o que mas funciona ou sempre funciona e a mobilização que realizamos para ajudar o próximo tipo duas pessoas da nossa comunidade levarão um grave acidente estão bastante feridos e sua familia ficou passando necessidade porque de pendia das duas pessoa em tão promovemos um sorteio e doamos pra eles 900 reais.
O Comitê Mobilizador é a ação de mobilização que funciona melhor para a comunidade, pois por ser diversificado permite uma maior gama de ações, podendo atuar em diversas áreas, como na agricultura, com o público jovem, com as mulheres… Dessa forma pode identificar melhor as dificuldades que vários grupos presenciam na comunidade.
ações de inserção da comunidade como palestras e caminhadas , festas ou mini oficinas foram super bem recebidas sem falar em um seminário que já obteve grandes resultados.
Minha comunidade desaparecerá em poucos dias em baixo d água, em virtude da tal obra de transposição do São Francisco, que tentam nos vender como o salvamento de milhões de nordestinos da seca, mas que só consigo compreender como um fluvicídio. A transposição é meramente, uma manobra do capital, para empresas de deputados que patrocinaram campanhas eleitorais possam lucrar livremente. A transposição só se sustentaria do ponto de vista do abastecimento urbano, cujos problemas são de gestão, de planejamento, de pensar com o capital e não com o social. Diante da fúria do Governo Federal, do Ibama, do Ministério do Planejamento e das promessas de uma vila, uma terra prometida onde correrá leite e mel, a melhor coisa a se fazer no momento é aceitar, torcer para que esse processo seja rápido e menos traumático possível. Então comunidade, abre alas que o “Progre$$o” vai passar.
Na comunidade do Barreiros existe um número maior de mulheres, sendo assim, acredito que deveriamos desenvolver atividades expecificamente para esse grupo, Já que essas também se encontram dispostas a mudar a realidade da comunidade e buscam por melhorias. Na comunidade as mulheres estão sempre a frente buscando soluções para os problemas a partir de diálogos. A mobilização já começou.
Ainda sobre curso eu aprendi muito aqui abriu meus olhos pra muita coisa que existe no meu lugar..obrigado!podem tirar tudo de você menos o que se aprende conhecimento é uma delas..
Não só a ação que funcionaria,mas que já existe em minha comunidade,que é um Comitê Mobilizador,que é formado por jovens,mulheres,agricultoras de uma associação,que tem o mesmo intuito que é de mostrar a força comunitária.
Trabalhos com jovens e mulheres, através de reuniões encontros formais. percebe-se que um bom numero de jovens e mulheres participam de reuniões e encontros voltados para ambos e o desejo de conhecer e melhorar a realidade da comunidade.
Diante da nossa atuaçãO(COEP NACIONAL), vejo uma das melhores formas de mobilização é o incentivo as comunidades, cada vez mais trabalharem unidas, é mobilizar estas comunidades enquanto rede de comunidades, mostrar caminhos com direitos e deveres a serem cumpridos desde o papel individual, família, grupos e associações!
Funcionaria mais a participação da população em grupos de caminhada onde se tem poucas pessoas, porém funcionaria também a criação de sites para incentivação da população no bem estar físico e mental, através da caminhada.
Lembrando que para a mobilização aconteça, é importante a participação e envolvimento de todos na comunidade, mulheres, homens e jovens, e é preciso uma melhor participação dos jovens nessas ações sociais, acredito que os jovens seja o combustível para se conseguir melhores resultados na mobilização pela sua capacidade de apresentar criatividades e novidades em suas participações nas ações realizadas.
Acho que envolvendo mais os jovens nas ações, fazendo com que eles sejam mais protagonista nessas ações. Nas comunidades percebesse ainda a ausência da participação dos jovens, e nas comunidades que existe a participação dos jovens, percebesse melhores resultados nos objetivos e planejamentos elaborados. Portanto a participação e envolvimento dos jovens nas ações seria uma forma de melhorar e muito nos resultados da mobilização, então devemos realizar ações que aproxime mais os jovens nos projetos sociais.
Na minha comunidade é a ação do comitê mobilizador, que é de grande importância, que buscam o desenvolvimento e estimulam a participação dos moradores lutando por uma vida melhor.
uma ação de capacitação das pessoas em organização social e gestão de projetos onde cada indivíduo pudesse aprender a viver de forma organizacional coletiva e participativa. vejo que uma das maiores dificuldade enfrentadas pelo povo da minha comunidade é a parceria,a coletividade e a gestão dos recursos. os representantes de associação não sabem planejar ações que garanta sustentabilidade e nas muitas vezes quando desenvolve por falta de gestão a coisa sempre vai por água abaixo.
A melhor ação a ser desenvolvida na minha comunidade é o Comitê Mobilizador,pois é através dele que vai começar a realização das outras atividades,ele é fundamental porque é o alicerce para as demais ações;pois se algumas pessoas se interessarem e começarem a participar das atividades que deveriam acontecer na comunidade,nas suas participações e através de suas ações,com a sua mobilização,muitas pessoas vão começar a interagir também,concluindo assim todas as atividades que devem ser feitas.
Acredito diante da realidadeda da minha comunidade que é a ação doo comitê mobilizador, pois um comitê na comunidade é de grande importância que buscam o desenvolvimento e estimulam os moradores a lutar por uma comunidade de melhor qualidade, concientizando a buscar ações auxilie a ter uma vida melhor.
A melhor ação que desenvolverá na minha comunidade, é o comitê mobilizador, que promove a comunidade e estimula os moradores em buscar o melhor para os habitantes que ali se reside. Também ajuda no desenvolvimento interagindo com associações, igreja, escola na articulação de reuniões e eventos.
A melhor ação que desenvolverá na minha comunidade, é o comitê mobilizador, que promove a comunidade a estimular os moradores em buscar o melhor para os habitantes que ali se reside. Também ajuda no desenvolvimento interagindo com associações, igreja, escola na articulação de reuniões e eventos.
Primeiro fazer um planejamento do que queremos, e precisamos, para projeto e trabalhar nessa ideia,fazer um evento,organizar panfletos com informação explicando os objetivos do evento e o por que das pessoas estarem ali chamar a tenção da comunidade para que olhe pro projeto de uma forma diferente para que acreditem nessa ideia. E uma boa forma de mobilizar as pessoas para que olhem de uma forma diferente para a associação que tem aqui atualmente ela formada por 15 membros e trabalha com artesanato,costura, bordados mas poderia alcançar muito mais coisas se as pessoas tivessem união e informação,coragem liderança..Ação que funcionaria na minha comunidade, eventos, comitê mobilizador.
Acreditamos que em nossa Comunidade qual quer tipo de ação de mobilização voltada para o bem estar social da mesma teria êxito. Citamos como exemplo: A mobilização para a Construção do Posto de Saúde de Nossa Comunidade. Onde temos um alugado pela prefeitura local e não tínhamos garantia de continuidade para uma próxima gestão, através de uma mobilização garantimos a construção que vai dar mais segurança de continuidade para nossa saúde.
AÇÕES DE INCETIVOS, UMA COMUNIDADE CARENTE NECESSITA DE INCETIVOS PARA APRIMORAR SUAS ATIVIDADES SEJAM ELAS NO ARTESANATO, AGRICULTURA,CULTURA E ETC. PARA QUE CADA UM PROCURA SE APERFEIÇÕAREM NAS SUAS ATIVIDADES, PARA SUA SOBREVIVÊNCIA, COM ISSO NÃO SERAM OBRIGADO DEIXA SEUS FAMILIARES PARA IREM PARA OUTROS ESTADO A PROCURA DE MELHORIAS, AOS JOVENS CURSOS PROFISSONALIZANTES PARA QUE OS MESMO POSSAM ENCONTRA SUAS VERDADEIRAS VOCAÇÃO.
A mobilizaçao social,sera melhor para as pessoas ficar a seu criterio se querem participar ou nao,e atraves da comuniçao que criamos o vinculo e relaçao com as pessoas.
Mobilizaçao social,em que nos reunimos para chegar a um objetivo para todos.E a partir da comunicaçao que criamos vinculos e relaçoes com os outros,afinal comunidades sem dialogo nao e comunidade,e as pessoas tem o direito de decidir se quer participar ou nao.
Eventos! primeiramente tinha que fazer os convites bem legais para chamar a atenção das pessoas e assim reconhecerem que é algo importante e sentirem-se motivados, depois escolher um local onde todos se sentisse bem em contato com a natureza por exemplo, em seguida Reunir um grupo para apresentar os seminários sobre a realidade da comunidade, apresentando possíveis soluções. Em certo momento estimular os participantes às dinâmicas junto ao grupo mobilizador saindo assim do evento as pessoas possam senti-se estimulada a participarem mais da comunidade.
COMITÊ MOBILIZADOR- pois a minha comunidadese interage bastante para a mobilização em prol de uma comunidade melhor,estamos sempre cientes que poderemos passar por muitas atribulações mas para isso precisamos Possuir um desejo maior de contribuir e não desanimar ,buscar sempre um conhecimento sobre o assunto para que sempre estejamos atento a ir em busca de qualidade e melhorias,e sabermos que precisamos
Possuir valores morais fortes, como honestidade, transparência, generosidade e respeito.
Sermos bastante motivado e isso a COEP sabe transmitir .
vontade é o que não nos falta de sermos pessoas melhores como mobilizadores e o que mas queremos é que nossa comunidade alcance um lugar chamado sucesso é nossa meta.
Na minha comunidade funcionaria mais grupos em prol da caminhada e também no meio da comunicação de sites e blogs se referindo,ao meio de ação sobre a saúde,porém também poderíamos ter um apoio dos médicos e agentes de saúde falando sobre obesidade e outros fatores, onde se incentivem a comunidade a participar dos eventos da sociedade onde poderíamos usar esse sites para colocar tudo o que participamos e aprendemos,fazendo com que outras pessoas possam se motivar a construir grupos em função do beneficio de todos e compartilharmos juntos dúvidas,perguntas e também principalmente testemunho de vida para que outras pessoas se sintam convidados a participar conosco ou em sua comunidade e vencer qualquer obstáculo junto a participação com seus grupos existentes,que são muitos como religião,pastoral etc, ou criado pela comunidade entre outros ou seja tudo ocorre para o bem de todos.
A ação de mobilização na minha comunidade funcionaria melhor através de caminhadas, numa junção com os diversos grupos existente na comunidade: com cartazes, juntamente com distribuição de panfletos, músicas – temas cantadas pelas pessoas da mobilização, etc. pois é um jeito que chama à atenção da comunidade local numa amplitude maior , ou seja, não apenas em parte, sendo uma maneira mais democrática e aberta à participação de todos, independentemente da idade, pois até crianças podem participar de atos como esses, que envolve a mobilização social.
Na nossa comunidade é preciso mobilizar os moradores para a participação em grupos sociais, como por exemplo, os jovens e as mulheres precisam de atividades que despertem seus interesses e gerem resultados, modificando a realidade atual.
Na verdade o que podemos perceber é a forma individual que cada família trabalha e estabelece suas relações. A forma coletiva na maioria das vezes não é bem vista pelos comunitários, que não acreditam que a forma de trabalho em grupo possa melhorar a qualidade de vida na comunidade.
Portanto, na minha comunidade é preciso animar a população, encontrar lideranças mobilizadoras, trabalhar o associativismo e oferecer algum projeto que chame atenção da população e gere benefícios.
a mobilizacao e dada a tuto que temos e queremos, pensando nas melhorias para o povo, saber sobre a questao. concientizacao e tudo ao nosso redor, e tudo que queremos para a comunidade.
a mobilizacao se da a tudo que temos e queremos,pensando em trazer melhorias para o povo, saber o que temos que fazer sobre a consentizacao e tudo que queremos para a comunidade.
fazer reunioes com a comunidade, para falar sobre os problemas da comunidade, e tambem sobre as melhorias da comunidade. entrar em contato com a prefeitura do municipio para trazer melhorias para a comunidade, i tambem trazer desenvolvimento tecnologico.
Na minha comunidade a ação de mobilização que funcionaria e a que já funcionam como a do comitê mobilizador e de alguns grupos focais, por que são pontos de referencia de divulgação para qualquer tipo de eventos ou mobilização social como por exemplo o comitê e associação como um todo e alguns grupo como a pastoral da criança e a Igreja.
Na minha comunidade como apresentei no fórum anterior, apresentamos pouco adesão dos moradores em algumas atividades coletivas em prol do seu desenvolvimento. A uma dificuldade na formação de mobilizadores-lideres com aceitação pela massa, ficando assim como alternativa uma forma de mobilização diferente mais que apresenta resultados como oferecimento de recompensas no final de tarefas cumpridas aos mobilizadores, proporcionado gratificações mesmo que simbólicas, assim eles tenho uma força de vontade maior na disseminação das informações aos moradores a respeito de uma atividade.
Acredito que na minha comunidade a ação que daria certo é comitê mobilizador, pois na verdade já existe um grupo de pessoas que realizam ações e participam de movimento religioso, associação, organizam e articulam pessoas para eventos realizado na comunidade.
Diante da realidade da minha comunidade, percebe-se que a melhor ação é o comitê mobilizador, pois existe um grupo que realiza esse trabalho, articulando pessoas para a realização de trabalhos na comunidade,como exemplo: convoca pessoas para reunião, articula para trabalhos coletivos entre outros.
O comitês mobilizadores e festas, pois na comunidade existe um grupo de juventude que está sempre na articulação e organização de festas promovidas pela comunidade, em eventos de datas comemorativas, como festa de padroeiro e outras. Portanto buscam sempre ajudar nas ações que desenvolva a comunidade.
Diante do esboço, percebo que a ação mobilizadora melhor a ser feita em minha comunidade, é a de irmos em busca dos nossos direitos, em busca de uma água limpa e potável, já que a comunidade sofre atualmente com isso.
Diante das opções apresentadas a que mais se encaixa na nossa comunidade é o comitê mobilizador pois é através dele que são planejados todos os projetos de melhoria para a comunidade.
A ação de mobilização que é mais eficaz na nossa comunidade é o comitê mobilizador, pois é através dele que são organizados todos os projetos para buscar melhorias para os moradores.
Na minha opinião a melhor maneira de mobilização é o comitê mobilizador. Onde as pessoas se unem e mostram pra o restante da comunidade que devemos buscar coisas melhores, correr atrás de nossos objetivos.
A Ação de Mobilização que seria melhor na minha comunidade, seria uma mobilização voltado a questão da “Permanência do Jovem no Campo” devido ao êxodo rural presente em vários lugares e comunidade rurais.Trabalhando a questão da sustentabilidade e o protagonismo dos jovens Rurais!
O modelo de mobilização que funciona melhor em nossa comunidade é o comitê mobilizador, por que é através dele que as pessoas se unem na busca de melhorias para nossa comunidade.
Acho que temos que fazer uma mobilização social, e o comitê mobilizador é muito importante nesse processo, pois devemos buscar o envolvimento de toda a comunidade.
O comitê mobilizador, pois é um grupo de trabalho, onde todos se unem de forma correta com o objetivo de lutar e conseguirem alcançar os seus direitos.
Pra mim, a melhor maneira de mobilização na nossa comunidade é o comitê mobilizador, pois, quando um grupo de pessoas se reúnem com um único objetivo as coisas melhoram.
Diante dos tipos de mobilização que forma apresentadas e pelo conhecimento que tenho da minha comunidade, acho que a melhora maneira de mobilização é a formação de um comitê mobilizador. Cito como exemplo, o comitê mobilizador que foi criado em prol da construção da igreja da comunidade, pois, com a participação de jovens, adultos, homem e mulheres o comitê tem mobilizador toda a comunidade na busca de um único objetivo, a construção da igreja. Assim, vislumbro a criação de um comitê mobilizador como a melhor alternativa de mobilização em nossa comunidade.
Pra mim a mobilização é importante para agir nas comunidades. O comitê mobilizador é uma maneira muito boa de mobilização, pois, temos um grupo de pessoas que agem na busca de objetivo comum em nossa comunidade.
Eventos e comitês mobilizadores são formas de ações que melhor conduz ações de mobilização na minha comunidade. Isso acontece pelo fato de existirem alguns poucos grupos que já procuravam se organizar por algum ideal específico, como grupo de jovens por exemplo; ainda, os eventos chamam muito a atenção dos habitantes da comunidade, o que gera um momento oportuno para difundir novas ideias e propostas para uma mobilização mais específica e eficaz.
Acho que as melhores formas de ações mobilizadoras para minha comunidade poder caminhar é a formação de um comitê mobilizador ou um grupo focal, o primeiro tem um caráter mais democrático onde teriam várias opiniões acerca de segmentos diferentes da comunidade, já o outro dependendo do objetivo acho que só aqueles que se interessam pela temática poderiam fazer a coisa acontecer.
O comitê mobilizador se apresenta como uma melhor forma de mobilização para minha comunidade porque eu tenho uma variedade de pessoas que representam segmentos diferentes e com isso o processo é mais de democrático e todos podem participar.
telecentro porque assim abririam-se novas porta e ficariamos mais imformados, sabendo oque acom e de novas formas de mudar muitas realitece no mundo de hoje das realidades do nosso país e de que for podemos mudar essa realidade.
Na comunidade a melhor forma de mobilização e a informação de porta em porta. aqui quando vai ter algum evento ou reunião para divulgar e convidar a diretoria marcar passa para os mobilizadores vamos falando pra algumas pessoas que vão repassando para os outros assim chegando a grande parte dos moradores.
A ação do comitê mobilizador para mim é uma situação democrática onde um grupo de pessoas com opiniões e ponto de vistas diferentes podem apontar as dificuldades da comunidade em que vivemos.
Acho que a melhor ação de mobilização que serviria para minha comunidade seria é a comitê mobilizador, pois nessa ação eu posso ter várias pessoas que correspondem a vários segmentos da comunidade. Então, a partir daí juntos podemos identificar os problemas na nossa comunidade e darmos prioridade a aqueles que é de interesse comum.
Acho que o Comitê mobilizador funcionaria melhor na minha comunidade porque eu tenho representações através de pessoas de todos os segmentos da comunidade.
A festa porque os jovens e até o adultos se sentem muito atraidos a ir a algum evento quando se fala que tem uma festa as vezes quando tem reunião um diz que vai ta ocupado o outro de diz que vai sair e etc… Mas quando tem alguma coisas a mais na reunião quase todos compareçem! Esse é meu ponto de vista da minha comunidade!
No meu ponto de vista reuniões criativas com o objetivo de capacitar as pessoas onde todas participem de maneira ativa dando suas opiniões e fazendo funcionar o trabalho coletivo dentro da comunidade.
O que ação que mais se mobiliza em minha comunidade é as caminhadas fazendo com que as pessoas possam se interagir mais com o grupo mobilizador fazendo com que a comunidade torna-se mais participativa.
A forma de Mobilização que penso que seria melhor para ser trabalhada na Comunidade seria Promover eventos formais/informais. Esses encontros, jugo que são pertinentes, pois estes reúne jovens, mulheres, trabalhadores, em fim, todos os grupos que buscam envolver-se com as questões comunitárias, as políticas públicas e o desenvolvimento de atividades relacionadas à melhoria da qualidade de vida do coletivo, de sua comunidade. Nesses momentos todos pensam na realidade vivenciada, planejam e desenvolvem ações e projetos. É um momento de analise e construção coletiva, que gera expectativas e ao mesmo tempo leva a reflexão que é preciso ação para a realização.
Em meu ponto de vista a ação que se mobiliza mais em minha comunidade é os eventos culturais ( festas) que acontece, porque a cada ano que se faz mais pessoas para mobilizar nós temos.
A ação que melhor funcionaria seria a de Grupos focais buscam reunir pessoas, com características e objetivos
semelhantes, vivenciando circunstâncias em comum. Pois, assim poderíamos desenvolver um trabalho melhor.
As ações que são realizadas com sucesso são: Eventos direcionado para os jovens como “cursos profissionalizantes”, pois os jovens almeja-se uma formação, essas são umas das alternativas viáveis que encontramos para minimizar o êxodo rural, que está cada vez mais frequente, mesmo nossa educação estando com um grande défice, lutamos por uma melhor educação, e direitos iguais, ressalto “Prátia educadora”? Infelizmente essa é a nossa realidade. Para não fugir um pouco do contexto, é importante mencionar também as atividades que são mais realizadas na comunidade, como festas:(São joão, festa da Padroeira, confraternização, jogos de futsal). e a educação mas espera-se que o povo se mobilize mais em prol de todos.
A maioria dos adolescentes e jovens tem muitas questões, desejos e sonhos e, para tantas perguntas estão sempre em busca de respostas. Algumas questões vêm da própria fase de mudanças em que estão vivendo, enquanto outras, são impostas pela desigualdade social, provocando a exclusão de uma grande parcela desta população. A estes jovens, em especial àqueles advindos de comunidades rurais, muitas vezes falta educação de qualidade, atendimento à saúde, segurança e lazer, e oportunidades no mercado de trabalho.
Durante anos, acreditou-se não ser necessário, para a promoção do desenvolvimento rural que o trabalhador do campo fosse qualificado. Desta maneira, não houve grandes investimentos para a evolução da produção competitiva, melhores rendimentos e eficiência do sistema e tecnologias mais modernas dos meios de produção rural. Atualmente, se tem discutido a necessidade de projetos de qualificação profissional na zona rural que não se restrinjam apenas a atividades agropecuárias, mas contemple também a integração e envolvimento em nível local de vários setores: agricultura, criação de animais, a indústria artesanal, o comércio, o turismo e outras atividades que dêem sustentação ao dinamismo econômico em escala local.A união e a mobilização dos jovens, das mais diferentes maneiras, é fundamental para que seus sonhos se realizem!
Fazendo uma analise de longo prazo, ações extremamente positivas para a comunidade seriam aquelas que tivessem como público-alvo as crianças e os jovens, com o objetivo de desenvolver nos mesmos o gosto pela leitura e, consequentemente, pela cultura em sua dimensão mundial. Além disso, o planejamento estruturado com enfoque em questões ambientais e patrimoniais. Mas, infelizmente, quando se analisa a realidade das famílias, é perceptível também que projetos visando lucros financeiros despertariam maior interesse por parte da população, gerando assim uma maior mobilização.
OLá, Rosa! Concordo com você! Grande parte dos projetos desenvolvidos para a juventude rural volta-se quase que exclusivamente para programas de empreendedorismo e atividades produtivas deixando muitas vezes de lado questões importantes como a auto-estima, a imagem e a afetividade desses jovens. Os limites entre o campo e a cidade são cada vez mais tênues e a cada dia são cada vez mais reduzidos em função do desenvolvimento e acesso de tecnologias e serviços, por parte das comunidades, seja pela televisão ou pela rede mundial de computadores (internet). No entanto, ainda assim predomina a circulação de imagens hegemônicas difundidas pela mídia encobrem a complexidade e diversidade do campo, tanto economicamente, quanto culturalmente, ainda mais quando se trata de comunidades do semiárido, onde predominam imagens de carência, atraso e pobreza. Precisamos entender que a escola regular como conhecemos é apenas mais uma forma de educar entre tantas outras possíveis, as crianças são educadas pelos pais, pela família, são constituídas de outros saberes e valores que não estão na escola e que estão mais próximos de suas realidades!
Isso mesmo, Marcelo!
Torna-se cada vez mais necessário trabalhar na perspectiva de mudar esses estereótipos vinculados aos jovens e as próprias comunidades do semiárido. Caminho longo, sem dúvida, mas possível! É primordial uma educação que ultrapasse os limites da escola e seus conteúdos programáticos, abrangendo outras esferas da sociedade, como você mesmo mencionou. Por aqui, infelizmente, falta incentivo da própria comunidade, tornando abafados desejos e projetos por falta de apoio.
A mobilização que melhor se enquadra na comunidade , são as mobilização que envolvem toda a comunidade, isto é as mobilizações que visão o avanço de denominadores comuns. principalmente aquelas mobilizações que valorizam a cultura regional.
Eu ,pessoalmente considero que a melhor forma de incentivar a comunidade, onde moro é através do diálogo entre todos que ali estão presentes e que todos estejem ,de acordo e com os mesmos objetivos;apesar de pouca tempo que estou lidando com pessoas dessa faxetária. Posso falar; que em uma comunidade onde as pessoas estão unidas podem conquistar muitas coisas em prol de todos onde niguém é desrespeitado ou tratado de qualquer forma ; pois todos somos iguais independente de quaquer coisa.
Olá Cicera!
Felizmente já são muitos os exemplos de jovens que conseguem ocupar uma posição de reconhecimento em suas comunidades a partir de uma inserção política. Passaram a ocupar postos de liderança como representantes de suas associações comunitárias, mas não sem que houvesse disputa ou conflito com gerações anteriores, pelo simples fato de serem jovens e representarem a possibilidade de mudança. O diálogo e o respeito são fundamentais para o crescimento das comunidades e deve partir de ambas as partes, dos mais novos e dos mais velhos!
Um grupo de mobilizadores é bom para a comunidade ajuda a tirar duvidas de uns e tambem é uma foram de compartilhar os conhecimento,tambem vai haver desenvolvimento na comunidade.
A educação é um ponto de crescimento e transformação. Quando se fala em mobilizar minha comunidade, eu já imagino uma mobilização em um contexto amplo da educação, pois é algo onde encontramos a população praticamente toda envolvida, e pode transformar e desenvolver, não só nossa comunidade como também o nosso país.
Diversas mobilizações deveriam serem feitas seja em torno da educação, do ambiente, entre outros e que todos apoiassem a causa pensando e discutindo soluções em uma organização comunitaria que vise planos de mudanças.
Pensar em ações de mobilização para nossa comunidade poderiamos abordar diversos pontos e questões e uma organização comunitaria pode contemplar os diversos fatores que estão á vista em relação a educação,ambiente questão hidrica,entre outros e atraves desta organização discurtindo sobre os problemas que o nosso povoado possui , pensando juntos formas pelas quais esses problemas seriam resolvidos, traçando estrategias de como iriamos fazer, juntos estariamos nos mobilizando em prol de resultados que contemplem os vários pontos que entrassem em discursão.
Eventos. Pois por meio desta ferramenta se pode englobar todas as faixa etárias de idade. Procurando planejar de forma minuciosa e focada no melhor aproveitamento possível do evento realizado.
Ação de mobilização que funciona melhor na nossa comunidade é a organização comunitária, porque á través dela que podemos conseguir algo significativo para a comunidade, como a associação é legalmente ativa, não é necessário que os projetos contemplados para a comunidade passe pela administração municipal, esse é um dos pontos positivos, pois não há desvio de verba por exemplo. Outro ponto importante é que a associação é um meio de cobrança do governo municipal. Por isso a organização comunitária é possível mobilizar, pois sabemos a importância dela para a comunidade.
Acho que a segurança hídrica, porque nós temos todos os meios para que a água chegue, temos o sistema de encanação, pagamos a taxa todos os meses então só falta a água chegar, precisamos nos mobilizar para entender porque a água não chega e a partir dessas informações, que podemos buscar na companhia de água ou na prefeitura, é que podemos fazer alguma coisa.
um tema que precisa ser mobilizado e que é possível mobilizar é a educação já que todos nós precisamos dela para ser alguém, essa é a única ferramenta que nós da classe “c” podemos usar ao nosso favor e conseguir ser alguém, então é por isso que podemos mobilizar as pessoas e buscar soluções, podemos pensar em ir atrás dos nossos direitos, cobrar na câmara de vereadores a reforma do nosso grupo escolar, podemos também quem tiver seu filho na escola acompanhar a lição dele, ir à escola ver a realidade dos alunos e dos professores para perceber se algo precisa de intervenção, ações desse tipo.
A nossa organização comunitária, é possível mobilizar mais pessoas, temos uma associação, mas nem todos são sócios, então podemos mostrar aos não sócios que é com essa instituição que podemos mostrar nossa força enquanto comunidade e trazer benefícios para onde moramos.
O meio ambiente é uma das situações que podemos mobilizar, pois há em nossa comunidade uma falta de cuidado com ele, então conscientizar as pessoas atentando para mostrar a forma que está sendo mal tratado o nosso meio e mostrar saídas possíveis como pequenas ações que contam muito é uma boa saída para rever as ações.
A coletividade do Comitê Mobilizador trazendo-se para o grupo informações e conhecimentos estando preparado para levar ações implementares na Comunidade, por exemplo um grupo de artesanato desenvolveria a sociedade a trabalhar com os seus talentos de crochê, tricô, pintura e outros, lembrando que poderia ser uma geração de renda.
Fala Josiel! Você durante alguns anos esteve a frente da Associação de Cacimba, com muiuta luta conseguiu melhorias para sua comunidade. Seria muito bacana se você pudesse contar aqui algumas de suas conquistas, um exemplo que me lembro bem foi em relação a CASAL.
porque os problemas devem serem solucionados da seguinte maneira , conversando com a comunidade para saber se todos estão de acordo ou não , porque um só talvez não consiga resolver, mas todos com certeza conseguira.
Muito bem Laiane esse é o caminho certo, começar com o diálogo, ampliar as possibilidades de comunicação, levantar os problemas, pensar nas estratégias e táticas e partir para a ação coletiva! Tratando-se de uma comunidade, as ações de mudança devem partir do coletivo e não de interesses individuais.
O meio ambiente é um eixo que pode ser mobilizado em nossa comunidade e apesar da falta de consciência dos moradores, essa mobilização não exige muitos esforços, se estivermos realmente dispostos a mudar o pensamento de algumas pessoas poderíamos passar de casa em casa explicando e se possível fazendo visitas periódicas para fiscalizar se realmente está havendo novos hábitos sobre o cuidado com o meio em que vivemos.
OLá Érica! Concordo com você, em muitas viagens que fiz ao nordeste percebi que os hábitos estão mudando, as pessoas têm consumido muitos produtos industrializados, trocando o suco de fruta por refrigerante, comprando farinha, leite em caixa, até milho em saquinho! No entanto onde vão parar as embalagens? Muitas pessoas jogam o lixo em qualquer lugar, os animais comem e adoecem, além de trazer diferentes doenças. Bem, como você mesma disse temos que mudar nossos pensamentos e ações e isso parte da gente mesmo, mas podemos pensar em ações coletivas envolvendo a escola, a família, os amigos, a igreja, o comitê mobilizador e o poder público eleito por nós! Que tipo de ação você sugere?
Acho que nesse caso devemos dialogar mais sobre esse assunto nesses ambientes diferentes, já que esse tema não é discutido ou pelo menos eu não vejo discussão sobre, para que só assim as pessoas percebam as suas ações, quanto ao poder público nós podemos tentar buscar um caminhão que colete o lixo, por exemplo. Aqui não há essa coleta.
O problema de locomoção pública acho que seria possível de mobilizar, pagamos um preço altíssimo da passagem, às vezes não são garantidas nenhuma segurança, então poderíamos sim reivindicar os nossos direitos na prefeitura e já colocar outros problemas encontrados na nossa comunidade como parte da reivindicação.
Pois é Welligton, todos sabemos que nos é garantido o direito de ir e vir, no entanto, na prática , sobretudo pra quem vive em sítios mais distantes esse direito é comprometido pela dificuldade de transporte ou pelo preço alto as passagens. No campo ou na cidade enfrentamos problemas muitas vezes parecidos. Como você deve ter visto, as manifestações que começaram em são Paulo em 2013 foram uma forma de pressionar para que baixassem o preço das passagens, o movimento cresceu, tomou as ruas de todo o país, se tornou um exemplo de mobilização popular e mandou um recado aos governantes. É preciso se mobilizar, reunir com o comitê e a associação e pressionar a prefeitura, representante do poder público local, quanto mais gente, mais fácil. em Água Branca, Alagoas, houve uma movimentação recente nesse sentido.
O meio ambiente é algo mais fácil de mobilização, pois depende apenas das pessoas, da mudança de hábito delas, se cada um fizer o seu trabalho, não desmatar, jogar o lixo na lixeira e ações desse tipo, teremos um ambiente sem estragos.
A educação é um tema pertinente, podemos nos mobilizar diante dos problemas encontrados na nossa comunidade em se tratando de educação, todos sabem as precisões que temos e a de quem é a responsabilidade de proporcionar uma educação de qualidade também. Pressionar os responsáveis seria uma mobilização.
Baseado nos acontecimentos da comunidade, no meu ver uma ação de mobilização que funcionaria a inclusão digital, pois alem de educar, facilita no desenvolvimento local, garantindo a participação da sociedade e buscando incluli-la no mundo da globalização.
Atualmente, mesmo sem nos darmos conta estamos sendo inseridos no mundo digital. Ao irmos a um banco e utilizarmos os caixas eletrônicos, ao utilizarmos os nossos celulares cada vez mais cheios de aplicativos e possibilidades. No entanto essa “inclusão” se dá a partir de interesses privados, seja de bancos ou de companhias de comunicação e telefônicas. O que é necessário para melhorar e ampliar a inclusão digital, extrapolando limites e fronteiras é a garantia dos programas desenvolvidos pelo poder público. O governo federal tem um programa amplo de inclusão digital chamado Gesac, no entanto existem outros programas desenvolvidos pelos governos estaduais e muitas vezes pelas próprias prefeituras. A comunidade reunida e tomando conhecimento das possibilidades pode pressionar e conseguir telecentros comunitários ou outro tipo de ação que inclua mais gente.
de informação, de complementação, e de contextualização pois a informação e algo extraordinário porque vc fica ciente de tudo o que acontece em seu dia-a-dia . E a complementação e uma operação em que cada conjunto está agregado ao seu complemento. A contextualizão é um fato
olá Adriano! Acredito que a educação e a comunicação juntas são as grandes responsáveis por qualquer mudança, ambas têm como a matéria prima a informação. A informação é a base do conhecimento. A educação contextualizada, ou seja, que leva em consideração as realidades locais, os saberes e os modo de vida das comunidades é fundamental para valorização da identidade e reconhecimento dos problemas, facilitando o desenvolvimento. como vocês leram no módulo II: Paulo Freire nos fala sobre a educação informal, que é aquela além do
ensino nas escolas. Ele afirma que os homens já têm saberes construídos individual e coletivamente. O exemplo dado por Freire é de pessoas que moram perto de lixões a céu aberto: essas pessoas sabem o que é viver as carências políticas na sua comunidade. Os homens antes mesmo do ensino escolar já possuem os seus “saberes”
e estão prontos para compartilhar as suas experiências de vida.
É fundamental que esses conhecimentos sejam valorizados porque eles demonstram as raízes dos indivíduos e das suas comunidades.
Uma ação voltada a conscientização das pessoas para a prática da participação e assumir de tarefas nas atividades da comunidade seria o primeiro passo para o progresso. Penso que por meio desse processo, se de fato as pessoas despertarem para o compromisso e responsabilidade para com um projeto de mudanças e melhoria no atual contesto da comunidade, teremos maior desenvolvimento nas área agrícola, social, cultural, econômica e ambiental. Uma vez consciente do seu papel como autor da história, sujeito de evolução, o individuo passa a valorizam melhor aquilo que lutou e sofreu para conquistar e dessa forma tende a querer se organizar e trabalhar pelo bem comum.
vendo por este angulo me atrevo a dizer que na minha comunidade assentamento Modelo II, as pessoas são muito egocêntricas e individualista e por essa ração projetos e demais atividades desenvolvidas não deslancham. Até tem seu inicio, mas em meio ao processo sempre alguém se desanima e além disso ainda desvaloriza o trabalho do companheiro levando-o a perder a confiança em si mesmo e abandonando o grupo destrói o que poderia ser um novo começo.
outra ação importante que deve ser trabalhada é a prática do trabalho em grupo só dessa forma poderemos transformar e revolucionar.
Pois é Damião, infelizmente na sociedade de consumo, as pessoas têm valorizado mais o “ter” do que o “ser” se tornando cada vez mais consumistas , valorizando as coisas e deixando de lado aquilo que é importante. Infelizmente, dessa maneira o interesse dos indivíduos prevalece sobre o interesse da comunidade, uma lógica invertida! os interesses devem ser coletivos e é esse o papel do comitê mobilizador, fortalecer e lutar apoiando a associação, os projetos de interesse comunitário mais diversos, não é a toa que o comitê é formado por diferentes pessoas dos mais diferentes grupos , mas todos têm a preocupação do bem estar da comunidade. Ou seja, o coletivo vem primeiro!
Pessoal, como o Marcelo observou, a troca de experiências entre os membros da oficina seria muito interessante. Vocês poderiam citar alguma ação bem-sucedida realizada pelo comitê mobilizador ou alguma ação de mobilização coletiva que já tenha sido realizada na sua comunidade?
Olá, boa tarde pessoal! Acabei de ler com calma todos os comentários escritos até o momento. A maioria deles aponta para a criação e atuação dos comitês mobilizadores como a melhor ação possível para a mobilização nas comunidades. É bom lembrar que os comitês são formados basicamente por seis pessoas escolhidas por outros membros das comunidades através de uma assembléia. O comitê não precisa ter apenas seis pessoas, ele pode ter um número maior de participantes garantindo uma maior representatividade. Essas pessoas são escolhidas e assumem um compromisso público para atuarem de diferentes maneiras na melhoria da qualidade de vida das comunidades, dentro do possível. No entanto, sem a ajuda dos demais comunitários e da associação os comitês ficam de mãos atadas, sem conseguirem propor e realizar mudanças. Os comitês devem ajudar as associações na resolução de problemas e buscar saídas alternativas. Devem estar bem antenados com o que vem acontecendo nas comunidades e para isso é preciso comunicação. Os comitês não competem nem substituem as associações. Em outras palavras os membros dos comitês devem sempre estar a par das informações que são de interesse da comunidade, participando de reuniões formais e informais. É a partir das informações que eles vão traçar estratégias de atuação em conjunto. Seria interessante que as pessoas que estão participando dessa oficina relassem exemplos da atuação dos comitês para compartilhar com as demais comunidades.
Na comunidade de Anauá é preciso Mobilizar a população à projetos de melhoria da comunidade. Precisamos trazer de volta a população para dentro da Associação e mostrar que juntos podemos fazer do nosso lugar um ambiente bom de se viver.
Oi,Dora! Estive na sua comunidade ano passado, fizemos uma reunião rápida e conheci algumas pessoas. Sua comunidade é uma das mais antigas e tem um histórico de participação bem interessante, que extrapolava os próprios limites da comunidade. Me lembro bem que o Stive e outros jovens do comitê participaram de várias ações ajudando na manutenção dos telecentros e em cursos básicos de informática. Acho que um ponto chave para reanimar a população é trabalhar junto com ela, ouvindo as necessidades, os interesses coletivos , uma maneira importante é o próprio diagnóstico. A análise dos resultados pode ajudar a mobilizar sua comunidade, pense nisso!
Oi,Dora! Estive na sua comunidade ano passado, fizemos uma reunião rápida e conheci algumas pessoas. Sua comunidade é uma das mais antigas e tem um histórico de participação bem interessante, que extrapolava os próprios limites da comunidade. Me lembro bem que o Stive e outros jovens do comitê participaram de várias ações ajudando na manutenção dos telecentros e em cursos básicos de informática. Acho que um ponto chave para reanimar a população é trabalhar junto com ela, ouvindo as necessidades, os interesses coletivos , uma maneira importante é o próprio diagnóstico. A análise dos resultados pode ajudar a mobilizar sua comunidade, pense nisso!
Sim marcelo, ouve uma época que os jovens e a população em geral estavam mais engajadas na associação e nos projetos, no entanto com o passar do tempo as mesmas se afastaram. Eu e muitas outras pessoas queremos engajar a população de volta na “Comunidade”, mas como estava falando com um amigo, é decepcionante você esta tentando mobilizar a comunidade e ela se afastar e lhe falar que você só esta fazer isso por que esta sendo remunerado. A comunidade esta descrente com a associação, ela esqueceu tudo que conseguimos. Vou falar na real, a comunidade não acredita que a nossa associação é Comunitária. Como mudar tal pensamento?. Tem Mais, o prédio e ate mesmo a mobilização está abandonada. Pra mim isso é ruim. Estamos em um projeto “Grandiosa” de leitura e estamos sofrendo rejeição da população. Mas como podemos trazer de volta essa população tão ativa?.
Quando pensamos na mobilização, devemos pensar num objetivo COMUM a toda a comunidade – buscar resultados que foram decididos e desejados por toda a comunidade. Mobilizar é convocar as pessoas para compartilhar um problema e fazer com que se sintam co-responsáveis por ele e passem a agir na tentativa de solucioná-lo. É muito importante pensar na estratégia comunicativa, em como sensibilizar as pessoas para que elas participem e se comprometam com a ação.
Como relatei anteriormente à questão meio ambiente visto que estamos trabalhando com comunidades rurais poderiamos trabalhar com grupos de jovens em busca do desenvolvimento sustentável nas comunidades buscando melhorar a preservação da fauna e flora local.
A mobilização sobre a educação da nossa comunidade seria possível, porque além de ser um tema muito importante, a comunidade precisa de intervenção nesse eixo.
Que tipo de educação é preciso? Simplesmente ensinar a ler e escrever ou formar indivíduos que sejam capazes de refletir sobre o que leram e escreveram? Toda ação que envolva a escola deve ser questionadora e repensar junto com a escola o papel dela na educação de nossas crianças e jovens. A escola deve estar aberta ao diálogo bem como a comunidade também.
levantar os problemas, então reunir todos da comunidade para discuti-los e irmos em busca das resoluções destes, nos órgãos competentes,prefeituras,secretarias municipais como de educação,de saúde, bancos para juntos negociar dividas, e assim por diante.
O meio ambiente. Eu acho que podemos mudar as ações erradas que as pessoas praticam sobre o meio ambiente, porque todos sabem a importância da natureza e o que ela oferece. Então mobilizando as pessoas a não praticar esses erros, podemos ter respostas positivas. Diferente de quando poluímos, de quando jogamos lixo nos lagos e etc, porque assim a natureza mostra respostas negativas.
Informação, conscientização, comunicação e ação! Não adianta ter informação e estar conscientizado e ficar parado. è preciso comunicar, falar, debater e tomar atitudes que sejam coletivas. Por isso o papel do comitê mobilizador é importante, pois reúne diferentes pessoas com interesses em comum e propõe ações!
Seria trabalharmos em conjunto para conscientizar e informar toda comunidade sobre problemas, recursos, melhorias e soluções,para que juntos posamos resolver todos os problemas.
Mobilização social,pois minha comunidade sempre se uni e corre atrás de coisas que servem para todos,na associação onde se reunimos buscamos melhoras para o nosso trabalho e para nosso acesso ,com a nossa união ,ajudamos um ao outro e com nossas economias buscamos comprar coisas para nossa igreja e para o acesso de todos os jovens e temos fé e força de vontade e acreditamos que a nossa comunidade pode crescer e se desenvolver com a união de todos e como se diz : A UNIÃO FAZ A FORÇA
A segurança hídrica é possível resolver aqui na comunidade, já que pagamos as taxas, temos o direito de pedir a resolução do problema, que é a falta dela.
Organização comunitária é um tema muito importante para podermos pensar em desenvolvimento, pois é a partir da organização com muitos envolvidos que podemos mobilizar outros víeis da sociedade, como o poder público por exemplo.
OLÁ Ana Karoline! É importante para a comunidade manter vivas discussões que visem ampliar a compreensão sobre desenvolvimento rural sustentável, empreendedorismo, práticas agrícolas, culturas regionais, políticas públicas para a agricultura familiar, educação, organização e gestão social. Mas como fazer isso? Convidando agentes do poder público municipal, representantes de entidades, sindicatos, da pastoral da terra entre outros. A primeira coisa é levantar os interesses da comunidade e quais as possibilidades reais de estar discutindo e debatendo esses assuntos, . Fazer um levantamento através de diferentes contatos ou mesmo da internet , de quem poderia ser convidado para dar uma palestra na comunidade e trocar informações. A comunidade deve se organizar com o comitê mobilizador e com a associação para recebê-los, agendar a visita, preparar um espaço e criar o hábito de debater coletivamente.
A geração de trabalho e renda seria possível de mobilizar, pois todos nós sofremos com o desemprego, como esse é um problema em comum, fica mais fácil mobilizar a comunidade, já que todos tem interesse.
A ação sobre educação seria possível mobilizar, porque é um tema muito importante e a comunidade carece de intervenções nesse sentido. É um assunto que todos devem estar sabendo como está na nossa comunidade.
Olá Ivanildo! Qual ação de mobilização você acha que funcionaria melhor para a sua comunidade? Você poderia citar alguma ação coletiva feita na sua comunidade que teve um resultado positivo?
Na minha opinião escolheria comitê mobilizador, por que é uma ferramenta que usamos para construirmos algo pro nosso futuro,para isso e preciso a colaboração de todas as pessoas da comunidade, exemplo, precisamos de mais recursos hídrico para que a nossa comunidade não sofra com a falta de água.
A mobilização e importante para que as pessoas da comunidade decidam agir com um objetivo comum,e podemos contar com a participação de todos para a comunidade. Assim, acho que o comitê mobilizador é a melhor maneira de fazer isso.
Na minha opinião escolheria comitê mobilizador,pois, podemos pensar ações de mobilização para a nossa comunidade. O comitê decidir coisas objetivas, por isso é importante a participação das pessoas, para que possa pensar com a gente ações que ajude na nossa comunidade.
Na minha comunidade a melhor opção e o comitê mobilizador. Pois, o mesmo pode articular ações estatísticas de mobilização. Alertando a comunidade sobre suas necessidades e desafios a ser buscados.
O melhor para o nossa comunidade é o comitê mobilizador, pois, através da articulação dos membro envolvidos podemos mostrar as pessoas as dificuldade que ocorre na comunidade; poe exemplo, um grande problema que temos, a falta de água encanada na nossa comunidade.
O melhor para o nossa comunidade é o comitê mobilizador, pois, através da articulação dos membro envolvidos podemos mostrar as pessoas as dificuldade que ocorre na comunidade; exemplo a falta de água encanada na nossa comunidade,que estar com problema.
Diante das opções apresentadas a melhor forma de mobilização na nossa comunidade e através do comitê mobilizador, que desempenha um papel muito importante na sociedade,e é através dele que planejamos os acontecimentos futuros.
Muitas vezes votamos como se estivéssemos passando a responsabilidade para a mão de um indivíduo que vai nos representar, no entanto na prática , no dia a dia, vemos que as coisas são diferentes. Mobilizar as pessoas, pressionar, apontar caminhos e soluções é o nosso papel enquanto coletivo, membros de uma sociedade. Devemos buscar a todo momento o o diálogo com o poder público. Não devemos simplesmente votar e abandonar nossas questões para outros cuidarem. Temos que ampliar as possibilidades de comunicação, levantar os problemas nas nossas comunidades, pensar nas estratégias e táticas e partir para a ação coletiva, contanto com o poder público. Tratando-se de uma comunidade, as ações de mudança devem partir do coletivo e não de interesses individuais.
O comitê mobilizador é a melhor forma de reunir as pessoas da comunidade para discutir os assuntos dos nossos interesses, todos com um só objetivo. Buscar melhorias e desenvolvimento para nossa comunidade.
A ação que funcionaria em nossa comunidade seria o comitê mobilizador, pois já é algo que fazemos, um exemplo é a construção de nossa igreja, onde nos reunimos e mobilizamos nossa comunidade em prol de um único objetivo. Somos jovens unidos e buscamos realizar, ou seja, construir com a ajuda da comunidade algo que possa ser utilizado toda a comunidade,com o objetivo de unir de ter um dialogo ter oportunidade.
Para mim, a melhor forma de se trabalha,séria o comitê mobilizador, pois só assim, podemos mobilizar a comunidade e contar com a participação de todos.
Na minha opinião a forma mais eficaz de mobilizar nossa comunidade é através do comitê mobilizador, pois, é através dele que mobilizamos nossa comunidade para os problema de nossa comunidade.
Boa tarde Maria! Você poderia compartilhar com a gente alguma ação de mobilização que foi realizada na sua comunidade? Como foi essa ação? Atingiu o objetivo desejado?
O comitê mobilizador é uma forma juntar pessoas que têm interesse no coletivo e lutar por esses interesses. Mas o comitê deve atuar ajudando a Associação somando esforços. Em cada grupo existente na comunidade(jovens,mulheres,
trabalhadores,etc.) podem ser encontradas várias pessoas com o perfil de mobilizador.
O Comitê Mobilizador será formado por essas pessoas. É preciso, no entanto, que o maior número de segmentos da
comunidade estejam representados no Comitê.
A melhor forma é o cometer mobilização. Porque é necessário mobilizar e estimula as pessoas para participarem e agir de uma forma objetiva, buscando o melhor para a comunidade.
O comitê mobilizador é uma forma juntar pessoas que têm interesse no coletivo e lutar por esses interesses. Ma s o comitê deve atuar ajudando a Associação somando esforços. Em cada grupo existente na comunidade(jovens,mulheres,
trabalhadores,etc.) podem ser encontradas várias pessoas com o perfil de mobilizador.
O Comitê Mobilizador será formado por essas pessoas. É preciso, no entanto, que todos os segmentos da
comunidade estejam representados no Comitê.
Na comunidade que resido, a mais cabível iniciativa, seria o comitê mobilizador, em concordância com as atribuições que a comunidade possui, a importância do comitê, é trazer mobilização em massa, pois, contará com a participação de toda comunidade, vale ressaltar, que é necessário e fundamental a colaboração da mesma.
Diante das opções exibidas no slide a melhor formas de mobilização na nossa comunidade e através do comitê mobilizador pois e através dele que planejamos e passamos as decisões tomadas para a comunidade.
Diante das opções exibidas a melhor formas de mobilização na nossa comunidade e através do comitê mobilizador pois e através dele que planejamos e passamos as decisões tomadas para a comunidade.
uma forma interessante de mobilizar a população, seria promover eventos que fossem do interesse de todos os participantes, ótimas opções seriam seminários, palestras, eventos esportivos.
Para mim, a melhor ação é o comitê mobilizador. Por que o comitê pode fazer as necessárias articulações na comunidade, mobilizando, através de reunião e outras coisas.
Pois é José, não basta ficar só na discussão, é preciso partir para a ação! A criação dos comitês pode ser um primeiro passo, mas outros terão que ser dados nessa caminhada pela cidadania!
acredito que em minha comunidade a ação de mobilização que melhor funcionaria seria eventos e festas por que traria uma atenção maior de nossa comunidade, onde as pessoas teriam oportunidades de conversa com pessoas novas troca ideias.
É muito importante o comitê mobilizador que é feito por 06 membros da comunidade que são os presidentes,homens,mulheres,agricultores familiares,jovens etc.Os comitês são uma boa ideia para mobilizar,reunir alguns grupos e realizar o diagnóstico.E também é fundamental para todos os desenvolvimentos da comunidade.
A ação que mais se encaixa em nossa comunidade é o comitê mobilizador , que é formado por jovens , agricultores , mulher e presidenta da associação ;onde com essa variedades de faixas etárias e características, podemos ter um melhor desempenho em discutir o ponto de vista de cada membro do grupo , em relação ao bem estar da comunidade , tendo maiores possibilidades de buscar , incentivar e acima de tudo mobilizar a comunidade a buscar mudanças que tragam benefícios a mesma ; e ainda incentivando e revelando o segredo do sucesso que é a coletividade.
Olá Daniel, os comitês mobilizadores devem incentivar a participação de todos os membros da comunidade nas discussões de assuntos que seja de interesse comum. Você poderia citar alguma ação coletiva feita na sua comunidade que teve um resultado bem-sucedido?
Olá Daniel! Como você mesmo disse a formação dos Comitês Mobilizadores é estimulada com o objetivo de fortalecer as associações comunitárias e o associativismo, incentivando as mobilizações em busca de alternativas para o desenvolvimento comunitário. Ninguém melhor do que a própria comunidade, os diferentes atores que a constituem, para resolver os seus problemas, mas claro que não pode deixar de contar e pressionar com o poder público!
São os Grupos focais,pois esse grupo vem buscando da melhor maneira reunir o máximo de pessoas,com opiniões semelhantes,vivenciando em si mesmo o tema que sera debatido,assim ajudara no meio de comunicação entre a comunidade e comitê mobilizador.
Os grupos focais não devem ser confundidos com o comitê mobilizador. Os grupos focais são os grupos focais são “pequenos grupos de pessoas reunidos para avaliar conceitos e identificar problemas” na comunidade, podem ser grupos de mulheres, grupos só de jovens, só de agricultores. O comitê mobilizador pode ter até uma função parecida mas formação dos Comitês Mobilizadores é estimulada com o objetivo de fortalecer as associações comunitárias e o associativismo, incentivando as mobilizações em busca de alternativas para o desenvolvimento comunitário. O comitê deve contar com diferentes representantes de grupos existentes nas comunidades.Em cada grupo existente na comunidade (jovens,mulheres,trabalhadores,etc.) podem serencontradas váriaspessoas com o perfil de mobilizador.
O Comitê Mobilizador será formado por essas pessoas.
É preciso, no entanto, que todos os segmentos da comunidade estejam representados no Comitê.
Uma das ações que não precisa esperar por outras pessoas para poder que realmente aconteça, é a mobilização para conscientização do cuidado com o meio ambiente. Além de não precisar inicialmente de ajudas de outras pessoas que não são da comunidade, podemos debater sobre isso quando nos reunimos mensalmente na associação.
Olá Claudiana! Um escritor português chamado José Saramago dizia o seguinte: ” As raízes da árvore do conhecimento não escolhem terrenos nem se arreceiam de distâncias”. O que ele queria dizer com isso é que o conhecimento está em qualquer um e pode chegar em qualquer lugar. Temos que valorizar os saberes locais , os saberes dos mais antigos e respeitar também os saberes dos mais jovens. A educação não se limita à escola, deve ser contextualizada, levando em conta as realidades locais e das pessoas. Nesse sentido as ações de mobilização devem partir de todos, inclusive da escola.
Olá Raquel! Qualquer ação precisa contar com planejamento e com mais pessoas, independente do que se trate, quanto mais gente envolvida mais rica ela poderá ser. Em ações ligadas à questão ambiental é interessante realizar um projeto junto com a escola, envolvendo os professores de diferentes disciplinas, os alunos e a comunidade como um todo. Um exemplo de ação bem interessante aconteceu na comunidade de Uruçu, na Paraíba. Alunos da escola em parceria com o comitê mobilizador e com a associação fizeram o replantio de mudas numa nascente da região. Foi muito bacana!
Eu não discordo disso Marcelo, quis dizer que não precisamos, pelo menos com esse problema, de outras pessoas que não se preocupam com a gente e que não moram na comunidade (a prefeita e os vereadores). Podemos sim realizar projetos pra mobilizar,isso é muito bom. Mas temos que levar em conta também que não adianta só mobilizar, as pessoas tem que querer mudar, nós até podemos estimular e mostrar como fazer, mas vai depender das pessoas querer ou não mudar.
Seria possível uma intervenção na educação pública da nossa comunidade, pois está evidente a precisão de assistência no nosso grupo escolar, os pais já comentam uns com os outros sobre isso. Assim torna-se mais fácil mobilizar o pessoal para irmos atrás dos responsáveis pela administração da educação do nosso município e da nossa comunidade. Já foi feito o pedido de atendimento do nosso grupo, estamos aguardando, caso não seja retornada nenhuma resposta, teremos que pressionar novamente.
OLá Maria! Qualquer intervenção na educação pública deve ser cuidadosa. Como bem sabemos, infelizmente a educação pública é mal vista e mal valorizada, muitas vezes só vemos o lado ruim, temos que fazer com que ela seja de qualidade e voltada para a realidade das crianças daí . Se a escola da sua comunidade é de ensino fundamental , a responsabilidade é do município, portanto o diálogo deve ser com a prefeitura. O comitê mobilizador e a associação fortalecidos e trabalhando juntos devem avaliar os problemas e buscar ações possíveis. É interessante documentar o que vem acontecendo e levar para a reunião com a secretaria de educação para que não fiquem só no bate boca. Ouvir os pais dos alunos, professores e membros da escola, quanto mais gente envolvida, melhor! Não deixem de pressionar!
Podemos mobilizar as pessoas para pensar em uma solução diante da escassez de água na nossa comunidade. Como já existem pessoas que vão à companhia de abastecimento da nossa cidade para reclamar sobre as altas taxas de água que chega nas casas e nada da água chegar, poderíamos nos reunir e irmos todos juntos frente à companhia e se necessário à prefeitura. Essa seria uma possibilidade para conseguirmos atendimento.
Olá Maria Edileuza! Outras comunidades que fazem parte da nossa rede já passaram ou ainda passam por um problema parecido em relação à falta de água ou simplesmente por falta de abastecimento. Um exemplo de mobilização bem interessante veio de Cacimba Cercada, Mata Grande Alagoas; ali o comitê mobilizador em parceria com a Associação cansados da demora no abastecimento de água da CASAL, fizeram algumas reuniões, debateram, o problema , chamaram representantes da CASAL ( Companhia de abastecimento de Alagoas) e pressionaram a empresa que enviou um representante para ouvir a comunidade. Ainda assim, com a demora na resposta eles se organizaram, conseguiram juntar muitas pessoas e foram até a sede da empresa no município próximo. Pressionaram novamente e em pouco tempo a água chegou até a comunidade! Foi uma vitória da comunidade deles! Se possível assista o vídeo produzido pela própria comunidade: https://www.youtube.com/watch?v=c9xCK1h-rmQ
A mobilização sobre a educação da nossa comunidade seria possível, porque além de ser um tema muito importante, a comunidade precisa de intervenção nesse eixo. E pela importância da educação torna-se mais fácil mobilizar a comunidade, pois esse é um assunto que diz respeito a grande maioria da comunidade, as mães e os pais são os principais interessados nesse assunto. Ao mobilizarmos as muitas pessoas interessadas, seria mais fácil conseguir alguma resposta dos agentes públicos.
Legal Jailma. A educação seria o objetivo, o propósito da mobilização. E como você faria essa mobilização, quais ações de mobilização você acha que funcionariam melhor na sua comunidade?
Luiz, já estamos mobilizando! Com a tarefa extra “a sua comunidade tem fome de que?” andei pela minha comunidade observando se encontrava alguma carência, não foi muito difícil encontrar. E uma dessas carências foi o mau estado do grupo escolar, então, percebido o problema, por meio da associação, enviamos um ofício à secretaria municipal de educação para que resolvesse o problema junto com a secretaria municipal de obras. Ainda estamos aguardando resposta!
Muito bom Jailma, mas vocês não podem deixar a coisa esfriar! Pressionem através da associação e com apoio do comitê mobilizador, ao que me parece vocês estão no caminho certo ! Parabéns! Fico feliz que de alguma maneira a tarefa extra tenha ajudado vocês a enxergarem alguns problemas, com certeza o diagnóstico ajudará muito mais!
A ação que ajudaria bastante a comunidade, seria em prol da educação, pois é um determinante para o desenvolvimento, não só local mas também na esfera nacional,deveríamos cobrar mais, por uma educação de qualidade. Projetos em prol da educação também ajudariam neste contexto, e tudo que gerasse conhecimento intelectual e empírica.
É isso aí, Claudiana! Investir na educação é assegurar o acesso a todos os outros direitos – a educação é fundamental para o desenvolvimento social, econômico, para a promoção da saúde, etc. A base educacional está diretamente ligada à obtenção de maiores e melhores oportunidades na sociedade e para a formação de uma sociedade mais justa.
Olá Claudiana! Um escritor português chamado José Saramago dizia o seguinte: ” As raízes da árvore do conhecimento não escolhem terrenos nem se arreceiam de distâncias”. O que ele queria dizer com isso é que o conhecimento está em qualquer um e pode chegar em qualquer lugar. Temos que valorizar os saberes locais , os saberes dos mais antigos e respeitar também os saberes dos mais jovens. A educação não se limita à escola, deve ser contextualizada, levando em conta as realidades locais e das pessoas. Nesse sentido as ações de mobilização devem partir de todos, inclusive da escola.
A nossa comunidade é bastante carente, o único beneficio publico que temos é a escola.
A nossa comunidade é carente na área da saúde. Necessitamos de um posto de saúde para atender a toda comunidade.
Temos que buscar uma melhor estrutura para a comunidade por meio de reuniões.
Em nossa comunidade ações envolvendo eventos, reuniões e caminhadas surtem melhores resultados.
o que mas funciona ou sempre funciona e a mobilização que realizamos para ajudar o próximo tipo duas pessoas da nossa comunidade levarão um grave acidente estão bastante feridos e sua familia ficou passando necessidade porque de pendia das duas pessoa em tão promovemos um sorteio e doamos pra eles 900 reais.
O Comitê Mobilizador é a ação de mobilização que funciona melhor para a comunidade, pois por ser diversificado permite uma maior gama de ações, podendo atuar em diversas áreas, como na agricultura, com o público jovem, com as mulheres… Dessa forma pode identificar melhor as dificuldades que vários grupos presenciam na comunidade.
Comitê mobilizador porque articulam as familias
ações de inserção da comunidade como palestras e caminhadas , festas ou mini oficinas foram super bem recebidas sem falar em um seminário que já obteve grandes resultados.
são as reuniões que tivemos na comunidade…traz muitas coisas importantes principalmente os projetos pra comunidade…
o planejamento das atividades
Sair do monotonismo, buscar uma linguagem para incentivar a participação dos jovens, sem perder as características das reuniões.
Minha comunidade desaparecerá em poucos dias em baixo d água, em virtude da tal obra de transposição do São Francisco, que tentam nos vender como o salvamento de milhões de nordestinos da seca, mas que só consigo compreender como um fluvicídio. A transposição é meramente, uma manobra do capital, para empresas de deputados que patrocinaram campanhas eleitorais possam lucrar livremente. A transposição só se sustentaria do ponto de vista do abastecimento urbano, cujos problemas são de gestão, de planejamento, de pensar com o capital e não com o social. Diante da fúria do Governo Federal, do Ibama, do Ministério do Planejamento e das promessas de uma vila, uma terra prometida onde correrá leite e mel, a melhor coisa a se fazer no momento é aceitar, torcer para que esse processo seja rápido e menos traumático possível. Então comunidade, abre alas que o “Progre$$o” vai passar.
Na minha comunidade a melhor maneira de mobilização é o comitê mobilizador.
Na comunidade do Barreiros existe um número maior de mulheres, sendo assim, acredito que deveriamos desenvolver atividades expecificamente para esse grupo, Já que essas também se encontram dispostas a mudar a realidade da comunidade e buscam por melhorias. Na comunidade as mulheres estão sempre a frente buscando soluções para os problemas a partir de diálogos. A mobilização já começou.
Ainda sobre curso eu aprendi muito aqui abriu meus olhos pra muita coisa que existe no meu lugar..obrigado!podem tirar tudo de você menos o que se aprende conhecimento é uma delas..
Não só a ação que funcionaria,mas que já existe em minha comunidade,que é um Comitê Mobilizador,que é formado por jovens,mulheres,agricultoras de uma associação,que tem o mesmo intuito que é de mostrar a força comunitária.
Trabalhos com jovens e mulheres, através de reuniões encontros formais. percebe-se que um bom numero de jovens e mulheres participam de reuniões e encontros voltados para ambos e o desejo de conhecer e melhorar a realidade da comunidade.
Diante da nossa atuaçãO(COEP NACIONAL), vejo uma das melhores formas de mobilização é o incentivo as comunidades, cada vez mais trabalharem unidas, é mobilizar estas comunidades enquanto rede de comunidades, mostrar caminhos com direitos e deveres a serem cumpridos desde o papel individual, família, grupos e associações!
NA minha comunidade falta mais desenvolvimento para a educação.Para os jovens não desistam dos estudo e tenham um futuro melhor.
Funcionaria mais a participação da população em grupos de caminhada onde se tem poucas pessoas, porém funcionaria também a criação de sites para incentivação da população no bem estar físico e mental, através da caminhada.
Seria muito bom projetos, não só para as crianças e os adolescentes, seria bom pra todos da comunidade…
O que fusionaria melhor na nossa comunidades seria projetos para crianças e adolescentes…
Comitê mobilizador porque onde articulam as pessoas,para a participação em ações para o desenvolvimento da comunidade.
a participação de todos da nossa comunidade como por exemplo ; os jovens e as mulheres e criança .
Comité mobilizador,através dele vem o crescimento da comunidade com conhecimentos e estímulos para melhorias da mesma.
Lembrando que para a mobilização aconteça, é importante a participação e envolvimento de todos na comunidade, mulheres, homens e jovens, e é preciso uma melhor participação dos jovens nessas ações sociais, acredito que os jovens seja o combustível para se conseguir melhores resultados na mobilização pela sua capacidade de apresentar criatividades e novidades em suas participações nas ações realizadas.
Acho que envolvendo mais os jovens nas ações, fazendo com que eles sejam mais protagonista nessas ações. Nas comunidades percebesse ainda a ausência da participação dos jovens, e nas comunidades que existe a participação dos jovens, percebesse melhores resultados nos objetivos e planejamentos elaborados. Portanto a participação e envolvimento dos jovens nas ações seria uma forma de melhorar e muito nos resultados da mobilização, então devemos realizar ações que aproxime mais os jovens nos projetos sociais.
Na minha comunidade é a ação do comitê mobilizador, que é de grande importância, que buscam o desenvolvimento e estimulam a participação dos moradores lutando por uma vida melhor.
uma ação de capacitação das pessoas em organização social e gestão de projetos onde cada indivíduo pudesse aprender a viver de forma organizacional coletiva e participativa. vejo que uma das maiores dificuldade enfrentadas pelo povo da minha comunidade é a parceria,a coletividade e a gestão dos recursos. os representantes de associação não sabem planejar ações que garanta sustentabilidade e nas muitas vezes quando desenvolve por falta de gestão a coisa sempre vai por água abaixo.
A melhor ação a ser desenvolvida na minha comunidade é o Comitê Mobilizador,pois é através dele que vai começar a realização das outras atividades,ele é fundamental porque é o alicerce para as demais ações;pois se algumas pessoas se interessarem e começarem a participar das atividades que deveriam acontecer na comunidade,nas suas participações e através de suas ações,com a sua mobilização,muitas pessoas vão começar a interagir também,concluindo assim todas as atividades que devem ser feitas.
Acredito diante da realidadeda da minha comunidade que é a ação doo comitê mobilizador, pois um comitê na comunidade é de grande importância que buscam o desenvolvimento e estimulam os moradores a lutar por uma comunidade de melhor qualidade, concientizando a buscar ações auxilie a ter uma vida melhor.
A melhor ação que desenvolverá na minha comunidade, é o comitê mobilizador, que promove a comunidade e estimula os moradores em buscar o melhor para os habitantes que ali se reside. Também ajuda no desenvolvimento interagindo com associações, igreja, escola na articulação de reuniões e eventos.
A melhor ação que desenvolverá na minha comunidade, é o comitê mobilizador, que promove a comunidade a estimular os moradores em buscar o melhor para os habitantes que ali se reside. Também ajuda no desenvolvimento interagindo com associações, igreja, escola na articulação de reuniões e eventos.
Primeiro fazer um planejamento do que queremos, e precisamos, para projeto e trabalhar nessa ideia,fazer um evento,organizar panfletos com informação explicando os objetivos do evento e o por que das pessoas estarem ali chamar a tenção da comunidade para que olhe pro projeto de uma forma diferente para que acreditem nessa ideia. E uma boa forma de mobilizar as pessoas para que olhem de uma forma diferente para a associação que tem aqui atualmente ela formada por 15 membros e trabalha com artesanato,costura, bordados mas poderia alcançar muito mais coisas se as pessoas tivessem união e informação,coragem liderança..Ação que funcionaria na minha comunidade, eventos, comitê mobilizador.
Na minha opinião e pelo conhecimento que tenho na minha comunidade a mobilização que pode funcionar e o comitê mobilizador.
Acreditamos que em nossa Comunidade qual quer tipo de ação de mobilização voltada para o bem estar social da mesma teria êxito. Citamos como exemplo: A mobilização para a Construção do Posto de Saúde de Nossa Comunidade. Onde temos um alugado pela prefeitura local e não tínhamos garantia de continuidade para uma próxima gestão, através de uma mobilização garantimos a construção que vai dar mais segurança de continuidade para nossa saúde.
AÇÕES DE INCETIVOS, UMA COMUNIDADE CARENTE NECESSITA DE INCETIVOS PARA APRIMORAR SUAS ATIVIDADES SEJAM ELAS NO ARTESANATO, AGRICULTURA,CULTURA E ETC. PARA QUE CADA UM PROCURA SE APERFEIÇÕAREM NAS SUAS ATIVIDADES, PARA SUA SOBREVIVÊNCIA, COM ISSO NÃO SERAM OBRIGADO DEIXA SEUS FAMILIARES PARA IREM PARA OUTROS ESTADO A PROCURA DE MELHORIAS, AOS JOVENS CURSOS PROFISSONALIZANTES PARA QUE OS MESMO POSSAM ENCONTRA SUAS VERDADEIRAS VOCAÇÃO.
A mobilizaçao social,sera melhor para as pessoas ficar a seu criterio se querem participar ou nao,e atraves da comuniçao que criamos o vinculo e relaçao com as pessoas.
Mobilizaçao social,em que nos reunimos para chegar a um objetivo para todos.E a partir da comunicaçao que criamos vinculos e relaçoes com os outros,afinal comunidades sem dialogo nao e comunidade,e as pessoas tem o direito de decidir se quer participar ou nao.
Eventos! primeiramente tinha que fazer os convites bem legais para chamar a atenção das pessoas e assim reconhecerem que é algo importante e sentirem-se motivados, depois escolher um local onde todos se sentisse bem em contato com a natureza por exemplo, em seguida Reunir um grupo para apresentar os seminários sobre a realidade da comunidade, apresentando possíveis soluções. Em certo momento estimular os participantes às dinâmicas junto ao grupo mobilizador saindo assim do evento as pessoas possam senti-se estimulada a participarem mais da comunidade.
COMITÊ MOBILIZADOR- pois a minha comunidadese interage bastante para a mobilização em prol de uma comunidade melhor,estamos sempre cientes que poderemos passar por muitas atribulações mas para isso precisamos Possuir um desejo maior de contribuir e não desanimar ,buscar sempre um conhecimento sobre o assunto para que sempre estejamos atento a ir em busca de qualidade e melhorias,e sabermos que precisamos
Possuir valores morais fortes, como honestidade, transparência, generosidade e respeito.
Sermos bastante motivado e isso a COEP sabe transmitir .
vontade é o que não nos falta de sermos pessoas melhores como mobilizadores e o que mas queremos é que nossa comunidade alcance um lugar chamado sucesso é nossa meta.
Na minha comunidade funcionaria mais grupos em prol da caminhada e também no meio da comunicação de sites e blogs se referindo,ao meio de ação sobre a saúde,porém também poderíamos ter um apoio dos médicos e agentes de saúde falando sobre obesidade e outros fatores, onde se incentivem a comunidade a participar dos eventos da sociedade onde poderíamos usar esse sites para colocar tudo o que participamos e aprendemos,fazendo com que outras pessoas possam se motivar a construir grupos em função do beneficio de todos e compartilharmos juntos dúvidas,perguntas e também principalmente testemunho de vida para que outras pessoas se sintam convidados a participar conosco ou em sua comunidade e vencer qualquer obstáculo junto a participação com seus grupos existentes,que são muitos como religião,pastoral etc, ou criado pela comunidade entre outros ou seja tudo ocorre para o bem de todos.
A ação de mobilização na minha comunidade funcionaria melhor através de caminhadas, numa junção com os diversos grupos existente na comunidade: com cartazes, juntamente com distribuição de panfletos, músicas – temas cantadas pelas pessoas da mobilização, etc. pois é um jeito que chama à atenção da comunidade local numa amplitude maior , ou seja, não apenas em parte, sendo uma maneira mais democrática e aberta à participação de todos, independentemente da idade, pois até crianças podem participar de atos como esses, que envolve a mobilização social.
Na nossa comunidade é preciso mobilizar os moradores para a participação em grupos sociais, como por exemplo, os jovens e as mulheres precisam de atividades que despertem seus interesses e gerem resultados, modificando a realidade atual.
Na verdade o que podemos perceber é a forma individual que cada família trabalha e estabelece suas relações. A forma coletiva na maioria das vezes não é bem vista pelos comunitários, que não acreditam que a forma de trabalho em grupo possa melhorar a qualidade de vida na comunidade.
Portanto, na minha comunidade é preciso animar a população, encontrar lideranças mobilizadoras, trabalhar o associativismo e oferecer algum projeto que chame atenção da população e gere benefícios.
a mobilizacao e dada a tuto que temos e queremos, pensando nas melhorias para o povo, saber sobre a questao. concientizacao e tudo ao nosso redor, e tudo que queremos para a comunidade.
a mobilizacao se da a tudo que temos e queremos,pensando em trazer melhorias para o povo, saber o que temos que fazer sobre a consentizacao e tudo que queremos para a comunidade.
fazer reunioes com a comunidade, para falar sobre os problemas da comunidade, e tambem sobre as melhorias da comunidade. entrar em contato com a prefeitura do municipio para trazer melhorias para a comunidade, i tambem trazer desenvolvimento tecnologico.
Na minha comunidade a ação de mobilização que funcionaria e a que já funcionam como a do comitê mobilizador e de alguns grupos focais, por que são pontos de referencia de divulgação para qualquer tipo de eventos ou mobilização social como por exemplo o comitê e associação como um todo e alguns grupo como a pastoral da criança e a Igreja.
Na minha comunidade como apresentei no fórum anterior, apresentamos pouco adesão dos moradores em algumas atividades coletivas em prol do seu desenvolvimento. A uma dificuldade na formação de mobilizadores-lideres com aceitação pela massa, ficando assim como alternativa uma forma de mobilização diferente mais que apresenta resultados como oferecimento de recompensas no final de tarefas cumpridas aos mobilizadores, proporcionado gratificações mesmo que simbólicas, assim eles tenho uma força de vontade maior na disseminação das informações aos moradores a respeito de uma atividade.
Acredito que na minha comunidade a ação que daria certo é comitê mobilizador, pois na verdade já existe um grupo de pessoas que realizam ações e participam de movimento religioso, associação, organizam e articulam pessoas para eventos realizado na comunidade.
a inclusão das pessoas na comunidade, é o melhor jeito de se mobilizar ! é de extrema importância, onde eu moro modelo 1 RN !
Diante da realidade da minha comunidade, percebe-se que a melhor ação é o comitê mobilizador, pois existe um grupo que realiza esse trabalho, articulando pessoas para a realização de trabalhos na comunidade,como exemplo: convoca pessoas para reunião, articula para trabalhos coletivos entre outros.
O comitês mobilizadores e festas, pois na comunidade existe um grupo de juventude que está sempre na articulação e organização de festas promovidas pela comunidade, em eventos de datas comemorativas, como festa de padroeiro e outras. Portanto buscam sempre ajudar nas ações que desenvolva a comunidade.
Diante do esboço, percebo que a ação mobilizadora melhor a ser feita em minha comunidade, é a de irmos em busca dos nossos direitos, em busca de uma água limpa e potável, já que a comunidade sofre atualmente com isso.
O comitê mobilizador, pois a comunidade tem um objetivo em comum, buscar metas desejados por todos na comunidade.
Diante das opções apresentadas a que mais se encaixa na nossa comunidade é o comitê mobilizador pois é através dele que são planejados todos os projetos de melhoria para a comunidade.
A ação de mobilização que é mais eficaz na nossa comunidade é o comitê mobilizador, pois é através dele que são organizados todos os projetos para buscar melhorias para os moradores.
Na minha opinião a melhor maneira de mobilização é o comitê mobilizador. Onde as pessoas se unem e mostram pra o restante da comunidade que devemos buscar coisas melhores, correr atrás de nossos objetivos.
A Ação de Mobilização que seria melhor na minha comunidade, seria uma mobilização voltado a questão da “Permanência do Jovem no Campo” devido ao êxodo rural presente em vários lugares e comunidade rurais.Trabalhando a questão da sustentabilidade e o protagonismo dos jovens Rurais!
O modelo de mobilização que funciona melhor em nossa comunidade é o comitê mobilizador, por que é através dele que as pessoas se unem na busca de melhorias para nossa comunidade.
O comitê mobilizador, pois um grupo de pessoas reunida com um único objetivo desperta o interesse de outras pessoas da comunidade.
Acho que temos que fazer uma mobilização social, e o comitê mobilizador é muito importante nesse processo, pois devemos buscar o envolvimento de toda a comunidade.
O comitê mobilizador, pois é um grupo de trabalho, onde todos se unem de forma correta com o objetivo de lutar e conseguirem alcançar os seus direitos.
Pra mim, a melhor maneira de mobilização na nossa comunidade é o comitê mobilizador, pois, quando um grupo de pessoas se reúnem com um único objetivo as coisas melhoram.
Diante dos tipos de mobilização que forma apresentadas e pelo conhecimento que tenho da minha comunidade, acho que a melhora maneira de mobilização é a formação de um comitê mobilizador. Cito como exemplo, o comitê mobilizador que foi criado em prol da construção da igreja da comunidade, pois, com a participação de jovens, adultos, homem e mulheres o comitê tem mobilizador toda a comunidade na busca de um único objetivo, a construção da igreja. Assim, vislumbro a criação de um comitê mobilizador como a melhor alternativa de mobilização em nossa comunidade.
Pra mim a mobilização é importante para agir nas comunidades. O comitê mobilizador é uma maneira muito boa de mobilização, pois, temos um grupo de pessoas que agem na busca de objetivo comum em nossa comunidade.
Eventos e comitês mobilizadores são formas de ações que melhor conduz ações de mobilização na minha comunidade. Isso acontece pelo fato de existirem alguns poucos grupos que já procuravam se organizar por algum ideal específico, como grupo de jovens por exemplo; ainda, os eventos chamam muito a atenção dos habitantes da comunidade, o que gera um momento oportuno para difundir novas ideias e propostas para uma mobilização mais específica e eficaz.
Acho que as melhores formas de ações mobilizadoras para minha comunidade poder caminhar é a formação de um comitê mobilizador ou um grupo focal, o primeiro tem um caráter mais democrático onde teriam várias opiniões acerca de segmentos diferentes da comunidade, já o outro dependendo do objetivo acho que só aqueles que se interessam pela temática poderiam fazer a coisa acontecer.
O comitê mobilizador se apresenta como uma melhor forma de mobilização para minha comunidade porque eu tenho uma variedade de pessoas que representam segmentos diferentes e com isso o processo é mais de democrático e todos podem participar.
telecentro porque assim abririam-se novas porta e ficariamos mais imformados, sabendo oque acom e de novas formas de mudar muitas realitece no mundo de hoje das realidades do nosso país e de que for podemos mudar essa realidade.
Na comunidade a melhor forma de mobilização e a informação de porta em porta. aqui quando vai ter algum evento ou reunião para divulgar e convidar a diretoria marcar passa para os mobilizadores vamos falando pra algumas pessoas que vão repassando para os outros assim chegando a grande parte dos moradores.
A ação do comitê mobilizador para mim é uma situação democrática onde um grupo de pessoas com opiniões e ponto de vistas diferentes podem apontar as dificuldades da comunidade em que vivemos.
Acho que a melhor ação de mobilização que serviria para minha comunidade seria é a comitê mobilizador, pois nessa ação eu posso ter várias pessoas que correspondem a vários segmentos da comunidade. Então, a partir daí juntos podemos identificar os problemas na nossa comunidade e darmos prioridade a aqueles que é de interesse comum.
Acho que o Comitê mobilizador funcionaria melhor na minha comunidade porque eu tenho representações através de pessoas de todos os segmentos da comunidade.
A festa porque os jovens e até o adultos se sentem muito atraidos a ir a algum evento quando se fala que tem uma festa as vezes quando tem reunião um diz que vai ta ocupado o outro de diz que vai sair e etc… Mas quando tem alguma coisas a mais na reunião quase todos compareçem! Esse é meu ponto de vista da minha comunidade!
No meu ponto de vista reuniões criativas com o objetivo de capacitar as pessoas onde todas participem de maneira ativa dando suas opiniões e fazendo funcionar o trabalho coletivo dentro da comunidade.
O que ação que mais se mobiliza em minha comunidade é as caminhadas fazendo com que as pessoas possam se interagir mais com o grupo mobilizador fazendo com que a comunidade torna-se mais participativa.
A forma de Mobilização que penso que seria melhor para ser trabalhada na Comunidade seria Promover eventos formais/informais. Esses encontros, jugo que são pertinentes, pois estes reúne jovens, mulheres, trabalhadores, em fim, todos os grupos que buscam envolver-se com as questões comunitárias, as políticas públicas e o desenvolvimento de atividades relacionadas à melhoria da qualidade de vida do coletivo, de sua comunidade. Nesses momentos todos pensam na realidade vivenciada, planejam e desenvolvem ações e projetos. É um momento de analise e construção coletiva, que gera expectativas e ao mesmo tempo leva a reflexão que é preciso ação para a realização.
Em meu ponto de vista a ação que se mobiliza mais em minha comunidade é os eventos culturais ( festas) que acontece, porque a cada ano que se faz mais pessoas para mobilizar nós temos.
A ação que melhor funcionaria seria a de Grupos focais buscam reunir pessoas, com características e objetivos
semelhantes, vivenciando circunstâncias em comum. Pois, assim poderíamos desenvolver um trabalho melhor.
os projetos que eles tras para a nossa comunidade com a resposta de todos comiter mobilizador
As ações que são realizadas com sucesso são: Eventos direcionado para os jovens como “cursos profissionalizantes”, pois os jovens almeja-se uma formação, essas são umas das alternativas viáveis que encontramos para minimizar o êxodo rural, que está cada vez mais frequente, mesmo nossa educação estando com um grande défice, lutamos por uma melhor educação, e direitos iguais, ressalto “Prátia educadora”? Infelizmente essa é a nossa realidade. Para não fugir um pouco do contexto, é importante mencionar também as atividades que são mais realizadas na comunidade, como festas:(São joão, festa da Padroeira, confraternização, jogos de futsal). e a educação mas espera-se que o povo se mobilize mais em prol de todos.
A maioria dos adolescentes e jovens tem muitas questões, desejos e sonhos e, para tantas perguntas estão sempre em busca de respostas. Algumas questões vêm da própria fase de mudanças em que estão vivendo, enquanto outras, são impostas pela desigualdade social, provocando a exclusão de uma grande parcela desta população. A estes jovens, em especial àqueles advindos de comunidades rurais, muitas vezes falta educação de qualidade, atendimento à saúde, segurança e lazer, e oportunidades no mercado de trabalho.
Durante anos, acreditou-se não ser necessário, para a promoção do desenvolvimento rural que o trabalhador do campo fosse qualificado. Desta maneira, não houve grandes investimentos para a evolução da produção competitiva, melhores rendimentos e eficiência do sistema e tecnologias mais modernas dos meios de produção rural. Atualmente, se tem discutido a necessidade de projetos de qualificação profissional na zona rural que não se restrinjam apenas a atividades agropecuárias, mas contemple também a integração e envolvimento em nível local de vários setores: agricultura, criação de animais, a indústria artesanal, o comércio, o turismo e outras atividades que dêem sustentação ao dinamismo econômico em escala local.A união e a mobilização dos jovens, das mais diferentes maneiras, é fundamental para que seus sonhos se realizem!
Fazendo uma analise de longo prazo, ações extremamente positivas para a comunidade seriam aquelas que tivessem como público-alvo as crianças e os jovens, com o objetivo de desenvolver nos mesmos o gosto pela leitura e, consequentemente, pela cultura em sua dimensão mundial. Além disso, o planejamento estruturado com enfoque em questões ambientais e patrimoniais. Mas, infelizmente, quando se analisa a realidade das famílias, é perceptível também que projetos visando lucros financeiros despertariam maior interesse por parte da população, gerando assim uma maior mobilização.
OLá, Rosa! Concordo com você! Grande parte dos projetos desenvolvidos para a juventude rural volta-se quase que exclusivamente para programas de empreendedorismo e atividades produtivas deixando muitas vezes de lado questões importantes como a auto-estima, a imagem e a afetividade desses jovens. Os limites entre o campo e a cidade são cada vez mais tênues e a cada dia são cada vez mais reduzidos em função do desenvolvimento e acesso de tecnologias e serviços, por parte das comunidades, seja pela televisão ou pela rede mundial de computadores (internet). No entanto, ainda assim predomina a circulação de imagens hegemônicas difundidas pela mídia encobrem a complexidade e diversidade do campo, tanto economicamente, quanto culturalmente, ainda mais quando se trata de comunidades do semiárido, onde predominam imagens de carência, atraso e pobreza. Precisamos entender que a escola regular como conhecemos é apenas mais uma forma de educar entre tantas outras possíveis, as crianças são educadas pelos pais, pela família, são constituídas de outros saberes e valores que não estão na escola e que estão mais próximos de suas realidades!
Isso mesmo, Marcelo!
Torna-se cada vez mais necessário trabalhar na perspectiva de mudar esses estereótipos vinculados aos jovens e as próprias comunidades do semiárido. Caminho longo, sem dúvida, mas possível! É primordial uma educação que ultrapasse os limites da escola e seus conteúdos programáticos, abrangendo outras esferas da sociedade, como você mesmo mencionou. Por aqui, infelizmente, falta incentivo da própria comunidade, tornando abafados desejos e projetos por falta de apoio.
A mobilização que melhor se enquadra na comunidade , são as mobilização que envolvem toda a comunidade, isto é as mobilizações que visão o avanço de denominadores comuns. principalmente aquelas mobilizações que valorizam a cultura regional.
Eu ,pessoalmente considero que a melhor forma de incentivar a comunidade, onde moro é através do diálogo entre todos que ali estão presentes e que todos estejem ,de acordo e com os mesmos objetivos;apesar de pouca tempo que estou lidando com pessoas dessa faxetária. Posso falar; que em uma comunidade onde as pessoas estão unidas podem conquistar muitas coisas em prol de todos onde niguém é desrespeitado ou tratado de qualquer forma ; pois todos somos iguais independente de quaquer coisa.
Olá Cicera!
Felizmente já são muitos os exemplos de jovens que conseguem ocupar uma posição de reconhecimento em suas comunidades a partir de uma inserção política. Passaram a ocupar postos de liderança como representantes de suas associações comunitárias, mas não sem que houvesse disputa ou conflito com gerações anteriores, pelo simples fato de serem jovens e representarem a possibilidade de mudança. O diálogo e o respeito são fundamentais para o crescimento das comunidades e deve partir de ambas as partes, dos mais novos e dos mais velhos!
Um grupo de mobilizadores é bom para a comunidade ajuda a tirar duvidas de uns e tambem é uma foram de compartilhar os conhecimento,tambem vai haver desenvolvimento na comunidade.
A educação é um ponto de crescimento e transformação. Quando se fala em mobilizar minha comunidade, eu já imagino uma mobilização em um contexto amplo da educação, pois é algo onde encontramos a população praticamente toda envolvida, e pode transformar e desenvolver, não só nossa comunidade como também o nosso país.
Diversas mobilizações deveriam serem feitas seja em torno da educação, do ambiente, entre outros e que todos apoiassem a causa pensando e discutindo soluções em uma organização comunitaria que vise planos de mudanças.
Pensar em ações de mobilização para nossa comunidade poderiamos abordar diversos pontos e questões e uma organização comunitaria pode contemplar os diversos fatores que estão á vista em relação a educação,ambiente questão hidrica,entre outros e atraves desta organização discurtindo sobre os problemas que o nosso povoado possui , pensando juntos formas pelas quais esses problemas seriam resolvidos, traçando estrategias de como iriamos fazer, juntos estariamos nos mobilizando em prol de resultados que contemplem os vários pontos que entrassem em discursão.
Eventos. Pois por meio desta ferramenta se pode englobar todas as faixa etárias de idade. Procurando planejar de forma minuciosa e focada no melhor aproveitamento possível do evento realizado.
Ação de mobilização que funciona melhor na nossa comunidade é a organização comunitária, porque á través dela que podemos conseguir algo significativo para a comunidade, como a associação é legalmente ativa, não é necessário que os projetos contemplados para a comunidade passe pela administração municipal, esse é um dos pontos positivos, pois não há desvio de verba por exemplo. Outro ponto importante é que a associação é um meio de cobrança do governo municipal. Por isso a organização comunitária é possível mobilizar, pois sabemos a importância dela para a comunidade.
Acho que a segurança hídrica, porque nós temos todos os meios para que a água chegue, temos o sistema de encanação, pagamos a taxa todos os meses então só falta a água chegar, precisamos nos mobilizar para entender porque a água não chega e a partir dessas informações, que podemos buscar na companhia de água ou na prefeitura, é que podemos fazer alguma coisa.
Rede
Mobilizadores
Fabrícia, mas qual ação de mobilização você propõe?
um tema que precisa ser mobilizado e que é possível mobilizar é a educação já que todos nós precisamos dela para ser alguém, essa é a única ferramenta que nós da classe “c” podemos usar ao nosso favor e conseguir ser alguém, então é por isso que podemos mobilizar as pessoas e buscar soluções, podemos pensar em ir atrás dos nossos direitos, cobrar na câmara de vereadores a reforma do nosso grupo escolar, podemos também quem tiver seu filho na escola acompanhar a lição dele, ir à escola ver a realidade dos alunos e dos professores para perceber se algo precisa de intervenção, ações desse tipo.
A nossa organização comunitária, é possível mobilizar mais pessoas, temos uma associação, mas nem todos são sócios, então podemos mostrar aos não sócios que é com essa instituição que podemos mostrar nossa força enquanto comunidade e trazer benefícios para onde moramos.
O meio ambiente é uma das situações que podemos mobilizar, pois há em nossa comunidade uma falta de cuidado com ele, então conscientizar as pessoas atentando para mostrar a forma que está sendo mal tratado o nosso meio e mostrar saídas possíveis como pequenas ações que contam muito é uma boa saída para rever as ações.
projetos voltado para a juventude, idosos, criança,…!espaços para os mesmos para aproveitar seus conhecimentos e difuga-los!
A coletividade do Comitê Mobilizador trazendo-se para o grupo informações e conhecimentos estando preparado para levar ações implementares na Comunidade, por exemplo um grupo de artesanato desenvolveria a sociedade a trabalhar com os seus talentos de crochê, tricô, pintura e outros, lembrando que poderia ser uma geração de renda.
Fala Josiel! Você durante alguns anos esteve a frente da Associação de Cacimba, com muiuta luta conseguiu melhorias para sua comunidade. Seria muito bacana se você pudesse contar aqui algumas de suas conquistas, um exemplo que me lembro bem foi em relação a CASAL.
fORMAR UM COMITER DE MOBILIZADORES DA COMUNIDADES,PARA COMPARTILHAR AS INFORMAÇÃOES.
porque os problemas devem serem solucionados da seguinte maneira , conversando com a comunidade para saber se todos estão de acordo ou não , porque um só talvez não consiga resolver, mas todos com certeza conseguira.
Levantamento dos problemas , reunião com as pessoas da comunidade para juntos tentar resolver esses problemas , usando vários meios .
Muito bem Laiane esse é o caminho certo, começar com o diálogo, ampliar as possibilidades de comunicação, levantar os problemas, pensar nas estratégias e táticas e partir para a ação coletiva! Tratando-se de uma comunidade, as ações de mudança devem partir do coletivo e não de interesses individuais.
O meio ambiente é um eixo que pode ser mobilizado em nossa comunidade e apesar da falta de consciência dos moradores, essa mobilização não exige muitos esforços, se estivermos realmente dispostos a mudar o pensamento de algumas pessoas poderíamos passar de casa em casa explicando e se possível fazendo visitas periódicas para fiscalizar se realmente está havendo novos hábitos sobre o cuidado com o meio em que vivemos.
OLá Érica! Concordo com você, em muitas viagens que fiz ao nordeste percebi que os hábitos estão mudando, as pessoas têm consumido muitos produtos industrializados, trocando o suco de fruta por refrigerante, comprando farinha, leite em caixa, até milho em saquinho! No entanto onde vão parar as embalagens? Muitas pessoas jogam o lixo em qualquer lugar, os animais comem e adoecem, além de trazer diferentes doenças. Bem, como você mesma disse temos que mudar nossos pensamentos e ações e isso parte da gente mesmo, mas podemos pensar em ações coletivas envolvendo a escola, a família, os amigos, a igreja, o comitê mobilizador e o poder público eleito por nós! Que tipo de ação você sugere?
Acho que nesse caso devemos dialogar mais sobre esse assunto nesses ambientes diferentes, já que esse tema não é discutido ou pelo menos eu não vejo discussão sobre, para que só assim as pessoas percebam as suas ações, quanto ao poder público nós podemos tentar buscar um caminhão que colete o lixo, por exemplo. Aqui não há essa coleta.
O problema de locomoção pública acho que seria possível de mobilizar, pagamos um preço altíssimo da passagem, às vezes não são garantidas nenhuma segurança, então poderíamos sim reivindicar os nossos direitos na prefeitura e já colocar outros problemas encontrados na nossa comunidade como parte da reivindicação.
Pois é Welligton, todos sabemos que nos é garantido o direito de ir e vir, no entanto, na prática , sobretudo pra quem vive em sítios mais distantes esse direito é comprometido pela dificuldade de transporte ou pelo preço alto as passagens. No campo ou na cidade enfrentamos problemas muitas vezes parecidos. Como você deve ter visto, as manifestações que começaram em são Paulo em 2013 foram uma forma de pressionar para que baixassem o preço das passagens, o movimento cresceu, tomou as ruas de todo o país, se tornou um exemplo de mobilização popular e mandou um recado aos governantes. É preciso se mobilizar, reunir com o comitê e a associação e pressionar a prefeitura, representante do poder público local, quanto mais gente, mais fácil. em Água Branca, Alagoas, houve uma movimentação recente nesse sentido.
O meio ambiente é algo mais fácil de mobilização, pois depende apenas das pessoas, da mudança de hábito delas, se cada um fizer o seu trabalho, não desmatar, jogar o lixo na lixeira e ações desse tipo, teremos um ambiente sem estragos.
A educação é um tema pertinente, podemos nos mobilizar diante dos problemas encontrados na nossa comunidade em se tratando de educação, todos sabem as precisões que temos e a de quem é a responsabilidade de proporcionar uma educação de qualidade também. Pressionar os responsáveis seria uma mobilização.
Baseado nos acontecimentos da comunidade, no meu ver uma ação de mobilização que funcionaria a inclusão digital, pois alem de educar, facilita no desenvolvimento local, garantindo a participação da sociedade e buscando incluli-la no mundo da globalização.
Atualmente, mesmo sem nos darmos conta estamos sendo inseridos no mundo digital. Ao irmos a um banco e utilizarmos os caixas eletrônicos, ao utilizarmos os nossos celulares cada vez mais cheios de aplicativos e possibilidades. No entanto essa “inclusão” se dá a partir de interesses privados, seja de bancos ou de companhias de comunicação e telefônicas. O que é necessário para melhorar e ampliar a inclusão digital, extrapolando limites e fronteiras é a garantia dos programas desenvolvidos pelo poder público. O governo federal tem um programa amplo de inclusão digital chamado Gesac, no entanto existem outros programas desenvolvidos pelos governos estaduais e muitas vezes pelas próprias prefeituras. A comunidade reunida e tomando conhecimento das possibilidades pode pressionar e conseguir telecentros comunitários ou outro tipo de ação que inclua mais gente.
tolcom tente com cigido comcuir cusor
a educaçaõ é uma ação onde a pontos onde a mobilização pois e debatida pela comunidade este e um assunto onde envolve toda a comunidade ligada nisso
de informação, de complementação, e de contextualização pois a informação e algo extraordinário porque vc fica ciente de tudo o que acontece em seu dia-a-dia . E a complementação e uma operação em que cada conjunto está agregado ao seu complemento. A contextualizão é um fato
olá Adriano! Acredito que a educação e a comunicação juntas são as grandes responsáveis por qualquer mudança, ambas têm como a matéria prima a informação. A informação é a base do conhecimento. A educação contextualizada, ou seja, que leva em consideração as realidades locais, os saberes e os modo de vida das comunidades é fundamental para valorização da identidade e reconhecimento dos problemas, facilitando o desenvolvimento. como vocês leram no módulo II: Paulo Freire nos fala sobre a educação informal, que é aquela além do
ensino nas escolas. Ele afirma que os homens já têm saberes construídos individual e coletivamente. O exemplo dado por Freire é de pessoas que moram perto de lixões a céu aberto: essas pessoas sabem o que é viver as carências políticas na sua comunidade. Os homens antes mesmo do ensino escolar já possuem os seus “saberes”
e estão prontos para compartilhar as suas experiências de vida.
É fundamental que esses conhecimentos sejam valorizados porque eles demonstram as raízes dos indivíduos e das suas comunidades.
Uma ação voltada a conscientização das pessoas para a prática da participação e assumir de tarefas nas atividades da comunidade seria o primeiro passo para o progresso. Penso que por meio desse processo, se de fato as pessoas despertarem para o compromisso e responsabilidade para com um projeto de mudanças e melhoria no atual contesto da comunidade, teremos maior desenvolvimento nas área agrícola, social, cultural, econômica e ambiental. Uma vez consciente do seu papel como autor da história, sujeito de evolução, o individuo passa a valorizam melhor aquilo que lutou e sofreu para conquistar e dessa forma tende a querer se organizar e trabalhar pelo bem comum.
vendo por este angulo me atrevo a dizer que na minha comunidade assentamento Modelo II, as pessoas são muito egocêntricas e individualista e por essa ração projetos e demais atividades desenvolvidas não deslancham. Até tem seu inicio, mas em meio ao processo sempre alguém se desanima e além disso ainda desvaloriza o trabalho do companheiro levando-o a perder a confiança em si mesmo e abandonando o grupo destrói o que poderia ser um novo começo.
outra ação importante que deve ser trabalhada é a prática do trabalho em grupo só dessa forma poderemos transformar e revolucionar.
Pois é Damião, infelizmente na sociedade de consumo, as pessoas têm valorizado mais o “ter” do que o “ser” se tornando cada vez mais consumistas , valorizando as coisas e deixando de lado aquilo que é importante. Infelizmente, dessa maneira o interesse dos indivíduos prevalece sobre o interesse da comunidade, uma lógica invertida! os interesses devem ser coletivos e é esse o papel do comitê mobilizador, fortalecer e lutar apoiando a associação, os projetos de interesse comunitário mais diversos, não é a toa que o comitê é formado por diferentes pessoas dos mais diferentes grupos , mas todos têm a preocupação do bem estar da comunidade. Ou seja, o coletivo vem primeiro!
Rede
Mobilizadores
Pessoal, como o Marcelo observou, a troca de experiências entre os membros da oficina seria muito interessante. Vocês poderiam citar alguma ação bem-sucedida realizada pelo comitê mobilizador ou alguma ação de mobilização coletiva que já tenha sido realizada na sua comunidade?
Olá, boa tarde pessoal! Acabei de ler com calma todos os comentários escritos até o momento. A maioria deles aponta para a criação e atuação dos comitês mobilizadores como a melhor ação possível para a mobilização nas comunidades. É bom lembrar que os comitês são formados basicamente por seis pessoas escolhidas por outros membros das comunidades através de uma assembléia. O comitê não precisa ter apenas seis pessoas, ele pode ter um número maior de participantes garantindo uma maior representatividade. Essas pessoas são escolhidas e assumem um compromisso público para atuarem de diferentes maneiras na melhoria da qualidade de vida das comunidades, dentro do possível. No entanto, sem a ajuda dos demais comunitários e da associação os comitês ficam de mãos atadas, sem conseguirem propor e realizar mudanças. Os comitês devem ajudar as associações na resolução de problemas e buscar saídas alternativas. Devem estar bem antenados com o que vem acontecendo nas comunidades e para isso é preciso comunicação. Os comitês não competem nem substituem as associações. Em outras palavras os membros dos comitês devem sempre estar a par das informações que são de interesse da comunidade, participando de reuniões formais e informais. É a partir das informações que eles vão traçar estratégias de atuação em conjunto. Seria interessante que as pessoas que estão participando dessa oficina relassem exemplos da atuação dos comitês para compartilhar com as demais comunidades.
Na comunidade de Anauá é preciso Mobilizar a população à projetos de melhoria da comunidade. Precisamos trazer de volta a população para dentro da Associação e mostrar que juntos podemos fazer do nosso lugar um ambiente bom de se viver.
Oi,Dora! Estive na sua comunidade ano passado, fizemos uma reunião rápida e conheci algumas pessoas. Sua comunidade é uma das mais antigas e tem um histórico de participação bem interessante, que extrapolava os próprios limites da comunidade. Me lembro bem que o Stive e outros jovens do comitê participaram de várias ações ajudando na manutenção dos telecentros e em cursos básicos de informática. Acho que um ponto chave para reanimar a população é trabalhar junto com ela, ouvindo as necessidades, os interesses coletivos , uma maneira importante é o próprio diagnóstico. A análise dos resultados pode ajudar a mobilizar sua comunidade, pense nisso!
Oi,Dora! Estive na sua comunidade ano passado, fizemos uma reunião rápida e conheci algumas pessoas. Sua comunidade é uma das mais antigas e tem um histórico de participação bem interessante, que extrapolava os próprios limites da comunidade. Me lembro bem que o Stive e outros jovens do comitê participaram de várias ações ajudando na manutenção dos telecentros e em cursos básicos de informática. Acho que um ponto chave para reanimar a população é trabalhar junto com ela, ouvindo as necessidades, os interesses coletivos , uma maneira importante é o próprio diagnóstico. A análise dos resultados pode ajudar a mobilizar sua comunidade, pense nisso!
Sim marcelo, ouve uma época que os jovens e a população em geral estavam mais engajadas na associação e nos projetos, no entanto com o passar do tempo as mesmas se afastaram. Eu e muitas outras pessoas queremos engajar a população de volta na “Comunidade”, mas como estava falando com um amigo, é decepcionante você esta tentando mobilizar a comunidade e ela se afastar e lhe falar que você só esta fazer isso por que esta sendo remunerado. A comunidade esta descrente com a associação, ela esqueceu tudo que conseguimos. Vou falar na real, a comunidade não acredita que a nossa associação é Comunitária. Como mudar tal pensamento?. Tem Mais, o prédio e ate mesmo a mobilização está abandonada. Pra mim isso é ruim. Estamos em um projeto “Grandiosa” de leitura e estamos sofrendo rejeição da população. Mas como podemos trazer de volta essa população tão ativa?.
boua noite gostaria diver us laides modotreis
Rede
Mobilizadores
Quando pensamos na mobilização, devemos pensar num objetivo COMUM a toda a comunidade – buscar resultados que foram decididos e desejados por toda a comunidade. Mobilizar é convocar as pessoas para compartilhar um problema e fazer com que se sintam co-responsáveis por ele e passem a agir na tentativa de solucioná-lo. É muito importante pensar na estratégia comunicativa, em como sensibilizar as pessoas para que elas participem e se comprometam com a ação.
Como relatei anteriormente à questão meio ambiente visto que estamos trabalhando com comunidades rurais poderiamos trabalhar com grupos de jovens em busca do desenvolvimento sustentável nas comunidades buscando melhorar a preservação da fauna e flora local.
A mobilização sobre a educação da nossa comunidade seria possível, porque além de ser um tema muito importante, a comunidade precisa de intervenção nesse eixo.
Que tipo de educação é preciso? Simplesmente ensinar a ler e escrever ou formar indivíduos que sejam capazes de refletir sobre o que leram e escreveram? Toda ação que envolva a escola deve ser questionadora e repensar junto com a escola o papel dela na educação de nossas crianças e jovens. A escola deve estar aberta ao diálogo bem como a comunidade também.
A ação sobre educação porque seria possível mobilizar, porque é muito importante para as comunidades pricipalmente para as comunidades mais carentes.
Olá Ricaline! Que tipo de ação na educação você sugere? que tal levantar com a comunidade e com a própria escola ações possíveis?
simplesmente por que quando levantado os problemas e discutidos se torna mais de procurar solução, todos juntos.
levantar os problemas, então reunir todos da comunidade para discuti-los e irmos em busca das resoluções destes, nos órgãos competentes,prefeituras,secretarias municipais como de educação,de saúde, bancos para juntos negociar dividas, e assim por diante.
O meio ambiente. Eu acho que podemos mudar as ações erradas que as pessoas praticam sobre o meio ambiente, porque todos sabem a importância da natureza e o que ela oferece. Então mobilizando as pessoas a não praticar esses erros, podemos ter respostas positivas. Diferente de quando poluímos, de quando jogamos lixo nos lagos e etc, porque assim a natureza mostra respostas negativas.
Por que a “informação e conscientização” é a base para o desenvolvimento de qual quer região.
Informação, conscientização, comunicação e ação! Não adianta ter informação e estar conscientizado e ficar parado. è preciso comunicar, falar, debater e tomar atitudes que sejam coletivas. Por isso o papel do comitê mobilizador é importante, pois reúne diferentes pessoas com interesses em comum e propõe ações!
Seria trabalharmos em conjunto para conscientizar e informar toda comunidade sobre problemas, recursos, melhorias e soluções,para que juntos posamos resolver todos os problemas.
Mobilização social,pois minha comunidade sempre se uni e corre atrás de coisas que servem para todos,na associação onde se reunimos buscamos melhoras para o nosso trabalho e para nosso acesso ,com a nossa união ,ajudamos um ao outro e com nossas economias buscamos comprar coisas para nossa igreja e para o acesso de todos os jovens e temos fé e força de vontade e acreditamos que a nossa comunidade pode crescer e se desenvolver com a união de todos e como se diz : A UNIÃO FAZ A FORÇA
A segurança hídrica é possível resolver aqui na comunidade, já que pagamos as taxas, temos o direito de pedir a resolução do problema, que é a falta dela.
Organização comunitária é um tema muito importante para podermos pensar em desenvolvimento, pois é a partir da organização com muitos envolvidos que podemos mobilizar outros víeis da sociedade, como o poder público por exemplo.
OLÁ Ana Karoline! É importante para a comunidade manter vivas discussões que visem ampliar a compreensão sobre desenvolvimento rural sustentável, empreendedorismo, práticas agrícolas, culturas regionais, políticas públicas para a agricultura familiar, educação, organização e gestão social. Mas como fazer isso? Convidando agentes do poder público municipal, representantes de entidades, sindicatos, da pastoral da terra entre outros. A primeira coisa é levantar os interesses da comunidade e quais as possibilidades reais de estar discutindo e debatendo esses assuntos, . Fazer um levantamento através de diferentes contatos ou mesmo da internet , de quem poderia ser convidado para dar uma palestra na comunidade e trocar informações. A comunidade deve se organizar com o comitê mobilizador e com a associação para recebê-los, agendar a visita, preparar um espaço e criar o hábito de debater coletivamente.
A geração de trabalho e renda seria possível de mobilizar, pois todos nós sofremos com o desemprego, como esse é um problema em comum, fica mais fácil mobilizar a comunidade, já que todos tem interesse.
A ação sobre educação seria possível mobilizar, porque é um tema muito importante e a comunidade carece de intervenções nesse sentido. É um assunto que todos devem estar sabendo como está na nossa comunidade.
muito obigador
Rede
Mobilizadores
Olá Ivanildo! Qual ação de mobilização você acha que funcionaria melhor para a sua comunidade? Você poderia citar alguma ação coletiva feita na sua comunidade que teve um resultado positivo?
Na minha opinião escolheria comitê mobilizador, por que é uma ferramenta que usamos para construirmos algo pro nosso futuro,para isso e preciso a colaboração de todas as pessoas da comunidade, exemplo, precisamos de mais recursos hídrico para que a nossa comunidade não sofra com a falta de água.
Pra mim, o comitê mobilizador é importante para a mobilização. Pois, é importante para agir em grupo e pensar melhorias para nossa comunidade.
A melhor ação de mobilização na nossa comunidade e através do comitê mobilizador que possibilita a participação de todos.
Pra mim, o comitê mobilizador é importante para a mobilização. Pois, é importante para agir em grupo e pensar melhorias para nossa comunidade.
O comitê mobilizador é a ferramenta mais acessível para mobilizar os moradores da nossa comunidade.
A mobilização e importante para que as pessoas da comunidade decidam agir com um objetivo comum,e podemos contar com a participação de todos para a comunidade. Assim, acho que o comitê mobilizador é a melhor maneira de fazer isso.
Na minha opinião escolheria comitê mobilizador,pois, podemos pensar ações de mobilização para a nossa comunidade. O comitê decidir coisas objetivas, por isso é importante a participação das pessoas, para que possa pensar com a gente ações que ajude na nossa comunidade.
Na minha comunidade a melhor opção e o comitê mobilizador. Pois, o mesmo pode articular ações estatísticas de mobilização. Alertando a comunidade sobre suas necessidades e desafios a ser buscados.
O melhor para o nossa comunidade é o comitê mobilizador, pois, através da articulação dos membro envolvidos podemos mostrar as pessoas as dificuldade que ocorre na comunidade; poe exemplo, um grande problema que temos, a falta de água encanada na nossa comunidade.
O melhor para o nossa comunidade é o comitê mobilizador, pois, através da articulação dos membro envolvidos podemos mostrar as pessoas as dificuldade que ocorre na comunidade; exemplo a falta de água encanada na nossa comunidade,que estar com problema.
Diante das opções apresentadas a melhor forma de mobilização na nossa comunidade e através do comitê mobilizador, que desempenha um papel muito importante na sociedade,e é através dele que planejamos os acontecimentos futuros.
Muitas vezes votamos como se estivéssemos passando a responsabilidade para a mão de um indivíduo que vai nos representar, no entanto na prática , no dia a dia, vemos que as coisas são diferentes. Mobilizar as pessoas, pressionar, apontar caminhos e soluções é o nosso papel enquanto coletivo, membros de uma sociedade. Devemos buscar a todo momento o o diálogo com o poder público. Não devemos simplesmente votar e abandonar nossas questões para outros cuidarem. Temos que ampliar as possibilidades de comunicação, levantar os problemas nas nossas comunidades, pensar nas estratégias e táticas e partir para a ação coletiva, contanto com o poder público. Tratando-se de uma comunidade, as ações de mudança devem partir do coletivo e não de interesses individuais.
O comitê mobilizador é a melhor forma de reunir as pessoas da comunidade para discutir os assuntos dos nossos interesses, todos com um só objetivo. Buscar melhorias e desenvolvimento para nossa comunidade.
O comitê mobilizador é a melhor forma de reunir as pessoas da comunidade para discutir os assuntos dos nossos interesses, todos com um só objetivo.
Pra mim a melhor forma de mobilização na nossa comunidade e o comitê mobilizador pois é ele que estimula a comunidade a participar de projetos.
A ação que funcionaria em nossa comunidade seria o comitê mobilizador, pois já é algo que fazemos, um exemplo é a construção de nossa igreja, onde nos reunimos e mobilizamos nossa comunidade em prol de um único objetivo. Somos jovens unidos e buscamos realizar, ou seja, construir com a ajuda da comunidade algo que possa ser utilizado toda a comunidade,com o objetivo de unir de ter um dialogo ter oportunidade.
Para mim, a melhor forma de se trabalha,séria o comitê mobilizador, pois só assim, podemos mobilizar a comunidade e contar com a participação de todos.
Rede
Mobilizadores
Boa tarde Natália! Você poderia citar alguma ação coletiva feita na sua comunidade que teve um resultado bem-sucedido?
A melhor forma de se trabalha,séria o comitê mobilizador, pois só assim, podemos mobilizar a comunidade e contar com a participação de todos.
Na minha opinião a forma mais eficaz de mobilizar nossa comunidade é através do comitê mobilizador, pois, é através dele que mobilizamos nossa comunidade para os problema de nossa comunidade.
Rede
Mobilizadores
Boa tarde Maria! Você poderia compartilhar com a gente alguma ação de mobilização que foi realizada na sua comunidade? Como foi essa ação? Atingiu o objetivo desejado?
O comitê mobilizador é uma forma juntar pessoas que têm interesse no coletivo e lutar por esses interesses. Mas o comitê deve atuar ajudando a Associação somando esforços. Em cada grupo existente na comunidade(jovens,mulheres,
trabalhadores,etc.) podem ser encontradas várias pessoas com o perfil de mobilizador.
O Comitê Mobilizador será formado por essas pessoas. É preciso, no entanto, que o maior número de segmentos da
comunidade estejam representados no Comitê.
A melhor forma é o cometer mobilização. Porque é necessário mobilizar e estimula as pessoas para participarem e agir de uma forma objetiva, buscando o melhor para a comunidade.
Rede
Mobilizadores
Oi Mayc, você poderia nos descrever alguma ação de mobilização que já tenha sido realizada na sua comunidade?
O comitê mobilizador é uma forma juntar pessoas que têm interesse no coletivo e lutar por esses interesses. Ma s o comitê deve atuar ajudando a Associação somando esforços. Em cada grupo existente na comunidade(jovens,mulheres,
trabalhadores,etc.) podem ser encontradas várias pessoas com o perfil de mobilizador.
O Comitê Mobilizador será formado por essas pessoas. É preciso, no entanto, que todos os segmentos da
comunidade estejam representados no Comitê.
Na comunidade que resido, a mais cabível iniciativa, seria o comitê mobilizador, em concordância com as atribuições que a comunidade possui, a importância do comitê, é trazer mobilização em massa, pois, contará com a participação de toda comunidade, vale ressaltar, que é necessário e fundamental a colaboração da mesma.
Rede
Mobilizadores
Oi Robson, a sua comunidade já realizou alguma ação de mobilização de sucesso? Como foi feita essa ação?
Diante das opções exibidas no slide a melhor formas de mobilização na nossa comunidade e através do comitê mobilizador pois e através dele que planejamos e passamos as decisões tomadas para a comunidade.
Diante das opções exibidas a melhor formas de mobilização na nossa comunidade e através do comitê mobilizador pois e através dele que planejamos e passamos as decisões tomadas para a comunidade.
Rede
Mobilizadores
Boa tarde Rozineide! Você poderia citar alguma ação coletiva de mobilização que já tenha sido realizada na sua comunidade?
uma forma interessante de mobilizar a população, seria promover eventos que fossem do interesse de todos os participantes, ótimas opções seriam seminários, palestras, eventos esportivos.
Para mim, a melhor ação é o comitê mobilizador. Por que o comitê pode fazer as necessárias articulações na comunidade, mobilizando, através de reunião e outras coisas.
Rede
Mobilizadores
Olá José! A sua comunidade já realizou alguma ação coletiva de mobilização que teve um resultado positivo? Como foi essa ação?
Pois é José, não basta ficar só na discussão, é preciso partir para a ação! A criação dos comitês pode ser um primeiro passo, mas outros terão que ser dados nessa caminhada pela cidadania!
acredito que em minha comunidade a ação de mobilização que melhor funcionaria seria eventos e festas por que traria uma atenção maior de nossa comunidade, onde as pessoas teriam oportunidades de conversa com pessoas novas troca ideias.
É muito importante o comitê mobilizador que é feito por 06 membros da comunidade que são os presidentes,homens,mulheres,agricultores familiares,jovens etc.Os comitês são uma boa ideia para mobilizar,reunir alguns grupos e realizar o diagnóstico.E também é fundamental para todos os desenvolvimentos da comunidade.
Rede
Mobilizadores
Oi Missicleia! Você poderia citar alguma mobilização coletiva que já tenha sido realizada na sua comunidade e que teve um resultado positivo?
A ação que mais se encaixa em nossa comunidade é o comitê mobilizador , que é formado por jovens , agricultores , mulher e presidenta da associação ;onde com essa variedades de faixas etárias e características, podemos ter um melhor desempenho em discutir o ponto de vista de cada membro do grupo , em relação ao bem estar da comunidade , tendo maiores possibilidades de buscar , incentivar e acima de tudo mobilizar a comunidade a buscar mudanças que tragam benefícios a mesma ; e ainda incentivando e revelando o segredo do sucesso que é a coletividade.
Rede
Mobilizadores
Olá Daniel, os comitês mobilizadores devem incentivar a participação de todos os membros da comunidade nas discussões de assuntos que seja de interesse comum. Você poderia citar alguma ação coletiva feita na sua comunidade que teve um resultado bem-sucedido?
Olá Daniel! Como você mesmo disse a formação dos Comitês Mobilizadores é estimulada com o objetivo de fortalecer as associações comunitárias e o associativismo, incentivando as mobilizações em busca de alternativas para o desenvolvimento comunitário. Ninguém melhor do que a própria comunidade, os diferentes atores que a constituem, para resolver os seus problemas, mas claro que não pode deixar de contar e pressionar com o poder público!
São os Grupos focais,pois esse grupo vem buscando da melhor maneira reunir o máximo de pessoas,com opiniões semelhantes,vivenciando em si mesmo o tema que sera debatido,assim ajudara no meio de comunicação entre a comunidade e comitê mobilizador.
Os grupos focais não devem ser confundidos com o comitê mobilizador. Os grupos focais são os grupos focais são “pequenos grupos de pessoas reunidos para avaliar conceitos e identificar problemas” na comunidade, podem ser grupos de mulheres, grupos só de jovens, só de agricultores. O comitê mobilizador pode ter até uma função parecida mas formação dos Comitês Mobilizadores é estimulada com o objetivo de fortalecer as associações comunitárias e o associativismo, incentivando as mobilizações em busca de alternativas para o desenvolvimento comunitário. O comitê deve contar com diferentes representantes de grupos existentes nas comunidades.Em cada grupo existente na comunidade (jovens,mulheres,trabalhadores,etc.) podem serencontradas váriaspessoas com o perfil de mobilizador.
O Comitê Mobilizador será formado por essas pessoas.
É preciso, no entanto, que todos os segmentos da comunidade estejam representados no Comitê.
Uma das ações que não precisa esperar por outras pessoas para poder que realmente aconteça, é a mobilização para conscientização do cuidado com o meio ambiente. Além de não precisar inicialmente de ajudas de outras pessoas que não são da comunidade, podemos debater sobre isso quando nos reunimos mensalmente na associação.
Rede
Mobilizadores
Oi Raquel! Você identifica algum problema ou carência da sua comunidade que esteja relacionada à questão ambiental?
Sim, as pessoas não se preocupam com o meio ambiente, desmatam, queimam e jogam lixo onde bem entende.
Olá Claudiana! Um escritor português chamado José Saramago dizia o seguinte: ” As raízes da árvore do conhecimento não escolhem terrenos nem se arreceiam de distâncias”. O que ele queria dizer com isso é que o conhecimento está em qualquer um e pode chegar em qualquer lugar. Temos que valorizar os saberes locais , os saberes dos mais antigos e respeitar também os saberes dos mais jovens. A educação não se limita à escola, deve ser contextualizada, levando em conta as realidades locais e das pessoas. Nesse sentido as ações de mobilização devem partir de todos, inclusive da escola.
Olá Raquel! Qualquer ação precisa contar com planejamento e com mais pessoas, independente do que se trate, quanto mais gente envolvida mais rica ela poderá ser. Em ações ligadas à questão ambiental é interessante realizar um projeto junto com a escola, envolvendo os professores de diferentes disciplinas, os alunos e a comunidade como um todo. Um exemplo de ação bem interessante aconteceu na comunidade de Uruçu, na Paraíba. Alunos da escola em parceria com o comitê mobilizador e com a associação fizeram o replantio de mudas numa nascente da região. Foi muito bacana!
Eu não discordo disso Marcelo, quis dizer que não precisamos, pelo menos com esse problema, de outras pessoas que não se preocupam com a gente e que não moram na comunidade (a prefeita e os vereadores). Podemos sim realizar projetos pra mobilizar,isso é muito bom. Mas temos que levar em conta também que não adianta só mobilizar, as pessoas tem que querer mudar, nós até podemos estimular e mostrar como fazer, mas vai depender das pessoas querer ou não mudar.
Seria possível uma intervenção na educação pública da nossa comunidade, pois está evidente a precisão de assistência no nosso grupo escolar, os pais já comentam uns com os outros sobre isso. Assim torna-se mais fácil mobilizar o pessoal para irmos atrás dos responsáveis pela administração da educação do nosso município e da nossa comunidade. Já foi feito o pedido de atendimento do nosso grupo, estamos aguardando, caso não seja retornada nenhuma resposta, teremos que pressionar novamente.
OLá Maria! Qualquer intervenção na educação pública deve ser cuidadosa. Como bem sabemos, infelizmente a educação pública é mal vista e mal valorizada, muitas vezes só vemos o lado ruim, temos que fazer com que ela seja de qualidade e voltada para a realidade das crianças daí . Se a escola da sua comunidade é de ensino fundamental , a responsabilidade é do município, portanto o diálogo deve ser com a prefeitura. O comitê mobilizador e a associação fortalecidos e trabalhando juntos devem avaliar os problemas e buscar ações possíveis. É interessante documentar o que vem acontecendo e levar para a reunião com a secretaria de educação para que não fiquem só no bate boca. Ouvir os pais dos alunos, professores e membros da escola, quanto mais gente envolvida, melhor! Não deixem de pressionar!
Podemos mobilizar as pessoas para pensar em uma solução diante da escassez de água na nossa comunidade. Como já existem pessoas que vão à companhia de abastecimento da nossa cidade para reclamar sobre as altas taxas de água que chega nas casas e nada da água chegar, poderíamos nos reunir e irmos todos juntos frente à companhia e se necessário à prefeitura. Essa seria uma possibilidade para conseguirmos atendimento.
Olá Maria Edileuza! Outras comunidades que fazem parte da nossa rede já passaram ou ainda passam por um problema parecido em relação à falta de água ou simplesmente por falta de abastecimento. Um exemplo de mobilização bem interessante veio de Cacimba Cercada, Mata Grande Alagoas; ali o comitê mobilizador em parceria com a Associação cansados da demora no abastecimento de água da CASAL, fizeram algumas reuniões, debateram, o problema , chamaram representantes da CASAL ( Companhia de abastecimento de Alagoas) e pressionaram a empresa que enviou um representante para ouvir a comunidade. Ainda assim, com a demora na resposta eles se organizaram, conseguiram juntar muitas pessoas e foram até a sede da empresa no município próximo. Pressionaram novamente e em pouco tempo a água chegou até a comunidade! Foi uma vitória da comunidade deles! Se possível assista o vídeo produzido pela própria comunidade: https://www.youtube.com/watch?v=c9xCK1h-rmQ
A mobilização sobre a educação da nossa comunidade seria possível, porque além de ser um tema muito importante, a comunidade precisa de intervenção nesse eixo. E pela importância da educação torna-se mais fácil mobilizar a comunidade, pois esse é um assunto que diz respeito a grande maioria da comunidade, as mães e os pais são os principais interessados nesse assunto. Ao mobilizarmos as muitas pessoas interessadas, seria mais fácil conseguir alguma resposta dos agentes públicos.
Rede
Mobilizadores
Legal Jailma. A educação seria o objetivo, o propósito da mobilização. E como você faria essa mobilização, quais ações de mobilização você acha que funcionariam melhor na sua comunidade?
Luiz, já estamos mobilizando! Com a tarefa extra “a sua comunidade tem fome de que?” andei pela minha comunidade observando se encontrava alguma carência, não foi muito difícil encontrar. E uma dessas carências foi o mau estado do grupo escolar, então, percebido o problema, por meio da associação, enviamos um ofício à secretaria municipal de educação para que resolvesse o problema junto com a secretaria municipal de obras. Ainda estamos aguardando resposta!
Muito bom Jailma, mas vocês não podem deixar a coisa esfriar! Pressionem através da associação e com apoio do comitê mobilizador, ao que me parece vocês estão no caminho certo ! Parabéns! Fico feliz que de alguma maneira a tarefa extra tenha ajudado vocês a enxergarem alguns problemas, com certeza o diagnóstico ajudará muito mais!
OLÁ PESSOAL, BEM VINDOS!
A ação que ajudaria bastante a comunidade, seria em prol da educação, pois é um determinante para o desenvolvimento, não só local mas também na esfera nacional,deveríamos cobrar mais, por uma educação de qualidade. Projetos em prol da educação também ajudariam neste contexto, e tudo que gerasse conhecimento intelectual e empírica.
Rede
Mobilizadores
É isso aí, Claudiana! Investir na educação é assegurar o acesso a todos os outros direitos – a educação é fundamental para o desenvolvimento social, econômico, para a promoção da saúde, etc. A base educacional está diretamente ligada à obtenção de maiores e melhores oportunidades na sociedade e para a formação de uma sociedade mais justa.
Olá Claudiana! Um escritor português chamado José Saramago dizia o seguinte: ” As raízes da árvore do conhecimento não escolhem terrenos nem se arreceiam de distâncias”. O que ele queria dizer com isso é que o conhecimento está em qualquer um e pode chegar em qualquer lugar. Temos que valorizar os saberes locais , os saberes dos mais antigos e respeitar também os saberes dos mais jovens. A educação não se limita à escola, deve ser contextualizada, levando em conta as realidades locais e das pessoas. Nesse sentido as ações de mobilização devem partir de todos, inclusive da escola.
Rede
Mobilizadores
Sejam bem vindos ao fórum do Módulo 3!