A AFR é um Centro de Reabilitação Humana dotado dos meios tecnológicos necessários para a melhoria da qualidade de vida de pessoas de todas as idades portadoras de deficiências físicas e crianças com seqüelas neurológicas. Instituição filantrópica, fundada em 25 de junho de 1958, em Niterói (RJ), a AFR foi criada no auge de um dos mais graves surtos de poliomielite do Brasil. A partir daí, iniciou um trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, em prol da reabilitação.
A AFR oferece uma vasta gama de programas e serviços de reabilitação, contando, para isso, com o trabalho de 150 funcionários e 400 estagiários, que atendem a 2 mil pacientes por mês, dos quais 500 são crianças, sendo 300 portadores de paralisia cerebral, gerando uma média de 29 mil atendimentos mensais. A maioria dos pacientes da AFR são pessoas carentes, atendidas pelo o Sistema Único de Saúde (SUS).
Com métodos avançados de tratamento inter e multidisciplinares, os pacientes da AFR são submetidos a todos os exames necessários para que o programa de tratamento seja prescrito de forma precisa, beneficiando-os ao máximo. O maior desafio é diminuir a fila de espera de centenas de crianças e adultos, que necessitam de tratamentos de Reabilitação.
A AFR é uma das poucas organizações no Estado do Rio de Janeiro que confecciona órteses e próteses de membros amputados para pacientes de todas as idades, além de meios auxiliares de locomoção. A Oficina Ortopédica está instalada em uma área de 200 m2 vinculada ao Centro de Reabilitação. Graças a uma parceria com o SUS, a AFR beneficia habitantes de 30 municípios do Estado do Rio de Janeiro, fornecendo órteses e próteses gratuitamente.
A Associação possui também um Laboratório de Informática que beneficia crianças de 3 a 16 anos de idade com necessidades educacionais especiais. Nos atendimentos são realizadas experiências informatizadas com pacientes portadores de déficit de atenção e concentração, dificuldades de coordenação motora, autistas e crianças com outras disfunções. Os resultados têm sido muito positivos, com aprendizagens inovadoras, favorecendo o dinamismo, a motivação, o aprimoramento da comunicação verbal e as relações dos pacientes.
Prêmio Bem Eficiente
Pela qualidade dos serviços prestados, a AFR é reconhecida internacionalmente como uma referência de métodos e técnicas e na formação de profissionais de Reabilitação física. Todo esse trabalho rendeu também à AFR o prêmio Bem Eficiente 2004, outorgado anualmente para as 50 entidades beneficentes mais bem administradas do país.
A Associação concorreu com outras 390 entidades no Brasil e foi avaliada com base em seus resultados organizacionais, financeiros, operacionais, de transparência e impacto social e, especialmente, pelo seu trabalho na reabilitação de portadores de deficiências físicas e crianças com seqüelas neurológicas. Pesaram ainda os níveis excepcionais de resultados terapêuticos alcançados nos diversos serviços que a instituição presta área de reabilitação humana, o cumprimento de requisitos legais, e a aplicação competente de recursos financeiros.
O prêmio é uma iniciativa de cinco empresas: Accor, Banco Dibens, Firmenich, Intermédica Sistema de Saúde e Grupo Solvay e é outorgado pela Kanitz & Associados, empresa de consultoria com 20 anos de experiência na avaliação das melhores empresas brasileiras.