Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

ADVB apresenta relatório de sustentabilidade


13 de outubro de 2010

Uma pesquisa realizada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) com 3110 empresas brasileiras, em 2007, revelou que 91% dessas organizações incluem a responsabilidade social em sua estratégia. Deste número, 33% são empresas de grande porte, 56% médio porte e, 11% pequeno porte, que têm colocado em seu planejamento ações de responsabilidade socioambiental, incorporação de medidas socioeducativas e implantação de projetos sociais.


O relatório socioambiental é um instrumento muito interessante para divulgação das ações da empresa e para o início do diálogo com os seus públicos de interesse. ?As ações socioambientais não evoluem da noite para o dia, existe todo um processo de envolvimento dos funcionários, adaptação, mudanças e melhorias?, explica Andrea Goldschmidt, sócia da Apoena Social e professora da ESPM. ?A evolução dessas ações pode ser relatada nos relatórios socioambientais de forma a criar transparência e compromissos públicos?.


À medida que há aumento do envolvimento interno e externo, as ações se sofisticam, e os compromissos públicos ficam maiores, a empresa tende a migrar para o que o mercado convencionou chamar de Relatório de Sustentabilidade. Para elaborar deste tipo de Relatório, a Apoena Social utiliza uma metodologia baseada no levantamento de informações da empresa, seus públicos de interesse e mercado de atuação, e na disponibilização de equipe especializada para avaliar, diagnosticar e apresentar um relatório completo de atividades socialmente responsáveis.


Além da publicação de dados pertinentes ao negócio e às ações desenvolvidas pela empresa, a consultoria cria, em conjunto com as áreas da organização, um plano de ações que podem ser colocadas em prática, melhorando continuamente o seu desempenho em termos de sustentabilidade. “O Relatório é muito importante para a empresa, pois visa melhorias não só para o seu negócio, mas também para a sociedade”, diz Andrea. “É uma maneira de as empresas definirem ações mais consistentes para o ano seguinte, alinhadas à estratégia de negócios e às demandas da sociedade onde atua”, completa.


Outro ponto a ser considerado é o custo. Muitas empresas ainda não investem no diagnóstico de suas atividades socioambientais por imaginar que terão um gasto elevado. O custo de um relatório inicial não é tão alto, especialmente ao levar em consideração os benefícios que este trabalho pode trazer para os negócios. Segundo Andrea Goldschmidt, ?a impressão dos relatórios muitas vezes é bastante onerosa, mas é possível, por exemplo, que a divulgação seja feita no site da organização, gerando bons resultados. O importante é ser transparente e firmar compromissos com o desenvolvimento sustentável?.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador