Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Agricultura urbana é tema de nova oficina online


13 de agosto de 2013

De acordo com projeções de especialistas, cerca de 80% da população mundial viverão nas cidades até 2030. Diante deste cenário, a ideia de produzir alimentos nos grandes centros de consumo vem sendo uma tendência mundial, podendo representar não só uma forma de garantir a segurança alimentar das populações, como também um campo de oportunidades para novos modelos de negócio e estímulo ao consumo consciente.

Mas, em que locais é possível praticar a agricultura urbana? Em que ela difere da agricultura convencional, realizada no campo? De onde retirar os nutrientes para que ela seja, de fato, produtiva? Como ela pode contribuir para destinação correta de resíduos orgânicos e para o estímulo ao consumo consciente? Qual o papel da agroecologia neste tipo de agricultura? Estas e outras questões estarão em pauta na oficina online Agricultura Urbana, que a Rede Mobilizadores realiza de 19 a 23 de agosto.

Para facilitar a oficina, a Rede Mobilizadores convidou o engenheiro agrônomo Marcos José de Abreu, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea-SC) e coordenador do eixo urbano do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).

Marcos José coordenou a implantação do projeto A Revolução dos Baldinhos, numa comunidade de baixa renda de Florianópolis. A iniciativa, baseada na gestão comunitária de resíduos e na produção de fertilizante natural, viabiliza o plantio de alimentos por meio da agricultura urbana, e vem transformando a realidade local.

De acordo com Marcos José, o projeto traz diversos benefícios para a comunidade. “Ao plantarem parte de seus alimentos, os moradores poupam dinheiro. Sem lixo nas ruas e com verduras frescas na mesa há também melhoria na saúde das pessoas”, explica, acrescentando que a iniciativa pode ser facilmente replicada.

As inscrições podem ser feitas de 13 a 19 de agosto. As vagas são limitadas, e todos os que participarem do minifórum da oficina, receberão certificado emitido pela Rede Mobilizadores. CLIQUE AQUI para participar!

Esta oficina está sendo realizada com apoio do Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e Eletronuclear.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários

6 comentários sobre “Agricultura urbana é tema de nova oficina online”
  1. Chrismunhoz says:
    19/08/2013 às 10:30 am

    Bela iniciativa! Faço parte do Grupo de Compostagem aqui na cidade de SP e também da iniciativa dos Hortelões Urbanos que está implantando hortas comunitárias nas praças de SP. Temos inclusive uma em plena Av. Paulista…heheh

    Responder
  2. João, João Maria says:
    16/08/2013 às 3:48 pm

    Grande iniciativa!
    Entremos nessa onda verde pela agricultura urbanizável, saudável, sustentável….

    Responder
  3. D'AMICO says:
    16/08/2013 às 11:48 am

    Desenvolver hortas urbanas é um exercício de cidadania que requer o desenvolvimento da solidariedade,de dedicação, aquisição de conhecimento técnico agrícola e ambiental adaptado a realidade urbana e é excelente atividade física para seus praticantes.

    Responder
  4. PASTOR SILLAS says:
    14/08/2013 às 12:33 am

    Com a galopante urbanização da humanidade criando imensos conglomerados urbanos o campo já não dá conta de produzir uma alimentação saudável para abastecer os centros urbanos. Muito dos alimentos que consumimos no cotidiano podem ser produzidos no meio urbano para o auto-consumo e até para a partilha. É hora de se criar esta cultura.

    Responder
  5. Mônica de Sales And says:
    13/08/2013 às 6:12 pm

    Acho bastante interessante a agricultura urbana, é uma forma de termos alimentos livres de agrotóxicos e assim uma alimentação mais saudável. Me inscrevi na oficina on line, mas gostaria de saber a que horas vai ser pois quero assistir mas como trabalho fora fico preocupada em não poder assistir. As aulas vão ser gravadas em vídeo, se tiver essa possibilidade será bastante interessante pois sei que há muitas pessoas que se interessam pelo tema mas que muitas vezes não podem assistir.

    Responder
  6. Nhayra says:
    13/08/2013 às 3:46 pm

    Fico muito feliz com a realização dessa oficina. Já me inscrevi e estou super empolgada para o início. Até breve!

    Responder


Apoiadores


Realizador