A comunidade de ativismo online Avaaz vai promover, dia 21 de setembro, a maior mobilização global pelo clima da história. A iniciativa reúne mais de 950 organizações nacionais e internacionais além de dezenas de personalidades de diversas nacionalidades, entre eles Caetano Veloso, Emma Thompson, Lionel Messi, Dira Paes, Rodrigo Santoro, Peter Gabriel, Omar Sy e Marcos Palmeira.
Cerca de 1,5 mil eventos ao redor do mundo acontecerão simultaneamente em 21 de setembro. O Rio de Janeiro se juntará a mais de mil outras localizações ao redor do mundo, promovendo a Caminhada pelo Clima, a partir das 10:30 no posto 8, em Ipanema. Ações similares à do Rio ocorrerão em Nova York, Berlim, Paris, Londres, Melbourne, Bogotá e Vancouver, além de mais de mil pequenos eventos de apoio.
O objetivo é reunir a humanidade em um único pedido: adoção de fontes de energia 100% verdes até 2050. Ela prepara o terreno para a Cúpula de Líderes pelo Clima, convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que ocorrerá em Nova York em 23 de setembro. A presidente Dilma Rousseff é convidada.
Ban Ki-moon apoia a mobilização e já reservou 20 minutos na reunião nos quais serão exibidas imagens das manifestações. “Nossos líderes colocaram seus interesses econômicos de seus paises à frente do futuro da humanidade por tempo demais”, afirma Michael Freitas Mohallem, diretor de campanhas da Avaaz. “Sabemos que só reverteremos essa rota de auto-destruição se levarmos milhares de pessoas às ruas. Já temos tecnologia para viver com 100% de de energia limpa nos próximos anos, agora falta comprometimento”, afirma.
O símbolo internacional da campanha é um grande coração verde. A ação é apoiada por MeuRio, Amazon Watch, Uma Gota no Oceano, Movimento Humanos Direitos, SOS Mata Atlântica, Brownie do Luiz, UNE e MST.