e o que temos é muito ruim de chegar, mesmo tendo a encanação. O que queremos melhorias em relação a isso, queremos estar atentos sobre essas situações.
Rede
Mobilizadores
E, quais seriam as estratégias possíveis diante dessa situação Paulo André?
Muitos moradores vão lá na casal, que é a companhia de abastecimento de água aqui da região, mas acho que essa não é uma ação que vá resolver nossos problemas, já que este abastecimento de água é problema da administração municipal, eu acho que devemos reclamar na prefeitura essa falta de água.
A nossa situação sobre meio ambiente, com base em quem somos, percebemos que não há nenhuma preocupação enquanto comunidade. O que temos? Temos uma boa vegetação, mas o pessoal desmata para suas precisões, derrubam árvores no tronco para fazer lenha, sem ter conhecimento de que há uma forma certa para não matar as árvores. Outra questão é o desmatamento para colocar roça. Queremos que sejam buscados outros meios para essas necessidades, que eles percebam que isso é errado, pois prejudica a nós próprios e aos seus animais.
Rede
Mobilizadores
Rosângela, e como vocês podem se mobilizar para evitar tal situação?
É muito difícil nós moradores resolver essa situação do desmatamento, pois se a gente for falar alguma coisa as pessoas que praticam isso, elas não gostam e parte para a agressão verbal. Temos que mostrar essa realidade na comunidade, discutir sobre isso mas eu sei que as pessoas que acabam derrubando as árvores e desmatando a nossa vegetação, são pessoas “ignorantes”, não escuta ninguém. Acho que uma medida radical seria alertar a fiscalização…
Rede
Mobilizadores
Você deu uma sugestão … no próximo Módulo vocês vão ver “ações utilizadas para mobilização”. Seria muito bom você acompanhar porque pode te dar algumas idéias de como trabalhar essa questão com a sua comunidade 🙂
Quem somos ? indicadores de desenvolvimento humano.
O que temos ? conhecimento da realidade.
O que queremos ? melhoria para a nossa comunidade.
Rede
Mobilizadores
Legal Laiane! Mas, e na sua comunidade, dentro desses eixos? Quem são? O que têm? E, o que querem?
Organização Comunitária poque é um conjunto de cidadãos para obter melhorias para a nossa comunidade com a identificação de necessidades ou carências da comunidade, a mobilização de recursos e a formulação de estratégias de ação.
Bom realizar um diagnóstico dos cenários apresentados é de suma importância, pois apartir dai podemos identificar o que tem que ser aplicado ou melhorado é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma,onde se faz-se necessário a concordância da direção, dos problemas levantados.
Geração de trabalho e renda
Quem somos ?
Somos pequenos agricultores , buscando melhores condições financeiras .
O que temos ?
Temos pequenos Plantios no período de chuvas , que servem apenas para nosso consumo .
O que queremos ?
Maiores oportunidades de gerações de renda , onde possam melhorar a estabilidade dos comunitários .
Rede
Mobilizadores
Daniel, e como vocês podem pensar juntos essa questão da geração de trabalho e renda?
Boa Tarde a todos(as) estou participando do curso e estou gostado muito pois estou apredendo novos conhecimentos e trazedo esse conhecimentos para a nossa comunidade.
Rede
Mobilizadores
Que ótimo Ricaline! Obrigada pela participação! Dentro dos eixos trabalhados, qual você escolheria para falar mais sobre a sua comunidade, por que?
Organização Comunitária poque é um conjunto de cidadãos para obter melhorias para a nossa comunidade com a identificação de necessidades ou carências da comunidade, a mobilização de recursos e a formulação de estratégias de ação.
Rede
Mobilizadores
Muito bom Ricaline! Esse talvez seja o ponto chave para vários outros, não?
Olá boa tarde a todos(as) Estou adorando participar desse curso aonde estou trazendo mais informações e conhecimentos para nossa comunidade. abraço a todos.
Rede
Mobilizadores
Legal Francineide! Divida conosco então a sua opinião: dentro dos eixos trabalhados você deve escolher um deles e, dizer “quem é a sua comunidade, o que vocês têm e o que vocês querem?”. Estou curiosa para conhecer mais …
Bom dia! Somos uma comunidade rural que necessita de um direcionamento para que haja uma melhor organização em busca de benefícios próprios. Temos que agradecer a Deus por sermos privilegiados com água abundante e cisternas em quase todas as residências, porém, falta união das pessoas em prol do desenvolvimento sustentável das famílias no que diz respeito a agriculcura. Gostaria muito de um dia poder ver minha comunidade unida, buscando melhorias para nossas famílias e servindo de exemplo para as gerações futuras. Mostrando que a união faz a força!!
Segurança hídrica
Quem somos: Uma comunidade que há cerca de uma década e meia recebeu água encanada, que enfrentou algumas vezes crises hídricas, porém não depois da chegada da água encanada, porém a barragem que abastece à comunidade e cidades da redondeza está em níveis baixos, com a água encanada muitos hábitos “urbanos” de utilização de água foram adquiridos, elevando o consumo de água, o que dificultou a adaptação ao racionamento que vem ocorrendo.
O que temos: A comunidade possui água encanada e muitas casas possuem cisternas, há barreiros particulares em muitos terrenos e um barreiro comunitário, um poço de água salobra que pode abastecer animais.
O que queremos: Uma forma de garantir a segurança hídrica da comunidade mesmo que a barragem que fornece água para a região chegue à níveis críticos, já que a comunidade possui além das pessoas, criações de animais que também necessitam do consumo de água, a procura de novos poços seria importante, já que muitos antigos foram inutilizados por tornarem-se de água salgada, sendo impróprios para o consumo. Novos barreiros também seriam fundamentais.
(Comunidade de Furnas – Surubim/PE)
Rede
Mobilizadores
Muito bem Filipe! E, como você acha que seria possível garantir a segurança hídrica e a busca de novos poços?
SAMOS TRABALHADOR RURAL COM MUITO ORGULHO E DEVEMOS LUTAR CADA VEZ MAIS POR NOSSA SOCIEDADE
tenho orgunho da minha comunidade pois foi da simplicidade que apredi que todo mundo e ingual nao inporta de onde seja devemos ter orgunho de se proprio
ISSO TA MOSTRA QUE AGENTE TEM QUE VALORIZA NOSSA COMUNIDADE DO JEITO QUE ELA SEJA NÃO ABANDONAR POR QUALQUER
Rede
Mobilizadores
Jardisandra, obrigada pela participação. Vocês são trabalhadores rurais, mas, o que vocês tem e o que precisa melhorar na sua comunidade? Qual é a sua opinião?
Somos homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras rurais, que labuta dia a dia por melhores condições de vida em meio a uma realidade social desafiadora que ameaça nossa dignidade e fere nosso ser. somos jovens e crianças, somos o futuro em contra mão onde reina a desigualdade e cresce a desunião, aumenta o usa das drogas e ter arma é condição. Lutamos por dignidade, igualdade e comunhão, inclusão social e salário. Temos nas mãos o calo da enxada e na alma o desejo de conquistar novo chão. Possuímos casas, criamos gado, cabras, ovinos, cavalo, aves, animais de estimação. Passamos por uma gama de dificuldades com a falta de chuvas para molhar nosso chão, plantar nossa terra é nossa maior animação. Não temos salários por nossos trabalhos, somos muitos analfabetos e sem nenhuma condição. Nos falta posto de saúde, atendimento médico e enfermeira de plantão. Não sabemos o que é lazer, pois não temos diversão. Almejamos por uma sociedade igualitária, onde o alimento seja farto em nossas mesas, a educação seja direito para todos sem exclusão, a saúde seja de graça e a água nosso bem mais precioso. Queremos trabalho pros jovens, salário e diversão, oportunidade de lazer, onde as crianças possam brinca, estudar e ser cidadão.
Rede
Mobilizadores
Damião, sua resposta trouxe imagens vivas em minha mente. Porém, posso trazer uma música? Ela diz:
“a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte”.
Já estudamos direito e desenvolvimento. O que você pontuou são direitos básicos garantidos pela Constituição – a saúde, a educação, o trabalho e o lazer. E, como vocês tem desafiado as dificuldades que vão muito além de tudo o que escreveu para que esses direitos sejam possíveis? Existem reuniões na sua comunidade? Vocês conseguem debater e pensar sobre estratégias ou você acha que tudo ainda se resume muito ao papel? Como é isso para vocês?
As nossas situações são diversas, temos problemas praticamente com todos os eixos, mas o mais precário é o eixo da educação e cidadania.
Quem somos? Somos uma comunidade que não há um bom índice de alfabetizados. E sendo assim, não possuímos conhecimento do “ser cidadão”. O que é isso mesmo?
O que temos? Temos meia duzia de alfabetizados que tentam ir contra o “sistema”. Temos também a nossa força de vontade de querer o desenvolvimento da nossa comunidade. Mas a pergunta não deveria ser “o que não temos”? Não temos uma educação de qualidade, uma formação de qualidade, o sistema público não oferece meios para isso.
O que queremos? Queremos resgatar a educação de qualidade, para que existam pessoas críticas que busquem a melhoria da comunidade. Queremos que o poder público faça seu trabalho direito, que atenda os nossos pedidos enquanto necessidade de materiais para educação, de um “prédio” que tenha pelo menos um ambiente favorável para permanecer nele durante algumas horas diárias, onde os alunos sintam prazer de estar ali.
Rede
Mobilizadores
Maria Rudilenes excelente a sua contribuição. Então, vou deixar uma nova pergunta: com base em “quem somos?”, “o que temos?” e “o que queremos?” eu complementaria com “o que faremos?”. Sim, nesse momento estamos capacitando-os para um diagnóstico. É quase certo que o diagnóstico apresentará tal situação. Logo, o que vocês na condição de uma comunidade unida podem fazer em prol da garantia desse direito básico, que é a educação?
Já estamos fazendo Raquel, estamos pressionando, por meio da associação, os responsáveis pela melhor condição e garantia da educação. Foi enviado um ofício à secretaria da educação do nosso município para reparar as faltas que existem na escola da comunidade e graças ao COEP, a uma das atividades da jornada, que abrimos mais os olhos sobre esse importante tema que é a educação.
Rede
Mobilizadores
Que bom Maria Rudilenes! Foi o que eu mencionei abaixo: as associações são espaços fundamentais para tais discussões!
A situação da questão hídrica é o que muitos nordestinos enfrenta. Ao se pensar o que somos e o que temos nesse sentido, mesmo possuindo o sistema de água encanada, a água não chega, quando chega é de mês em mês, passa um final de semana chegando e depois só no próximo mês vemos “a cor” dela de novo. Pelo menos temos as cisternas para armazenar a pouca água que chega esses três dias, mas isso não é suficiente.
Queremos abrir a torneira e ver a água caindo no balde para lavarmos roupa, para aguar as plantas, para dar os bichos e matar a sede deles, para suprir satisfatoriamente as nossas necessidades hídricas.
Rede
Mobilizadores
Maria Edileuza, obrigada pela participação. Reconhecemos que hoje a crise hídrica está se agravando. Diante do seu comentário gostaria de saber: como a comunidade de Distrito Tabuleiro enfrenta essa situação?
Alguns moradores estão policiando o serviço de abastecimento de água, estamos também pressionando a administração pública para resolver esses problemas a partir da associação.
Rede
Mobilizadores
Muito bom Maria Edileuza! De fato a associação é um espaço fundamental para as mobilizações coletivas!
A nossa realidade quanto o eixo sobre acesso à terra/território e à renda é para se pensar.
Quem somos? A migração está cada dia mais comum na nossa comunidade, a grande maioria de rapazes e moças tem como perspectiva de futuro se deslocarem para os grandes centros urbanos para obter acesso à renda.
O que temos? Mesmo as famílias sendo donas das suas casas, isso não basta para que permaneçam nelas, já que não possuem fonte de renda para que tenham uma vida financeira estável. São poucos que possuem um emprego formal que supre as necessidades das suas famílias. Sem contar que as opções de emprego são pouquíssimas, ou você é servente ou você é pedreiro ou armador ou carpinteiro. Enquanto o tralho feminino, não há opção. As moças se quiserem ser independentes financeiramente devem sair da comunidade para ter um emprego.
É nesse cenário apresentado (quem somos e o que temos) que queremos a garantia de possuir uma renda fixa sem necessidade de viajar para outra região, queremos mais opções de emprego e principalmente a igualdade de oportunidades de trabalho, sem essa distinção entre gênero. Queremos o que consta na constituição, o direito ao trabalho, a opção de ter um trabalho.
Rede
Mobilizadores
Jaílma, entrei aqui no Fórum e me deparei com o seu tópico. Obrigada pela participação. Esse apontamento foi excelente! Gostaria de saber como você pensa ou se a comunidade vem pensando em alternativas diante dessa situação? O que está sendo construído nesse sentido?
Raquel, a comunidade não tem pensado em uma saída para essa realidade e eu estou perdida também. Eu coloquei o que queremos, mas não sei o meio para chegar a isso. Talvez levantar essa discussão em meio aos nossos agentes políticos seria uma boa iniciativa…
Rede
Mobilizadores
Então Jaílma, talvez seja algo para pensarem juntos… O desenvolvimento dos jovens, a capacitação, a geração de empregos dignos e acesso à renda fazem parte de políticas públicas! Sendo assim a discussão com agentes políticos pode ser um possível caminho e, juntos vocês podem encontrar vários outros!
Olá bom dia a todos(as) Estou adorando participar desse curso aonde esta trazendo mais informações e conhecimentos para que eu possa trabalhar nas comunidades em que atuo.Abraço a todos.
Rede
Mobilizadores
Weggles, que bom! A sua participação é fundamental pois você e os outros agentes conhecem de fato a realidade local. Vocês vivem esse cotidiano e podem contribuir diretamente nos territórios em questão. Obrigada pela participação.