A comunidade de anões de Itabaianinha, município do interior sergipano que possui mais casos de nanismo no mundo, agora pode ser conhecida em um curta-metragem. É que acaba de ser lançado o documentário ” Terra de Gigantes”, da jornalista Ana Paula Teixeira, que mostra alguns personagens anões com seus talentos, histórias de vida e muitos sonhos.
Muito além de informar, o trabalho pretende quebrar preconceitos e levar as pessoas à reflexão sobre a aceitação das diferenças e a importância dos valores das pessoas, que independem de sua estatura. O vídeo contou com o patrocínio do Programa Cultura da Gente, do Banco do Nordeste do Brasil, que apóia projetos culturais de funcionários da instituição nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas ou não específicas.
O filme é um breve documentário de sete minutos sobre as capacidades humanas, sobre a grandeza das pessoas e sobre o preconceito. Mas, tudo nas entrelinhas. Conta a história de seis anões: Seu Dodinha, agricultor de 85 anos que ainda se mantém na labuta com a energia de uma criança; Dona Maria da Hora, professora por vocação e por paixão; Seu Toinho, taxista que é o mais alto de todos os anões (1,35m) e “viaja para o mundo todo”; Dona Mariinha, uma senhora de 56 anos que cuida da casa e de um irmão com deficiência, com a alegria de quem tem tudo o que precisa na vida; e os irmãos Clécio e Cleidivan, que desenvolvem um trabalho belíssimo no artesanato e na música.
A realidade de cada um desses personagens é cheia de encantos, apesar da dureza das dificuldades financeiras e da ausência de educação, cultura e contato com o mundo. Muitos anões ainda são analfabetos funcionais. Dona Mariinha, até pouco tempo, não tinha nem aparelho de TV em casa. Clécio e Cleidivan vendem cada peça de cerâmica por apenas R$ 0,60. Seu Dodinha é viúvo e mora sozinho. Seu Toinho queria ter casa própria, mas ainda não conseguiu. E Dona Maria da Hora tem o sonho de ter um filho, mas não pode. É justamente isso que os torna gigantes. “E foi por essa grandeza que decidimos dar voz a essas pequenas criaturas tão fantásticas, adoráveis e divertidas”, explicou Ana Paula Teixeira.
É possível conferir tudo sobre o projeto no site www.terradegigantes.com.