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Módulo 3


Espaço para o debate sobre o Módulo III. O tutor deixará questões para reflexão no espaço abaixo.



Comentários de Fórum

Comentários
45 comentários sobre “Módulo 3”
  1. Josias Ribeiro Viana says:
    15/12/2015 às 10:17 pm

    No momento não conheço nenhum agricultor que esteja sendo beneficiado pelo PNAE, e se algum já chegou a ser beneficiado, foi um número muito pequeno.

    Responder
  2. Maria Rudilenes Gon says:
    15/12/2015 às 10:09 pm

    Curso finalizado, percebemos muitos erros de adiministração pública que passam despercebidos. As políticas públicas necessárias são muitas, devido ao município enfrentar vários problemas.

    Responder
  3. Jailma Gonçalves Fe says:
    15/12/2015 às 10:01 pm

    Com esse curso percebemos mais uma vez que enfrentamos vários problemas em nosso município. As políticas publicas além de serem escassas por aqui, pelo menos as que deveriam ser formulada aqui. Vemos também algumas irregularidades naquelas que temos em nosso município.

    Responder
  4. Bruno Gonçalves Gui says:
    15/12/2015 às 9:48 pm

    Estamos com problema de conexão para concluir o curso. A internet não está carregando a página do módulo 3 para acessarmos o conteúdo e a atividade. Pelo menos tentamos concluir… (Galera da Comunidade Tabuleiro)

    Responder
  5. José Geraldo Gonça says:
    15/12/2015 às 9:12 pm

    Não aparece o conteúdo nem a atividade do módulo 3. O que faço?

    Responder
  6. Devania Maria do Nas says:
    15/12/2015 às 9:00 pm

    A maioria dos fornecedores do PNAE é destinada para eleitores que apoiaram o governo e não priorizaram aqueles que são detentores de uma produção de produtos de forma acentuada a efetiva.
    Sobre a regularidade da merenda se coloca positiva de boa qualidade.
    A maioria dos fornecedores dos produtos de merenda escolar são desconhecidos.

    Responder
  7. Misseia Manuela says:
    15/12/2015 às 8:59 pm

    A maioria dos fornecedores do PNAE é destinada para eleitores que apoiaram o governo e não priorizaram aqueles que são detentores de uma produção de produtos de forma acentuada a efetiva.
    Sobre a regularidade da merenda se coloca positiva de boa qualidade.
    A maioria dos fornecedores dos produtos de merenda escolar são desconhecidos.

    Responder
  8. Murilo says:
    15/12/2015 às 8:53 pm

    O PNAE em nosso município é pouco divulgado, não é repassada informações sobre essa política pública aos agricultores de forma que eles possam estar acessando. No momento não conheço nenhum agricultor que esteja sendo beneficiado pelo PNAE, e se algum já chegou a ser beneficiado, foi um número muito pequeno. Segundo informações, tem algumas escolas do município que tem deixado faltar merenda escolar, inclusive já presenciei estudantes saindo cedo da escola e ao perguntar, comentaram que saíram mais cedo por falta de merenda para os alunos.Percebesse que maior e grande parte dos produtos da merenda escolar do município é adquirido em supermercado do município.

    Responder
  9. Missicleia janayna says:
    15/12/2015 às 8:35 pm

    A maioria dos fornecedores do PNAE é destinada para eleitores que apoiaram o governo e não priorizam aqueles que são detentores de uma produção de produtos de forma acentuada a efetiva.

    Responder
  10. Sebastião Romar says:
    15/12/2015 às 8:23 pm

    A maioria dos fornecedores do PNAE é destinada para eleitores que apoiaram o governo e não priorizam aqueles que são detentores de uma produção de produtos de forma acentuada a efetiva.
    Sobre a regularidade da merenda se coloca positiva de boa qualidade.
    A maioria dos fornecedores dos produtos da merenda escolar são desconhecidos.

    Responder
  11. Manoel Neto Alves Mo says:
    15/12/2015 às 4:39 pm

    Não tem nenhum agricultor participando do PNAE, pois por causa da seca tiveram que parar com as plantações, mas a associação já forneceu hortaliças

    Responder
  12. Vanessa Souza Leal says:
    15/12/2015 às 4:19 pm

    O PNAE não atendo um munimo de família, porque não há incentivo por parte dos governantes para ajudar os agricultores, e no final acabam comprando produtos de fora para atender a demanda local.

    Responder
  13. Vanessa Souza Leal says:
    15/12/2015 às 4:17 pm

    PNAE não atendo um munimo de família, porque não há incentivo por parte dos governantes para ajudar os agricultores, e no final acabam comprando produtos de fora para atender a demanda local.

    Responder
  14. Andressa Da Silva Di says:
    15/12/2015 às 3:42 pm

    É importante dizer que muitas das políticas públicas se acabam por não ter demanda ou pouca demanda. Como pode isso? ela foi criada a partir realmente de um problema público, mas a falta de informação, de organização da população não favoreceu o acesso, então, ela morre por inanição (fraqueza

    Responder
  15. Maria Juvanice Olive says:
    14/12/2015 às 8:31 pm

    Foi bom,que venha outros cursos.

    Responder
  16. Joselma Gonçalves says:
    14/12/2015 às 7:42 pm

    O curso foi muito bom,não compreende muito bem,pois tenho dificuldades em entender as coisas,mais gostei mesmo assim,mostrou coisas que eu nem sabia.Que venha mais cursos.

    Responder
  17. Amanda da Silva Alme says:
    14/12/2015 às 5:58 pm

    Os agricultores de minha comunidade sao pouco benefiados pois quase nao tem informacoes sobre o assunto mais atraveis de conhecimentos q buscamos com esses cursos vamos passasr para os agricultores .

    Responder
  18. Carliana Alves de Ol says:
    14/12/2015 às 4:44 pm

    Os agricultores de são Braz ainda são muito pouco os beneficiados por a compra direta pois ainda não dão oportunidade a eles não tem quase imformação sobre o assunto mas com esses cursos que participamos ajuda muito nas informacoes para repassar pra comunidade de Tanque velho São Braz PI .

    Responder
  19. Ederson Soares Costa says:
    14/12/2015 às 4:32 pm

    A merenda do colégio que eu estudo é pessima,por isso tem que melhorar.

    Responder
    • Washintngton Paes La says:
      15/12/2015 às 5:09 pm

      concordo com voce Edersom a merenda do colégio é pessima.

      Responder
  20. Raimunda Nonata Lope says:
    14/12/2015 às 4:25 pm

    Boa tarde!!!
    No meu município, Comunidade (PI) quase não acontece essa parceira com PNAE, os governantes e agricultores, pois deveriam valorizar os produtos produzidos pelos agricultores, já que vivem da agricultura e apicultura, assim teriam mais um renda e ainda iam fornecer merenda de boa qualidade para nossas crianças.
    O qua acontece muito é que os governantes recebem os recurso e não aplicam de forma correta, onde é desviado, deixando a desejar.

    Responder
  21. Lucas Ribeiro dos Sa says:
    14/12/2015 às 4:14 pm

    A merenda tem que melhorar mais no colegio que eu estudo.

    Responder
  22. Lucas Ribeiro dos Sa says:
    14/12/2015 às 4:12 pm

    A merenda tem que melhorar mais no colegio que eu estudo

    Responder
  23. Raelson Rodrigues says:
    14/12/2015 às 2:30 pm

    eu acho que a merenda do colegio que eu estudo deveria melhorar por que a merenda de lá é de pessima qualidade.

    Responder
  24. Guilherme Jose de Va says:
    14/12/2015 às 12:59 am

    Pessoal,

    Boa noite.

    Conversando virtualmente com a Raquel Barreto, ela me passou e eu vi também pelos comentários de vocês, que seria pertinente fazer algum comentário sobre como ter acesso as políticas públicas e por ela a comunidade ser beneficiada, e ainda, como reivindicar uma política pública. Parece que esses três aspectos orbitaram as preocupações de muitos aqui no nosso curso.
    Vamos aos comentários:
    1) TER ACESSO AS POLÍTICAS PÚBLICAS e TER O BENEFÍCIO DELA – para isso buscar formação e informação, é o propósito, por exemplo, desse curso. Muitos de vocês tomaram conhecimento dessas coisas, uns não sabiam nada, outros sabiam e se aprofundaram no conhecimento, e podem buscar ainda mais conhecimento. Então, diria que é conhecer esse mundo das políticas públicas também conversando com pessoas de suas cidades e localidades que participam de conselhos municipais de saúde, de educação, enfim, nas áreas de interesse. Entrem nos sites dos ministérios, vejam as informações que têm lá, se comuniquem e busquem também apoio de quem tem experiência em políticas públicas;
    2) REIVINDICAR UMA POLÍTICA PÚBLICAS – ter de fato uma problema que NÃO fique restrito apenas a sua comunidade. Se for sentida em todo o município pode ser reivindicada uma política municipal para resolve-lo. Se organizar primeiro e correr atrás de apoio, se articulando e construindo parcerias políticas e econômicas para reivindicar os direitos.

    É importante dizer que muitas das políticas públicas se acabam por não ter demanda ou pouca demanda. Como pode isso? ela foi criada a partir realmente de um problema público, mas a falta de informação, de organização da população não favoreceu o acesso, então, ela morre por inanição (fraqueza). Por exemplo, a política pública para equipar bibliotecas de escola municipais, se ela não for acessada, demandada ser sinal que não tem mais razão de existir porque não há público para ela. Então, uma política pública se fortalece à medida que a sociedade mostra que ela é importante, necessária e isso se dá com seu uso, a população acessando e se beneficiando coletivamente dela.
    É isso pessoal, espero ter tirado dúvidas e contribuído com essa discussão sobre políticas públicas. Estou a disposição de todos. Grande abraço e obrigado e parabéns para todos e todas pela disposição em se inscrever e está aqui participando e compartilhando conhecimento.

    Guilherme Soares

    Responder
  25. Guilherme Jose de Va says:
    14/12/2015 às 12:52 am

    Pessoal,

    Boa noite.

    Conversando virtualmente com a Raquel Barreto, ela me passou e eu vi também pelos comentários de vocês, que seria pertinente fazer algum comentário sobre como ter acesso as políticas públicas e por ela a comunidade ser beneficiada, e ainda, como reivindicar uma política pública. Parece que esses três aspectos orbitaram as preocupações de muitos aqui no nosso curso.
    Vamos aos comentários:
    1) TER ACESSO AS POLÍTICAS PÚBLICAS e TER O BENEFÍCIO DELA – para isso buscar formação e informação, é o propósito, por exemplo, desse curso. Muitos de vocês tomaram conhecimento dessas coisas, uns não sabiam nada, outros sabiam e se aprofundaram no conhecimento, e podem buscar ainda mais conhecimento. Então, diria que é conhecer esse mundo das políticas públicas também conversando com pessoas de suas cidades e localidades que participam de conselhos municipais de saúde, de educação, enfim, nas áreas de interesse. Entrem nos sites dos ministérios, vejam as informações que têm lá, se comuniquem e busquem também apoio de quem tem experiência em políticas públicas;
    2) REIVINDICAR UMA POLÍTICA PÚBLICAS – ter de fato uma problema que fique restrito apenas a sua comunidade. Se for sentida em todo o município pode ser reivindicada uma política municipal para resolve-lo. Se organizar primeiro e correr atrás de apoio, se articulando e construindo parcerias políticas e economicas para reivindicar os direitos.

    É importante dizer que muitas das políticas públicas se acabam por não ter demanda ou pouca demanda. Como pode isso? ela foi criada a partir realmente de um problema público, mas a falta de informação, de organização da população não favoreceu o acesso, então, ela morre por inanição (fraqueza). Por exemplo, a política pública para equipar bibliotecas de escola municipais, se ela não for acessada, demandada ser sinal que não tem mais razão de existir porque não há público para ela. Então, uma política pública se fortalece à medida que a sociedade mostra que ela é importante, necessária e isso se dá com seu uso, a população acessando e se beneficiando coletivamente dela.
    É isso pessoal, espero ter tirado dúvidas e contribuído com essa discussão sobre políticas públicas. Estou a disposição de todos. Grande abraço e obrigado e parabéns para todos e todas pela disposição em se inscrever e está aqui participando e compartilhando conhecimento.

    Guilherme Soares

    Responder
  26. Vera Cristina Soares says:
    13/12/2015 às 7:31 pm

    OBS.: A região rural de São Paulo, fica nas proximidades da Represa Billings e Guarapiranga. Desde o início do ano estamos sofrendo com a estiagem forte, e estamos em rodízio no abastecimento de água.

    Responder
  27. Vera Cristina Soares says:
    13/12/2015 às 7:30 pm

    Saudações, pessoal!
    Eu não resido no semiárido.
    Sou de São Paulo – Capital… Temos uma zona rural na cidade, na extrema zona sul. Lá, temos agricultores, mas, a produção é muito pequena.
    Por essa razão, tanto para o abastecimento das escolas, quanto para o abastecimento dos moradores, cidades próximas também fornecem vegetais, frutas e verduras.

    Responder
  28. Nalri Pereira says:
    11/12/2015 às 9:28 pm

    Atualmente na comunidade de Barreiros/PB não tem nenhum agricultor participando do PNAE, pois por causa da seca tiveram que parar com as plantações, mas a associação já forneceu hortaliças ao PNAE, essas hortaliças eram levadas semanalmente para o munícipio de Cajazeiras. Mas acredito que muitos agricultores não conhecem essa política pública e que eles também tem o direito de fornecer alimentos saudáveis as escolas do município.

    Responder
  29. Givaldo Silva Santos says:
    11/12/2015 às 1:17 pm

    Na nossa Comunidade Assentamento Cachoeirinha Agrovila 1 no município de Gararu Sergipe, não há nenhum agricultor vendendo seus produtos ao PAA, e também existe a seca onde não conseguimos produzir para vender.

    Responder
  30. Francisco valires Pi says:
    10/12/2015 às 9:07 pm

    No meu municipio, poucos agricultores realizam venda de seus produtos para o PAA. Até devido a estiagem prolongada. A merenda escolar atende bem a todos os alunos do Município. As compras são feitas de fora.
    Os Conselhos Municipais só se reunem quando existe um assunto importante a ser tratado. A atuação dos mesmos é fraquíssima.
    O PRONAF tem uma excelente atuação, com benefício aos agricultores.
    o Transporte Escolar atende a todo o Município. Em alguns casos ainda se usa o Caminhão Pau de Arara.
    Existe hoje uma preocupação com a melhoria da qualidade de ensino. considero eficiente a atuação dos agentes públicos envolvidos.

    Responder
    • Guilherme Jose de Va says:
      10/12/2015 às 11:09 pm

      Boa noite Francisco

      Legal suas considerações. Os conselhos municipais precisam de assessoria e capacitação para atuarem melhor. Quanto as políticas públicas, sobretudo, as que se referem as compras do governo federal para merenda ou outros objetivos as comunidades precisam se organizar para discutirem o que é possível fazer para acessá-la.

      abraço

      Responder
      • Vanielli says:
        11/12/2015 às 11:10 pm

        Na minha comunidade nao tem ninguém participando do PNAE, mas acredito que se tivesse maior conhecimento sobre essa política não só aqui mas também em outras comunidades haveria maior interesse de plantios orgânicos de pequeno porte por causa da seca mas com uma boa organização de demanda para as escolas para todos venderem sem prejuízos e tanto as escolas como os agricultores iriam ter lucros,tanto na geração de emprego e renda para os agricultores como na boa alimentação e consequentemente boa saúde para todas as escolas.

        Responder
  31. erismar gonçalves says:
    10/12/2015 às 7:06 pm

    Através da pesquisa que fiz descobri que no meu municipio cajazeiras pb dados de 2014 era de 12.375 alunos e 48 escolas atendidas com o PNAE. e o valor repassado para as escolas pelo programa nacional de alimentaçâo escolar pnae é de 758.300.00 reais.e o valor anual repassado por aluno pelo pnae e 61,28 reais aluno ano e 15.797,92 reais escola ano. quanto dinheiro isso eu nâo sabia.

    Responder
    • Guilherme Jose de Va says:
      14/12/2015 às 12:36 am

      Prezado Erismar

      Veja como a informação é importante, pois a política pública está aí, perto de você. Claro que os interessados não querem que a população saiba o quanto está rolando de dinheiro. Isso fica para poucos.
      Parabéns pelo trabalho e espero que o curso tenha despertado você e outros para compreenderem melhor essa dinâmica das políticas públicas.
      abraço

      Guilherme Soares

      Responder
  32. Raquel Silva Barrett says:
    10/12/2015 às 1:02 pm

    Rede
    Mobilizadores

    Professor Guilherme,
    o participante Dyovany Otaviano deixou algumas dúvidas para o senhor lá no Fórum Cafezinho. Estou copiando elas aqui para que o senhor possa respondê-las! Obrigada!!!

    1)Professor Guilherme diante dos problemas públicos que identificamos na nossa comunidade e Município, o que devemos fazer para que eles possam entrar na agenda pública do ” governo Municipal” e assim ter uma política pública voltada para eles? Como reivindicar? Como se organizar? e A quem recorrer?

    2)Professor fiquei com dúvidas na questão do módulo III onde você manda fazer uma pesquisa sobre duas políticas e em seguida você já faz questões sobre o PNAE. É para fazer uma pesquisa sobre duas políticas públicas que existe no Município ou a pesquisa é relacionada as questões do PNAE?

    3)Professor não conheço jovens ou outras pessoas que foram beneficiados com o PRONAF, pode até existir em minha comunidade, mas no momento não tenho conhecimento!

    4)Professor sei que na minha comunidade não existe agricultores que trabalham com os programas (PRONAF, PNAE e PAA) o que eu poderia fazer para que essas pessoas tenham acesso a esses programas? Como devo exigir do governo municipal a compra dos produtos dos agricultores da minha comunidade e de outras comunidades?

    Responder
    • Guilherme Jose de Va says:
      10/12/2015 às 11:27 pm

      Boa noite Dyovany
      Vamos responder uma a uma.
      1) Veja, o problema público tem que ser realmente uma necessidade de uma coletividade. Se é assim,então, as comunidades precisam atuar politicamente. Como? buscando primeiro elas próprias se organizarem, através de suas associações, formar comissão de representantes e buscar informações sobre as possíveis soluções, experiências de outros lugares etc, e ainda se possível se assessorar com alguma ONG local, por exemplo. Participar de instancias locais relacionadas ao problema, como por exemplo, se o problema é na área de educação, participar do conselho local de educação, etc. E partir para a articulação com os atores locais para reivindicar soluções. A atuação é política, não necessariamente partidária.
      2) A pesquisa se refere as próprias questões. A idéia é você entrevistar alguém e a partir daí saber mais sobre aquela temática. Quando peço para saber se os agricultores familiares são beneficiários do PNAE aí no seu município é para lhe oportunizar conhecer a realidade deles aí, pois a lei determina que eles sejam também fornecedores. Se eles não estão sendo, cabe perguntar: Por que não estão sendo fornecedores? é para vc ir atrás, despertar sua curiosidade.
      3) Não tem problema. Importante é que vc agora com o curso diga para eles que existe uma política pública que tem linhas de créditos para jovens. Afinal, é esse o papel da capacitação, informar todos.
      4) Primeiro é informar todos sobre o que é o PRONAF, acho que uma capacitação seria importante. Depois saber o por que deles não operar com o PRONAF. O sindicato rural local deve atuar também, pois em geral é ele que fornece uma ficha chamada DAP. E para serem fornecedores tem que ter uma produção regular, em quantidade suficiente.

      Parabéns, foram muito boas suas considerações.

      Responder
      • Dyovany Otaviano da says:
        17/12/2015 às 11:59 pm

        Valeu professor Guilherme pelos esclarecimentos!!!

        Responder
    • Guilherme Jose de Va says:
      10/12/2015 às 11:30 pm

      Oi Raquel,

      Obrigado. Fiz os comentários.

      abraço

      Responder
    • Dyovany Otaviano da says:
      18/12/2015 às 12:05 am

      Valeu Raquel!!!

      Responder
  33. Isaquiel Dias says:
    09/12/2015 às 9:14 pm

    O que deveria ser 100% de beneficio direto para os produtores porque alem de gerar renda tambem iria garantir a soberania alimentar das crianças e adolescentes nas escolas como é o caso do PNAE não atendo um munimo de família, porque não há incentivo por parte dos governantes para ajudar os agricultores, e no final acabam comprando produtos de fora para atender a demanda local. O problema é que alem não ter qualidade nenhuma não gera recurso e nem muito menos faz circular no município porque toda produção vem das industrias de mercados.

    Responder
  34. Eliana Souza Santos says:
    09/12/2015 às 7:23 pm

    No site do Ministério do Desenvolvimento Agrário tem todas as
    informações desse programa. Além disso, nos municípios a
    assistência técnica aos agricultores tem informações como
    operacionaliza esse programa. Os sindicatos de trabalhadores rurais

    Responder
  35. Guilherme Soares says:
    08/12/2015 às 9:43 pm

    Boa noite Pessoal,

    Iniciamos o módulo III. Esse módulo trata efetivamente de algumas políticas públicas, aquelas que julgamos ter maior inserção nos municípios de modo geral. É um esforço para tratar de forma prática essa temática, de mostrar a todos e todas que elas estão aí, que existem, e muito muitas vezes não chegam aos beneficiários porque há desinformação, seja esta intencional, seja pela falta mesmo de condições de comunicação.
    Então, estou a disposição de vocês para aprendermos juntos.

    Abraço

    Guilherme Soares

    Responder
  36. Deilson dos santos c says:
    07/12/2015 às 4:32 pm

    Na minha comunidade os agricultores nao estao sendo beneficiados com as compras de seus produtos.nao ha regularidade de fornecimento de merendas nas escolas mmunicipais.os fornecedores sâo os mercados de outras cidades.

    Responder
    • Guilherme Jose de Va says:
      10/12/2015 às 11:29 pm

      Deilson

      Muito bom seu comentário. É isso aí, todo mundo deve se apropriar da realidade local para se questionar porque disso ou daquilo. Tomar conhecimento da existência das políticas públicas, saber se estão chegando no municipio e avaliar sua implementação. Buscar informações locais para agir de forma organizada.
      Parabéns e obrigado pelo comentário
      abraço

      Responder

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