Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Arte e Educação em defesa da natureza


11 de setembro de 2015

Com o objetivo de levar a consciência ambiental para as salas de aula de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro por intermédio do teatro, o projeto “Dias Novos Virão” dá início à sua segunda edição. O projeto este ano passará, além da capital, por 12 municípios fluminenses: Belford Roxo, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Piraí, São Gonçalo, Niterói e Volta Redonda. A meta é realizar 40 apresentações, para um público de 7.000 espectadores, totalizando, junto com a temporada de 2014 no município do Rio de Janeiro, 14.000 pessoas.

A produtora cultural Áurea Bicalho Guimarães vem trabalhando desde 2010 com projetos que levam a tríade arte, educação e preservação do meio ambiente para crianças e pré-adolescentes do ensino fundamental e médio do Rio, direcionado ao público de 7 a 14 anos. O projeto, patrocinado pela CEG, empresa do Grupo Gas Natural Fenosa, pelo Governo do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Cultura e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, prevê a circulação da peça de teatro homônima, nos meses de setembro e outubro em escolas públicas e privadas localizadas no município e no estado.

Após a apresentação da peça, há uma palestra sobre as fontes de energia e o uso responsável do gás. As pessoas poderão continuar assistindo ao vídeo da apresentação teatral, pelo site “Dias Novos Virão” e acompanhando as novidades pela fanpage. A plataforma online também oferece atividades lúdicas e abriga o conteúdo do catálogo para baixar e ainda ouvir a trilha musical composta por Daniel Belquer exclusivamente para o projeto.


Sinopse

Passada na Idade da Pedra, mais precisamente no fim da última Era Glacial, o espetáculo narra com um tom bem humorado a história de um casal (Cauan e Caiana) que se abriga em uma caverna para escapar da chuva. Sem fogo, o casal começa a se questionar como será possível passar a noite dentro da caverna, uma vez que, não há como mantê-la aquecida e como cozinhar o alimento. O encontro com um outro homem da caverna (Pedregulho), que parece estar à frente de seu tempo, faz com que eles imaginem um futuro melhor, quando o fogo será abundante e controlado pelo homem.

Para a escola interessada em ter o projeto será necessário ter alguns pré-requisitos: ficar situada no estado do Rio de Janeiro, estar de acordo com as séries e faixa etária dos alunos, ter o mínimo de 100 pessoas de público; possuir um local coberto para as apresentações (pode ser teatro, auditório, salão, pátio, quadra, etc) e comportar o cenário (que possui 4,5 m de largura X 6 m de profundidade X 3 m de altura). Os telefones para informações e agendamento são: 21.98233-0908 ou 21. 99601-9207, com Kátia Camello. O e-mail de contato é escolas@aguimaraesproducoes.com.br.

Fonte: Envolverde

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador