A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estão desenvolvendo o projeto ?Mídia e Infância, Eleições 2006?. A iniciativa visa inserir a agenda da infância e da adolescência na cobertura eleitoral 2006, mobilizando os jornalistas brasileiros a cobrarem dos candidatos à Presidência da República propostas concretas que respondam às necessidades da Infância e Adolescência no país.
Segundo o gerente de Mobilização da Andi, Carlos Ely, as ações, que já começaram a acontecer, vão alcançar não somente os jornalistas, mas os candidatos e suas equipes de assessores, fontes de diversos setores da sociedade e as próprias crianças e adolescentes. ?O cenário político prevê uma campanha bastante agressiva. Neste contexto, o nosso desafio é chamar a atenção da mídia e da sociedade para a pauta da Infância e Adolescência?.
?O projeto Mídia e Infância, Eleições 2006 pretende acompanhar passo a passo os debates dos principais candidatos no que diz respeito aos temas mais urgentes da infância brasileira ? saúde, educação, proteção especial, combate à pobreza ? e interferir nesse debate para lembrar ao País as milhões de crianças excluídas e invisíveis que precisam ser prioridade nacional?, explica Rachel Mello, oficial de Comunicação do Unicef.
O projeto inclui, além do trabalho com jornalistas, o acompanhamento do orçamento público e a divulgação de pesquisa de opinião com adolescentes sobre quais são suas principais preocupações sobre o Brasil.
Para marcar todos os passos da parceria, os artistas Gil Dicelli e Carlos Henrique (Guabiras), do jornal O POVO de Fortaleza, desenvolveram e cederam para Unicef e Andi logomarca que sintetiza a proposta do projeto.