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No Brasil, a discussão em torno de transportes mais sustentáveis vem ganhando fôlego já que as pessoas estão sentindo, em seu cotidiano, cada vez mais dificuldades de deslocamento, impactando também a economia, a qualidade de vida, a saúde e o meio ambiente.
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A CADA DIA QUE PASSA AUMENTA O NUMERO DE VEÍCULOS NAS GRANDES CIDADES, COM ISSO OCORRE VÁRIOS FATORES, AUMENTA A POLUIÇÃO, NUMERO DE ACIDENTES, ENGARRAFAMENTO E OUTROS, ENQUANTO NAS CIDADES PEQUENAS SÃO SUFOCADAS POR EXEMPLO O GRANDE EMPRESÁRIO VENDE SUA FROTA BASTANTE USADA PARA OS MICRO EMPRESÁRIO CONTAMINANDO O AMBIENTE, ENTÃO A IDÉIA ERA PENSAR NUMA ALTERNATIVA ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEL PARA DIMINUIR OS DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE QUE É A NOSSA CASA E SE AFETA NOSSO ESPAÇO OCORRERÁ PREJUÍZOS. AS AUTORIDADES DEVERIAM PENSAR PRINCIPALMENTE NOS TRANSPORTES COLETIVOS A DATA DE VALIDADE. OU HAVER MAIS FISCALIZAÇÃO NA NOSSA REGIÃO É TRISTE ESSA SITUAÇÃO
no transito e em qualquer lugar, faz parte de uma matéria fundamental na faculdade da vida e chama se educação! o principio básico da vida é educação e cidadania, no transito ninguém respeita ninguém, quer ser sempre o primeiro. nos transportes públicos termos carros velhos, sem condições de transportar pessoas, e muitos ainda destroem o pouco que resta. termos que cobrar melhorias dos nossos governantes, politicas publicas já.
Todos nós temos que fazer a nossa parte se conscientizar que no transito samos todos responsaves pelas nossas atitudes temos que educados uns com os outros.
Seria muito bom se todos os donos de carros fizessem todas as manutenções nos seus veículos principalmente na parte de motores, com certeza a nossa vida seria bem mais saudável a natureza agradeceria bastante.
A implantação de BRTs foi uma boa alternativa para diminuir a poluição, sendo que diminui em 70%.
muito boa iniciativa.
Rede
Mobilizadores
teste P2
Ônibus movido a energia solar não cobra tarifa na Austrália http://www.mobilize.org.br/noticias/4970/onibus-movido-a-energia-solar-nao-cobra-tarifa-na-australia.html
Seria muito bom se chegasse aqui no nosso país.
Moro numa cidade pequena, mas o transito é terrível. Muitas da pessoas não estão preparadas para estar atrás de um volante, motoristas que não para na faixa de pedestres e pedestres que abusam da paciência dos motoristas. Eu penso que com a facilidade de hoje uma casa ter dois veículos ou mais as pessoas se acomodam e fazem uso dos mesmos. Não conheço pessoas que pratiquem o transporte sustentável.
Convivemos muitas décadas com uma elite rural comandando o país – em grande parte elas ainda se fazem presente.
Com a abertura da economia no início dos anos 1990, e algum avanço econômico posterior, tivemos uma mudança radical em nossas condições de mobilidade urbana. De um lado, a terrível situação do transporte público, não planejada ao longo dos muitos anos anteriores e, de outro, nossas ruas, mais e mais, entupindo-se de carros em substituição às “carroças”. Hoje, em BH, e em algumas outras capitais, vemos algum esforço de correção dessa realidade, mas a falta de planejamento dessas situações, o tempo que se está gastando nas obras e o tempo que se perdeu no tempo, mais os incentivos “IPIdianos”, dentre outras, parecem evidenciar que ao fim de cada obra, outras condições já concorreram, e venceram, a solução que aquela obra poderia trazer.
De resto é o que se relatou acima: de carro está dificil porque os logradouros estão lotados; de ônibus nem pensar, também porque os logradouros estão lotados e eles, os ônibus, parecem “latas de sardinha”; metros, BRT’s, VLT’s são ainda incipientes e demorados de serem construídos nessa altura do campeonato; bicicleta nem pensar, pois inexistem ciclovias e a lógica existente é que o maior deve atropelar o menor. O que eu fiz foi buscar delimitar, bastante, o meu espaço público, trabalhando mais perto de casa e buscando soluções próximas para o atendimento a outras necessidades diversas da vida urbana. “Tá danado”.
Ando de veículo próprio, infelizmente não consigo compartilhar com ninguém o meu transporte, pois não sigo o mesmo itinerário diariamente.
Na minha cidade o trânsito tá ficando cada vez pior, kms de congestionamento. E o transporte coletivo para os que utilizam é péssimo.
O que tem que ser feito na minha cidade de Manaus, a capital da zona franca! É metrô ou até mesmo trem de superfície…..
Moro no Rio de Janeiro, no momento a cidade está passando por uma grande reforma no sistema de transporte coletivo. Acredito que quando as principais obras estiverem concluídas, o deslocamento na cidade será melhor. No momento uso bicicleta para me deslocar para a maior parte dos locais que eu vou. Isto é facilitado pois moro na Zona Sul e a maior parte das minhas atividades são na própria Zona Sul. O meu deslocamento é um processo de conciliação entre ciclovia, calçada e rua, onde em muitos casos competindo com carros e ônibus, nas caçadas os tradicionais buracos, fradinhos e canteiros e nas ciclovias as descontinuidades e baixa conservação e sinalização.
As obras, em execução, do metro e linhas expressas de ônibus propiciarão um deslocamento de maior número de pessoas pela cidade sem dúvida, mas existe um problema crônico, que é o desenho das linhas, elas não são em anel, são lineares obrigando manobra nas estações finais para qua o intervalo entre comboios seja razoável.
Assim o que realmente falta em todas as cidades no Brasil, exceção a Curitiba que a mais tempo vem priorizando a mobilidade urbana, é um planejamento integrado entre deslocamento e assentamento urbano.
Acredito que ainda é preciso fazer muito pelo transporte público no Brasil; principalmente nas grandes capitais. O tempo que se perde no deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa é um tempo que não recuperamos. Para amenizar este problema sugiro que sejam melhorados os meios de transporte de massa como trem, metrô, ônibus e barca, para que haja incentivo para os que usam o carro particular diariamente por falta de melhor opção. E também que sejam reformadas as vias públicas e ampliadas as linhas de transporte ferroviário e metroviário. Até a próxima.
Morei em uma capital, uma cidade do interior e atualmente estou na capital federal, em todas elas o transporte público é precário. Não existem ciclovias, metrôs nas capitais em apenas alguns trechos, e ônibus ruins e lotados. É uma pena que não exitir planejamento para este setor.
ônibus não pode ser a primeira alternativa para o transporte coletivo,pois, além de congestionarem o trânsito, polui muito! trens, VLTs e em alguns casos embarcações devem ser pensados como soluções para tornar as cidades mais sustentáveis.
Outras inovações no transporte pessoal: Chineses apostam em ônibus que anda por cima dos carros http://ciclovivo.com.br/noticia/chineses-apostam-em-onibus-que-anda-por-cima-dos-carros Maglev Cobra: trem de levitação magnética de uso urbano no mundo. http://www.maglevcobra.com.br/
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Em trajetos pequenos uso bicicleta. Para ir ao trabalho, utilizo o transporte coletivo, mas em Belém-Pa, o serviço é péssimo; demora em passar os ônibus, super lotação, trânsito lento, etc.
Vera Inácio – 18/09/2013 – Belo Horizonte/MG – Tenho pra mim que metas mais concretas de resultados, prazos mais rápidos, soluções sustentáveis são alguns dos problemas que enfrentamos nas obras de mobilidade urbana de Belo Horizonte.O dinheiro publico envolvido no custo destas soluções, provisionado, não são liberados nos prazos combinados.Como cidadão temos que buscar respostas? Sabe-se os porquês? As principais vias de acesso em Bhte estão em obras, e ainda paralisadas. Tudo era para a copa de 2014.Administrar um estado, uma cidade ou o pais, não DEVERIA LEVAR TÃO A SÉRIO, ou até não deveria importar a bandeira do partido governante.Em nosso estado temos partidos diferentes em todos os níveis. Os níveis municipal, estadual e federal precisam mostrar mais garra e honrar os votos que receberam de nós cidadãos. A decisão dos governantes afetam o planeta TERRA. As obras que são contratadas passam por licitações com processos definidos, não suportam a descontinuidade que se vê.Não podemos conviver com decisões de fechadas, com visão claramente eleitoreiras.O incentivo fiscal que o Brasil viveu para que todos tivessem o seu próprio carro, no primeiro semestre deste ano,tem e terá consequências tanto positivas, tais como renovação da frota, estabilização da economia e a empregabilidade,mas tem custos sérios e impactos no meio ambiente com efeitos desconhecidos, como o que se investe na educação para o transporte sustentável, as avenidas, ruas, estacionamentos não suportam tantos carros, kms de engarrafamento nos horários mais utilizados, geralmente próximo do horário comercial,como obras param vias de acesso únicas que ligam as regiões de uma cidade podem ficar paradas, sendo até danificadas pelo tempo o que já se fez. Sério, como cidadã eu acompanho tudo, mudei meus hábitos,moro próximo ao trabalho, procuro utilizar serviços médicos, dentários e tantos outros apenas próximo da meu bairro/região,sair o menos possível de carro e viver mais com menos.Agora até quando temos que esperar por ações concretas para a mobilidade na nossa BH.O que se tem noticia é de uma arrecadação de impostos recorde no pais, onde temos o maior numero de impostos com taxas caríssimas.
A qualidade dos transportes coletivos é um motivador para que as pessoas façam a opção de deixar o carro em casa. O que seria muito saudável, pois, os congestionamentos das grandes cidades atingem, diretamente a saúde geral das pessoas, principalmente os motoristas.
Quanto à sustentabilidade dos motores, a competência extrapola a boa vontade e escolha da maioria dos usuários do transporte público. Dependendo totalmente do “querer fazer” das autoridades governantes. De metas traçadas com seriedade e o verdadeiro aproveitamento do dinheiro com gastos relevantes e bem planejados e administrados pelos gestores.
Eu venho utilizando o coletivo há um ano. Antes eu partilhava com uma amiga o carro, mas comecei a ter sinais de estafas. Decidi então utilizar o coletivo e recuperei a tranquilidade. Aproveito para conhecer pessoas e meditar na beleza das diversidades existentes entre a espécie humana e, que ao respeitá-las, eu passo a me respeitar muito mais e ser respeitada por elas. Isso está me fazendo muito bem, espiritual e fisicamente.
Uma das medidas para minimizar os problemas do transporte coletivo, tais como a super lotação e a demora nos deslocamentos, seria o chamado sistema tronco-alimentado. Que trata-se de um veículo articulado, com capacidade de mais de 100 pessoas, e que passaria por uma sequência de avenidas e ruas principais da sua cidade. Já o transporte sustentável e não poluente como a bicicleta, deveria ser incentivado pelas autoridades, inclusive criando soluções e investimentos em sinalizações, ciclovias e ciiclofaixas.
“O que você acredita que pode contribuir positivamente para a melhoria do trânsito nas grandes e médias cidades?”
– Sinceramente, não sei como seria, mas acredito que deveria haver uma Nova Ordem Social, pois atualmente existe uma Acordo Social onde não se prevê a mesma Cidadania para Todos e Todas;
“Você costuma utilizar alternativas mais sustentáveis como bicicleta, transporte solidário e transporte público em vez do carro particular?”
– Tenho tentado, mas com bicicleta muitas vezes não há outro caminho que não seja andar em um acostamento de BR irregular ou em via pública ao lado de uma linha de calçada que precisa de manutenção ou nunca existiu; transporte solidário, sim, mas sem regularidade pq meus deslocamentos são em direções diferentes das pessoas que vivem próximas a minha residência; transporte público sim, em pequena e longa distância, mas não pode ser a qualquer horário porque tento evitar horários de superlotação e engarrafamentos.
O principal problema do transporte público em nossas cidades são superlotação, a falta de integração entre as linhas de ônibus, os atrasos recorrentes nos trajetos e o alto custo da tarifa.
É necessário que esse modelo seja mudado para termos cidades com qualidade de vida e, para isso, é necessário que o poder público e a sociedade se conscientizem da necessidade de se priorizar o transporte coletivo.
Informações bem atualizadas, na Escócia o Governo planeja o ”bolsa-carro-ecológico” como incentivo a compra de carros elétricos e híbridos em vez de gasolina e diesel até 2050. Eu preferiria que o dinheiro gasto fosse usado na construção de ferrovias e investimento pesado na infraestrutura do interior do nosso país, isso incluindo mobilidade urbana, para atrair investimentos e pessoas qualificadas para trabalhar. Eu não aderiria este tipo de incentivo. Preferiria ainda a bicicleta ou skate. Alguém aqui trocaria seu carro à gasolina caso tivesse incentivos do governo para comprar um menos poluente?
Aqui na minha cidade, Balneário Camboriú-SC, pensei numa ideia de reivindicação para mobilidade urbana e compartilho com todos aqui para o estimulo de ideias novas para serem implantadas nas suas cidades:
Planejamento, incentivo e investimento nos meios de transporte com veículos de referência internacional em modelo para mobilidade urbana sustentável e inteligente: Monotrilhos, VLT, carro elétrico dobrável Hiriko, aeromóvel e entre outros; estudos de viabilidade para identificar a possibilidade dos transportes anteriormente citados; adequação do atual transporte para deficientes físicos; passe livre no transporte público; planejamento urbano e arquitetônico quanto há implantação de calçadas permeáveis à pluviometria e resistentes; arborização das ruas e calçadões; retirada de objetos comerciais que impeçam o deslocamento das pessoas em calçadas, exceto na temporada de verão depois das 20hs da noite; retirada das ciclofaixas e implantação de ciclovias;
Todas as reivindicações acima devem ser acompanhadas com planejamento profissional e técnico aptos a propiciar eficiência, eficácia e exatidão nos projetos. Ressalto a importância de estar sendo acompanhado todo o processo de debate, discussão, iniciativas e planejamento junto com instituições de ensino superior, associações, ONGs e comunidade em geral que contribuam com o conhecimento nos limites de cada cidadão, prático-teórico, estudos com respaldo científico e cultural, certo estou convicto dos conhecimentos notórios dos especialistas que serão indispensáveis.
Pessoal, a exposição ‘As Cidades Somos Nós’ mostra como áreas específicas de 10 cidades do mundo, incluindo o Rio de Janeiro (a Central do Brasil e arredores), poderiam ficar até o ano 2030, aplicando os princípios de mobilidade urbana sustentável.
A exposição esteve aberta no Centro Cultural Correios do dia 2 de fevereiro até 13 de março de 2011, e incluiu quatro dias de seminários com arquitetos e urbanistas renomados, além de um programa educativo para as crianças.
A exposição, organizada pelo Institute for Transportation and Development Policy (ITDP). Apresenta projetos urbanísticos criados por dez escritórios de arquitetura de diversos países, com base nos princípios de design urbano elaborados pelo ITDP. Com o nome ?Our Cities Ourselves?, a exposição foi inaugurada em Nova York em 2010 no Instituto dos Arquitetos Americanos. Mais informações de ideias básicas para a mobilidade urbana acessem: http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/6348-princ-pios-da-mobilidade-urbana-sustent-vel-a-ser-seguido-na-cidade#.UiN5wcaACiE.facebook
Olá, meu deslocamento para o trabalhado é a pé, ida e volta 40min,diariamente. É melhor ir a pé por causa da qualidade de vida também não fico em congestionamentos nas ruas,que por ventura estão um caos,convivo com engarrafamentos diariamente quando me desloco para o mercado e o trabalho. Também vou ao mercado a pé,utilizo meu carro somente aos finais de semana para passear nos lugares mais distantes. Gostaria de ir diarimente de bicicleta para o trabalho mas não arrisco porque, não existe ciclovia em PoA, durante meu deslocamento.Tem muitos carros nas ruas as pessoas estão utilizando cada vez mais esse transporte é isso que esta engarrafando cada vez mais nossas cidades. O Brasil tem as avenidas e as ruas estreitas demais não da para construir ciclovias.Uma boa parte da população mora próxima ao trabalho então elas podem deslocar a pé.
Aqui em São Luis/Ma o transporte é péssimo o que vem junto com um transito conturbado, trecho de mais ou menos 5km que deveria se gastar no mínimo 5mim voce passa de 30 a 45 minutos para chegar. Agora imagina ir ao trabalho numa segunda-feira no horário de pico, nem se fala. Acho que isso não é só aqui é geral.O mundo está elouquecido não basta só mobilizar é necessário conciencia, respeito,cidadania, civilização para com a natureza. E isso é sério e não vai acontecer isso de maneira nenhuma, uma vez que, temos uma conta a pagar junto ao criador. Depois disso sim, temos liberdade,igualdade,amor para com o próximo, mas, isso é uma outra história.
Senhores, moro em Porto Alegre, esta cidade que já esteve nos primeiros lugares com relação a qualidade de vida, POA é a cidade que mais árvores tem no centro, bem como nos grandes parques, hoje cada vez mais cedo se sai de casa para chegar ao trabalho, atualmente saio de casa às 07h40min da manhã para vir ao trabalho, meu horário é das 9h da manhã até às 18 h, chego em casa em torno de 20h40min, Às vezes, raramente às 20h10min. Há mais automóveis nas ruas do que transporte coletivo, estes de péssima qualidade e quantidade , principalmente nas linhas de bairros, as quais fazem parte de associação de empresas, porém a empresa da minha linha é a mesmas todos esses anos, enfim poderíamos com certeza viver com mais saúde, menos estresses, menos poluição sonora e do ar que respiramos, se houvessem transportes coletivos de qualidade, em quantidade suficiente sem que o interesse maior dos grandes empresários não fosse a obtenção de mais lucros …
Aqui em São Paulo, Capital uma das minhas alegrias é poder ir e voltar para o trabalho, lazer, esporte e educação sem precisar usar o automóvel. Mas tenho que reconhecer que isto é um privilégio para poucos que podem usar o metrô, ônibus, taxi, bicicleta e caminhada. Espero e vou colaborar para que em breve esta facilidade torne-se realidade para a maioria da população brasileira.
O governo tem estimulado a industria automobilistica – carros de passeio. É hora de começar a incentivar o uso e aquisição de veículos coletivos, até com redução de IPI, onibus, trens, metros (enquanto ainda tiver combustivel), os ecologicos (bicicletas e veiculos eletricos)precisam ser repensados como movimentação urbana, como locação ou emprestimos. As pessoas pegariam as bicicletas em um ponto ate outro e deixariam moedas ao pegá-las o mesmo ocorrendo com veiculos eletricos, dentro de circuitos pré-definidos). Planejamento de ruas e estradas. Rodovias construídas não deviam ser permitidos qualquer construção às suas margens, deixando uma faixa de 1 a 2 quilometros, para ai sim deixar construir lojas e residencias, isso permitiria a duplicação ou a criação de mais faixas de rodovias, nos próximos anos (isso se pensarmos em transporte por combustivel), e mesmo que fosse veiculos eletricos esse planejamento é importantissimo. Nas cidades maiores, criar um bolsão onde é proibido a circulação de veículos durante o dia, os veiculos ficariam na periferia onde estariam os grandes estacionamentos, e dessa periferia ate o centro estariam ligados por onibus, metros ou outros tipos de veiculos coletivos. O abastecimento das lojas e supermercados deveriam ser de noite em veiculos silenciosos (eletricos) das 24 hs até as 5 hs da manhã.
A cidade de Belo Horizonte precisa urgentemente do METRO até o Bairro Barreiro, informações é que o mesmo não chega até a estação porque os empresarios do ramo de transporte coletivo não deixam, principalmente os donos das empresas que fazem a região de Ibirite e Betim, é um monopolio só.
Sr. prefeito de BH onde esta o nosso metro que voce prometeu, já não aguentamos mais a AV. AMAZONAS e VIA EXPRESSA.
Com a instalação do metro as vias iram ficar vazias, visto que é o melhor transporte rapido de passageiros, solicito repassar ao prefeito este meu pedido.
Está cada vez mais difícil, usar o transporte público em Belo Horizonte, ônibus sucateados, gente saindo pelos ladrões, Metro que não sai do lugar. Passagens caras, e nada de conforto. Cadê as mudanças anunciadas pela prefeitura. Um BRT, que não vai dar em nada e em lugar nenhum.
Aqui na minha cidade utilizar os transportes públicos é um martírio, infelizmente também sofremos com a falta de alternativas para utilizar transporte sustentável, não temos ciclovias como na maioria das cidades brasileiras, mas mesmo assim corro o risco no transito utilizando a minha bicicleta para me locomover.
Há anos nós moradores de Natal/RN aguardamos que sejas revitalizadas as duas únicas linhas de trem urbano que a cidade possuiu. Sonhamos com o metrô, que todos os anos faz parte da campanha de algum candidato. A bicicleta não utilizamos porque não há ciclovias, as ruas são tão esburacados que ciclistas, motociclistas e até os carros se acidentam, constantemente. Temos um caos em termos de transportes urbanos, não é a toa que foi aqui que se iniciou o movimento de revolta contra o aumento dos transportes urbanos (REVOLTA DO BUSÃO)…não temos nenhuma melhoria que justifique aumento nos preços das passagens: nossos ônibus são velhos, desconfortáveis e em horário de pico o trânsito é infernal porque a cidade tem muitos veículos e nenhuma infraestrutura que suporte tamanho crescimento na frota. O povo aqui gosta de aparecer então carros são sinônimos de status, vivem trocando de veículos e nunca andam de ônibus para não cair no conceito dos amigos…é uma pena, mentalidade medíocre, mas é real…Até uma balsa que fazia a travessia entre as zonas norte e sul, extinguiram por causa da construção de uma nova ponte, que infelizmente, hoje vive engarrafada…Eu tenho carro e ando de ônibus, mas já tive que enfrentar assaltos e hoje tenho muito medo, porque já estive até no meio do tiroteio entre PM e bandidos no ônibus…fico imaginando o inferno que vai ser essa cidade nos jogos da copa do mundo: caos total.
Enquanto as autoridades tratar o transporte público com opção ou alternativa e desreipeitar o usuário como se fosse um favor ao pobre, continuaremos a enteder como “status” “não andar de transporte público”. É notório e fácil perceber que uma parcela considerável da classe média nunca usou transporte público; Trabalhou muito para conseguir o seu veículo e agora quer usufruir do fruto do seu suor.
A educação e a desconstrução da idéia de que o transporte público é opção de quem não posui condições é fundamental para o início da mudança de visão do cidadão. A qualidade do transporte público não deve diferenciar das atitudes empregadas em aeroportos internacionais. o usuário deve ser “educado” a usar o transporte público e este deve oferecer mais conforto e pontualidade que sua própria condução. Os impostos do veículo próprio deveriam subsidiar o transporte público e uma agência reguladora sem vínculos políticos ou coorporativa deve estar no ambito do transporte.
Estamos longe disso, os governos não gostam disso a indústria automobilística não apóia e nós não fomos educados a andar de “coletivo”.
Moro em Aracaju, que embora já condecorada como Capital da Qualidade de Vida, infelizmente hoje há mais carros que habitantes e, nos horários de picos já imaginam como fica. Ultimamente tenho partilhado o carro com pessoas que trabalham no mesmo lugar que eu e, nos finais de semana procuramos reunir a família em passeios utilizando 5 pessoas por carro quando distante, que além de mais prazeroso, econômico e estamos contribuindo para com a natureza. Outra alternativa para lugares mais próximo é ir à pé ou utilizando bicicleta que é muito mais saudável. Quanto ao transporte urbano de Aracaju, nossos políticos estão tentando acertar – Vamos torcer, lutar e contribuir!!!
Moro em Boa Vista, RR, e devo dizer que o transporte público é uma verdadeira miséria para o cidaddão e a cidadã que queira se movimentar e chegar a um lugar da cidade é realmente uma aventura sobretudo em nosso caso onde a cidade é muito extensa e as distancias consideráveis. O transporte público e sua insuficiencia e carência são normalmente substituidos pelos taxi lotação que em alguns casos podem resolver mas que na maioria pesam nos bolsos dos mais pobres,de quem tem mais dificuldades,nas pessoas das periferias.
Moro em Brasília, cidade dita como planejada, porém com mais de dois milhões (IBGE,2010) de habitantes e mais de um milhão e duzentos e cinquenta mil de carros (DETRAN,2010) não há mais hora do dia para não se deparar com um congestionamento. Temos um metrô que atende apenas uma parte da cidade, o transporte coletivo por meio de ônibus é caro e ineficiente, assim, muitas pessoas aderem ao transporte individual por falta de opção. Aqui, investiu-se muito na ampliação de pistas em detrimento do transporte de massa, sendo que as vantagens do transporte individual foram sucumbidas em pouco tempo com o aumento do número de carros nas vias, seja por pessoas que tiraram seus carros da garagem, seja por pessoas que compraram seu carro depois de tantos incentivos ao consumo(outro erro). Em Brasília a quantidade de ciclovias pode ser considerado pífio em comparação número de habitantes. A possível alternativa para melhorar a mobilidade na cidade é integrar o metrô aos ônibus, mas aumentando a qualidade e a quantidade desses, na ligação entre bairros e dos bairros com o centro(Plano Piloto) e ampliação das ciclovias nos bairros para pequenas distâncias. Além disso, deve-se obrigar com motoristas individuais a deixarem seus carros em casa por meio de medidas restritivas como pedágio, rodízio e estacionamento público pago. Por fim, além do empenho do Estado, será necessário mudar a ética individualista para uma mais coletiva, do bem comum, ou seja, precisamos de uma educação para a alteridade e para a cidadania.
A tarifa zero reivindicada nas manifestações pelo Brasil é uma realidade vivida por uma grande minoria. Quem anda de transporte coletivo reclama: ?não tem lugar para sentar, em pé, é uma calamidade??. Enquanto a maioria paga pelo transporte público, a tarifa zero faz parte para uma parcela da sociedade….
(Um pouco da vida dos políticos quanto ao transporte e a da população nas suas diferenças)
http://menteslucidas.wordpress.com/2013/08/10/o-transporte-publico-no-brasil-e-um-dos-reflexos-da-crise-institucional-e-de-representativa/
Faço caminhadas longas e utilizo bicicleta. Infelizmente minha cidade a mobilidade urbana é péssima, as ciclofaixas que existem são péssimas. O plano diretor está contaminado pelos construtores que só querem benefícios para suas construções e acabam negligenciando o meio ambiente e a mobilidade urbana. Aí algumas fotos de um amigo meu que tirou das ciclofaixas. Percebe-se pontos de ônibus e comércios interrompendo as vias, pessoas andando nelas e mau estruturadas. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151639088888947&set=gm.642787012420553&type=1&theater
Bicicletas versus carros
Já está disponível no Vimeo o trailer do documentário ?Bikes vs Cars?, dirigido por Fredrik Gertenn. O filme parte da seguinte constatação: apesar das mudanças climáticas e da frustração diária que acompanha os engarrafamentos e o trânsito, as vendas de carro ainda continuam em alta. Atualmente, temos 1 bilhão de carros em movimento no mundo e, em 2020, esse número deve dobrar.
O filme retrata pessoas em diversas cidades do globo que estão lutando para mudar essa situação. Em São Paulo, eles acompanharam a Aline, uma das ativistas do movimento pela bicicleta na cidade, e realizaram uma entrevista comigo e com um dos gerentes da concessionária JAC Motors.
…
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=584021288329945&set=a.293831590682251.75547.269271589804918&type=1&relevant_count=1&ref=nf
Desculpe-me, mas faltou a participação nesse final de semana na IVª CEMA – Quarta Conferência Estadual de Meio Ambiente na Cidade do Rio de Janeiro, na fase estadual. Aconteceu de 13 a 15/09/2013 nas instalações da UERJ.
Uso moto e tbém ando a pé,mas na cidade que resido posso dizer que os horários de picos são terriveis, mesmo c/ uma cidade de mais de 85.000 habitantes o transito já está ficando caotico. Mas aprecio muito as caminhadas, como toda cidade de interior não possuimos ciclovias.
Ótima oportunidade para colocar o planejamento como prioridade. Já estamos no 2º décimo do SÉCULO XXI (Agenda 21). E essa matéria deve ser considerada estratégica, onde as políticas públicas para esse setor deve ser tratada como Estratégia do Estado (A Nação). O motivo é simples, mas muito simples mesmo, pois em nenhuma parte do globo terrestre temos uma integração, onde há divisão geografica-politica. Sendo dessa forma um ente deve ser responsável por tal. Alterações de Estado deverá ser tomada, adequando onde for necessário, para que possa ser implantado sistemas de transporte sem nenhun fracionamento ou facção. Não só para o Transporte, também há necessidade para: educação, segurança, saneamento, e saúde! Os exemplos estão aos nossos olhos, os serviços onde o ESTADO atua parcialmente são favoráveis, pois não cobramos e nem medimos a qualidade e a quantidade, pois nunca fomos educados a capacitar-se com métodos, falo em metrologia, que poderá ser usada em tudo, no social, na economia, no ambiente, e na cultural. Pense em cada eixo desse sendo controlado por mim, por Você, por nossos vizinhos, nossos amigos, nossos entes familiares, nossa rua, nosso bairo, nosso distrito, nosso municipio, nossa região hidrográfica, e nosso estado, assim como o nosso pais, … Metodologia! Não é só matemática, pois desde a colonização nos foi imposto, FAÇA, NÃO PENSE, QUE PENSAR CANS, E SE CANSAR MORRE! Morre a nossa expectativa de LIBERDADE! Andar de Bicicleta não nós dá um grande sentimento de liberdade? Pois é. E fortalecemos a nossa saúde. Parabéns Bruna, minha Filha pediu uma bicicleta, e após isso vou lhe presentear. Também uso carro e raramente compartilho com a outra Filha que vem trabalhar comigo! Eu, vou imprimir mudanças draticas.
Uso carro e sempre compartilho caronas. Infelizmente as ciclovias e o transporte coletivo em minha cidade (82.000 Habitantes)são inexistentes, ou bem limitados. Acredito que se existissem, evitaria-se uma serie de custos ambientais e financeiros a todos.
Uso bicicleta diariamente e odeio entrar num ônibus….fico triste em vivenciar aqui na minha cidade de Salvador a desinteresse dos orgâos público em criar novas ciclovias na cidade colocando nó ciclista a mercê da sorte quando pedalamos nas ruas com os carros,motos, ônibus e não temos nenhum respeito sendo poucos que respeitam o ciclista na rua. Muitas pessoas não andam de bicicleta no seu dia a dia pela insegurança que a rua trás acarretando em carros na rua, ônibus LOTADO e sujo literalmente o caos. Acreditro na bike é super saudável, ver a cidade de outros ângulos e o prazer em pedalar que é maravilhos…o fato de ir e vir sem nenhuma preocipação em estar engarrafado…a de chegar o dia em que a população vai vivenciar os benefícios em andarde bike cotidianamente….GRATIDÃO
no veículo que utilizo da minha residência até o local de trabalho é compartilhado por mais duas pessoas, onde buscamos minimizar recursos e o número de veículos circulando, principalmente, em horários críticos de segunda até sexta-feiras. tenho absoluta certeza, que se houvesse um transporte como o metrô o veículo ficaria na garagem. o que falta, ou melhor, faltou foram os governos estaduais e/ou municipais não investirem na infraestrutura das cidades. ainda há tempo pra recuperar o tempo perdido, porém será preciso termos gestões competentes a fim de concretizar os projetos e a explícita carência existente. hoje, o que constatamos são os governantes andando de um lado para outro com seu cachorrinho etc. de helicópteros e, provavelmente, sorrindo para os seus eleitores nas fileiras dos engarrafamentos. oremos!
Caros Mobilizadores, hoje começamos a debater alternativas para que o transporte nas cidades brasileiras adote um modelo mais sustentável. O que você acredita que pode contribuir positivamente para a melhoria do trânsito nas grandes e médias cidades? Você costuma utilizar alternativas mais sustentáveis como bicicleta, transporte solidário e transporte público em vez do carro particular? Sua opinião é muito importante!! Desde já agradecemos sua participação! Até mais, Equipe Mobilizadores.