O agrolazer pode ser uma boa opção para impulsionar o setor de hotelaria ou ser um diferencial para aqueles locais onde a atividade ainda não está consolidada. Uma pousada localizada em Osório, município litorâneo a 95 quilômetros de Porto Alegre, está apostando no agrolazer para se instalar no concorrido mercado de hospedagem e lazer.
A opção pelo turismo temático foi o caminho encontrado pela Fazenda Coisas do Sítio, de propriedade da família Di Primo Lima. A partir de uma consultoria em turismo rural e ambientação prestada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, duas cabanas para hospedagem de famílias foram reestruturadas: Cabana do Bosque e Cabana do Campo.
O Sebrae/RS impulsionou o projeto por meio do Pólo de Turismo Litoral Norte Gaúcho. Em um outro espaço, foi construído um ambiente rústico ? chamado Pousada ?, inspirado nos galpões de estâncias gaúchas. A área foi então transformada na Pousada Coisas do Sítio.
O supervisor do Sebrae Litoral, André Blos, lembra que o Projeto de Turismo Litoral Norte Gaúcho vem sendo trabalhado desde o ano passado em diversos setores, como gastronomia, meios de hospedagem, turismo rural, turismo náutico e ecoturismo.
“A família Di Primo Lima percebeu que era possível encontrar uma solução para suas demandas por meio da qualificação e de melhorias na gestão e no produto”, afirma o supervisor. O projeto conta com a participação das prefeituras de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Três Cachoeiras e Xangri-lá. Atualmente, participam do projeto cerca de 290 empresários.
No início, a família Di Primo se dispunha apenas a receber os amigos nos finais de semana. Com o tempo, a idéia de empreender e abrir o local ao público foi sendo reforçada pelos elogios dos amigos. Logo, surgiu a idéia de investir no agrolazer de forma profissional. Orientados pela consultoria do Sebrae/RS, a família Di Primo preocupou-se em criar em um ambiente natural e agradável para seus hóspedes.
A artesã e proprietária da Pousada Coisas do Sítio, Sandra Di Primo Lima, tem como meta transformar a área em uma atividade comercial, envolvendo o lazer, bem como a locação de espaço para reuniões de empresas, treinamentos e eventos variados. Objetos artesanais em diversos estilos, confeccionados pela proprietária, lembranças de viagens, objetos campeiros, cerâmica, couro e móveis em estilo moderno podem ser encontrados nos três ambientes.
A proposta de deixar a Cabana do Bosque em estilo mais rústico, inclusive na cozinha, torna o ambiente confortável e ao mesmo tempo prático. A cabana abriga quatro pessoas e tem um estilo mais integrado com a natureza. Já a Cabana do Campo tem um estilo de decoração mais leve e colorido, utilizando objetos artesanais sem excesso. A preocupação com o conjunto do ambiente resultou em um lugar de harmonia e tranqüilidade. O local tem capacidade para seis pessoas, estilo de vanguarda, duas salas, churrasqueira interna, cozinha completa, televisão e DVD. Para a consultora do Sebrae/RS, Lúcia Brunelli, a idéia é proporcionar lazer para famílias ou casais.
O terceiro ambiente, chamado Pousada, é constituído de quatro quartos de solteiro, quatro apartamentos de casal e um apartamento de casal com beliche. Possui acesso à internet, sala de televisão, DVD e som ambiente. O hóspede também tem a possibilidade de fazer as refeições no local. Todos os hóspedes têm à disposição playground, churrasqueira, casa de brinquedos, piscina, campo de futebol, cancha de bocha, parede de escalada, ponte bomba e rapel. O cardápio do café da manhã servido no sítio é produzido na propriedade, contendo frutas da estação, mel, bolos e cucas.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias / RS (http://asn.interjornal.com.br)