Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Alunos de escolas públicas fazem cobertura jornalística de feira de ciências


13 de outubro de 2010

Fazer com que alunos de escolas públicas exercitem a escrita, desenvolvam projetos colaborativos e testem novas tecnologias. Com estes objetivos, escolas públicas paulistas ? participantes do projeto Computador para todos, do Ministério da Educação (MEC) ? levaram um grupo de alunos à 7ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida, entre 17 e 21 de março, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os alunos atuaram como repórteres mirim na cobertura do evento.


?É a primeira vez que fazemos a cobertura de uma feira de ciências. Apesar de estar um pouco nervoso, estou gostando da experiência?, comentou Luther Santos Batista, estudante da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Lago no primeiro dia como repórter mirim na cobertura da Febrace.


Luther faz parte de um grupo de 33 alunos das Escolas Municipais Mário Lago e Ernani Silva Bruno, localizadas no bairro de Parada de Taipas, na zona norte da capital paulista. Quando terminam as entrevistas e as fotos, os estudantes vão até a sala de imprensa montada na feira e escrevem notícias – postadas no blog do projeto (http://equipemariolagoernani.blogspot.com/).


O coordenador do projeto, Jorge Ferreira Franco, professor responsável pelo Laboratório de Informática da Escola Municipal Ernani Silva Bruno, ressalta a importância de os adolescentes do Ensino Fundamental terem contato com os projetos científicos dos alunos dos ensinos Médio e Técnico. ?Os alunos percebem que um trabalho de pesquisa demanda tempo. Quebra aquela idéia de projeto imediatista?.


O principal critério de escolha para integrar o projeto de cobertura da Febrace foi manifestar interesse pela iniciativa. ?Quando os alunos estão motivados, não se cansam?, explica o professor Jorge.


Para possibilitar a cobertura do evento, os professores explicaram o que era a Febrace, e estimularam os alunos a buscarem mais informações sobre a feira, que acontece anualmente com o objetivo de incentivar a cultura investigativa, a inovação e o empreendedorismo na educação básica brasileira, e conta com a participação de estudantes como expositores.


Ao apresentar o projeto para a organização da feira, as escolas conseguiram ainda cinco ônibus para levarem mais alunos a Febrace. ?O transporte é sempre uma dificuldade para que os estudantes possam aproveitar os potenciais da cidade. Não se aprende apenas dentro da sala de aula, é muito importante o que os alunos podem aprender em outros locais?, afirma o professor.

Mais sobre a Febrace


A Febrace é uma feira anual para estudantes do último ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio e Técnico. Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar. Para isso, basta enviar o projeto, e ele concorrerá em uma das categorias da feira.


Projeto Computador para todos


O Projeto Cidadão Conectado – Computador para Todosfaz parte do Programa Brasileiro de Inclusão Digital do Governo Federal, iniciado em 2003, mais precisamente a partir da instalação do governo Lula. O projeto tem como objetivo principal possibilitar à população que não tem acesso ao computador adquirir um equipamento de qualidade, com sistema operacional e aplicativos em software livre, que atendam ao máximo às demandas de usuários, além de permitir acesso à Internet.O projeto prevê ainda que todo cidadão, que adquirir o Computador para Todos, terá o direito a suporte, tanto para atendimento técnico (problemas com hardware, defeitos de fabricação, etc.), como para o uso dos aplicativos.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador