Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, diversas atividades vêm sendo realizadas em todo o Brasil durante o mês de setembro. A data é celebrada, desde 1982, quando foi instituída pelos movimentos sociais, servindo como momento para reflexão e busca de novos caminhos para inclusão social das pessoas com deficiência.
Em Fortaleza (CE), houve caminhada pela Avenida Beira-Mar, no próprio dia 21, no aterro da Praia de Iracema, com encerramento no anfiteatro da Volta da Jurema. Além de várias apresentações culturais, sessões de massoterapia e exposições de artesanato, houve também a divulgação dos princípios básicos da Convenção das Pessoas com Deficiência da ONU.
No dia 15 de setembro, foi entregue relatório sobre acessibilidade física da Câmara Municipal de Fortaleza durante um café da manhã na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Já no dia 17, foi realizado o II Seminário Fortaleza Acessível, organizado pelo Grupo de Trabalho em Planejamento e Acessibilidade, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará (GTPA/CREA-CE).
Fechando o mês de atividades, acontecerá a II Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, durante os dias 26, 27 e 28, quando serão discutidas políticas públicas que devem ser implementadas no campo estadual e nacional e haverá a eleição de delegados que irão participar da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Sobre a data
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, realizado em 1982. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa referência ao nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena,em igualdade de condições, do público em questão.