A 5a Jornada Científica de Reabilitação, organizada pela Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, na Associação Médica Fluminense, em Icaraí, Niterói.O tema central da Jornada é “Reabilitar para quê?”, com ênfase em cinco eixos: reabilitar para o envelhecimento saudável; reabilitar com ética; reabilitar para a vida independente; reabilitar para incluir socialmente; reabilitar como forma de prevenção.
Serão realizadas 42 conferências, seis cursos, quatro mesas de debates, uma oficina corporal, uma exposição multimídia educativa e de múltiplos temas sobre o processo interdisciplinar de Reabilitação na AFR, e quatro atividades artísticas.
A Jornada reúne profissionais e acadêmicos das áreas de saúde e reabilitação de todo o Brasil, trazendo o que há de mais inovador e revolucionário para o tratamento de pessoas portadoras de deficiências. Os cursos vão tratar questões metodológicas e científicas e discutir desde como lidar com pacientes de transplante de medula óssea à reabilitação fonoaudiológica no câncer de laringe. As conferências abordarão temas como células tronco e uso da música na reabilitação; cirurgias; autismo; psicologia; bioética; e protetização.
Segundo a Presidente da AFR, Lisaura Ruas, “a Jornada está se tornando uma referência técnico-cultural entre profissionais e acadêmicos das áreas de saúde e Reabilitação e é também um dos diferenciais na formação profissional”.
O valor da inscrição para a Jornada é R$ 20,00 para acadêmicos e R$ 30,00 para profissionais. As inscrições podem ser feitas na sede da AFR, localizada na rua Lopes Trovão, 301, Icaraí. Informações pelo telefone (21) 2109-2626 ramais: 239 ou 245 ou no site da AFR: www.afr.org.br