Diversasiniciativas em Comunicação estão garantindo espaço paradivulgação das religiões de matriz africana. Também estão servindo para desmistificar e eliminar o preconceito. Duas iniciativas interessantes são a Web TV Saravá Umbanda e o Portal Conexão Afro.
A Web TV Saravá Umbanda iniciou sua programação em novembro de 2006, dia em que se comemoram 98 anos de Umbanda no Brasil. Nesta data, a TV Saravá Umbanda exibiu o documentário “98 anos de Umbanda”, no qual D. Zilméia e D. Zélia comentam sobre o início da Umbanda no Brasil. Este documentário está disponível na Videoteca da TV Saravá Umbanda. Para assistir aos conteúdos, vinculados de segunda a domingo, basta clicar no endereço: www.tvsu.com.br
A Web TV Saravá Umbanda é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Espirituais Mata Verde – Templo de Umbanda, localizado na cidade de Santos/SP, na Rua 13 de Maio 8A. As reuniões públicas são realizadas todos os sábados com início às 17h. A Web TV Saravá Umbanda pretende divulgar a umbanda, incentivar o respeito às minorias, o respeito à cultura brasileira, à preservação da natureza, ao voluntariado e à busca da espiritualidade.
O Núcleo de Estudos Espirituais Mata Verde – Templo de Umbanda fica localizado na cidade de Santos (SP), na rua 13 de maio 8A. As reuniões públicas são realizadas aos sábados, com início às 17h. Solicita-se aos interessados que cheguem pelo menos com 15 minutos de antecedência. O telefone para contato com o grupo é (13) 9127-4155.
Lançado recentemente, o Portal Conexão Afro (www.conexaoafro.com.br) traz uma proposta inédita. Globalizar informações e dar voz e vez às comunidades de terreiros de matriz africana. Coordenado pela Associação Beneficente Templo de Yemanja (Assobecaty), o portal oferece links diversos, com biblioteca, rádio e jornal comunitário, eventos e um fale conosco para receber contatos não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o Brasil.
O templo religioso Assobecaty nasceu há mais de sessenta anos, em Pelotas, dirigido pela Mãe Quina de Yemanjá, mãe carnal da Mãe Carmem de Oxalá, que assumiu a direção após o falecimento de Mãe Quina, vivenciadoras da umbanda e da Nação Cabinda, o Ylê está na cidade de Guaíba, cidade da Grande Porto Alegre, desde de 1979.
Com falecimento de Mãe Quina, Mãe Carmem de Oxalá assumiu as responsabilidades da Assobecaty, em 2000. A entidade trabalha a religião, comunicação, gênero e saúde. Mãe Carmem iniciou o trabalho na área da comunicação com uma coluna informativa no Jornal Guaibense, de Guaíba-RS. Desde então o terreiro é referencia nesta área, sendo o primeiro a trabalhar a comunicação. Iniciou com a Rádio Comunitária Estúdio FM, prosseguiu com o Programa Conexão Afro vinculado na internet, o Jornal Conexão Afro e o portal.
Fonte: Informe Palmares ( www.palmares.gov.brOscar ), com base em matéria de Henrique Cardoso.