Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Aplicativo desenvolvido por estudantes auxilia no combate ao desperdício de água


30 de outubro de 2014

Uma ideia didática, consciência e muita criatividade, foi com essa proposta que surgiu o aplicativo iWater. Desenvolvido por estudantes do ensino médio, o programa faz sucesso entre os usuários, ensinando como combater o desperdício de água. O aplicativo calcula o gasto de água em atividades diárias, como tomar banho, lavar as mãos, lavar louça e outras opções disponíveis.

O coordenador do projeto, o estudante Victor Capilé, de 16 anos, explica que o programa foi elaborado para uma feira de ciências, com o tema “água”, da escola Garriga de Menezes (RJ). O projeto foi concluído em menos de dois meses, cerca de 30 pessoas foram envolvidas em diferentes áreas de desenvolvimento, como pesquisa de informações, geração de conteúdo, projeto visual e programação. O objetivo era apresentar um trabalho útil para a população e que tivesse uma apresentação inovadora.

— Para a tela de resultados, usamos o desenho de uma pessoa e o nível de água utilizado por ela. Quanto mais próximo o consumo chega de sua cabeça, mais atenta deve ficar, o gráfico se modifica, dando a impressão de afogamento, ou seja, mostrando seu nível de desperdício. Desse modo, o usuário pode regular, por exemplo, o tempo em que deixa sua torneira pingando ou o seu chuveiro aberto — explica Victor.

Além das ferramentas de controle de desperdício, o aplicativo também oferece uma seção de curiosidades com informações relevantes sobre o consumo de água no planeta. Você pode encontrar frases como: “são necessários 7 mil litros para refinar um barril de petróleo e 148 mil litros para fabricar um automóvel” ou “sabe a calça jeans do dia a dia? Para uma simples calça ser feita, são gastos 15 mil litros de água no processo – unindo tingimento, corte e produção do tecido”. Victor comenta que isso é apenas o começo, que a vontade dele é de aprimorar o programa e aumentar seu alcance.

— Pretendo aprimorá-lo com novas informações e curiosidades para ajudar, cada vez mais, as pessoas a combaterem o desperdício de água — avisa.

Alguns blogs especializados, sites e professores já indicam o programa para esse combate. Para acessar o iWater é preciso ter uma conexão de internet e entrar no site do aplicativo, possível por qualquer computador ou dispositivo móvel. O acesso é gratuito.

Fonte: Extra   

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador